Acompanhe o nosso post e veja a importância de manter o seu negócio focado no core business da sua empresa. Confira!
Se você está acostumado ao universo corporativo, certamente já ouviu falar em core business.
Mas, será que sabe por que o termo é tão falado? E por qual motivo é fundamental para uma empresa se manter em crescimento?
A verdade é que muitas empresas tentam encontrar soluções para vários tipos de problemas, para os mais diversificados públicos e acabam perdendo a chance de crescer, focando apenas naquilo que é o coração da empresa.
Mas... qual seria o problema se a empresa se empenhasse em entregar para diversos públicos? Ou mesmo variar suas atividades?
Você entenderá melhor e o porquê se concentrar no core business da sua empresa com a leitura abaixo.
O que é core business?
O core business é aquela atividade que é a essência do negócio, que faz despertar a atenção do cliente e faz prosperar. Por isso, ele é a base de todo o planejamento do negócio.
O termo pode ser traduzido assim mesmo: coração da empresa. É a principal atividade da organização, aquela que mais traz valor, a razão do seu existir.
Imagine uma organização que promete soluções de finanças para microempreendedores. O core business dela é exatamente esse, ainda que ela possa vender, por exemplo, serviços de contabilidade.
Muitas vezes, um empreendimento nasce com um propósito, mas com o passar dos tempos encontra oportunidades para realizar serviços distintos. Ou, oferecer produtos para público diferente.
O que o pode não ser uma tomada de decisão tão boa assim, já que faz a empresa perder o seu foco. O seu core business. E isso pode ser problemático.
O que a falta de um core business pode trazer?
Bom, até aqui deu para entender que core business é a atividade central de uma empresa, certo?
Agora, dá para imaginar o que a falta de foco nessa atividade central pode fazer com uma empresa?
Afinal, que mal tem aproveitar as oportunidades que o mercado oferece, não é?
O pensamento não está errado, mas as oportunidades devem envolver o core business. Até porque tentar abraçar o mundo só mostra o tanto que os braços são pequenos.
E quando isso acontece, não é possível ter aquilo que realmente importa e que está muito mais acessível.
Sendo menos poético e mais prático, você pode perder tempo, oportunidade, investimento e talento tentando ter mais do que realmente pode.
Quando, na verdade, focar em apenas uma atividade pode ser muito mais frutífero.
Sem se atentar apenas ao core business, você pode deixar de conhecer o seu mercado, afinal, você tem uma visão muito ampla e diversificada do seu negócio.
Não saberá quais são as verdadeiras potencialidades de crescimento porque não saber como um mercado nichado funciona.
Isso faz desconhecer quais são as prioridades de recursos e, por isso, fazer investimentos errados.
Como identificar o core business da sua empresa?
Pode parecer meio estranho, mas é fato que muitos empreendedores simplesmente não sabem mais qual é esse princípio central de sua empresa.
Ou não sabem definir dentro tantas soluções que oferecem qual aquela que deveria ser o motor do negócio.
Por isso, identifique aquilo que sabe fazer melhor. Não se trata apenas de dom, mas é identificar aquilo que melhor traz resultado para a empresa.
Diversificar os negócios não é de todo mal, mas pode desprender recursos que podem valer muito.
Para ajudar, tente responder a essas perguntas: de onde vem a maior parte da receita? De onde vem a maior parte dos clientes? O que sua empresa está mais ligada? Qual a área em que a expertise é maior?
As respostas ajudarão a achar o que sua empresa faz de melhor e, assim, você conhecerá mais o core business.
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Como crescer alinhado com o core business?
Não basta saber qual é o seu core business. É preciso estar alinhado a ele, certo?
Mas como fazer isso? Tome dicas!
Tenha serviços e produtos afins ao core business
Crescer significa expandir seus negócios de maneira saudável. E rentável.
Por isso, aproveite as oportunidades que surgirem que tenham alguma relação com o seu core business.
Isso faz com que você não perca o foco do seu principal serviço, de maneira barata e que aproveite aquilo que conhece melhor.
Você consegue, com isso, agregar valor à sua marca e prolongar o relacionamento com seu cliente, podendo até mesmo fidelizá-lo.
Automatize processos
Ser estratégico é focar naquilo que realmente interessa. Pode ser mais amplo, como centrar seus esforços no core business, ou mais específico, nos processos de sua empresa.
Processos burocráticos, repetitivos e complexos, é dispendioso, pode causar erros, retrabalhos e atrapalhar na qualidade das entregas de equipe e no foco dela.
Por isso, procure realizar uma gestão automatizada da rotina de sua empresa. Alguns sistemas podem ajudar nisso, as ERPs.
Com elas, você pode fazer processos manuais de modo automático. Os erros são menores e o seu pessoal focará em rotinas que realmente importam e que são mais estratégicas.
Outro exemplo são as CRMs, que ajudam na gestão de relacionamento com seu cliente, fazendo com que se saiba mais sobre eles e possa oferecer um atendimento – e ofertas – mais customizadas.
Terceirize atividades
Com o core business mais claro no seu ambiente de trabalho, seu empreendimento pode verdadeiramente ter processos mais ágeis e transferir para uma empresa mais especializada certas atividades.
Isso significa dizer que toda rotina que não faz parte do seu core business, mas que não deixa de ser importante para sua empresa, pode ser terceirizada.
Isso faz com que esse serviço seja entregue com mais qualidade e o seu negócio foque em se especializar e capacitar no que importa.
Analise, construa e capacite estrategicamente suas equipes
E quando você possui uma equipe que se dedica exclusivamente para o seu core business, será mais simples identificar potencialidades, construir times mais adequados e realizar treinamentos estratégicos.
Mas para isso, veja se há pessoas sobrecarregadas, tarefas que são acumuladas, quais são as funções que não podem ser automatizadas e identifique colaboradores mal aproveitados.
Por isso, é muito importante que toda a empresa tenha ciência de suas funções e nessa hora, o líder do time será fundamental para ajudar a identificar esses pontos.
Qual a diferença entre core business e core competence?
Ainda há pouco, você leu que, para conhecer o seu core business, você precisa saber o que sua empresa faz de melhor.
Isso significa dizer que é preciso saber qual a competência é o cerne de seu negócio: o core competence.
As duas definições são bem similares, mas não iguais. Em uma, fala-se sobre a competência que a empresa tem de melhor enquanto a outra fala da atividade central.
A competence leva ao core business e mostra o grande diferencial da sua empresa diante a sua concorrência, resumidamente.
Elas são muito unidas e essenciais para o seu negócio. Mas é a competência que define o business core, não o contrário.
É que, muitas vezes, é difícil mesmo identificar a competência, mas seguindo as dicas do texto, você terá uma clareza grande de como fazer isso bem.
Como você viu, o core business é o âmago do seu negócio. Aquela atividade que fará seu negócio crescer de modo estratégico, desde que seja ela o grande foco da empresa.
E uma das maneiras de se fazer isso, é automatizando processos. Uma das rotinas mais burocráticas de uma empresa é consultar e monitorar notas fiscais.
Sabe como fazer isso automagicamente?
Esse texto te explicará como consultar e monitorar notas fiscais de forma automatizada e por que fazer isso. Não perca tempo!