Como criar um método? 

Atualizado há mais de 1 semana

Basta navegar alguns minutos pela internet para encontrar conteúdos, materiais e aulas sobre métodos para aprender ou praticar alguma coisa ou alcançar algum objetivo.

O termo ficou muito popular nos últimos anos com o boom do mercado digital e das aulas online.

Se engana quem pensa que criar um método é puro modismo. Afinal, um método é uma forma ordenada de chegar a um resultado desejado.

E se você tem conhecimentos que podem permitir que as pessoas alcancem esse objetivo, você pode desenvolver um método!

Basta organizar seus conhecimentos, dividir as informações e entender como entregar esses dados de forma eficiente. 

Para te ajudar nisso, preparamos um conteúdo para você entender de uma vez por todas como criar seu próprio método. 

O que é um método?

O termo "método" nada mais é do que a adoção de procedimentos ou meios para a realização de algo, seguindo um planejamento pré-definido.

Podem existir métodos para os mais variados objetivos como: método para economizar dinheiro, método para emagrecer com saúde, método para administrar o tempo, e por aí vai. 

Os métodos se popularizaram nos últimos anos principalmente por causa dos cursos de ensino à distância, já que criar uma metodologia é uma maneira de ensinar.

Por isso, se o seu objetivo é criar um produto digital, o método pode ser um formato interessante. 

E algo muito comum nos métodos encontrados pela web, ainda que sejam bem diferentes e cada uma tenha sua particularidade, é que todos tem uma promessa de resultado. 

Basicamente, é um passo a passo que fará a pessoa a chegar do ponto A para o B. Esse ponto A é um estado inicial enquanto o B é o resultado. Isso requer também uma promessa, portanto. 

Qual a estrutura de um método?

Se o método é uma forma de ensinar algo, ele deve ter uma estrutura definida. Um passo a passo predefinido para guiar as pessoas pelo processo. 

Então, algo que é preciso ter em mente ao criar um método é que ele tem uma estrutura. Veja como ela funciona:

  • Promessa: justamente aquilo na qual o método fará chegar; o resultado;
  • Público-alvo: a quem o método é destinado, afinal, nem todas as pessoas precisam se identificar com ele e sua promessa;
  • Finalidade: não basta resumir na promessa: detalhe qual a finalidade dela de modo prático;
  • Diferenciação: afinal, ela precisa ser única, fazer com que ela carregue um modelo especial e exclusivo seu;
  • Pilares do passo a passo: o modo como aplicar o método. Eles precisam ser bem didáticos e refletir a realidade de como fazer algo;

Por que criar um método? 

Ensinar algo pode ser um desafio, que começa pela importância de captar a atenção do público para o que você esta ensinando. 

Para que a pessoa tome a decisão de aprender ou absorver o conhecimento que você oferece, seu material precisa não somente ser interessante, mas ter um processo claro de como o aprendizado acontecerá.

E o método oferece justamente isso: um caminho com passo a passo para chegar a um determinado lugar.

Por isso, com um produto digital baseado em um método bem estabelecido, que ofereça resultados reais quando seguido, você pode se tornar uma autoridade no nicho em que atua. 

Se você quer entender como desenvolver o seu próprio método que pode ser um negócio lucrativo, nós temos a solução certa para você. 

Como criar um método e transformar seu mercado de atuação

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.