Confira nosso guia e entenda quão fundamental é consultar Notas Fiscais de Serviços tomados para a escalabilidade do seu negócio!
A nota fiscal eletrônica surgiu para diminuir as burocracias e modernizar os processos tributários.
Existem diversos tipos, mas, se você é prestador de serviços, é fundamental que saiba como emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e).
E, para além disso, é super importante entender como fazer a consulta e entender quão fundamental é a consulta das notas fiscais de serviços tomados para a escalabilidade do seu negócio.
Neste post, você irá obter as respostas para essas questões e entenderá as vantagens, dificuldades de se fazer esse processo de consulta/emissão manual e como a automatização dessa atividade pode te ajudar a escalar. Confira!
O que é e como funciona a emissão de uma Nota Fiscal de Serviço?
A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica é aquela que deve ser utilizada quando há uma prestação de serviço de qualquer natureza Ex: Clínicas médicas, escolas, academias e consultorias em geral.
No caso da NFS-e, a emissão é realizada pelo site da prefeitura do município em que a empresa prestadora está sediada.
Além da NFS-e, há outros tipos bastante utilizados no Brasil, como a Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).
O principal desafio é que os órgãos municipais não possuem um padrão de emissão, podendo exigir certificado digital, login e senha e muito mais.
Depois disso, é preciso fazer um credenciamento da sua empresa no site da prefeitura, podendo ser MEI, Simples Nacional, Microempresa ou qualquer outro tipo.
Se você tiver dúvidas em relação ao seu regime de tributação e CNAE, consulte o seu contador.
Ah, vale dizer que, do mesmo modo, integrar uma prefeitura não é tão simples quanto parece. Cada município têm exigências diferentes, então é comum surgirem dúvidas e não saber como agir.
Os procedimentos para integração costumam envolver muitas burocracias e desafios técnicos que precisam ser contornados, como a falta de web service.
Para mais detalhes, confira o nosso conteúdo sobre: Desafios na emissão de NFS-e em PHP
Em ambos os casos, a solução seria contar com uma API poderosa e inteligente, capaz de automatizar todos esses processos e permitir que você aloque energia para outros setores.
Quanto maior o número de prefeituras integradas, maior a dificuldade, pois cada uma conta com suas particularidades e estão a todo momento passíveis de sofrer alterações.
Do ponto de vista de um sistema de gestão ou um ERP, a ideia é oferecer todas as funcionalidades que seus usuários precisam. Além de garantir o correto fluxo de caixa, é necessário ter o controle de estoque e diversas outras funções.
Nesse cenário, a possibilidade da emissão de NFS-e surge como um diferencial. Usuários de sistemas que não disponibilizam esse mecanismo precisam utilizar duas ou mais ferramentas para tal, criando burocracias desnecessárias.
Imagine o retrabalho gerado pela criação e exportação de planilhas por parte dos seus clientes. Provavelmente, eles poderiam investir esse tempo em questões mais estratégicas, certo?
Por esses motivos, a sua solução deve contar com a funcionalidade de emissão de NFS-e, visando agregar mais valor ao seu produto e atender às necessidades do mercado.
É possível até mesmo aumentar o ticket-médio, uma vez que, ao oferecer a possibilidade de emissão de nota fiscal, você garante destaque e sai à frente da concorrência!
O que são as Notas Fiscais de Serviços tomados?
As Notas Fiscais de Serviços tomados são aquelas emitidas contra o seu CNPJ. São esses documentos que fazem a identificação das operações na qual você representaria o tomador (contratante) de um terceiro, um prestador de serviços.
Em muitos casos, essa consulta é feita uma por uma, seja pela própria empresa, ou pelo contador por meio do portal da prefeitura, um serviço nada sofisticado, não é mesmo?
Portanto, se você é um ERP e pretende facilitar todo esse processo para os seus clientes, o ideal seria automatizar o processo de consulta e monitoramento de Notas Fiscais de Serviços.
Além de entregar uma melhor experiência para eles, você acaba saindo à frente do mercado, ganhando mais destaque.
Qual o principal desafio na hora de consultar uma nota fiscal de serviço tomado?
Para essa pergunta, não resta dúvida: A resposta é a descentralização da NFS-e.
Se você já está familiarizado com a área de prestação serviços, sabe que existem diversos padrões de NFS-e em todo país.
Isso pois, assim como o XML de emissão, o XML autorizado de uma NFS-e também pode oscilar de acordo com o padrão utilizado pelas prefeituras.
E tem mais! Para além de toda essa burocracia, o método de se efetuar uma consulta dos XMLs das notas que são emitidas contra o seu CNPJ também pode variar!
Ebook: As 18 principais perguntas sobre nota fiscal eletrônica
Então... qual a solução para realizar de forma efetiva a consulta de uma nota fiscal de serviço tomada?
Acredito que você deva estar pensando na possibilidade de se criar um recurso para consultar essas notas, mas vá por mim, esse caminho pode demandar mais tempo e energia do que você possa imaginar.
Criar uma solução eficaz, do zero, dentro desse meio caótico que é a NFS-e, é um desafio maior do que aquele que o Frodo teve, de jogar o anel no vulcão que fica dentro da Montanha da Perdição.
Isso pois, para cada novo município que você quiser disponibilizar essa ferramenta, será necessário fazer tudo de novo. Isto é, quando houver um web service de consulta.
Todas as informações na ponta do código. Do tomador ao valor dos impostos, número, protocolo, descrição... ao XML e PDF da prefeitura.
São vários os benefícios, chega de esquentar a cabeça por não conseguir monitorar uma nota fiscal:
Detector de nota cancelada
Fique sabendo se uma nota tomada foi cancelada para você tomar ações rápidas e evitar dores de cabeça.
E também de nota emitida!
Seja um espelho da prefeitura, fique sabendo de todas as notas fiscais emitidas pelas empresas de seus clientes quase em tempo real - inclusive, se alguma nota foi cancelada.
Não há a necessidade de certificado digital na maioria das cidades! Ficou simples incluir muito mais empresas no seu monitoramento já que o certificado digital é opcional em centenas de cidades.
A lição mais importante: Não deixe para depois!
Recorrer a uma solução eficiente e simples, permite que sua empresa perca menos tempo com rotinas burocráticas. Esse é o momento de deixar as dores e as preocupações para trás e seguir o caminho automatizado.
Trata-se de um cuidado que não pode ser visto como um excesso de zelo, mas sim, como mais uma atribuição de checagem dos dados vitais na rotina contábil da sua empresa.