Glossário do empreendedor digital e do creator: termos para conhecer e ficar de olho!

Atualizado há mais de 3 semanas

O mercado digital apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos, abrindo portas para diversos empreendedores e creators. Por meio da internet, se tornou possível ter o próprio negócio e alcançar a independência financeira. 

Porém, trata-se de um segmento relativamente novo, com muitos conceitos, termos, plataformas, tecnologias e ferramentas envolvidas. Para ajudar a entender melhor o mercado digital e como ele funciona, é primordial conhecer os conceitos básicos desse universo.

Para isso, preparamos esse glossário que todo empreendedor digital precisa conferir

Conheça todos os termos imprescindíveis para um profissional atualizado!

A

Afiliado

Pessoa que indica produtos e serviços feitos por outras pessoas, e que, ao concretizar a venda, ganha comissões por isso.

Antecipação de recebíveis 

Prática de antecipar os valores de vendas parceladas e transformá-los em recursos líquidos imediatos.

Automações

Recursos tecnológicos que tornam processos manuais em tarefas automáticas, simplificando o trabalho dos empreendedores digitais.

B

Banner

Arte exibida em sites e blogs para divulgar produtos, campanhas, condições especiais, materiais ricos ou qualquer outro tipo de conteúdo. 

Benchmarking

Pesquisa de mercado avaliando referências em diversos campos de atuação, desde gestão empresarial, estratégias de conteúdos, tipos de serviço e quaisquer setores envolvidos com um negócio. 

C

Chatbot

Tecnologia que simula uma conversa humana por chat, muito usada para atendimentos online.

Checkout

Página em que a compra é feita, depois de selecionar os itens, preencher os dados e selecionar a forma de pagamento. 

Checkout transparente

Recurso em que o cliente não precisa sair da página da loja para concluir uma compra.

Conversão

Quando um lead completa uma ação em sua página (assinar uma newsletter, se cadastrar para receber um material, fazer uma compra).

Coprodução

Parceria entre empreendedores digitais, para vender ou criar um produto digital, em que um produtor se une a um coprodutor.

Coprodutor 

O coprodutor digital é aquele que produz, em parceria com outro produtor, um produto digital. 

Copywriting

Técnicas de texto persuasivo para convencer e estimular uma tomada de ação.

Creator

Criador de conteúdo, cujo foco é a produção de conteúdo para a internet, que pode ser feito em diversas plataformas e formatos. 

Creator Economy

Economia dos criadores de conteúdo, que lida com tudo o que gira em torno da criação e consumo de conteúdo online, incluindo a interação.

Crossell

Técnica de vendas em que se recomenda a compra de um produto que incrementa a aquisição inicial.

CTA

Chamada para ação com o objetivo de conduzir o leitor a dar um próximo passo e interagir com a sua marca.

CTR

Métrica do marketing digital que mostra a relação entre o número de cliques e o número de visualizações de um anúncio.

Custo de Aquisição de Clientes

Custo de Aquisição de Clientes é uma métrica que indica quanto um negócio gasta para ter um cliente, em média.

Custo por lead

O CPL ou custo por lead é uma métrica que mede o investimento do negócio para conquistar um potencial cliente.

D

Downsell

Técnica de vendas em que se oferece ao cliente um produto com valor menor do que o item pelo qual ele originalmente se interessou.

E

Ebook

Material em formato digital que pode ser lido e acessado em dispositivos eletrônicos como smartphones, computadores e tablets, feito com o objetivo de educar o mercado a respeito de algum assunto. Ele serve como complemento para levar conhecimento ao público de maneira acessível.

E-commerce

Também conhecido como comércio eletrônico ou loja virtual, o e-commerce é um termo fundamental para empreendedores porque é uma das maneiras mais rentáveis de ter o próprio negócio. Com ele, é possível apresentar e vender seus produtos por meio de dispositivos móveis e computadores, através de plataformas digitais. 

Email marketing

Campanha de marketing digital com foco na divulgação de um negócio ou produto por meio do e-mail. 

F

Formulário

Material para recolher dados de um visitante, que fornece as informações em troca de algo (um material rico, condições especiais, assinatura de newsletters, etc).

Funil de vendas

Modelo que identifica cada etapa do processo de vendas e, como resultado, cria estratégias para atrair potenciais clientes a fim de transformá-los em consumidores reais.

G

Gatilhos mentais 

Gatilhos mentais são os estímulos que influenciam as decisões de uma pessoa.

Google Ads

Plataforma que permite a divulgação de marcas, produtos e serviços, ganhando grande destaque nas páginas de resultados de buscas. 

Google Analytics

Ferramenta de análise de métricas de um site, blog ou página, oferecendo dados sobre acessos e engajamento, bem como dados sobre o público. 

Google Search Console

Google Search Console é uma plataforma e um serviço gratuito oferecido pelo Google a administradores de sites de Internet, criada com o objetivo de ajudar a acompanhar a visibilidade das páginas no buscador.

Google Trends

Plataforma do Google oferece informações sobre o que as pessoas pesquisam na web, oferecendo insights sobre as principais tendências mais procuradas do momento.  

Growth Hacking

Novo conceito de marketing de conteúdo que preza pelo dinamismo, uso da criatividade e gestão tecnológica para desenvolver marcas e estratégias e para melhorar a experiência dos usuários.

H

Hotmart 

Plataforma que intermedeia a venda de produtos digitais, com mais de 370 mil produtos cadastrados, 26 milhões de usuários e vendas realizadas em mais de 188 países.

Hotlink

Link da Hotmart, gerado com um rastreador para identificar cada venda. 

I

Inbound Marketing

Estratégia de marketing digital com o objetivo de atrair e conquistar potenciais clientes, utilizando conteúdos relevantes e técnicas para garantir que o negócio seja mais facilmente encontrado.

Influencer

Produtor de conteúdo digital, capaz de influenciar seu público estimulando ações e comportamentos.

Infoproduto

Produto digital distribuído pela internet. Eles são vendidos ou fazem parte de uma recompensa para captação de leads, quando disponibilizados gratuitamente.

K

KPI

Sigla usada para Key Performance Indicator, ou Indicador de Chave de Desempenho.

O KPI é uma métrica que analisa o desempenho de todos os processos de uma empresa.

L

Lançamento

Prática de disponibilizar e divulgar um produto digital, liberando-o para compra.

Landing Page

Página construída com o objetivo de estimular uma tomada de ação por um potencial cliente.

Lead 

Pessoa com potencial para se tornar um cliente. 

Link Building

Processo de inclusão de links internos e externos em seu site.

M

Marketing de afiliados

Estratégia em que uma pessoa vende o produto de terceiros, em troca de uma comissão por cada venda realizada.

Marketing de influência

Estratégia de publicidade feita por influenciadores digitais, em que eles promovem determinado negócio ou produto para seu público. 

Mastermind

Mastermind é o termo usado para denominar as trocas entre grupos de pessoas que se unem para compartilhar conhecimentos, aprendizados e experiências, com o objetivo de realizar ou concretizar um propósito específico. 

Material rico

Material completo sobre um determinado assunto, com informações mais profundas que um blog post. Pode ter diversos formatos, como ebooks, infográficos, planilhas, etc. 

MEI

Sigla usada para Microempreendedor Individual. É a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para se tornar um MEI, é preciso faturar no máximo até R$ 81 mil por ano e exercer suas atividades de forma independente.

Metaverso

Integração entre o mundo virtual e real, construído pela Meta, em que uma nova realidade virtual e a aumentada formam um “novo mundo”.

Métricas

Medidas quantificáveis usadas para analisar o resultado de um processo, ação ou estratégia específica de uma empresa. De forma resumida, são medidas de desempenho de uma organização.

N

NFT

NFTs são ativos digitais, recursos intangíveis, que constituem o patrimônio de uma empresa ou indivíduo.

Networking

Construção de uma rede de contatos profissionais que ampliam relacionamentos com colegas, fornecedores e potenciais clientes 

Newsletter

Publicação periódica das empresas para os assinantes, que tem como propósito divulgar informações relevantes para as pessoas interessadas no assunto. A atualização de seus produtos, eventos importantes ou novidades da empresa são exemplos de newsletter.

P

Palavras-chave

Termos que são o tema principal de um conteúdo, que geralmente representam buscas que usuários fazem na internet. 

Persona

Representação fictícia do cliente ideal de um negócio.

Pixel de rastreamento

Ferramenta da Hotmart que permite aos produtores e afiliados receberem mais informações sobre seus visitantes em plataformas.

Produto digital

Qualquer tipo de produto em formato digital, distribuído online. 

Produtor digital

Pessoa que produz materiais e conteúdos digitais. 

Programa de afiliados

Estratégia de marketing que une quem cria e quem vende um infoproduto.

R

Remarketing

Estratégia que exibe anúncios para  usuários que demonstraram interesse em determinados produtos, serviços ou negócios ou que tiveram algum contato com a marca, relembrando potenciais clientes. 

ROI

Sigla que denomina Return on Investment, ou Retorno sobre Investimento, em português. Basicamente, o ROI é a relação entre o que foi investido e o lucro em ações e campanhas de marketing.

S

Saas

Sigla de Software as a Service, ou seja, soluções tecnológicas em que você adquire um serviço pela internet. 

Search Engine Optimization (SEO)

Conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar o posicionamento de sites no mecanismo de busca Google.

Split de notas

Divisão da nota fiscal de um mesmo pagamento em uma nota de serviços e uma nota de produto.

Storytelling

Prática de contar histórias com narrativas envolventes e atrativas, gerando engajamento do público. 

T

Taxa de rejeição

Porcentagem de usuários que entraram em uma página ou site e saíram sem clicar ou interagir com nada.

Taxa de retenção

Porcentagem de tempo que uma pessoa fica em um conteúdo.

Testes A/B

Teste de variáveis para identificar quais formatos de página tem melhor desempenho.

Tráfego orgânico

Acessos em um site ou página conquistados naturalmente, sem nenhum tipo de anúncio.

U

Upsell

Técnica de vendas em que se incentiva a compra de um produto com valor superior ao item que despertou o interesse do lead originalmente. 

V

Vídeoaula

Aula no formato digital, feita em formato de vídeo e disponibilizada na internet. 

W

Webinar

Material online em vídeo, gravado ou ao vivo, que normalmente permite a interação da audiência via chat. As principais plataformas de Webinars são o Youtube Live, WebinarJam e GoToWebinar. Esse é um formato de conteúdo super eficiente e muito usado para a geração e qualificação de potenciais clientes.

WordPress

Plataforma para publicação de conteúdos em blogs e sites.

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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