5 dicas para divulgar seu negócio no Instagram

Atualizado há mais de 3 semanas

O Instagram é, hoje, uma das maiores redes sociais do mundo e, consequentemente, um solo fértil para negócios. De acordo com dados do próprio Instagram, 90% das pessoas que usam o app seguem pelo menos um perfil de empresa.

Portanto, se você tem uma marca, é fundamental ter uma presença forte nessa mídia social, já que muitos dos seus clientes em potencial podem estar lá. Pensando nisso, para te ajudar melhor, listamos 5 dicas para você divulgar seu negócio no Instagram. Vamos lá?


Como divulgar seu negócio no Instagram em 5 dicas

1. Invista no planejamento 

Criar uma conta do seu negócio no Instagram é um processo simples e rápido. Logo, seu foco inicial deve ser no planejamento. O tempo todo somos bombardeados por milhares de informações na internet e, por isso, quanto mais você conseguir reter a atenção das pessoas certas, melhor. 

Primeiro, entenda quem é o perfil de consumidor do seu negócio e, a partir daí, construa um planejamento de conteúdos que serão atraentes para seus potenciais clientes.

Algumas pautas que podem entrar no seu planejamento:

  • Conteúdo institucional sobre sua empresa;

  • Informações sobre como realizar a compra do seu produto/serviço;

  • Conteúdo informativo com temas relacionados ao seu nicho;

  • Fotos do seu produto/serviços;

  • Novidades e lançamentos da marca;

  • Participação da sua companhia em eventos e feiras do setor;

Na hora do planejamento, leve em consideração quais hashtags você pode usar nos textos dos posts ― elas são uma excelente forma de tornar seu conteúdo rastreável, pois ele aparecerá nas buscas da hashtag, além de estabelecer um nicho para sua empresa.

É importante também escolher uma identidade visual e linguagem para seu perfil e ter constância nisso. 

Selecione algumas paletas de cores para usar no seu feed para deixá-lo mais bonito e pense qual a melhor forma de se comunicar com seu público, como, por exemplo, se você pode adotar um discurso mais informal ou não.

Por fim, caso realmente invista no Instagram, outra dica é manter um smartphone corporativo apenas para a gestão da rede. Isso lhe conferirá mais organização e profissionalismo, evitando misturar suas contas pessoais e as da empresa. Um bom plano de internet móvel também é fundamental, principalmente quando pensamos nos possíveis materiais externos que você produzirá!

2. Use fotos e vídeos de qualidade

O Instagram é uma rede social com foco em imagem, o que torna importante que suas fotos e vídeos sejam sempre de qualidade. Mesmo que você não tenha equipamentos profissionais, hoje em dia, a maioria dos celulares captam imagens em alta qualidade, o que facilita esse processo.

Você pode usar o próprio app para editar seu conteúdo, melhorando a nitidez da imagem ou usando algum filtro. Ou, se quiser, pode ainda usar apps específicos para edição de imagens e vídeos.

Além disso, você deve se atentar à resolução da imagem de outras postagens também, como aquelas usadas em posts informativos. É fácil encontrar sites que permitam que você edite imagens, use ícones, gifs e outros recursos visuais que podem ser usados no seu perfil no Instagram.

3. Faça publicações patrocinadas

Idealmente, todas suas publicações gerariam bastante engajamento e visualizações. No entanto, diante de tantas empresas e perfis no Instagram, a publicação patrocinada (ou seja, o anúncio) é uma excelente forma de se destacar.

Antes de selecionar qual o melhor conteúdo para ser impulsionado, defina qual é a sua persona. 

Persona é um perfil detalhado de quem são os possíveis consumidores da sua marca. Para chegar a ele, é importante traçar seu gênero, idade, interesses, localização, entre outros. Na ferramenta de anúncio do Instagram será possível direcionar sua publicação de acordo com esses itens.

Com suas personas já traçadas, pense em qual momento esse possível comprador que você quer atrair está. Esse público já conhece sua marca e você quer fazer o lançamento de um novo produto? Ou quer conquistar novos clientes para seu negócio?

Com isso em mente, desenvolva conteúdos que sejam de interesse e desperte a atenção dessas pessoas. 

Pense no anúncio como um cartão de visita: as palavras devem ser assertivas e chamar o público para uma ação (seguir seu perfil, realizar uma compra, etc.). Não se esqueça de sempre ter o layout e foto do post impecáveis, já que esse será o primeiro contato das pessoas com seu anúncio. 

Depois de desenvolver todo o conteúdo, determine seu orçamento e, claro, acompanhe as métricas.

4. Realize parcerias 

Outra forma de garantir uma forma efetiva de divulgar seu negócio no Instagram é por meio de parcerias. As parcerias podem ser feitas tanto com outras marcas quanto com influenciadores.

No caso de outras marcas, leve em consideração serviços ou produtos que podem ser de interesse do seu público. Se você vende plantas, por exemplo, que tal uma parceria com uma marca de prateleiras e estantes? Você pode oferecer descontos, brindes ou algum conteúdo exclusivo dessa outra marca e vice-versa.

Na hora de buscar um influenciador para fechar uma parceria, sua pesquisa pode começar por hashtags e outros perfis que têm a ver com seu negócio. Você não precisa de alguém com milhões de seguidores: uma boa parceria com um influenciador local pode ser o movimento necessário para dar mais visibilidade para sua marca.

5. Faça conteúdos interativos

Sorteios, concursos, pesquisas e outros conteúdos interativos são uma ótima ideia para gerar engajamento no perfil do seu negócio no Instagram. Confira abaixo alguns conteúdos que você pode desenvolver:

  • Sorteios de produtos: esses podem, inclusive, ser feitos em parceria com outra marca ou influenciador.

  • Concursos: que tal fazer um concurso onde seu público usa uma hashtag com o nome da sua marca? O prêmio pode ser um produto, serviço ou experiência proporcionada por seu negócio.

  • Pesquisas: os stories permitem que você faça pesquisas em tempo real. É possível criar enquetes de “sim ou não” ou usar caixa de perguntas abertas. Você pode fazer algo divertido que gera engajamento e, além disso, coletar percepções de seus clientes sobre seus produtos e marca.

  • Filtro exclusivo: crie um filtro exclusivo do seu negócio e garanta a publicidade da sua marca! Pode ser um filtro mais descontraído ou institucional, tudo depende do seu público. Esse é um recurso mais complexo e, portanto, a melhor opção pode ser contratar o serviço de um designer gráfico.

Em outras palavras, use a criatividade!

Mais uma vez, existem diversas formas para interagir com seu público. Você pode fazer antes/depois usando seu produto, abrir caixa de perguntas, indicar empresas parceiras, criar vídeos que chamem atenção… e tudo isso com poucos recursos: um dispositivo móvel simples, um bom plano de internet e uma ferramenta para criar conteúdos visuais bem legais!

Pronto(a) para alavancar seu negócio?

O Instagram é uma excelente plataforma para você divulgar seu negócio. Seguindo nossas dicas, você irá criar uma forte presença da sua marca na rede social.

Lembre-se de sempre manter uma linguagem que tenha um tom de acordo com seu público e comece a cativar seus clientes!

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)
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