O marketing de conteúdo é um diferencial para qualquer marca. Conheça as melhores ferramentas para produzir conteúdos para o seu blog!
Produzir conteúdo para a web vai muito além de simplesmente escrever. É fundamental conhecer a persona para entregar algo que gere valor para ela e, consequentemente, aumente a autoridade da sua marca.
Isso quer dizer que aplicar estratégias de marketing de conteúdo exige esforço, dedicação e muito estudo. Além disso, entender sobre língua portuguesa, empreendedorismo e negócios auxilia a entregar um texto que realmente faça a diferença para o seu público.
E, diante de tantas atividades, executar as tarefas manualmente é totalmente inviável. Por isso, listamos as melhores ferramentas para produzir conteúdos utilizadas e testadas pelo nosso time de marketing. E o melhor: todas são gratuitas (link em cada título)! Vamos lá?
Ferramentas de palavra-chave
1. Google Keyword Planner
O Google Keyword Planner é a principal referência quando o assunto é palavra-chave. A plataforma apresenta média de buscas mensais, concorrência e lance sugerido (no caso de campanhas do Google Adwords).
Você ainda pode fazer pesquisas mais específicas, excluir determinados termos, fazer download dos relatórios e muito mais.
Para acessar a ferramenta, você deve ter uma conta no Google Adwords. Porém, se você não tiver uma campanha rodando, os dados não serão precisos.
Por exemplo, quando você busca o termo “marketing de conteúdo”, a média de pesquisas mensais é entre 1 mil e 10 mil, conforme a imagem abaixo:
Se alguma campanha estivesse ativa, o resultado seria detalhado. Por isso, é recomendável utilizar também outras ferramentas para produzir conteúdo que apresentaremos abaixo.
2. Keywordtool.io
O Keywordtool.io apresenta as buscas mais realizadas no Google, como se fosse o autocomplete do próprio buscador. Porém, na versão gratuita não é possível verificar o volume de pesquisas, CPC e a concorrência.
Mas, mesmo assim ainda é uma ferramenta extremamente útil, pois ela apresenta insights que você pode abordar no próprio conteúdo ou em outros. Lembre-se sempre de colocar “Portuguese - Brazil” para fazer as pesquisas.
Confira os resultados para o termo “marketing de conteúdo”:
3. Answer the Public
Você já ouviu falar na ferramenta Quora? O Answer the Public é bem parecido com ela. Traduzindo, o nome seria algo relacionado a “Resposta do Público”. E tem coisa melhor do que saber o que a sua persona quer descobrir sobre determinado assunto?
Dessa forma, você realmente consegue criar um conteúdo que vai interessar e gerar valor para a sua audiência. Além de mostrar os questionamentos de acordo com a palavra-chave pesquisada, o Answer the Public mostra os primeiros resultados no Google para aquelas perguntas.
Veja o nosso exemplo:
Observação: tivemos que cortar a imagem para apresentar melhor no blog, mas a ferramenta apresenta vários outros resultados.
4. Google Trends
Aqui no eNotas, gostamos bastante do Google Trends. Ele mostra as tendências para os termos pesquisados, consultas e tópicos relacionados, região de maior interesse e outras informações.
Ainda é possível comparar várias palavras-chave e verificar qual obteve melhor resultado em um determinado período.
Aqui comparamos “marketing de conteúdo” com “marketing digital”:
5. Google Auto Suggest
Esse é famoso autocomplete do Google, algo extremamente básico, mas muito relevante para quem produz conteúdos para a web. Quando você fizer uma pesquisa, vá ao final da página e verifique os resultados.
Confira o nosso exemplo:
A mesma ideia serve para a pesquisa dentro do buscador, veja:
Com essas buscas, você aprimora o seu conteúdo e tira ideias que podem valorizar a sua marca e o seu texto em si.
Ferramentas de SEO
6. SEMrush
O SEMrush é uma plataforma muito completa de análise de SEO. Com ela, você examina as palavras-chave do seu site, os concorrentes orgânicos e pagos, backlinks, as buscas relacionadas e muito mais.
Essa é uma ferramenta que deve ser estar presente no dia a dia de qualquer profissional de marketing. Com ela, você analisa os números do seu blog, compara com os concorrentes, analisa quais palavras-chave eles estão rankeando e tem insights para melhorar o seu desempenho.
Apesar da versão paga possuir vários recursos, a gratuita ainda atende bem. Porém, você pode fazer 10 pesquisas por dia e depois o acesso é bloqueado.
7. Ahfers
O objetivo do Ahrefs é fazer uma análise aprofundada de SEO do seu site, por isso, é amplamente indicada para quem trabalha com marketing de conteúdo. Assim como o SEMrush, a ferramenta é paga, mas possui uma versão gratuita de teste.
Você pode fazer o seu cadastro e utilizar a plataforma por 7 dias sem pagar nada, depois disso é cobrado 99 dólares por mês, caso você não cancele o plano.
Porém, mesmo depois que você cancela o pagamento mensal, você ainda tem acesso a inúmeros dados dentro da plataforma. Existem algumas limitações, mas ainda assim a versão gratuita é bem completa.
Você verifica como está o tráfego do seu blog, backlinks, palavras-chave, posicionamento na SERP (na busca do Google), análise dos concorrentes, resultados pagos e muito mais.
8. Yoast para WordPress
Se você utiliza o WordPress, precisa conhecer o plugin Yoast. Ele avalia o seu texto completamente, analisando o título SEO (para o Google), as imagens, a escaneabilidade, a legibilidade, o tamanho da headline, a URL, a palavra-chave, a meta-descrição e outros fatores.
Abaixo você confere alguns exemplos do que é explorado:
Ferramenta de relevância nas redes sociais
9. Buzzsumo
Depois que você determinou qual será a palavra-chave do seu conteúdo, é interessante conferir quais textos possuem melhor engajamento nas redes sociais, considerando compartilhamentos no Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest. E esse trabalho é feito pelo Buzzsumo.
Na versão gratuita, os 10 melhores resultados são apresentados. Veja:
Assim, você analisa quais conteúdos tiveram melhor engajamento nas redes sociais e considera o que você pode melhorar no seu.
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Ferramentas de texto
10. Máquina de Títulos
Você já definiu a palavra-chave do texto e quais assuntos serão abordados, então agora é hora de passar para a próxima fase: a criação do título ou headline.
Esse é um momento de extrema importância, pois é o título que vai fazer o leitor se interessar pelo seu conteúdo. Ele é a primeira impressão e a chance de prender o usuário.
Mas, a gente sabe que tem momentos em que o cérebro não produz tanto e acontece o bloqueio criativo. Já bateu aquele desespero quando nenhuma ideia surge? A Máquina de Títulos pode te ajudar muito nisso!
Você insere três palavras-chave e são apresentadas várias sugestões de títulos para o seu blog. No exemplo abaixo, utilizamos os termos “marketing de conteúdo”, “produção de conteúdo” e “marketing digital”.
Vale ressaltar que a ferramenta não é um algoritmo perfeito, por isso alguns erros gramaticais podem aparecer. Mas aí é só você corrigir e adaptar ao seu contexto.
11. Avaliador de títulos
O Avaliador de Títulos é uma incríve ferramenta para produzir conteúdos e serve para saber se a sua headline tem chances de gerar tráfego, conversões e engajamento, de acordo com as práticas recomendadas de SEO.
A plataforma avalia o tamanho, tipo e teste de skimming do seu título e ainda orienta como você pode melhorar o que for necessário.
12. Dicionário de Sinônimos
Um dos fundamentos para usabilidade do usuário é evitar palavras repetidas, mas é bem comum que isso aconteça no desenvolvimento de um conteúdo. Então, uma dica é utilizar o Dicionário de Sinônimos, que apresenta variações do termo em vários sentidos.
Agora não tem mais desculpa para repetir uma palavra diversas vezes, deixando o texto cansativo, não é mesmo?
Dica extra: utilize também o Dicionário Criativo e o Dicionário de Antônimos.
13. Language Tool
O Language Tool é bem útil quando o seu texto está finalizado. Mesmo você lendo e relendo várias vezes, ainda é possível passar algum errinho, já que os nossos olhos vão “blindando” alguns elementos. Por isso, essa ferramenta é bem interessante para revisão.
Você insere o seu conteúdo na plataforma, seleciona o idioma, o país e clica em “Verificar texto”. Então, o Language Tool mostra erros de concordância, digitação, pontuação e repetição de termos.
Vale ressaltar que a plataforma não é perfeita em relação à grafia, mas vale muito a pena utilizar. Revisar o texto é sempre essencial e essa ferramenta ajuda bastante.
Ferramentas de análise de tráfego
14. Google Analytics
Depois que o conteúdo foi publicado no seu blog, é hora de começar analisar o perfil do seu público, a origem do tráfego, quais textos estão sendo mais visitados, quanto tempo os usuários ficam na sua página, como estão as suas conversões.
Esses dados e vários outros você encontra no Google Analytics. Essa é uma plataforma que deve fazer parte da rotina de qualquer profissional que produz conteúdo para web.
15. Google Search Console
Como o usuário chegou até o meu conteúdo? Você já teve essa dúvida? O Google Search Console serve para sanar essa questão e muitas outras. A ferramenta identifica quais foram as palavras-chave utilizadas na busca do Google para encontrar o seu post.
Dessa forma, você compreende a real necessidade do usuário, pode melhorar o seu texto e criar outros para abordar demais pontos.
A plataforma ainda avalia a indexação do seu site, a velocidade para dispositivos móveis e aponta otimizações que você deve fazer para que os resultados sejam mais satisfatórios.
Ferramentas de edição de imagens
16. Canva
Já falamos aqui que um bom título é essencial para qualquer conteúdo, porém não podemos deixar a imagem de lado. Atualmente, existem ferramentas de imagens gratuitas no mercado que atendem praticamente qualquer tipo de negócio.
E, se você precisar fazer uma edição básica, recomendamos a utilização do Canva. Ele possui templates customizados, possibilidade de inserir texto, cortar a foto e muito mais. Você precisa apenas fazer um cadastro e começar a criar as artes.
17. Fotor
Se você trabalha com conteúdo, é bem possível que já precisou cortar, redimensionar ou colocar algum efeito em uma imagem, não é mesmo? Para essas tarefas básicas indicamos a utilização do Fotor, uma ferramenta simples e muito útil.
Com ela, você pode alterar alguns detalhes da foto para que ela fique dentro do que você deseja, desde inserir texto, borda até corrigir manchas e suavizar a pele.
Aqui no eNotas usamos essa plataforma com frequência por ser extremamente fácil e prática.
O marketing de conteúdo surgiu para fazer com que os questionamentos dos usuários sejam realmente respondidos. Por isso, é fundamental desenvolver textos de qualidade e que gerem valor para o público da sua marca.
Para auxiliar nesse trabalho, utilizar ferramentas para produzir conteúdos é essencial, já que poupa tempo, otimiza o seu trabalho e melhora a sua produtividade.
Você já conhecia essas plataformas? Utiliza alguma outra? Conte pra gente nos comentários!
Muito bom. Várias eu não conhecia. Vamos correr atrás do prejuizo.
Qual o site da ferramenta Máquina de Títulos?
O “original” maquinadetitulos me parece que não está no ar.
Mas, existem outras opções: O gerador de títulos da ImpactBND;
O gerador de títulos da InboundNow;
O gerador de títulos da Hubspot.
Só procurar no Google
ótimo conteúdo, parabéns!!!
=)