Você já ouviu falar sobre marketing de afiliados?
Uma explicação simples é: uma pessoa vende o produto de terceiros, em troca de uma comissão por cada venda realizada.
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Esse modelo de negócios deu tão certo que, hoje em dia, mais de 80% das marcas tem programas de afiliados, de acordo com a Mediakix.
Nesse post, falaremos mais sobre marketing de afiliados e as diferentes formas de gerar renda a partir dessa atividade.
Se você tem interesse em se tornar um afiliado ou quer atrair pessoas para divulgarem seu produto, essa é a oportunidade de tirar suas dúvidas!
O que é marketing de afiliados?
O marketing de afiliados é um modelo de parceria em que uma pessoa divulga um produto de uma empresa ou creator, e recebe uma comissão a cada venda feita.
Esse modelo é interessante para quem não tem seu próprio produto, por exemplo, mas quer entrar no mercado digital.
Quando começou o marketing de afiliados?
Sabe aquela vizinha sua que vende produtos anunciados em revistas? Ela pode não saber, mas ela faz parte de um programa de afiliados.
Isso significa que mesmo antes do boom da internet, a figura do afiliado já existia. A diferença é que essa pessoa que ia de casa em casa vender produtos tinha mais dificuldade para escalar suas vendas.
Apesar de antigos, esses programas são muito populares até hoje. Você consegue encontrar pessoas que se associam para vender produtos de marcas como Avon, Natura, Jequiti, Mary Kay, Herbalife, entre outras.
O marketing de afiliados vale a pena?
A afiliação de produtos na era digital surgiu com a Amazon, gigante norte-americana do segmento de varejo.
Os produtos disponíveis na plataforma eram abertos para afiliação. À medida que o usuário tinha seu cadastro aprovado, a plataforma gerava um link de afiliado para que ele pudesse divulgar o produto.
Esse link era usado para identificar a origem da compra e, após confirmado o pagamento, parte do valor era repassado para o afiliado.
Como na época não existiam redes sociais e nem todo mundo tinha um computador com acesso à internet, o volume de vendas era bem menor se comparado com hoje.
Mesmo assim, muitas pessoas viram o potencial de gerar renda trabalhando com vendas online. Esse é um dos motivos para o marketing de afiliados ter evoluído tanto ao longo dos anos.
Muitas pessoas ainda desconfiam ou acham que o marketing de afiliados é uma cilada, mas o modelo já é muito usado por várias empresas do mundo todo.
Estatísticas globais de marketing de afiliados da Backlinko revelam que 40% dos comerciantes dos EUA relatam os programas de afiliados como o principal canal de aquisição de clientes.
Para acertar na hora de ingressar nesse mercado, o ideal é pesquisar sobre os programas de afiliados que mais tem a ver com o nicho em que você está inserido. Hoje, já existem programas de vários setores, de moda a eletrônicos.
Um dos principais atrativos do programa de afiliados é que ele não requer investimento nenhum no início. Logo, você pode começar a trabalhar como afiliado imediatamente.
Nesse modelo de negócios, você também tem mais liberdade para definir seus horários. Você pode trabalhar em casa e, inclusive, consegue realizar essa atividade paralela a outras, caso você tenha um emprego e esteja em busca apenas de uma alternativa para gerar mais renda.
Atualmente, existem várias plataformas que trabalham com esse modelo de negócio, inclusive a Hotmart, que é especializada na venda de cursos online.
Quais são as vantagens de trabalhar com marketing de afiliados?
Você quer saber se o marketing de afiliados é interessante para você?
A seguir, listamos algumas vantagens desse modelo de negócios tanto do ponto de vista do afiliado quanto de quem vende o produto.
Escolha seu lado!
Vantagens para o afiliado
Com o crescimento do marketing digital e o aumento do uso das redes sociais, os programas de afiliados tendem a crescer cada vez mais. Segundo uma pesquisa da Get Cake, 79% dos profissionais de marketing já apostam no marketing de afiliados para conquistar e envolver seus clientes.
Além de vários programas e oportunidades, trabalhar como afiliado tem muitos benefícios. Confira:
1. Vendas escaláveis
Se você trabalhasse em uma loja física, gastaria tempo para abordar uma pessoa e saber se ela está interessada em fazer a compra.
Caso o cliente estivesse indeciso, você ainda teria que mostrar outras opções de produtos, aguardar a pessoa experimentá-lo, encaminhá-la ao pagamento, tudo isso para fazer uma venda apenas.
No caso de vendas online, o mesmo link de afiliado pode resultar em múltiplas transações. Sendo assim, você consegue ganhar dinheiro de maneira recorrente, sem precisar investir mais tempo e investimento em divulgação. Ou seja, o marketing de afiliados é um modelo de negócios altamente escalável.
2. Rotina flexível
Sua rotina como afiliado dependerá de alguns fatores, entre eles, se essa função é sua principal fonte de renda ou apenas um complemento.
Se você atuar apenas com isso, terá mais liberdade para organizar seus horários e poderá trabalhar de qualquer lugar, desde que tenha um computador com acesso à internet.
Por isso, ser afiliado é uma opção interessante para quem deseja ter um negócio próprio e, ao mesmo tempo, passar mais tempo com a família.
Mas, lembre-se que, no princípio, você precisará se dedicar mais à atividade, até se estabelecer como uma autoridade em seu nicho de atuação.
Quando você construir uma audiência fiel, poderá focar na otimização.
3. Não requer especialização
Para trabalhar como afiliado não é preciso ter um curso superior no assunto. O mais importante nessa profissão é saber utilizar sua influência e seu poder de persuasão para indicar produtos ou serviços que sua audiência pode realmente gostar.
Desde que você conheça bem seu público, é mais fácil selecionar produtos ou serviços que solucionam as dores dele.
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Vantagens para o produtor
As vantagens do marketing de afiliados não se restringem apenas a quem quer divulgar produtos. Os produtores também podem se beneficiar desse modelo.
De acordo com o estudo da Obter Lucros, mais de 73% dos comerciantes estão satisfeitos com os programas de marketing de afiliados e acham que eles atendem às expectativas de receita.
1. Menor esforço de divulgação
O empreendedor que opta pelo marketing de afiliados economiza tempo e dinheiro com a divulgação de seus produtos, já que outras pessoas estão desempenhando essa tarefa.
Com isso, ele consegue ter mais tempo para investir em melhorias no produto ou solução.
Imagine o tempo que você gasta para fazer um post nas redes sociais, responder dúvidas de usuários e acompanhar o desempenho da publicação.
Com o marketing de afiliados, esse fluxo não faz parte de sua rotina mais, pois ele é, geralmente, absorvido pelos produtores responsáveis pelo conteúdo.
2. Mais vendas
Quanto maior a exposição de seu produto, mais gente acessará seu site. Sendo assim, maiores serão as suas chances de fazer vendas, o que é, basicamente, o objetivo de qualquer empreendedor.
3. Atingir audiência com baixo investimento
Se você, sozinho, envia 100 pessoas para seu site diariamente, imagine como seria seu tráfego se mais cinco pessoas ajudassem na divulgação?
O pagamento só seria efetuado caso a divulgação deles resultasse em uma venda. Ou seja, é uma relação win-win: você faz mais vendas e os afiliados ganham mais comissões.
Como fazer marketing de afiliados?
Agora que você já entendeu que o marketing de afiliados pode ser uma atividade vantajosa, vamos explicar os primeiros passos para quem está começando nesse mercado.
Assim como no tópico anterior, dividiremos esse processo entre afiliado e empreendedor.
Primeiros passos para o afiliado
1. Escolha um programa de afiliados
Nesse momento, você deve estar pensando “como eu vou garantir que serei recompensado pelas vendas que realizar?”
É aí que entram os programas de afiliados. São eles que garantem que as compras feitas por meio de seu link de divulgação sejam atribuídas a você. Além disso, eles fazem o repasse do valor da comissão, eliminando a necessidade do afiliado entrar em contato com o vendedor do produto.
É importante que você pesquise bastante antes de escolher o programa de afiliados mais adequado para você.
2. Escolha dos produtos
Depois de escolher seu programa de afiliados, você pode divulgar qualquer produto, desde que ele esteja disponível para afiliação. Isso porque terão casos em que o produtor preferirá embolsar o valor das vendas sozinho.
Na Hotmart, por exemplo, os produtos são qualificados de acordo com sua temperatura, sendo o “quente” usado para denominar produtos em alta, e o “frio” para os produtos que estão em baixa.
Essas avaliações são importantes para facilitar sua escolha, mas não devem ser o único fator considerado na hora de se afiliar a um produto.
Pode parecer sem sentido, mas um produto bem qualificado na plataforma de vendas pode não ter impacto com sua audiência, se o tema não for de interesse dela. É como um adestrador de cães tentando vender um produto de maquiagem para mulheres.
Portanto, a escolha dos produtos deve ser baseada nos interesses das pessoas que te acompanham e, principalmente, no assunto que você aborda em seu blog ou redes sociais.
3. Escolha os produtos certos
O bom afiliado é aquele que marca presença onde sua audiência está, seja no blog, nas redes sociais ou no e-mail.
Se você já tem um site sobre um assunto relacionado ao produto que venderá, este é, sem dúvida, um bom canal para compartilhar seu link de afiliado.
Mas se você trabalha como um influenciador digital, seu ponto forte são suas redes sociais. Portanto, as chances de seus seguidores verem um link em seu canal no YouTube ou em sua página no Facebook são muito maiores do que se você utilizasse outros meios para sua divulgação.
Para saber mais sobre como determinar os canais certos para fazer sua divulgação, leia nosso texto sobre personas.
Primeiros passos para o empreendedor
1. Escolha entre afiliação aberta ou fechada
Existem dois modelos de afiliação hoje: aberta e fechada. A afiliação aberta é quando você permite que qualquer pessoa se afilie a seu produto.
Já a afiliação fechada é aquela que depende de moderação do empreendedor, ou seja, você pode permitir ou não que outras pessoas divulguem seu produto.
2. Atraia seus afiliados
Para ganhar dinheiro com marketing de afiliados, você precisa garantir que bons afiliados queiram divulgar seu produto.
Por isso, estabeleça boas condições de afiliação, com clareza sobre os requisitos e vantagens.
3. Ofereça boas comissões
O afiliado tem que sentir que ele é um parceiro de seu produto. Se o valor que você oferece é muito baixo, as pessoas não verão vantagem em divulgá-lo.
4. Relacione-se
Ações de relacionamento também são bem-vindas para manter seus afiliados engajados, como eleger o melhor afiliado do mês ou do semestre.
5. Ofereça materiais completos
As informações contidas em sua página de vendas devem ser precisas e completas. Portanto, você deve deixar claro: para quem seu produto se destina, qual o problema que ele soluciona, entre outros dados. Isso vai ajudar os afiliados a embasar seus argumentos de venda.
Assegure-se também de fornecer boas imagens, afinal, uma página com aparência profissional conta pontos para a experiência dos clientes.
Aposte no marketing do futuro
Se você chegou até aqui, deve ter percebido que o marketing de afiliados, quando bem feito, tem muito potencial para gerar renda tanto para o afiliado como para os produtores digitais.
Se você tem mais interesse pelo assunto, aproveite para ler nosso post sobre onde vender produtos como afiliado!
Acho incrível os programas de afiliados, tanto para os produtores quanto para os afiliados. Sou afiliado a 3 anos e tenho até algumas dicas bem legais quem podem ser úteis para os pessoal do enotas
Parabéns pelo artigo!
Muito bom… ontem mesmo eu estava pensando isso que revista da Avon e O Boticário é muito semelhante ao um programa de afiliados.
Muito bom seu artigo, gostei muito. Vai direto ao ponto e me tirou muitas dúvidas.
Ótimo artigo, curto e bem explicado. O Marketing de Afiliados é uma grande possibilidade de trabalhar em casa e ganhar dinheiro com isso.
Muito bom o artigo, bem explicado, vai direto ao ponto, parabéns.
=)
Muito bom, está é estratégia incrível a se explorar.
Não sei… ainda vale a pena para quem faz a divulgação dos produtos, ou a concorrência é tamanha que os valores oferecidos são baixos?
Realmente, quando a comissão é muito baixa eu mesma nem quero promover, por que para promover um produto como afiliado que tenha uma comissão de 10% ou 50% é o mesmo trabalho.
Excelente artigo! Acredito firmemente que trabalhar como afiliado é um excelente começo para iniciar no online.
E as dicas abordadas aqui foram relevantes e excelentes para pessoas que querem iniciar na internet.
Parabéns pelo artigo.
Olá, Márcia! Que bom que esse artigo foi útil para você 🙂 continue nos acompanhando por aqui!
Que post fantástico! Já li muitos conteúdos sobre afiliados, mas a maneira como você abordou o assunto foi única. Agradeço pela generosidade em compartilhar essas dicas e ensinar de forma tão acessível. Parabéns pelo conteúdo
Ficamos extremamente felizes em saber que nosso conteúdo te ajudou! Agradecemos muito pelo feedback!:)