Glossário do empreendedor: termos que você precisa conhecer

Atualizado há mais de 3 semanas

Glossário do empreendedor: termos que você precisa conhecer para dar o pontapé inicial no mundo empresarial e evitar confusões. Confira!

É fato que o universo do empreendedorismo possui um vocabulário com uma série de termos que, na maioria das vezes, não são reconhecidos pelas pessoas.

Em vista disso, nós separamos as 55 palavras mais utilizadas no dia a dia dos empreendedores para que você nunca mais confunda os termos. Ficou interessado? Continue a leitura.

A

Aceleradoras

De maneira geral, as aceleradoras são instituições de capital privado que financiam empresas e startups com alto potencial de crescimento.

Para isso, elas oferecem apoio financeiro, mentoria e treinamentos para que o negócio consiga se desenvolver com eficiência.

Em troca, as instituições aceleradoras ganham visibilidade de 5% a 15% das cotas das empresas que oferecem suporte.

Aporte

De forma resumida, o aporte é um subsídio, ou contribuição, dado para determinados fins. No universo do empreendedorismo, ele representa um investimento financeiro investido na sua empresa.

B

Benchmarking

O benchmarking é um processo de estudo da concorrência que é feito através de uma análise profunda das melhores práticas realizadas pelas empresas do mesmo setor. Dessa forma, torna-se possível aplicar tais ações em seu empreendimento.

Em outras palavras, é uma investigação detalhada com o propósito de identificar os diferenciais competitivos e características das empresas concorrentes, a fim de aperfeiçoar os seus próprios métodos, produtos e serviços.

Bootstrapping

Processo no qual o próprio empreendedor financia os gastos, ideias, pagamentos e projetos de sua empresa, sem levar em consideração o capital externo de outras instituições.

Business model

Há quem classifique o business model como um simples diagrama, porém o que faz desse modelo uma das ferramentas mais populares entre os empreendedores é que sua ideia central é permitir que o negócio seja completamente visualizado em uma única página. 

Business plan

Também conhecido como plano de negócios, o business plan representa uma ferramenta gerencial para as empresas desde seu nascimento (startup) até sua maturidade.

Ele tem como propósito alocar recursos humanos, tecnológicos e financeiros, identificando as oportunidades e antecipando as possíveis dificuldades.

Essa ferramenta, portanto, é fundamental para a continuidade da empresa, mesmo para aquelas que não buscam recursos financeiros, capitalização ou posicionamento no mercado. Independente do tamanho do seu negócio, é imprescindível elaborar um business plan.

C

Capital de giro

De forma resumida, o capital de giro é o dinheiro necessário para manter o empreendimento e garantir a continuidade da empresa. Ela abrange todos os valores em caixa, depositados em contas bancárias e contas a receber, além de outras obrigações que podem ser convertidas em dinheiro para liquidar as despesas do negócio.

Captação de recursos

Como o próprio nome diz, a captação de recursos é o esforço feio para obter investimentos, seja através de empréstimos bancários, fundos de financiamento ou investidores-anjo.

Canvas

O Canvas representa um modelo de negócios muito usado no universo do empreendedor.

Ele tem como estratégia planejar e desenvolver os valores e metas de uma empresa, por meio de um mapa visual formado por nove blocos com os seguintes tópicos: segmentação de clientes, custos, recursos e parcerias, fontes de receitas, principais atividades, entre outros.

Cloud computing

O nome em inglês que significa "computação em nuvem". Essa expressão se refere ao uso da memória e processamento de servidores e programas de Internet para amenizar arquivos ou para acessá-los de maneira mais prática.

Coworking

Espaço compartilhado por empreendedores e outros profissionais, voltado para a troca de ideias e conhecimento. 

Crowdfunding

O crowdfunding, também conhecido como financiamento coletivo, ocorre quando alguém ou um grupo pretende arrecadar uma quantia em dinheiro de pessoas que estão dispostas a colaborar com um projeto.

Essa forma de arrecadação usa ampla divulgação para que as pessoas interessadas possam tomar conhecimento do projeto. Para isso, são utilizados meios como a televisão, rádio, concertos de música e Internet.

Customer Development

A maioria das empresas iniciantes enfrentam problemas ao determinar seu modelo de negócios por terem uma visão errada sobre o mercado em que atuam. Sendo assim, o Customer Development permite que tudo possa ser testado, validado e mudado quando necessário, mesmo se o produto já foi lançado.

D

Deal Breaker

Representa um fator que impede a conclusão de uma negociação. Em outras palavras, é o momento de quebra de um acordo. 

Drag along

Também conhecido como Obrigação de Venda Conjunta, o drag along é uma cláusula contratual que tem como propósito proteger o acionista majoritário de uma empresa de capital aberto na bolsa de valores.

Due Diligence

Processo de diligência prévio realizado para detalhar informações de uma empresa alvo de negociação.

Esse procedimento é específico para cada organização, principalmente com relação à sua dimensão, e engloba questões de ordem financeira, contabilística, fiscal e jurídica.

E

Earnout

Acordo específico que garante a operação em uma empresa e uma compensação financeira para um empreendedor, caso ele venda o seu negócio. 

Escalabilidade

De forma geral, a escalabilidade é a possibilidade da empresa crescem em número de clientes e faturamento, sem a necessidade de aumentar os seus custos mensais. 

E-commerce

Também conhecido como comércio eletrônico ou loja virtual, o e-commerce é um termo fundamental para empreendedores porque é uma das maneiras mais rentáveis de ter o próprio negócio.

Com ele, é possível apresentar e vender seus produtos por meio de dispositivos móveis e computadores, através de plataformas digitais. 

F

Franquias

Sistema de negócios em que o proprietário de uma marca cede a outro empresário o direito de vender e distribuir os seus produtos, sempre seguindo um modelo padrão e regras de conduta próprias da empresa. Exemplos de franquias: Cacau Show, McDonald 's, O Boticário, Kumon, entre outros.

Funil de vendas

Modelo que identifica cada etapa do processo de vendas e, como resultado, cria estratégias para atrair potenciais clientes a fim de transformá-los em consumidores reais.

G

Google Analytics

Ferramenta do Google usada para acompanhar as visitas e conversões de uma empresa no mundo virtual, principalmente dos concorrentes.

Growth Capital

Modalidade de investimento realizada em empresas que possuem um certo grau de maturidade, mas que ainda apresentam bom potencial de crescimento para o futuro.

Growth Hacking

Novo conceito de marketing de conteúdo que preza pelo dinamismo, uso da criatividade e gestão tecnológica para desenvolver marcas e estratégias e para melhorar a experiência dos usuários.

H

Hurdle Rate

Taxa mínima que um investidor espera receber depois de apostar e financiar um negócio, de acordo com a sua taxa de risco.

I

Incubadora

Instituições privadas ou governamentais que ajudam micro e pequenas empresas com ideias, networking, aconselhamento e capital para desenvolverem o seu negócio.

Investidor-anjo

Normalmente, o investidor-anjo é um empresário, empreendedor ou executivo que já trilhou uma carreira de sucesso, acumulando recursos suficientes para investir em novas empresas. Além do dinheiro, esses investidores são responsáveis por trazer toda a infraestrutura, mentoria e contatos para que o negócio prospere.

J

Joint venture

Acordo comercial entre duas ou mais empresas de ramos iguais ou diferentes, que decidem reunir seus recursos para realizar uma tarefa específica, durante um determinado período.

K

KPI

Sigla usada para Key Performance Indicator, ou Indicador de Chave de Desempenho.

O KPI é responsável por mensurar o desempenho de todos os processos de uma empresa para colaborar com os objetivos definidos para o futuro.

L

Lean startup

Conjunto de processo usados por empreendedores para desenvolver produtos e atingir mercados com máxima eficiência, por meio do desenvolvimento de softwares e adoção de códigos abertos.

Love Money

Capital obtido por meio do aporte de familiares ou amigos. Normalmente, quem cede o dinheiro tende a realizar uma análise subjetiva a respeito do investimento, e não uma avaliação objetiva, que leva em consideração os riscos do negócio.

M

Marketing Digital

Conjunto de ações que uma empresa ou pessoa executa de forma online com o propósito de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. 

Meetup

Encontro de colaboradores de comunidades de startups e empreendedores de pequenas e médias empresas. O objetivo desse encontro é discutir ideias, trocar experiências e aumentar o networking.

MEI

Sigla usada para Microempreendedor Individual. É a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para se tornar um MEI, é preciso faturar no máximo até R$ 81 mil por ano e exercer suas atividades de forma independente.

Métricas

As métricas são medidas quantificáveis usadas para analisar o resultado de um processo, ação ou estratégia específica de uma empresa. De forma resumida, são medidas de desempenho de uma organização.

Mentor

Profissional que oferece suporte e encorajamento para que outra pessoa gerencie o seu próprio aprendizado, maximize seu potencial, desenvolva suas habilidades, aprimore sua performance e, como resultado, se torne uma pessoa melhor em sua função.

N

NDA (Non-Disclosure Agreement)

Também conhecido como Acordo de Confidencialidade ou Termo de Sigilo, o NDA é um acordo usado no momento em que há informações confidenciais que as partes gostariam de manter em sigilo.

Networking

Praticar networking é o mesmo que trabalhar a sua rede de contatos e seus relacionamentos com profissionais, fornecedores e potenciais clientes que podem beneficiar o seu negócio. Esse termo é muito importante no glossário do empreendedor e um dos primeiros passos que as empresas precisam ter para crescer. 

Newsletter

Também conhecida como boletim informativo, a newsletter representa uma publicação periódica das empresas para os assinantes, que tem como propósito divulgar informações relevantes para as pessoas interessadas no assunto. A atualização de seus produtos, eventos importantes ou novidades da empresa são exemplos de newsletter.

O

Open Source

Termo em inglês que significa código aberto. Ele diz respeito ao código-fonte de um software que pode ser usado para a criação de programas importantes no desenvolvimento tecnológico de uma empresa.

Outsourcing

Termo em inglês que significa terceirização, ou seja, representa a ação na qual uma empresa é contratada para desenvolver uma função específica para outra organização.

P

Patente

Documento pelo qual se confere e se reconhece o direito de propriedade e de uso exclusivo de uma invenção do requerente (aquele que entra com o pedido), podendo ser uma Pessoa Física ou Jurídica.

Pitch

Apresentação rápida de até cinco minutos, que tem como objetivo despertar o interesse do ouvinte sobre uma ideia, um negócio ou uma pessoa.

PME

A sigla se refere às pequenas e médias empresas, que contam com até 49 e 249 funcionários, respectivamente.

R

ROI

Sigla que denomina Return on Investment, ou Retorno sobre Investimento, em português. Basicamente, o ROI é a relação entre o que foi investido e o lucro em ações e campanhas de marketing.

Royalties

Valor cobrado pela utilização do nome e estrutura de uma empresa para os seus franqueados. O pagamento costuma ser realizado mensalmente e corresponde a uma porcentagem do faturamento dessas franquias.

S

Search Engine Optimization (SEO)

Conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar o posicionamento de sites no mecanismo de busca Google.

Spin-off

Empresa independente que nasce de outra (empresa-mãe). Sendo assim, ela usa todos os conhecimentos e estruturas já existentes para ampliar e inovar o negócio.

Stakeholders

Representa todas as pessoas que têm participação direta ou indireta na criação e no dia a dia de uma empresa. Os stakeholders, portanto, podem ser clientes, fornecedores, acionistas, funcionários, sócios, entre outros.

Startups

Empresa jovem com um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas. Apesar de não se limitar apenas a negócios digitais, uma startup precisa de inovação para não ser considerada uma empresa tradicional.

T

Term Sheet

Documento que reúne todos os termos e condições que fazem parte do acordo entre empreendedores e investidores-anjo durante o processo de negociação. Em outras palavras, são contratos comuns de parceria, que envolvem o investimento financeiro de recursos

V

Valuation

Termo em inglês que significa "avaliação" sobre o valor de mercado de uma empresa. Esse processo é baseado em estimativas, em que os analistas recomendam a compra, ou não, das ações desse negócio na bolsa de valores.

Validação

Espécie de suporte e uma forma de aprovação do trabalho, atendimento e serviço oferecido por uma empresa. 

Venture Capital (VC)

Termo em inglês que significa "capital de risco". Os VC's são recursos investidos para financiar as primeiras atividades de uma empresa para que ela consiga prosperar.

W

Webinar

Seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que normalmente permite a interação da audiência via chat. As principais plataformas de Webinars são o Youtube Live, WebinarJam e GoToWebinar. 

Esse é um formato de conteúdo super eficiente e muito usado para a geração e qualificação de potenciais clientes.

Gostou do glossário do empreendedor?

Esperamos ter ajudado você. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário. Até mais!

Guest post feito pela Foregon.

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.