Como regularizar CPF suspenso?

Atualizado há mais de 3 semanas

Neste post, você irá descobrir o que significa ter o CPF suspenso, por quais razões isso ocorre e tirar, de uma vez por todas, suas dúvidas sobre como efetuar a regularização. 

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento de extrema importância emitido pela Receita Federal que serve como identificação do contribuinte.

Em muitas atividades corriqueiras ele será cobrado, como por exemplo: ao efetuar matrícula em cursos e universidades, participar de concursos públicos ou até mesmo ao realizar compras virtuais.

Agora, imagine o seguinte: você está prestes a abrir uma conta em um banco e, depois de passar por toda aquela burocracia, você recebe a informação de que seu CPF está suspenso. Situação complicada, não é mesmo?

 A pergunta que fica é: Mas e aí? O que isso significa? O que eu devo fazer? Por que isso aconteceu?

Para responder a esses e outros questionamentos, acompanhe o nosso post e tire suas dúvidas!

O que significa ter o CPF suspenso?

Ter o CPF suspenso significa que alguma informação do seu cadastro na Receita Federal está incorreto ou pendente.

Observação: é possível realizar gratuitamente a verificação da situação cadastral do seu CPF por meio do site da Receita Federal.

consulta-cpf-suspenso

Quais os resultados que eu posso obter como resposta?

Vale dizer, que como resultado, você poderá receber até 5 tipos diferentes de status quando realizar a consulta do seu CPF. São eles:

1- Regular: Este status ocorrerá quando não existir pendências no cadastro do CPF.

2- Pendente de regularização: Este é um resultado que aparecerá quando o contribuinte, em alguma ocasião nos últimos 5 anos, não tiver entregue alguma Declaração do Imposto de Renda

3- Suspenso: Decorrerá da falta ou da incorreção de dados da pessoa física no sistema. Normalmente, essas inconsistências de informações são relativas ao nome, data de nascimento, nome dos pais ou ao Título Eleitoral do contribuinte.

Fique ligado!: Uma vez que a Receita Federal mescla os dados com as referências da Justiça Eleitoral, poderá ocorrer casos de suspensão, por exemplo, na hipótese de uma pessoa que deixou de votar e não regularizou essa situação.

4- Cancelado: O CPF será cancelado devido ao falecimento do contribuinte ou por causa de uma decisão externa (administrativa/judicial) — um exemplo clássico é a perda ou o roubo/furto do documento. 

5- Nulo: Este resultado apenas aparecerá quando for constatado alguma fraude na inscrição do CPF.

O que pode acontecer com quem está com o CPF suspenso?

Com o CPF irregular, é impraticável seguir uma vida normal. No caso de instituições financeiras, por exemplo, é uma regra que elas excluam da base de clientes todos que estiverem com alguma incongruência relativa ao documento.

Além disso, vale dizer que pessoas que estão nesta situação irregular são impedidas também de:

  • fazer um financiamento;
  • começar um novo emprego
  • receber prêmio de loteria — imagina ganhar aquela bolada de dinheiro e não poder receber?!
  • tirar passaporte;
  • comprar ou vender imóveis;
  • receber aposentadoria;

São por essas e outras razões que é fundamental fazer a regularização do CPF o quanto antes!

11-dicas-essenciais-para-quem-quer-emitir-nota-fiscal-sem-complicação
11 dicas essenciais para quem quer emitir nota fiscal sem complicação

Neste eBook, separamos dicas essenciais para transformar essa ação de emitir notas fiscais em algo mais leve e eficiente!

Como regularizar um CPF suspenso?

Para regularizar um CPF suspenso, primeiramente, deve ser feito o pedido de regularização junto ao site da Receita Federal, tanto pelo contribuinte maior de idade, quanto por seu representante legal no caso de um menor.

Segundo informação da Receita, apenas será possível realizar esse pedido se  o contribuinte não estiver pendente de entregar alguma declaração do imposto de renda nos últimos 5 anos.

Caso ele venha a ter essa ressalva, deverá então regularizar essa parte antes de requisitar a regularização por suspensão.

Outra forma de normalizar a situação do CPF suspenso é ir pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou até mesmo dos Correios. Nesses locais, será cobrado uma taxa de R$7,00 para realizar a operação.

No caso de pessoas que estão no exterior, também há a possibilidade de regularizar o CPF, basta entrar em contato com o número +55 11 3003-0146. Somente será cobrado, nesse caso, o valor da tarifa telefônica pela chamada internacional para o Brasil.

Para te ajudar nesse feito, a seguir, montamos um passo a passo prático de como solicitar a normalização do CPF por meio da página da Receita Federal. Confira!

Passo a passo: Como solicitar a regularização de um CPF suspenso pelo site da Receita Federal

Como vimos nos tópicos anteriores, a requisição para regularizar a suspensão de um CPF poderá ser feita pela internet. Nos tópicos adiante, mostraremos como você fará isso:

1°: Acesse a guia de “Serviços”

Abra o site da  Receita Federal e procure pela aba de “Serviços”, perto do topo da página.

RF-guia-serviços-cpf-suspenso

2°: Clique em “CPF”

Desça um pouquinho a página e logo à direita procure por uma aba com nome de “serviços em destaque” e clique em “CPF”

RF-CPF-suspenso

3°: Encontre a opção “Regularizar Cadastro no CPF”

Assim que completar o 2° passo, aparecerá uma coluna com todas as opções referentes ao CPF, basta procurar por Regularizar Cadastro no CPF.

Vale dizer, que a tabela está organizada por ordem alfabética, então pesquise pela letra “R”.

RF-regularizar-cadastro-cpf-suspenso

4° - Escolha a forma como prefere ser atendido

A partir desse momento, caberá a você escolher o canal de atendimento: via internet ou por meio de instituições cadastradas. Neste guia, a proposta é o atendimento online.

RF-atendimento-internet-cpf-suspenso

5° - Preencha o formulário

Se tudo der certo, o site irá abrir um formulário que você deverá preencher com os seus dados.

Assim que finalizar, basta clicar em “Enviar”. Pronto. Seu pedido para regularizar o seu CPF foi feito. Até que foi fácil, não?

RF-Formulário-cpf-suspenso

CPF irregular equivale a ter o “nome sujo”?

A resposta é NÃO! Estar com o CPF irregular não tem a nada a ver com isso.

O  termo “nome sujo”, comumente usado, refere-se a pessoas que estão com o nome negativado em listas de órgãos de proteção ao crédito, ou seja, possuem caráter devedor.

Uma pessoa negativada, por exemplo, é passível de abrir uma conta digital, entretanto, aquela que está com o CPF irregular, não poderá fazer o mesmo.

A partir desse guia, você pôde conhecer melhor a respeito do CPF suspenso e descobrir os motivos pelos quais isso acontece e como efetuar a regularização.

Aproveitando o assunto: você sabe quais as vantagens em colocar CPF na nota? Não? Então descubra como ganhar uma renda extra e todos os outros benefícios do CPF na nota!

Vivencie a melhor experiência da galáxia em automação fiscal!

Conheça o eNotas!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Oi . Já paguei a taxa de 7,00 reais nos Correios pra regularizar o CPF na última sexta feira , dia 24 . Até o presente momento , está indicando CPF suspenso no site do SERASA . Devo ir ao Ministério da Fazenda ??? Pq pelo site é impossível resolver alguma coisa …

  2. Olá fui ao correio regularizar meu CPF com meu novo indereco e a mulher acabou colocando mais um zero no número do meu titulo de eleitor que acabou na suspensão do meu CPF paguei 7,00 reais e agora que faço.

    1. Olá, Marcio! No caso de falecimento, o CPF precisa ser cancelado. Caso não seja necessário produzir um inventário, é preciso entregar a certidão de óbito em uma unidade da Receita Federal e solicitar o cancelamento do CPF seja cancelado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.