Entenda a importância da educação corporativa

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso post e descubra o que é a educação corporativa e qual a importância desse conjunto de ações para a sua empresa!

Para fazer com que uma organização consiga ser competitiva no mercado, nada melhor do que investir nos principais vetores para isso: seus colaboradores, seu capital humano.

Engajamento, produtividade, dinamismo e atualização são os meios para isso, desenvolvidos pela educação corporativa.

Essa é uma prática que visa capacitar todos dentro de uma empresa de maneira estratégica. Mapear potencialidades de uma equipe e fazer que elas, alinhadas, sejam a válvula de crescimento de uma organização. 

Quer entender mais e melhor? Continue a leitura! 

O que é educação corporativa?

A Educação Corporativa é um conjunto de ações que estimulam a capacitação e o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa. 

Assim, ocorre o reconhecimento de um determinado potencial em um colaborador e lhe é dado a chance de crescer dentro de seu ambiente. 

Essas práticas são treinamentos e capacitações, mas não só isso. 

Como você leu, é um conjunto de ações, que passam por campanhas de marketing, eventos corporativos, programas de mentoria, palestras, incentivo de feedback

Todas essas práticas da educação corporativa visam trabalhar a gestão do conhecimento de uma forma a valorizar o trabalhador e criar potencialidades internamente.  

Qual o objetivo?

Com a premissa desse último parágrafo, a educação corporativa tem por objetivo a manutenção dos processos de aprendizagem na empresa para que constantemente seus colaboradores possam se desenvolver e guiar o caminho do crescimento da organização.  

Por isso, ela desenvolve competências, mas também estimula comportamentos. 

Além disso, ela busca envolver os trabalhadores entre si para que todos estejam alinhados com a cultura empresarial da organização.

Curiosidade

A educação corporativa também é uma forma de melhorar a produtividade, estimular a capacidade de liderança entre os colaboradores e, claro, fazer com que todos conheçam a empresa em todas as suas nuances. 

Por que é importante implementar a educação corporativa?

educação-corporativa

A educação corporativa faz com que a empresa possa ter um crescimento saudável frente ao mercado, além de fazer com que o negócio ganhe destaque diante a concorrência. 

Com essas práticas que englobam a educação corporativa, a empresa tem uma equipe mais engajada com seus valores, sua cultura e alinhada a suas expectativas de crescimento. 

Além disso, a capacidade de inovação da empresa ganha um salto, podendo construir soluções mais ágeis e que levam menos tempo para serem desenvolvidas. Aprimorando, inclusive, o produto final para seus clientes.

Quais as vantagens da educação corporativa?

Com toda a importância em desenvolver e capacitar os seus colaboradores, ainda tem as vantagens dessas práticas na empresa. 

Veja, em detalhes, algumas delas.

Vantagem competitiva

Essa talvez seja o grande benefício da educação corporativa. Ela é um resultado de outras vantagens que você lerá daqui a pouco. 

Graças ao melhor conhecimento dos seus funcionários sobre a organização, eles conseguem entregar resultados mais alinhados com a estratégia empregada. Sem falar que a empresa estará atualizada com o momento do mercado, o entendendo melhor. 

Funcionários motivados

A educação corporativa é um diferencial para o colaborador. Com as ações ele pode se aperfeiçoar, aprender e encará-las como uma conquista profissional. 

Tudo isso, faz com que ele se motive e se sinta incentivado a participar mais e melhor nos projetos da empresa. 

Produtividade em alta

Mais do que entregar, o funcionário passa a entender o que faz dentro da organização. Isso faz com que ele tenha um desenvolvimento mais propositivo e otimize seu processo de trabalho.

Sem falar que ele estará mais preparado para exercer suas funções e não desperdiçará tempo com retrabalho, por exemplo. 

Líderes mais preparados

Você sabe que líder não é só aquele que passa ordens. Ele é capaz de inspirar, motivar e manter os níveis de qualidade nos projetos que são executados na empresa.

Essa capacidade é desenvolvida com treinamentos, aplicações de cursos e um ambiente que propicie uma pessoa a se transformar nesse “personagem” dentro da empresa. 

kit planejamento de marketing
Kit Planejamento de Marketing - Crie, organize e analise sua estratégia

Para te auxiliar nessa tarefa, montamos um kit de 4 planilhas, com dicas e fórmulas, a fim de facilitar sua rotina de acompanhamento.

Eleve sua estratégia a outro nível. Acesse agora mesmo o kit Planejamento de Marketing gratuito!

Confiança

Essa vantagem surge quando o empregado enxerga que a organização investe nele para se desenvolver profissionalmente por meio da educação corporativa.

Isso passa a relação empregado/empregador a um nível mais próximo. E com mais cursos, treinamentos e ações que a empresa investe nele, o funcionário será capaz de confiar mais no que faz justamente por aprimorar seu conhecimento. 

Inovação mais presente nas entregas

A inovação só é possível se a empresa for criativa. E a criatividade não é exatamente um dom no qual o empregado nasce com ela. Ela se desenvolve ao longo do tempo justamente pelo seu conhecimento de mundo. 

Com o aprendizado da educação corporativa ele tem um meio que o ajuda a desenvolver essa criatividade, conseguindo devolver a empresa entregas mais inovadoras. 

Diminuição de turnover

O turnover é a taxa de rotatividade de empregados de uma empresa. Uma série de fatores ajudam esse número ser alto, como a falta de valorização do profissional, ambiente sem clima de confiança e sem interatividade são um deles. 

A educação corporativa é, portanto, uma forma de engajar os empregados ao desenvolvimento profissional e a se sentir valorizados na empresa. 

O que, por si só, o faz querer ficar e permanecer em uma curva de aprendizado no ambiente. 

Como desenvolver a educação corporativa?

Com tudo isso deu para perceber como a educação corporativa é primordial para o crescimento da empresa, certo? 

Mas, como aplicá-la na empresa?

Antes de mais nada, é preciso ter um plano para aplicar essas ações na empresa. Escolher as ferramentas ideais para o propósito da organização, mas que se alinhem ao que se pode investir nesse tipo de prática. 

A educação corporativa pode ser aplicada de diversas formas, com ações presenciais ou à distância. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, mas dado os custos de aplicação e o momento de pandemia que o mundo passou nos últimos meses, o EAD é o que se mostra mais vantajoso

Além da flexibilidade e a autonomia que ela permite que o funcionário tenha. 

Mas, nada disso adianta se a empresa não tiver uma ideia muito clara de suas necessidades, com os problemas a serem sanados e as potencialidades que podem ser desenvolvidas pelo corpo da organização. 

A educação corporativa necessita, portanto, de um conhecimento muito amplo de seus gestores sobre o mercado externo e na qual a empresa está inserida tanto quanto o ambiente de trabalho que ela proporciona aos seus empregados. 

A partir daí, entende melhor suas necessidades e oferece ótimas formas de crescimento tanto às pessoas que trabalham nela quanto para si mesma pensando no crescimento de mercado. 

Com a educação corporativa, muitos problemas internos podem ser solucionados com uma produtividade e um conhecimento do empregado que torna tudo mais fácil para focar em crescimento. 

E um desses problemas pode estar voltado para a área fiscal, como pagamento dos tributos que toda empresa deve realizar.

Um assunto sério e que carece de um pouco mais de dedicação da equipe. E se quiser saber tudo sobre como economizar no recolhimento de impostos, dê uma lida nesse texto!

Vivencie a melhor experiência em automação fiscal da galáxia!

Conheça o eNotas!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.