Entenda como fazer a consulta de inscrição estadual

Atualizado há mais de 3 semanas

Quem tem uma empresa já está habituado com o termo inscrição estadual. Mas, será que todos sabem realmente o que ele significa?

É inquestionável que se trata de uma importante numeração e que não existe à toa, mas é também verdade que nem sempre se sabe para que serve esse cadastro. Essa exigência, embora burocrática, é fundamental para os negócios.

Uma das maiores dúvidas em torno do tema é quanto a consulta da inscrição estadual. E se você quer saber mais sobre esse processo e descobrir mais sobre esse cadastro, fique no texto!

O que é e para que serve a inscrição estadual? 

Esse cadastro é um registro fornecido pela Secretaria de Fazenda (SEFAZ) de cada estado ou pela Receita Federal.

Esse registro permite que as empresas sejam contribuintes do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços. É uma das taxas mais importantes para cada unidade da federação e é cobrado por empresas do comércio, indústria, transportes, comunicação e energia. 

É com esse cadastro que os cálculos do imposto de determinada empresa são realizados, já que estão atribuídas nelas as vendas e todas as atividades comerciais do negócio. Cada estado é responsável pelas normas e exigências referentes à inscrição estadual. 

A consulta de inscrição estadual serve para saber se determinado cliente é contribuinte do ICMS, isento ou não contribuinte. E se a sua situação está regularizada. 

Como saber se a empresa é isenta de Inscrição Estadual?

É preciso saber diferenciar as 3 características que uma empresa pode ter com relação à inscrição estadual:

  • Contribuinte: é aquele que deve pagar o ICMS devido à natureza de seu negócio, como você leu ainda há pouco nesse texto. Portanto, é toda aquela empresa que contribui com essa taxa;

  • Não contribuinte: são aquelas empresas que não se enquadram em setores que precisam pagar o ICMS, por isso, não possuem inscrição estadual. Lembrando que os segmentos que contribuem com o imposto são do Comércio, Indústria, Transporte, Comunicação e Energia; 

  • Isentas: são as empresas que precisariam pagar o ICMS, ou seja, têm inscrição estadual, mas algum benefício é concedido que as liberam da taxa. Alguns desses segmentos possuem condições especiais que os colocam nessa característica de isenção. 

É preciso lembrar que as exigências que regem a inscrição estadual variam conforme o estado. E nem todos permitem inscrição isenta. São eles: AM, BA, CE, GO, MG, MS, MT, PE, RN e SE. 

Por isso, você não conseguirá emitir uma nota como contribuinte isento nesses estados. 

E para saber se uma empresa é isenta, é preciso fazer a consulta de inscrição estadual. Como? No tópico a seguir você terá respostas!

Como consultar Inscrição Estadual pelo CNPJ ou CPF? 

A consulta de inscrição estadual é realizada no site do Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, o SINTEGRA

Por isso, o primeiro passo é acessar o portal. Depois, será necessário clicar sobre o estado onde está a empresa para ser consultada.

sintegra cadastros estaduais

Ao clicar, uma nova janela será aberta, dessa vez pedindo o tipo de identificação. São quatro opções:

  • Número da Inscrição Estadual;
  • Com o CNPJ;
  • Número de Inscrição Estadual do produtor rural;
  • CPF do produtor rural.

Há também o campo em que você preencherá com o dado escolhido. Feito o processo, será preciso clicar no Captcha.

captcha consulta de inscrição estadual

Depois de clicar em pesquisar, aparecerá todas as informações referente àquela empresa. Os dados apresentados darão a situação do empreendimento junto a SEFAZ do estado. 

A consulta de inscrição estadual pode evitar muitos erros de emissão ou até mesmo pode solucioná-los. 

Ao encontrar qualquer inconsistência no cadastro da empresa, pode ser necessário entrar em contato com o cliente, até mesmo para se verificar algumas informações fiscais para se emitir a NF.

A Consulta de Inscrição Estadual é fundamental para se verificar se a empresa para a qual você precisa emitir nota está enquadrada como contribuinte do ICMS. Dado relevante para um dos impostos mais importantes para um estado – para não dizer do Brasil. 

Por isso, se você ainda tem dúvida sobre a inscrição estadual, leia esse texto que diz tudo sobre esse cadastro!

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

Artigos relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.