Tudo que você deveria saber sobre compliance fiscal!

Atualizado há mais de 3 semanas
Insert Content Template or Symbol

Acompanhe o nosso post e entenda de uma vez por todas, qual a importância do compliance fiscal para a estratégia de crescimento da sua empresa!

Neste post, você irá entender  o que é compliance fiscal, o porquê de sua necessidade para as empresas e quais as vantagens que ele traz para o seu negócio. Confira!

O que é compliance fiscal? 

compliance-fiscal

Compliance fiscal ou conformidade fiscal significa agir conforme as leis e regras vigentes.

Em outras palavras, o compliance é o conjunto de técnicas e disciplinas utilizadas para cumprir normas legais, regulamentadoras, políticas ou diretrizes definidas por uma empresa. 

Para alcançar esse objetivo, são utilizadas ferramentas que auxiliam no controle sobre todos os processos internos. 

O termo ficou muito popular nas organizações brasileiras. Os assuntos fiscais e tributários sempre geraram muitas dúvidas nas empresas brasileiras, certo? 

Com tantas normas e procedimentos a serem observados, muitos gestores ficam inseguros em relação a todas exigências legais.

Curiosidade

Taxas, tributos, tarifas, você sabe a diferença? Confira aqui neste post sobre tributos diretos e indiretos.

Portanto, prezar pelo compliance fiscal é adotar uma série de disciplinas e medidas que garantem o cumprimento das normas legislativas e políticas. 

Assim, ele contribui para controlar detalhadamente as operações fiscais e contábeis da empresa, o que colabora com a proteção da organização de riscos tributários, por exemplo. 

18 principais perguntas sobre nota fiscal eletronica
Ebook: As 18 principais perguntas sobre nota fiscal eletrônica

Por que o compliance fiscal é importante?

O cenário fiscal brasileiro é de alta complexidade. Regularmente, surgem alterações na legislação ou criação de novas regras. 

Nesse sentido, as empresas que lidam com a área fiscal devem estar sempre alertas para se adequarem às mudanças dentro dos prazos. 

Apenas como exemplo, observe quais os riscos de não adotar o compliance fiscal:

Multas e outras penalidades

O descumprimento das normas fiscais e tributárias implica em multas, txas de parcelamento e outras penalidades previstas na legislação – que podem afetar negativamente todo o planejamento financeiro da sua empresa.

Lentidão nos processos internos. 

Erros no preenchimento, retrabalho nos processos e confusão entre os funcionários são alguns dos fatores que causam lentidão nos processos fiscais de empresas que não adotam o compliance fiscal.

Dificuldade no acompanhamento da legislação 

Sem normas internas que estimulam a atualização legislativa, é muito comum vermos empresas que enfrentam dificuldades para acompanhar as mudanças tributárias.

Desconhecimento sobre o funcionamento dos tributos

Uma empresa precisa pagar diversos impostos, taxas e contribuições, certo? Cada um desses tributos possui um funcionamento diferente que precisa ser observado para que todas obrigações sejam observadas.

Imagem negativa no mercado

Uma empresa que enfrenta dificuldades fiscais com regularidade pode ficar com uma imagem manchada no mercado – o que afeta o seu relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros.

atenção!

Também, é preciso se atentar aos códigos NCM e CFOP, às regras de validação e as possíveis rejeições que ocorrem no momento de emitir documentos fiscais. 

Resumindo, garantir o compliance fiscal não é uma tarefa fácil, mas é necessária. Afinal, todo negócio precisa estar dentro da lei para funcionar. 

Mas como estar em conformidade fiscal da forma menos complexa possível?

A resposta é simples: por meio de uma solução fiscal que acompanhe os seus processos diários, identifique possíveis ameaças e faça alertas sobre as mudanças no cenário fiscal. 

Fazendo isso, você vai economizar tempo e, ainda, garantirá mais segurança para o seu negócio, já que o trabalho automático não estará sujeito a esquecimentos ou erros humanos.

E, dentro desse cenário, uma das opções que pode te ajudar na consulta de notas fiscais, tomadas e prestadas,  que envolvem o seu negócio, por exemplo, é o eNotas Consulta, uma ferramenta capaz de monitorar suas notas fiscais na velocidade da luz.

Por aqui, você será capaz de consultar as notas fiscais dos últimos 12 meses em poucos segundos a qualquer momento - é automágico! 

Uma simples integração te permite monitorar, tanto notas fiscais tomadas, quanto emitidas, com zero adaptação!

São vários os benefícios, chega de esquentar a cabeça por não conseguir monitorar uma nota fiscal:

Detector de nota cancelada

Fique sabendo se uma nota tomada foi cancelada para você tomar ações rápidas e evitar dores de cabeça.

E também de nota emitida!

Seja um espelho da prefeitura, fique sabendo de todas as notas fiscais emitidas pelas empresas de seus clientes quase em tempo real - inclusive, se alguma nota foi cancelada.

atenção!

Não há a necessidade de certificado digital na maioria das cidades!

Ficou simples incluir muito mais empresas no seu monitoramento já que o certificado digital é opcional em centenas de cidades.

A lição mais importante: Não deixe para depois!

Recorrer a uma solução eficiente e simples, permite que sua empresa perca menos tempo com rotinas burocráticas. Esse é o momento de deixar as dores e as preocupações para trás e seguir o caminho automatizado. 

Trata-se de um cuidado que não pode ser visto como um excesso de zelo, mas sim, como mais uma atribuição de checagem dos dados vitais na rotina contábil da sua empresa.


Quais as vantagens do compliance fiscal?

Quando uma empresa implanta um sistema que garante o compliance fiscal, há muitos benefícios envolvidos:  

  • Diminui os riscos de multas e outras penalidades;
  • Contribui para construir uma empresa eticamente responsável;
  • Reduz os riscos de tributação;
  • Garante a não sonegação de impostos;
  • Aumenta a transparência nos processos fiscais;
  • Protege documentos fiscais por meio de armazenamento seguro e legal;
  • Assegura o cumprimento de prazos e obrigatoriedades do Fisco.

E se você está procurando por uma API poderosa e inteligente, capaz de automatizar todos esses processos e permitir que você aloque energia para outros setores.

Vale dizer, que quanto maior o número de prefeituras integradas, maior a dificuldade, pois cada uma conta com suas particularidades e estão a todo momento passíveis de sofrer alterações.

Os ERPs e as empresas que mais crescem no mercado — como a TOTVS, Conta Azul e Sankhya — contam com a ajuda do eNotas Gateway para impulsionar suas vendas.

O eNotas Gateway gerencia automagicamente as instabilidades das prefeituras e conta com um código de serviço municipal nacionalizado.

Dessa forma, você não precisa se preocupar com os diferentes tipos e formatos de códigos exigidos pela prefeitura, como CNAE e item da lista. 

Tá esperando o quê para vivenciar a melhor experiência de automação de nota fiscal da galáxia? 

Venha para o nosso lado da força agora mesmo!

Conheça o eNotas Gateway!
Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.