Você resolveu empreender pela internet, criou um produto digital incrível e quando foi fazer a sua contabilidade, bateu aquela dúvida: quanto eu tenho que pagar de impostos de uma venda online?
Mesmo que você não tenha muita familiaridade com processos tributários, é importante ter pelo menos um conhecimento básico sobre os encargos que você deve arcar. Assim, você terá um planejamento de quanto poderá gastar e quais são os seus lucros.
Mas, sabemos que esse assunto é complexo e às vezes difícil de entender. Por isso, convidamos o empresário contábil, Anderson Hernandes, para explicar sobre os impostos que incidem na venda de produtos e serviços online. Confira!
Quanto você deve pagar de impostos quando vende um produto digital?
Ao contrário do que muitos empreendedores imaginam, calcular os impostos de uma venda online não é tão complicado, é até bem simples. Nesse caso, falaremos do Simples Nacional.
Geralmente, as notas fiscais do mercado digital são as de serviço - NFS-e. Sendo assim, depois que você emitir as suas é o que imposto vai ser calculado. Esse encargo é pago sobre o total de notas fiscais geradas.
Qual é o cálculo dos impostos de uma venda online?
Atualmente, o imposto varia de 6% a 17,42%. Para saber qual é o valor do tributo que você deve pagar, basta acessar a tabela do Simples Nacional. Ele é progressivo e começa no faturamento 0 e vai até R$3,6 milhões.
Atenção: essa é a regra para 2017, já que a partir de 2018, o teto do Simples Nacional passará para R$4,8 milhões.
Dessa forma, você precisa multiplicar o valor total da sua receita pelo percentual do modelo tributário.
Leia: para entender melhor como funciona, acesse o nosso artigo do Simples Nacional que trata claramente e com exemplos sobre o assunto.
Vale a pena escolher o Simples Nacional?
Para quem está começando, até que o imposto não é muito alto (inicia com 6%). Porém, para quem está próximo do limite da tabela (taxa de 17,42%), pode ser interessante analisar outras formas de tributação, como o lucro presumido. Em alguns casos, ele pode ser interessante já que gera uma redução de impostos.
Porém, cada caso deve ser estudado individualmente. É comum que as empresas que vendem produtos digitais pela internet se enquadrem como prestadoras de serviço.
Essa é a situação para quem vende cursos online, acesso a uma área de membros exclusiva, ebooks e muito mais. Então, dependendo do faturamento, vale a pena permanecer no Simples Nacional.
Como o contador pode me ajudar?
Mesmo até sendo relativamente fácil de entender essa questão dos tributos de vendas online no Simples Nacional, é preciso tomar cuidado. Você precisa fazer o recolhimento correto desses impostos para não ter grandes problemas fiscais.
E, para isso, é primordial contar com o trabalho de um contador, que está preparado para te ajudar em relação a essas questões que confundem a cabeça de tanta gente.
É bem comum que os empreendedores tenham dúvidas quando fazem os cálculos dos impostos de uma venda online no Simples Nacional. Apesar desse modelo de tributação ser simplificado, quando o assunto são impostos e obrigações fiscais sempre surgem questionamentos.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido muito útil para você não se complicar com o fisco. Agora, aproveite para descobrir o que é CNAE e qual é a importância dele para o seu negócio!
* Artigo produzido em parceria com o empresário contábil, Anderson Hernandes, responsável pela Tactus, contabilidade especializada no mercado digital.
Desculpe a franquesa. Mas fico desconfortável em, estar lendo algo na tela e de repente aparece uma propaganda me tirando a atenção. Ai perco a vontade de ler e aparece avontade de mudar de site. Fica dica!
Obrigada pelo feedback Hugonaldo! A princípio, só exibimos uma sugestão para baixar um ebook relacionado ao conteúdo do blog, mas vamos tentar deixá-lo mais discreto! Abraços 🙂
Sempre sugiro para clientes que atendo, escolher o SIMPLES, porém ratifico importância de se ter um contador de confiança
A presença de um contator é muito importante mesmo Allen! 🙂
pessoa fisica cpf tambem tem que pagar imposto para vebder no merc . livre
qual a melhor maneira de vender no merc. livre pela peesoa fisica ( cpf) ou juridica cnpj
estou com uma duvida referente a este artigo, quando se fala em venda não seria a NF-e e não a NFS-e ?
Ei Ana, a sua pergunta é interessante.
A NF-e (Nota Fiscal de Produto Eletrônica) se refere à venda de produtos físicos.
Sabe quando você compra um livro ou um eletrônico em um e-commerce?
Nesses casos, você recebe uma NF-e junto com a mercadoria.
Se você compra um curso online, você recebe uma NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) por email.
Como o seu próprio nome diz, ela está relacionada à prestação de serviço.
Você pode entender um pouco mais com este outro artigo! 😀
Olá,
Legal a sua aula.
Pergunta para todos que souberem.
Quais impostos tenho que pagar como Pessoa Física para infoprodutos da Hotmart?
Então, tenho um curso digital na hotmart e gostaria de pagar os impostos devidos. O imposto de renda é certo, porém como faço para pagar os outros? Tipo Estadual ou Municipal?
Preciso emitir nota fiscal desses produtos na hotmart para os meus clientes?
Somente pagando o imposto municipal como profissional autônomo é o suficiente?
E qual é o procedimento para pagar essas notas?
Não vou abrir uma PJ nesse momento, tem que ser tudo por PF (pessoa física)
Muito obrigado