ad library
MARKETING DIGITAL

Você já conhece o Facebook Ad Library?

Atualizado há mais de 3 semanas

Quando usamos o Facebook - ou algum dos produtos do Facebook, como o Instagram e o Messenger, é possível pagar para que uma publicação seja mostrada para mais pessoas. 

Você provavelmente já ouviu falar - ou até já usou - o Facebook Ads. Essa publicidade paga - chamada de anúncios - pode ser enviada para uma audiência segmentada por região, idade, perfil e diversas outras opções. 

Essa segmentação pode ser feita por diversos motivos. Seja para restringir a venda a uma localização ou focar em um determinado público alvo. 

Se você não sabe exatamente como segmentar um anúncio, uma boa opção é ver como os seus concorrentes estão fazendo isso. Essa estratégia ficou ainda mais fácil desde que o Facebook Ad Library surgiu. 

Veja mais sobre essa ferramenta! 


O que é o Facebook Ad Library? 

Em 2019, o Facebook lançou a página do Ad Library, ou Biblioteca de Anúncios. Trata-se de uma página específica com informações de todos os anúncios veiculados na rede social. 

Nela, é possível pesquisar qualquer anúncio ativo no momento e obter informações sobre eles. 

Qualquer pessoa pode utilizar a plataforma para fazer uma consulta sobre anúncios - contudo, existem restrições de idade para acessar anúncios de certos conteúdos. 

É possível verificar diversas informações sobre um anúncio, tais como: 

  • Valor gasto na veiculação de um anúncio; 
  • Quantidade de anúncios por página; 
  • Alterações na página; 
  • País de origem 
  • entre outros. 

Como a plataforma surgiu a fim de auxiliar na transparência durante o período eleitoral, oferece informações adicionais quando os anúncios veiculam algum tema social, de eleições ou política - tais como gastos e entidades financiadoras. 

Para anúncios sobre temas sociais, política ou eleições, é possível conferir também os que já estão inativos. Segundo o Facebook, estes anúncios permanecerão na Biblioteca e estarão disponíveis por sete anos. 

Para que o anúncio seja removido da Biblioteca, é preciso que ele tenha feito uma violação grave dos Padrões da Comunidade ou por meio de uma solicitação governamental válida. 

Por que o Ad Library foi criado? 

O Ad Library surge como uma iniciativa de transparência da publicidade paga dentro do Facebook. 

A ideia do Facebook ao lançar esta página é de garantir que as pessoas possam acessar as informações dos anúncios que veem. 

vender curso pelo instagram
Como vender seu curso pelo Instagram

Neste eBook, separamos um guia explicativo contendo dicas especiais que irão te ajudar neste processo de vendas do seu material pelo Instagram.


Como encontrar anúncios na Ad Library? 

O conteúdo disponibilizado pelo Facebook na Biblioteca de Anúncios pode ser pesquisado por termo, nome ou Página. É possível buscar por nomes de políticos, organizações ou temas específicos. 

Qualquer pessoa pode fazer buscas na Biblioteca de Anúncios, com ou sem uma conta do Facebook. Contudo, caso queira fazer uma denúncia, você precisa ter uma conta e estar conectada. Em alguns casos, também não será possível ver a arte veiculada com o anúncio se não estiver conectado. 

Ao pesquisar, qual anúncio relacionado a esse termo pode aparecer para o responsável pela pesquisa, desde que sejam relacionados a alguma questão social, política ou de eleições. Também é possível que apareçam páginas que tenham no nome o termo. 

Anúncios que não sejam de temas sociais, política e eleições não aparecerão na busca por palavras-chave. Para encontrá-los, será preciso ir até a Página na Biblioteca de Anúncios. 

O relatório fornecido pela Biblioteca também contém rastreadores - como, por exemplo, quem são os candidatos à Presidência da República ou da Câmara ou Senado.  

Para fazer pesquisa em Todos os anúncios: 

1. Vá até a Biblioteca de Anúncios: https://www.facebook.com/ads/library.

2. Selecione, no canto superior direito da Biblioteca de Anúncios, o país que deseja visualizar.

3. Acima da barra de pesquisa, clique em “Todos os Anúncios”.

4. Digite, na barra de pesquisa, o que quer encontrar nos anúncios.

5. Abrirá um menu suspenso com os resultados relacionados ao que foi inserido. 

6. Vá no resultado para ver os anúncios.

Para pesquisar anúncios sobre temas sociais, eleições ou política:

1. Vá até a Biblioteca de Anúncios em https://www.facebook.com/ads/library.

2. Selecione, no canto superior direito da Biblioteca de Anúncios, o país que deseja visualizar.

3. Acima da barra de pesquisa, clique em “Temas, eleitoral ou político”.

4. Digite, na barra de pesquisa, o que quer encontrar nos anúncios.

Visualização de todos os anúncios ativos 

Na Biblioteca de Anúncios é possível visualizar todos os anúncios ativos naquele momento. É possível pesquisar um anunciante para visualizar o que está vinculado à página dele. 

Para isso, é preciso pesquisar um anunciante na Biblioteca de Anunciantes. Será possível filtrar os anúncios por: 

  • País; 
  • Impressões: inclusive durante um período específico 
  • Plataformas: Você pode ver quais anúncios foram exibidos em outras plataformas, como o Messenger ou Instagram;
  • Pesquisa por palavra-chave. 

Dentro de um anúncio é possível ver quando ele começou a ser veiculado - a data aparece no canto superior. No canto superior também será indicado em quais produtos do Facebook o anúncio foi exibido. 

Ainda, ao visualizar uma página na Biblioteca de anúncios, é possível ver informações sobre ela, como: 

  • Quando foi criada; 
  • Alterações de nome; 
  • Onde o administrador está localizado no país: essa informação só pode ser vista em páginas com muitos fãs ou com anúncio sobre temas sociais, eleições ou política e apenas em determinados países. 

Estratégia com o Ads Library 

 Uma funcionalidade muito útil que a Biblioteca de Anúncios pode oferecer é a de visualizar a estratégia adotada pelos concorrentes. Veja que tipo de anúncio eles estão veiculando, se estão gerando muitas impressões e a qual público estão segmentados. 

Inspire-se também em grandes marcas e as estratégias adotadas por eles. Com a ajuda dessa ferramenta você poderá alavancar suas vendas por meio dos anúncios! 

E, se você ainda não faz ideia da importância do mundo do tráfego pago para o seu negócio, você precisa conhecer a história de Lucas Renault.

Lucas é gestor de tráfego pago e cliente da eNotas e contou pra gente um pouco da sua história até virar "O Rei do Tráfego". Mais de 2 mil pessoas já se inscreveram no curso dele, para aprender a como fazer a gestão de anúncios pagos.  

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.