8 hábitos saudáveis que um empreendedor deve ter

Atualizado há mais de 3 semanas

Para ter qualidade de vida, é necessário investir em hábitos saudáveis. Alterar a rotina não é algo que acontece da noite para o dia, por isso, tenha persistência. Não se deixe levar pela correria do dia a dia, pois, isso te direciona a tomar as atitudes mais fáceis, como comer um biscoito em vez de uma fruta.

Hábitos são ações repetidas que se tornam rotineiras. Sendo assim, um hábito saudável vai além do que comer um alimento saudável em um dia da semana, e se esquecer dos outros seis dias.

Manter a qualidade de vida e prezar pela saúde não só te possibilita viver mais, como  também proporciona melhoria dos aspectos emocionais. Além disso, é possível prevenir doenças, fomentar o crescimento profissional e garantir o bom funcionamento das atividades cerebrais.

E a nossa sociedade está mudando também. Com o crescimento de influencers nos ramos de nutrição e de academias, a busca por hábitos saudáveis também aumentou.

Neste post, você aprenderá os melhores hábitos saudáveis que um empreendedor deve ter, e verá que não é tão complicado como parece. Tudo é questão de planejamento.

Benefícios dos hábitos saudáveis

Os hábitos saudáveis trazem diversas vantagens, como:

Prevenção de doenças

Com a alimentação equilibrada e balanceada, o sistema imunológico é fortalecido. Isso evita diversas doenças, como a gripe e até mesmo o câncer em casos mais específicos.

Saiba que a ansiedade e a depressão, por exemplo, podem ser eliminadas também, já que alguns quadros clínicos estão relacionados à falta de nutrientes.

Corpo saudável

Com a alimentação saudável e a ingestão correta de fibras e água, o funcionamento do sistema digestivo se torna mais eficiente, resultando em saúde a curto e a longo prazo.

Como consequência disso, há melhora no humor e na disposição para realizar atividades no trabalho, em casa e na academia. O envelhecimento precoce também é adiado. Ou seja, deve-se ter hábitos saudáveis para prosperar e viver mais.

Equilíbrio entre mente e corpo

Você já se sentiu desmotivado para trabalhar ou fazer simples tarefas de sua rotina, como sair com amigos ou preparar o almoço de sábado? Em algumas ocasiões, isso pode ser um reflexo da falta de bons hábitos.

Ao colocar o seu corpo em movimento, se alimentar bem e cuidar de sua saúde mental, você conhece melhor a sua personalidade e tem mais disposição para viver melhor.

8 hábitos saudáveis que um empreendedor deve ter

Por mais complicado que pareça manter uma rotina saudável e resistir à tentação de comprar aquela coxinha engordurada da esquina, algumas práticas simples, podem te ajudar a colocar a saúde em dia.

A seguir, você aprenderá os 8 hábitos que um empreendedor deve ter para manter uma rotina saudável.

1. Durma bem

Dormir, em média, 8 horas por noite é o ideal para o descanso do corpo e da mente. Entretanto, além das horas dormidas, é importante que o sono seja de qualidade. Para isso, a alimentação saudável e as atividades físicas são essenciais.

A falta de sono é um problema comum nos dias atuais, uma vez que as rotinas estão cada vez mais estressantes e atarefadas. Quando você não dorme bem, o cansaço, a falta de atenção e a queda de produtividade podem atrapalhar a sua performance no trabalho.

Para ter qualidade de sono, é necessário criar hábitos, como:

  • reduzir as horas conectado no celular perto do horário de dormir;
  • meditar;
  • ingerir alimentos mais leves à noite. 

2. Coma alimentos saudáveis

Você já escutou a frase “você é o que você come”? Pois é dessa forma que o nosso corpo funciona. Os alimentos que você ingere representam uma das principais fontes de energia para o seu corpo.

Normalmente, manter todas as refeições saudáveis é um desafio com a correria da rotina, não é mesmo? Para evitar que você se alimente dos primeiros lanches que aparecerem na frente, prepare a sua alimentação antecipadamente.

Ao iniciar uma semana, planeje o que será feito nos lanches, nos almoços e nos intervalos. É possível deixar alguns ingredientes pré-cozidos e congelados, agilizando ainda mais o preparo dos alimentos. O mesmo pode ser feito com as frutas, deixe-as lavadas para facilitar no momento da fome.

3. Exercite-se

Exercícios físicos ajudam o organismo a eliminar as toxinas do corpo e estimular os hormônios que previnem doenças e causam o bem-estar.

Para incluir exercícios na sua rotina, não é necessário ser um maratonista e correr 10 km por dia. Existem táticas que podem ser aplicadas no dia a dia de qualquer um, reservando de 10 a 15 minutos por dia, como:

  • pegar o seu ônibus um ponto mais longe para fazer uma breve caminhada;
  • subir um ou dois andares de escada em vez de usar o elevador;
  • voltar a pé para casa, caso seja viável;
  • passear com o cachorro duas ou três vezes por dia em sua vizinhança.

4. Mantenha relacionamentos saudáveis

Relacionamentos fazem parte da rotina de todas as pessoas, e é comum que nem todos a sua volta sejam de fato agradáveis. Por isso, é importante priorizar os relacionamentos saudáveis e reservar um tempo para ficar com quem você gosta e com quem te inspira.

Uma boa prática é unir o lazer com os relacionamentos e fortalecer as relações e o senso de pertencimento de grupo. Isso traz benefícios para todas as áreas da vida.

5. Reserve um tempo para lazer

Trabalhos e reuniões são importantes, mas você deve ter tempo exclusivo para o lazer e descanso também.

Pense no que te faz feliz, seja passar um tempo com a família e amigos, seja apostar em corridas de kart. Independentemente do que for, reserve um tempo na sua agenda para isso.

O tempo de lazer é o que proporciona um descanso para a mente, além da liberação dos famosos hormônios da felicidade (endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina), que fazem muito bem para a saúde e humor de todos.

Leve esse assunto a sério e se organize como em sua rotina profissional.

6. Manere com as redes sociais

O uso de redes sociais em excesso pode ser prejudicial à saúde. E isso não é fake news para assustar crianças. Existe uma relação entre o uso frequente do Facebook e do Instagram, por exemplo, com os problemas de saúde mental, como a depressão, ansiedade e angústia.

Redes sociais, como o Instagram, são normalmente bombardeadas com perfis de “vidas perfeitas”. E, por mais que seja perceptível que nem todos tenham a vida perfeita que expõem nas redes sociais, o estímulo causado prejudica a sua saúde mental.

7. Não tenha medo de terapias

Terapias e acompanhamentos psicológicos ajudam as pessoas a resolverem e a entenderem as suas questões emocionais.

Por meio desses acompanhamentos, os estresses e os problemas diários podem ser amenizados e até eliminados. E não há nada de errado em procurar um profissional da área psicológica nessas horas.

As terapias auxiliam com o aumento da inteligência emocional, influenciando diretamente na sua vida profissional e ampliando o seu autoconhecimento.

8. Faça pausas

O aumento de produtividade do seu trabalho está relacionado ao seu tempo de descanso. Você pode achar contraditório, mas o intervalo de descanso e as pausas durante a sua rotina tornam o seu cérebro mais produtivo.

Isso acontece porque, após períodos extremos de sobrecarga de informações, o nosso cérebro diminui o seu rendimento. Desse modo, pausas de 10 minutos a cada uma hora ou uma hora e meia otimizam a eficiência por aliviar a carga de dados enviada ao cérebro.

Ao receber as tarefas da rotina, verifique o prazo e se organize. Realize uma atividade por vez para não impactar na produtividade. E cuide do bem-estar físico e emocional para que o seu desempenho seja otimizado e saudável, prezando pela qualidade acima da quantidade.

O excesso de trabalho pode gerar a Síndrome de Burnout, que traz consequências como a exaustão física, o cansaço, o desânimo, a ansiedade e as dores musculares. Sendo assim, para evitá-la, é importante alternar o serviço com pequenas pausas e dar um alívio para o seu corpo e a sua mente.

Conclusão

Neste post, você aprendeu que os hábitos saudáveis vão além de comer uma maçã na segunda-feira e que algumas práticas simples te ajudarão a manter uma rotina positiva.

Você pode notar que os hábitos que foram citados estão todos interligados. Quando você se alimenta melhor, tem mais energia para fazer uma caminhada, por exemplo. Por isso, mesmo que uma pequena mudança não pareça significativa, pode ter certeza que já é um começo.

Faça um planejamento semanal da sua alimentação e das suas atividades e, aos poucos, essas ações se tornarão hábitos. Todo esforço feito hoje trará benefícios amanhã.

Gostou desse post? Então continue com a gente e conheça 7 apps para construir novos hábitos!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.