Growth Hacking: o que é e como aplicar essa estratégia

Atualizado há mais de 3 semanas

O marketing digital cresceu consideravelmente nos últimos anos, sendo adotados por muitos negócios como estratégia de divulgação e comunicação com a audiência. No entanto, ficou claro que esse campo de conhecimento pode proporcionar muito mais do que a promoção do empreendimento, e contribuir efetivamente para o seu crescimento de forma rápida.

Esse é o objetivo do Growth Hacking, estratégia que tem sido implementada cada vez mais no mundo corporativo para escalar negócios. A ideia é possibilitar o desenvolvimento ágil, encontrando formas de otimizar tarefas e poupar tempo. 

Mesmo com o crescimento de sua popularidade, o Growth Hacking ainda é uma área relativamente nova, e muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com esse conceito. Por isso, preparamos esse post para explicar o que é Growth Hacking e como você pode começar a aplicar essa tática agora mesmo. 

O que é Growth Hacking?

O Growth Hacking é uma estratégia de negócios com foco no crescimento de negócios a partir do desenvolvimento de ações que tornem esse processo mais rápido. Indo na contramão do desenvolvimento gradual do empreendimento, essa estratégia utiliza hipóteses, análises e soluções para otimizar processos, poupando tempo e gastos.  

O próprio nome já indica o objetivo: a ideia é alcançar o crescimento (growth) por meio de atalhos (hacks) que ajudem a cortar caminhos. Por isso, a estratégia faz parte da rotina de muitas startups e negócios que desenvolvem uma mentalidade de processos mais rápidos e ágeis. 

Para que serve o Growth Hacking?

Na prática, o Growth Hacking tem algumas metas que contribuem efetivamente para o crescimento do negócio. Confira as principais funções dessa estratégia:

Definir metas de crescimento

Já sabemos que o Growth Hacking tem como objetivo o crescimento, mas quais são as metas que vão orientar esse crescimento? Afinal, um negócio pode crescer de diversas formas, como no faturamento, número de clientes, ticket médio, entre outras métricas. Por isso, uma das funções dessa estratégia é definir qual será o padrão de crescimento almejado e analisado. 

Experimentos e testes

Os testes são pilares do Groth Hacking, e ajudam a entender quais estratégias funcionam para o seu negócio, e quais não são indicadas. Os famosos Testes A/B, por exemplo, fazem parte da rotina do Growth Hacking, sendo ajudando a orientar as ações para garantir maior assertividade.

Economia de gastos e tempo

A ideia do Growth Hacking é encontrar atalhos para que o crescimento seja mais rápido, mas também mais econômico. Uma de suas funções é combinar esses dois elementos, garantindo que as ações tomadas sejam as mais ágeis e vantajosas. 

Como aplicar Growth Hacking?

O Growth Hacking é uma estratégia que varia bastante de negócio para negócio, já que cada empreendimento tem cenários e metas diferentes. Porém, é possível seguir alguns passos para aplicar a estratégia, de acordo com as necessidades do seu negócio. Confira algumas etapas necessárias para implementar o Growth Hacking com sucesso:

  1. Defina prioridades

O primeiro passo para colocar uma estratégia de crescimento em prática é identificar o que deve ser priorizado. Essa etapa é fundamental para organizar as ações e orientar as próximas etapas, definindo o que será feito primeiro e permitindo desenvolver um planejamento

Por isso, identifique os principais problemas, dificuldades ou mudanças que precisam ser feitas, e determine quais são mais urgentes. Por exemplo, suponha que você venda produtos online, tem muitos acessos na sua página e as pessoas chegam até a parte final do carrinho de compras, mas abandonam o processo e a conversão não acontece. é hora de investigar o que está acontecendo e priorizar essa demanda. 

  1. Investigue o problema

Agora que você já encontrou ações e projetos que precisam ser prioridade no seu negócio, é preciso entender cada caso. Retomando o exemplo anterior, é necessário compreender porque seus clientes estão abandonando o carrinho. Para isso, é preciso trabalhar com hipóteses. 

O abandono do carrinho pode acontecer por diversos motivos, como por exemplo, um valor de frete acima do esperado, prazos de entregas que não satisfazem o cliente ou até mesmo distração do cliente, fazendo-o esquecer de concluir a compra. 

Para criar essas hipóteses, você pode fazer um brainstorming e separar as principais ideias para desenvolver os próximos passos.

  1. Pense em possíveis soluções

Explorando as hipóteses do que pode causar problemas e dificuldades que o seu negócio esteja enfrentando, é possível pensar em soluções para resolvê-las. Para trabalhar na solução, é preciso pensar em todas as ações necessárias para colocá-la em prática, bem como prazos para cada tarefa, quais métricas serão acompanhadas para medir o progresso e quais pessoas do time estarão envolvidas. 

Além disso, pense em todas as ações necessárias para fazer o acompanhamento desse processo, como reuniões, follow-ups, análises, desenvolvimento de relatórios ou qualquer mecanismo que ajude a registrar e acompanhar o progresso. 

  1. Faça testes

Lembra que falamos sobre como os testes são importantes para o Growth Hacking? Isso acontece porque é por meio de experimentos que será possível identificar quais atalhos, ou seja, estratégia, funciona para seu caso. Assim, você pode saber quais táticas se tornaram estratégias. 

Por isso, faça testes A/B para descobrir soluções efetivas para os problemas. Registre resultados e faça comparações para entender o que funciona melhor. 

  1. Análise de resultados

Depois de testar possibilidades, é hora de analisar os resultados. Essa etapa é fundamental para entender melhor como aprimorar experimentos e poupar tempo. Reveja se as hipóteses formuladas estavam corretas, se as soluções pensadas realmente contribuíram para resolução do problema e quais elementos contribuíram para o sucesso nos testes. 

O Growth Hacking é ideal para o meu negócio?

O Growth Hacking pode e deve ser aplicado em qualquer tipo de negócio. Afinal, essa metodologia se baseia na exploração de soluções que contribuem diretamente para o crescimento do negócio, ajudando a transformar o empreendimento em um negócio sustentável e escalável. 

Além disso, o Growth ajuda a tornar as estratégias adotadas na empresa em mecanismos mais assertivos, com foco em resultados eficientes. Isso ajuda a diminuir custos desnecessários, poupa tempo que seria gasto com táticas falhas e ajuda a aprimorar os planejamentos para próximos projetos. 

Para aplicar o Growth Hacking é importante seguir os passos descritos acima, e contar também com ferramentas que tornem os processos mais ágeis, como o Google Analytics. Essas ferramentas, inclusive, podem ser aplicadas em outros segmentos do negócio, automatizando processos que vão otimizar o crescimento de todas as áreas. 

Uma solução de emissão automática de notas fiscais, por exemplo, agiliza o processo e fornece mais tempo para a dedicação em projetos que vão realmente ajudar o negócio a crescer. 

Esperamos que esse post tenha te ajudado a entender melhor o que é o Growth Hacking e como ele pode contribuir com a sua empresa! 

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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