As redes sociais possuem um papel fundamental no sucesso de qualquer negócio. Elas são um ótimo canal para estreitar o relacionamento com o seu público, conquistar uma audiência fiel e até aumentar as suas vendas. Porém, para obter resultados positivos, é imprescindível adotar estratégias de gestão de redes sociais.
Não adianta apenas divulgar os conteúdos, cada tarefa precisa ser pensada e analisada. Afinal, são 103 milhões de brasileiros presentes nas redes sociais, sendo que o Facebook é a mídia social mais popular por aqui.
Além disso, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de países que passam mais tempo na internet: 5,2 horas por dia via desktop e 3,9 horas por dia por dispositivos mobile, segundo a pesquisa do We Are Social. Está aí a importância da produção de um design responsivo.
Então, para que os seus objetivos sejam atingidos, a melhor alternativa é utilizar plataformas que vão otimizar as suas tarefas, aumentar a sua produtividade e mensurar os seus resultados.
Confira a nossa lista com as 14 melhores ferramentas para gestão de redes sociais.
Agendamento de publicações e monitoramento das redes sociais
O recurso de agendamento de publicações tem sido muito usado para colocar em prática o planejamento de posts nas redes sociais. Com ele, é possível já deixar todas as publicações da semana, por exemplo, já prontas e agendadas, poupando tempo e permitindo seguir um cronograma pré-definido.
Além disso, muitas ferramentas também permitem que você acompanhe as redes, reunindo comentários, curtidas e mensagens e notificando o usuário no caso de alguma menção.
Separamos algumas plataformas que permitem agendar e monitorar as redes. Confira:
1. Buffer
O Buffer é uma das plataformas mais famosas e completas para programar e gerenciar as postagens do Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn e Google+.
O mais interessante é que a ferramenta otimiza o tamanho das imagens para cada rede social. Além disso, é possível criar as suas próprias imagens pelo Pablo, o mecanismo de edição do Buffer.
Ele possui um plano gratuito, no qual é permitido controlar somente uma conta e o acesso é habilitado para um usuário. As outras opções variam de $10 até $399 por mês.
Diferenciais:
- Agendamento de publicações nas redes sociais;
- Encurtamento de links dentro do Buffer;
- Imagens otimizadas para cada rede social automaticamente;
- Criação de imagens próprias;
- Extensão do Chrome e app;
- Relatórios completos;
- Plano gratuito.
2. Hootsuite
O Hootsuite também é amplamente utilizado por profissionais de marketing digital devido à sua facilidade de uso.
A plataforma oferece cursos gratuitos com certificação de como gerenciar a própria ferramenta, dicas de gestão de redes sociais e como conquistar mais seguidores e engajamento.
Não há plano gratuito, apenas uma versão de teste de 30 dias. Os valores variam de $19 a $99 ao mês e ainda conta com soluções personalizadas.
Diferenciais:
- Certificações gratuitas com dicas sobre o software e como obter melhores resultados nas redes sociais;
- Customização do dashboard;
- Agendamento de postagens nas redes sociais;
- Relatórios em tempo real;
- Acompanhamento de hashtags no Instagram;
- Programação de posts para mais de 35 redes sociais, incluindo perfil e página do Facebook;
- Gerenciamento de equipe;
- Versão de teste de 30 dias.
3. Postcron
O Postcron é uma ferramenta para gestão de redes sociais. Com ela, é possível programar as postagens para o Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Pinterest e Instagram.
Além das fanpages, você também consegue automatizar as publicações para grupos e eventos do Facebook. Outra característica de destaque é a inserção automática da sua logomarca por meio de uma marca d’água em todas as imagens.
É uma das plataformas mais baratas do mercado, sendo que o plano básico custa R$29,66 com até 15 contas sociais e 3 membros.
Diferenciais:
- Um dos softwares dos mais baratos do mercado;
- Agendamento de publicações nas redes sociais;
- Inserção de marca d’água com logomarca em todas as imagens;
- Permissão de publicar em páginas, grupos e eventos do Facebook, além das redes sociais tradicionais;
- Possibilidade de postar até 1000 conteúdos de uma vez só a partir do Google Docs ou do Excel.
4. RD Station
O RD Station é uma plataforma que incialmente era mais focada em automação de marketing, mas atualmente também oferece criação de landing pages, disparo de email marketing, gestão de leads, análise de SEO e gestão de mídias sociais.
Tem planos a partir de R$329 /mês e é possível fazer um teste gratuito.
Diferenciais:
- Calendário de postagens com tudo que tem agendado e postado;
- Agendamento de postagens no Facebook, LinkedIn e Twitter;
- Monitoramento de menções no Facebook e Twitter;
- Análise de resultados de cada postagem, inclusive, apresentando o número de conversões de leads gerado por cada uma;
- Criação de anúncios no Facebook direto pelo RD Station Marketing.
5. Sprout Social
O Sprout Social apresenta inúmeras funcionalidades para a gestão de redes sociais, entre elas o monitoramento de perfis, bem como o acompanhamento de palavras-chave do seu interesse.
Com ele, você consegue acessar relatórios da sua concorrência, criar um calendário de conteúdo social e fluxos de trabalho.
Porém, essa é uma das ferramentas mais caras do mercado. O plano Premium custa $99 por usuário ao mês com a integração de 10 contas. Para quem está começando, o Sprout Social também oferece o pacote Deluxe no valor de $59 por mês por usuário.
Diferenciais:
- Agendamento de postagens nas redes sociais;
- Monitoramento de perfis e palavras-chave;
- Relatórios de referência da concorrência;
- Kit de ferramentas de CRM Social e atribuição de tarefas;
- Diagnóstico em nível de perfil, post e grupo;
- Criação de fluxos de trabalho;
- Segmentação do público-alvo;
- Criação de chatbots personalizados;
- Relatórios agendados e API de relatórios;
- Possibilidade de permanecer no mesmo plano e adquirir 5 contas sociais por $25,00 por mês;
- Teste gratuito de 30 dias.
6. MLabs
A MLabs também é uma plataforma brasileira, portanto, as cobranças são realizadas em real. Você pode programar as postagens para o Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, Youtube e Pinterest.
O principal diferencial é a capacidade de responder aos directs do Instagram e ao inbox do Facebook dentro da MLabs. Ela ainda permite a produção de posts em imagem, vídeo, gif, textos e links. Você tem a possibilidade de criar também um grupo de hashtags e assinaturas para as publicações.
Não há planos gratuitos, porém eles são personalizados de acordo com a sua necessidade. Por exemplo, para ter acesso às análises e agendar conteúdos de um perfil o valor é de R$12,90/mês no plano anual.
Se for utilizar apenas os agendamentos, nesse caso, o custo seria de R$4,13/mês anualmente.
Diferenciais:
- Possibilidade de responder ao direct do Instagram e inbox do Facebook dentro do MLabs;
- Agendamento de postagens nas redes sociais;
- Criação de tags personalizadas e direcionamento de redes para cada membro da equipe;
- Relatório sobre a concorrência;
- Criação de grupos de hashtags e assinaturas para os posts;
- Agendamento de publicações para as mídias sociais mais populares, além do Stories do Instagram e do Facebook;
- Segmentação do público para postagens no Facebook;
- Relatórios com a inserção da sua logomarca;
- Diagnóstico dos melhores horários para postagens no Facebook, Twitter e Instagram;
- Versão de teste de 7 dias e planos personalizados.
7. Agora Pulse
O Agora Pulse é uma ferramenta especializada na gestão de redes sociais, principalmente do Twitter, Facebook e Instagram. Com ela, você pode até republicar os conteúdos de acordo com a sua necessidade, principalmente aqueles que são evergreen.
A plataforma ainda disponibiliza uma calculadora do ROI do Facebook, análises dos concorrentes, perfis dos usuários e criação de fluxos de trabalho.
O pacote Small custa $49/mês com 3 anos e 1 usuário e o mais completo é o Enterprise que tem o valor de $299/mês com 40 contas e 12 usuários.
Diferenciais:
- Calculadora do ROI do Facebook;
- Agendamento de postagens nas redes sociais;
- Relatórios dos concorrentes e perfis dos usuários;
- App e e extensão do Chrome;
- Criação de fluxos de trabalho;
- Caixa de entrada para cada conta;
- Gerenciamento de membros;
- Moderação automática: o próprio software cria tags, sinaliza, oculta ou atribui as tarefas aos usuários;
- Criação de tags personalizadas para tweets e comentários;
- Monitoramento de palavras-chave e hashtags;
- Possibilidade de criar um Quiz no Facebook dentro do Agora Pulse;
- Transferência de relatórios para apresentações em Power Point;
- Versão gratuita de teste de 15 dias.
9. Everypost
O Everypost oferece o agendamento de postagens nas mídias sociais de acordo com a sua necessidade e conveniência pelo celular.
Além disso, você gerencia os membros da sua equipe, tem acesso a relatórios do Twitter e Facebook e customiza o seu conteúdo como desejar.
A plataforma possui uma versão gratuita, no qual permite uma conta de rede social, um usuário para gerenciar e 10 programações de posts. Além desse, também existem planos que variam de $9,99 até $99,99 ao mês.
Diferenciais:
- Agendamento de postagens nas redes sociais;
- Customização do conteúdo como desejar pelo celular;
- Relatórios com as melhores publicações, horários ideais para postar, concorrência, frequência e seguidores;
- Gerenciamento de equipes;
- Plano gratuito.
Monitoramento das redes sociais e acompanhamento de métricas
Além de estar em constante monitoramento das redes, é muito importante prestar atenção nos números. A partir de dados como número de visitas, cliques, comentários, curtidas, interação e engajamento, é possível compreender se as postagens está cumprindo seus propósitos. Para fazer isso, confira as ferramentas que separamos abaixo:
10. Cyfe
Se você gosta ou precisa de muitos relatórios, essa ferramenta é a ideal para você! Com ela, você monitora praticamente tudo que envolve a sua empresa, desde departamentos específicos como marketing e vendas até engajamento nas mídias sociais e posição dos conteúdos no Google.
Você deve apenas configurar o widget que você necessita com a plataforma. Por exemplo, o Cyfe se integra ao Facebook, Instagram, Google Analytics, MailChimp, Gmail e muitos outros.
Em relação às redes sociais, você pode acompanhar o número de seguidores, curtidas e tuítes e muito mais. São inúmeras opções!
Diferenciais:
- Integração com diversas canais, como Facebook, Instagram, Gmail, MailChimp, Google Analytics e muitas outras;
- Customização do dashboard como desejar;
- Relatórios em tempo real;
- Pode adicionar membros aos gráficos ou exportar os dados;
- Totalmente gratuita.
11. Quintly
O Quintly é uma ferramenta bem completa de análise dados. Com ela, você cria benchmarks do mercado e ainda acompanha os números dos concorrentes.
Dessa forma, é possível traçar estratégias para conseguir mais engajamento nas mídias sociais e melhorar o desenvolvimento das suas campanhas de anúncios.
Todos os planos são pagos, mas você pode testá-los gratuitamente por 14 dias. Os valores variam entre $129 e $479 por mês.
Diferenciais:
- Completa análise de dados de acordo com a sua necessidade;
- Criação de benchmarks do mercado e acompanhamento dos concorrentes nas redes sociais;
- Teste gratuito por 14 dias.
Relevância da marca nas redes sociais
12. Mention
O Mention tem como objetivo verificar a reputação da sua marca online. Portanto, ele acompanha em tempo real o que estão falando sobre a sua empresa. Assim, você tem a chance de responder as críticas e elogios o quanto antes.
Você ainda pode customizar os seus relatórios, acompanhar a concorrência e identificar os influenciadores da sua marca nas redes sociais.
A ferramenta é paga, mas oferece uma versão de teste gratuita. Os planos custam entre $29 e $99 por mês.
Diferenciais:
- Acompanhamento do que estão falando sobre a sua empresa na internet;
- Possibilidade de identificar oportunidades e problemas rapidamente nas mídias sociais;
- Versão de teste gratuita.
13. How Sociable
O How Sociable analisa o impacto da sua marca nas redes sociais. Ele apresenta a pontuação geral em cada mídia social durante uma semana.
Com ela, você consegue acompanhar as citações, curtidas, likes e compartilhamentos relacionados à sua empresa.
Há uma versão gratuita com recursos limitados, mas você pode assinar algum plano, sendo: $9 por 3 meses, $19 por 3 meses ou $99 por um ano.
Diferenciais:
- Mostra a relevância da sua marca nas redes sociais;
- É possível acompanhar o engajamento do público com conteúdos relacionados à sua empresa;
- Versão gratuita.
Conteúdos mais relevantes nas redes sociais
Não basta publicar conteúdo: é preciso criar e divulgar posts que gerem interesse. Por isso, algumas ferramentas dão insights importantes sobre temas que geram engajamento nas redes sociais! Se liga:
14. Buzzsumo
Sem dúvida, quem trabalha com mídias sociais tem que utilizar o Buzzsumo. Essa ferramenta mostra os conteúdos mais relevantes e com maior engajamento nas redes sociais.
Para utilizar é bem simples: você busca por uma palavra-chave e tem acesso aos 10 melhores resultados sobre o assunto no Facebook, LinkedIn, Twitter, Pinterest e Google+.
Esse é um mecanismo extremamente interessante quando você vai produzir um novo texto para o seu blog, por exemplo. Lá você verifica quais são os posts mais “bombados” e tira insights.
A versão gratuita é bem completa e atende a maioria dos negócios. Mas se você precisar de mais recursos pode contratar planos que vão de $79 até $559 por mês.
Diferenciais:
- Apresenta os conteúdos com maior engajamento nas mídias sociais de acordo com a palavra-chave pesquisada;
- Mostra influenciadores no assunto;
- É possível filtrar as pesquisas por língua, localidade, período e tipo de conteúdo;
- Versão gratuita bem completa.
10 ferramentas extras de gestão de redes sociais
- Bit.ly: encurtamento de URL’s e monitoramento delas.
- BuzzBundle: monitoramento de menções na internet por meio do nome da marca e palavras-chave.
- Powtoon: criação de vídeos com animações.
- Canva: criação de gráficos e imagens para as redes sociais.
- Easel.ly: criação de infográficos de acordo com a necessidade da empresa.
- FanpageKarma: monitoramento detalhado da página do Facebook com identificação de influenciadores.
- Feedly: agrupamento de notícias que interessam em um único ambiente.
Escolha a ferramenta para o seu negócio
Essas são as melhores plataformas para gestão de redes sociais disponíveis no mercado. Agora é com você, escolha qual delas melhor se adequa ao seu orçamento e a realidade da sua empresa.
Assim, você consegue documentar as suas estratégias, identificar influenciadores e traçar ações para melhorar a reputação da sua marca online.
E aí, já conhecia essas ferramentas de gestão de redes sociais? Aproveite também para saber como anunciar no Instagram!
Muito bom o texto, Gabriel! Acho que faltou apenas mencionar o Etus, que é sem dúvida uma das melhores opções de app para agendamento de postagem, geração de leads, cobertura de redes sociais e custo.
Valeu aí!
ótima postagem
Ta faltando a Etus aí na lista hein https://etus.com.br é a melhor na minha opnião , mas parabens pelo levantado
Muito bom Gabriel, mas inclua a Etus rsrsr
Olá gostei do que foi postado