Descubra as 7 melhores ferramentas para criar landing pages

Atualizado há mais de 3 semanas

As landing pages são páginas próprias para a captação de leads. E para isso, elas precisam ser convincentes: ter recursos para engajamento e atração do visitante para realizar determinada ação.

Essas páginas, hoje, são uma das principais estratégias de marketing das empresas e para que elas sejam realmente eficientes e gerem resultados acima do esperado, precisam ter alguns elementos e serem feitas em plataformas específicas.

Até mesmo para ter seus resultados bem avaliados. Por isso, siga a leitura e descubra mais sobre as landing pages, como elas podem ser o diferencial da sua estratégia e quais as melhores ferramentas para criar uma!

O que é uma landing page

A landing page é a página em que uma pessoa tem o primeiro contato com um site. A tradução de landing page é “página de pouso” ou “página de aterrissagem”.

Contudo, esse conceito não compreende totalmente a função de uma LP. Essa página é usada atualmente como uma ferramenta de conversão.

Ela é pensada e criada para ter recursos em que o visitante se sinta motivado a converter: seja para efetuar uma compra ou baixar algum material — desde que ele preencha um formulário de deixe seus dados conscientemente.

A primeira vista, uma landing page é uma página bem simples: com um título, um texto descritivo, muitas vezes uma imagem e o formulário em que o visitante preenche com seus dados.

Mas, todos esses elementos são estudados para criar um ambiente perfeito para estimular o usuário a realizar a ação desejada, que, muitas vezes, é uma conversão para lead.

Quais as melhores ferramentas para criar landing pages

Para que a landing page seja eficiente, nada melhor do que ter uma plataforma própria para a criação e mensuração de resultados dela.

Essas ferramentas precisam ter recursos para a criação e relatórios personalizáveis para a mensuração de resultado das landing pages.

Como as LP são uma ferramenta muito popular e importante para os negócios, é possível encontrar diversas plataformas de criação de landing pages no mercado.

Confira seis delas.

Hubspot

Conhecida por ser uma das referências em marketing no Brasil, a Hubspot tem uma das mais completas ferramentas para criação de landing page do mercado.

Na verdade, a Hubspot tem soluções que englobam todo o inbound marketing: de segmentação de e-mail marketing a publicações em blog.

A plataforma oferece um pacote gratuito para quem é iniciante, mas com recursos limitados. Com as versões pagas, você tem acesso a aplicações que garantem não só análises complexas de sua performance, como autonomia para criação e personalização das LPs.

RD Station

A principal empresa brasileira no segmento de inbound marketing, a RD Station possui uma plataforma completa para quem quer criar e segmentar estratégias.

Ela é uma das principais alternativas para a hubspot, com planos dos mais variados e um diferencial que é a sua interface simples e intuitiva.

Além de ser uma opção vantajosa para a criação de landing pages, com a RD você ainda automatiza fluxos de e-mail, qualifica leads e tem campanhas inteligentes que consideram o perfil de cada lead gerado.

Hotmart Pages (KlickPage) 

A Hotmart já se destaca como uma das principais plataformas de afiliados do mercado e agora, com a antiga KlickPage, está na linha de frente das estratégias de marketing. 

O serviço agora chamado de Hotmart Pages é feito especialmente para aquelas pessoas que não possuem muita familiaridade com design. 

Ela possui recursos de IA que permite criar páginas incríveis em poucos minutos, permitindo sua customização.

A ferramenta da Hotmart ainda possibilita criação de e-mails, acesso a uma ferramenta de webinário e suporte especializado! 

HeroSpark

A HeroSpark permite aos usuários criar landing pages personalizadas para converter visitantes em leads. 

A plataforma oferece modelos pré-prontos personalizáveis gratuitamente. Então, é possível criar a sua página a qualquer momento, sem nenhum custo.

Além disso, a grande vantagem é que esta ferramenta não se limita apenas a landing pages, oferecendo uma gama de outras ferramentas e recursos para ajudar profissionais de marketing.

A plataforma oferece desde construção de páginas, funis de vendas, disparo de e-mails até checkout, processamento de pagamentos e área de membros, integrando tudo numa única solução.

Wix

Reconhecida como uma das plataformas mais populares de criação de blog e sites, a Wix possui também recursos para elaboração de landing pages.

Uma das suas principais vantagens é a disponibilização de templates prontos e uma fácil adaptação deles para o mobile.

Sem esquecer que a Wix possui todo um recurso capaz de realizar análises de SEO e a possibilidade de planos pagos que permite uma personalização maior das criações. 

LeadPage

A LeadPage possui recursos completos para a criação de estratégias de marketing. Para além das landing pages, a plataforma dá a opção de elaboração de pop ups e barras de alerta, dando a chance de diversificar a estratégia de marketing.

Com todas essas possibilidades, você pode otimizar o acompanhamento de suas estratégias em um único lugar.

Sem esquecer que a criação desses materiais é muito fácil, com recursos intuitivos e bem simples de serem feitos.

KickoffLabs

A KickoffLabs é uma das alternativas mais em conta para quem ainda está escalando um negócio.

A plataforma dá gratuitamente seus recursos para até 500 leads por mês e um preço muito em conta para seus planos pagos.

Além disso, a plataforma permite rastreamento de usuário e customização de templates prontas, otimizando todo o processo de criação de landing pages.

Características que uma boa landing page deve ter

As landing pages são páginas em que um usuário visita e precisa fornecer seus dados para ser considerado um lead.

Para isso, é preciso pensar em recursos que o convençam a isso. Basicamente, trata-se de uma troca: o usuário fornece seus dados e a empresa o “recompensa”.

Então, é necessário todo um conjunto de elementos que possam convencê-lo de que dar seus dados é um bom negócio.

E para isso, uma landing page estratégica precisa ter:

  • Título;
  • Descrição;
  • Formulário;
  • CTA;
  • Prova social;
  • Cuidados com a LGPD;
  • Alguns pontos de atenção.

Título

O título é provavelmente a primeira coisa que uma pessoa lê em uma página. Além de ser indispensável por isso, ele ainda precisa ser objetivo e entregar, de forma persuasiva, as informações que seu visitante precisa.

Resumindo, é o texto que, em poucas palavras, dirá para o seu visitante qual o valor daquela página para ele.

Além do título, há de se considerar o subtítulo, que complementa as informações do primeiro, mas sem o mesmo peso.

Também vale destacar que por questões de SEO e desempenho orgânico da página, o título (bem como a H1) são indispensáveis!

Descrição

A descrição dá, de maneira mais completa, todas as informações que o visitante precisa para agregar valor à oferta.

Ela precisa deixar bem claro do que se trata a oferta de landing page. E isso pode ser feito com FAQ e bullet points, por exemplo, que elencam as principais vantagens do que a landing page oferece.

Faça isso de maneira bem completa, mas também direta. Não tire o foco do leitor com informações que não agregam valor ou que não sejam parte de sua argumentação.

Formulário

O formulário é a parte de sua landing page em que o visitante preenche seus dados.

A depender de sua estratégia e da jornada de compra do visitante, o formulário pode ter mais ou menos campos.

A quantidade de informação que você extrair por lá, ajudará a segmentar melhor o lead e a conhecê-lo melhor.

Contudo, é importante saber que em uma estratégia de funil de vendas, um visitante está menos propenso a dar muitas informações quando está no topo.

Proporcionalmente, ele se dispõe a preencher mais campos quando é uma oferta de fundo de funil.

Seja qual for, é importante que, ao menos, nome e e-mail estejam em seu formulário.

CTA

O Call to Action é o elemento que chamará para a ação o seu visitante na landing page. Normalmente, é um botão que fica no final do formulário.

Por mais que o CTA seja um elemento muito simples, ele é extremamente estratégico. Por isso, ele precisa ter destaque em sua página e conter um texto curto, mas instigante, para incentivar o leitor a clicar.

Nesse botão, faça muitos testes A/B para descobrir quais são as melhores cores e textos que engajam o visitante!

Confira: 8 principais erros de CTA que matam os seus conteúdos 

Prova social

Um elemento que é muito importante e que precisa ser utilizado em uma landing page, caso haja a possibilidade, é a prova social. Principalmente em LPs de fundo de funil!

A prova social pode ser uma fala de alguém que já usou ou comprou a sua oferta. Ela ajuda a dar mais valor ao seu produto.

Com o depoimento de outras pessoas, um visitante se convence a adquirir ou baixar um material justamente por saber que alguém o recomenda.

Outras maneiras de fazer isso é com números de engajamento de redes sociais e de downloads feitos do material.

Cuidados com a LGPD

Aqui, não é propriamente um elemento, mas sim um cuidado que seu negócio deve ter ao lidar com dados de usuário.

A Lei Geral de Proteção de Dados é uma regulamentação que diz respeito à obtenção e privacidade de informações das pessoas na internet.

É preciso conhecer bem a LGPD para não entrar em conformidade com ela e ter problemas jurídicos com isso.

Ao optar por uma plataforma de gestão de landing pages, certifique-se que ela atende aos requisitos da LGPD para não expor seu negócio.

De maneira mais básica, deixe claro no formulário o que o visitante estará exposto. Por isso, sempre deixe um link para a sua política de privacidade e o informe que ele poderá receber comunicações de sua empresa.

Como avaliar os resultados da sua landing page

Com todas essas informações você já está pronto para começar uma estratégia com landing pages.

Mas… como saber que ela é efetivamente boa?

Esses são os principais resultados a se avaliar em uma landing page

Taxa de conversão

Essa métrica é avaliada considerando quantas pessoas visitam sua página e quantas clicaram no CTA, fornecendo os dados na landing page.

Portanto, é uma proporção de quantas pessoas estiveram em sua página e de quantas converteram.

Com ela, é possível dizer se uma landing page possui uma boa argumentação para conversão.

Visitantes únicos

É o número de pessoas que estiveram em sua página mesmo que tenha visitado mais de uma vez.

Com ela, você consegue mensurar se sua estratégia de divulgação é efetiva. Dependendo da plataforma que utilizar para gerenciar suas landing pages, é possível reconhecer qual o canal que mais dá visitante, como e-mail, pesquisa orgânica, redes sociais…

Taxa de rejeição

Indica uma proporção entre as pessoas que visitam sua página e aquelas que saem sem fazer qualquer interação.

Aqui, são muitas possibilidades para uma rejeição alta, como uma página não responsiva (não pensada para ser acessada em celular — principalmente — e desktop); CTA sem destaque; argumentos sem peso; sem cuidados de SEO…

Nesse caso, vale fazer testes A/B para encontrar as melhorias.

Tempo médio na página

Essa métrica leva em conta quanto tempo seu visitante passa na página. Nesse caso, é preciso considerar essa taxa junto a outros indicadores.

Por exemplo, se um tempo médio for baixo, mas os números de conversões forem altos, na página, é sinal de que seu visitante está muito convencido de baixar o material.

Isso pode ser justificado pelo trabalho de engajamento que ele passou antes de chegar em uma landing page, por exemplo.

Um tempo médio alto pode significar que o seu conteúdo é relevante e que o visitante está lendo.

Agora, um tempo médio baixo, sem outras métricas relevantes, pode indicar problemas de desempenho da página, que atrapalhe a experiência do visitante.

Você precisa saber, também, que uma landing page é parte de uma estratégia bem mais complexa de captação de leads. Por isso, descubra outras formas de aumentar suas vendas!

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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