As principais características que um CTO de sucesso deve ter

Atualizado há mais de 3 semanas

Não é raro que o mercado surja com novos nomes de cargos dentro das empresas. Chief Executive Officer, Chief Marketing Officer, Product Owner e o Chief Technology são um deles. O último é um dos que mais chamam atenção e saber quais as principais características de um CTO é uma busca de muitos candidatos.

Mas não são apenas nomes em inglês colocados em cargos já conhecidos. São funções extremamente qualificadas e em um grau de hierarquia alto dentro de grandes empresas.

Ainda assim, as principais características de um CTO são desconhecidas por pessoas que querem investir recursos e o seu talento para o cargo. Confira por aqui quais são elas. 

O que é um CTO (Chief Technology Officer)? 

O Chief Technology Officer pode ser traduzido como chefe de tecnologia. Trata-se de um cargo executivo ocupado por pessoas da área de Tecnologia da Informação, desenvolvedoras e/ou engenheiras de softwares.

É também um cargo de liderança, ou seja, precisa responder pela equipe de tecnologia de uma empresa.

O CTO é um cargo muito técnico e também um dos mais valorizados em uma empresa. É uma função muito encontrada em startups, sobretudo as de tecnologias, obviamente.

Quais as principais funções do CTO

Deu para entender que uma das principais características de um CTO é a especialização em áreas de tecnologia.

Logo, suas principais funções dentro de uma empresa estão relacionadas ao desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam amparar os melhores resultados do negócio.

Para isso, ele precisa garantir que estas soluções funcionem bem, que sua equipe seja organizada de maneira estratégica — muitas vezes seguindo o desenvolvimento ágil — e que toda a empresa e seus clientes tenham suporte adequado quando necessário.

Além disso, o CTO precisa desenvolver estratégias que proporcionem inovação à empresa e essa é, talvez, uma das principais atribuições que se espera de um profissional desse tipo.

Qual é a diferença entre CTO e CIO

Nessas nomenclaturas de cargos com siglas em inglês, é comum que se confunda CTO e CIO no que diz respeito a suas atribuições.

Como você viu, o CTO está relacionado a toda parte técnica de uma equipe de desenvolvimento tecnológico.

Já o CIO, Chief Information Officer é o diretor de Tecnologia da Informação de uma empresa. Em um nível hierárquico, normalmente, estaria acima do CTO.

O CIO está mais relacionado a garantir que os recursos da área sejam garantidos, como o financeiro e o de fluxo de informação, passando, inclusive, por determinar mais contratações ao time e qual o profissional a ser recrutado, por exemplo.

Quais as principais características que um CTO de sucesso deve ter?

As principais características de um CTO estão relacionadas à área de desenvolvimento de software, mas também a gestão de pessoas e liderança.

Ainda que ele responda ao CIO, o CTO precisa lidar diretamente com a equipe e isso requer uma série de soft skills que passam pela organização, planejamento estratégico e desenvolvimento de carreira.

Pensar nas pessoas, mas também nas metas da empresa é um desafio. Sobretudo quando a sua principal função é elaborar inovações tecnológicas para o negócio.

Logo, é preciso lidar com pressões vinda de todos os lados. E quando se fala em tecnologia de sistemas em nuvem, outras “ameaças” aparecem, como tentativas de invasão, por exemplo.

A questão da pressão também aparece quando se lembra que uma das principais características de um CTO é lidar com dados sigilosos tanto da empresa quanto de clientes.

Posto tudo isso, é possível pensar em um perfil ideal de pessoas que ocupem cargos de CTO, como:

  • resiliência;

  • adaptabilidade;

  • disrupção;

  • alto poder de concentração;

  • criatividade para criar técnicas de desenvolvimento e de inovação;

  • visão estratégica.

Quais são as principais qualificações que um CTO deve ter?

Ainda que o autodidatismo seja uma característica bem-vinda em um CTO, é preciso se desenvolver com certas qualificações antes de se tornar um.

Uma das mais básicas é a qualificação em cursos que lidam com linguagem de programação. Ter graduação, por exemplo, em Ciências da Computação ou em Tecnologia da Informação é algo básico esperado para um CTO.

A partir daí, é esperado, em média, uma experiência de 10 anos na área, tendo, nesse tempo, contato com todos os níveis de desenvolvimento de tecnologias.

Obviamente, outras especializações são esperadas como principais características de um CTO. Algumas certificações são importantes, como:

  • COBIT 5: é uma certificação para a área de gestão empresarial e governança de TI, ideal para profissionais que queiram participar de projeto de implementação de novos modelos de desenvolvimento em uma empresa;

  • PMI: o Project Management Institute é um instituto que fomenta o debate de gerenciamento de projetos tecnológicos. Ele possui uma certificação que garante que a pessoa possui capacidade de administrar projetos de desenvolvimentos tecnológicos com segurança e de modo confiável;

  • ISO 27000: são uma série de normas que estabelecem uma estrutura de segurança da informação básica em uma empresa, independente de seu porte;

  • ITIL V3: uma das mais importantes certificações no mundo para a área de TI. Ele garante que o profissional tem conhecimento sobre princípios, terminologias, estruturas básicas e conceitos sobre a área. É uma das mais aceitas em todos os países.

Portanto, as principais características de um CTO é a capacidade de liderar uma equipe que traz inovações tecnológicas para as empresas.

Ele precisa ser altamente capacitado e ter criatividade para promover disrupções, além de ser concentrado o suficiente para que suas entregas estejam alinhadas com as metas do negócio.

Algumas dessas inovações já estão disponíveis no mercado e podem facilitar muito a vida de quem precisa tomar decisões na empresa.

O Gateway da eNotas é um poderoso API REST que, de forma muito simples, integra o ERP interno de uma empresa ao gerenciamento de notas fiscais.

Como as principais características de um CTO é escolher as melhores soluções tecnológicas para a empresa, então conhecer o Gateway pode ser uma boa tomada de decisão do profissional!

Saiba como descobrindo mais sobre o Gateway do eNotas.

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.