analise-de-concorrencia-semrush
MARKETING DIGITAL

Semrush: o que é e como usar a ferramenta de SEO

Atualizado há mais de 3 semanas

A vida de um empreendedor nem sempre é fácil na internet. São horas se dedicando a estudar as melhores ferramentas e estratégias para se conquistar o público e aumentar as conversões. 

Ao longo dessa jornada, muitas dúvidas surgem, como a escolha de palavras-chave, comportamento da concorrência e se as técnicas de SEO são usadas corretamente. 

Bom, quem conhece uma ferramenta possa ajudar nessas horas? Que tal o SEMrush? 

Se você quer saber tudo sobre o desempenho de uma estratégia de marketing de seu domínio ou reconhecer as melhores formas de se posicionar bem no Google, você precisa usar esse sistema. 

Não conhece a plataforma? Sem problemas! Continue no texto porque a hora de conhecer é agora!

O que é o SEMrush?

O SEMrush é um sistema de análise de SEO. Com ele, é possível fazer pesquisas estratégicas de uma campanha de marketing e ter dados que possibilitam potencializar conteúdos e até mesmo automatizar processos, como postagens agendadas em redes sociais. 

Ao utilizá-lo, você consegue encontrar as melhores palavras-chave para o seu blog, analisar o desempenho de sites concorrentes e saber o caminho mais fácil para a tão sonhada 1ª posição na SERP do Google

Toda a jornada de se conseguir bons resultados no marketing de conteúdo não é fácil, e é por isso que ferramentas, como o SEMRush, são aliados dos produtores e dos empreendedores que lidam com estratégias digitais. 

Portanto, resumidamente, o SEMrush é um web analytics que pode ser usado para acompanhar o seu desempenho do seu conteúdo ou do seu concorrente. Dessa maneira, você terá dados estratégicos agir precisamente e ter resultados melhores.

Por que é importante utilizá-lo?

Como você acabou de ler, o SEMrush é fundamental na hora de medir sua campanha de marketing. 

Com ele, você consegue não só mensurar a sua estratégia como também pode descobrir detalhes da concorrência que podem te ajudar, em muito, a entender o mercado. E não é à toa que o SEMrush é considerado uma das melhores ferramentas de SEO, já que tem funcionalidades que agregam muito ao seu dia a dia. 

Em outras palavras, você investe o seu tempo apenas em palavras-chave e oportunidades reais para melhorar a presença de sua marca na internet. 

semrushenotasbanner

Quais são as principais funcionalidades do SEMrush?

Já percebeu que a plataforma é vital para o bom andamento de sua campanha de marketing, não é?

Ainda não?

Ok, então prepare-se para conhecer melhor algumas das principais funcionalidades do SEMrush.

Análise de domínio

Com essa funcionalidade, é possível conseguir os números mais importantes de sua estratégia. E não só, já que você pode pesquisar sobre o domínio de um concorrente.

semrush1

Já deu pra perceber o quanto de informações importantes dá pra tirar só por esse campo de pesquisa, não é?

Na imagem anterior, você identifica o tráfego orgânico, os acessos pagos e a quantidade de backlinks para o seu domínio. Existem outras métricas também, como o custo médio que o seu tráfego orgânico teria se fosse pago e as principais palavras-chave que levam as pessoas ao seu site. 

E é claro que as vantagens não param por aí. 

Análise de palavras-chave

Quem trabalha com marketing de conteúdo sabe da importância das palavras-chave. São elas que rastreiam o seu site por meio das buscas do Google — ou outro buscador da internet, claro. 

E quais são as keywords que têm o melhor desempenho para o seu domínio? Nem sempre essa pergunta tem uma resposta fácil e, para obtê-la, é fundamental uma plataforma com o SEMrush. 

Ele analisa quais são as palavras-chave que geram tráfego orgânico para o seu site, o que ajuda a entender como os seus usuários chegam até o seu conteúdo. Ou seja, a partir do SEMrush, você descobre quais buscam feitas, por exemplo, no Google são as mais qualificadas e importantes para o seu negócio.

Além disso, a plataforma te dá um relatório completo sobre palavras-chave relacionadas, aquelas que variantes da principal e que também te ajudam a ser ranqueado no Google.

O SEMrush não só ajuda a saber quais são as palavras-chave ideais para você, como também ajuda a entender outras que pode ser utilizadas em sua campanha. Na plataforma, você terá acesso a uma visão geral com informações fundamentais sobre o termo pesquisado.

semrush2

Análise de backlink

O backlink é um recurso que dá autoridade a um domínio. É quando um site coloca um link para um conteúdo seu e vice e versa. Essa troca de links é observada pelos algoritmos do Google como referências de autoridade e, por isso, são essenciais para melhorar o posicionamento na SERP. 

O SEMrush possui uma visão completa de backlinks de um determinado domínio, em que é possível analisar quem os utilizam e a qualidade de cada um (porque o Google analisa também a procedência desses links, considerando se são sites que realmente oferecem conteúdos relevantes). 

É claro que, como sempre, é possível verificar as informações de qualquer domínio. Inclusive o da concorrência. 

semrush3

Comparativos de domínio

semrush4

Como o nome da funcionalidade diz, o SEMrush compara a performance de dois um mais domínios. Essa análise pode se tornar uma ferramenta poderosa para uma campanha, já que você pode acompanhar a evolução de algumas métricas. 

Mas, você pode também, observar quais são as particularidades de cada site, desde aquelas keywords exclusivas, o volume médio de pesquisa de cada e seu custo por clique.

Análise de ads

Todo mundo queria, em um mundo perfeito, ter alcance orgânico suficiente para se consolidar na internet, mas isso não é tão simples — principalmente no começo do negócio. 

Por isso, recorrer aos anúncios é uma saída viável graças ao seu custo-benefício. Desde, claro, que eles sejam realizados com as melhores práticas e feitos estrategicamente. 

E o SEMrush oferece um panorama sobre o desempenho de cada anúncio realizado por uma campanha.

Com o painel, você consegue ver o número de ads realizado por um domínio, as principais palavras-chave usadas, a forma como essas propagandas foram feitas. Veja um exemplo do site do Hotjar:

semrush5

Mapa de posicionamento competitivo

O mapa de posicionamento competitivo merece destaque, já que é bem visual e intuitivo. 

Ele compara como cada domínio se posiciona, o que se torna uma ferramenta de análise de desempenho interessante e fácil de ser e entendida. Lembre-se de que o SEMrush considera apenas os concorrentes na SERP do domínio analisado. 

semrush6

Quanto custa o SEMrush?

O SEMrush tem quatro planos com funcionalidades e preços variados, claro. Contudo, você pode realizar um período de testes. Sim! Você tem 7 dias gratuitos para se familiarizar com as funcionalidades e os benefícios da plataforma!

planos SEMRush

Pro

É o pacote mais básico e recomendado para freelancers, startups e profissionais de marketing internos. Perfeito para quem tem um orçamento mais limitado, mesmo que seus recursos também o sejam.  O valor mensal é $99,95. Para o anual, o preço cai para $83,28 por mês.

Guru

O plano mais adquirido pelos usuários e indicado para pequenas empresas e agências em crescimentos. Aqui, os relatórios e os acessos são mais estendidos, fornecendo também informações com dados históricos. 

O orçamento fica por $199 por mês na cobrança mensal e $166 para o pacote anual. 

Business

Esse é o pacote ideal para empresas já consolidadas no mercado e com forte presença na internet. Ela possui todas as funcionalidades dos planos anteriores, com relatórios sem marcas, acesso à API, limites e opções estendidos e integrado com o Google Data Studio

Seu valor é $399 por mês na cobrança mensal. O pacote anual, $333 por mês. 

Enterprise

Para aqueles que acham os pacotes anteriores ainda não o atendem, então, é no Enterprise que você encontrará o plano ideal. É personalizado e com recursos exclusivos. Para tê-lo, é preciso entrar em contato com o SEMrush. 

Você pode comparar os planos didaticamente no próprio site, em uma tabela bem intuitiva e que te facilitará a escolha do seu plano ideal. 

Certamente, você tem muito a conhecer e a experimentar como SEMrush. O importante é saber que ele é a ferramenta perfeita para ter melhores resultados em suas análises e impulsionar seus negócios!

Então, pare de perder tempo e comece a utilizar o SEMrush agora mesmo. Basta digitar o domínio que você deseja estudar no campo abaixo (lembre-se de mudar o campo "database" para "Brasil" na tela do SEMrush):

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.