Investir em estratégias de marketing digital já é uma prioridade para produtores e infoprodutores e até mesmo afiliados que atuam de forma profissional.
Com o grande crescimento do mercado, o nível de sofisticação de produtos e ofertas também vem se desenvolvendo na mesma proporção.
Diante disso, as estratégias e modelos de venda que funcionavam até pouco tempo atrás, hoje já não possuem tanto vigor ou até mesmo estão deixando de funcionar.
Para ajudá-lo, neste conteúdo vamos falar sobre o funil de vendas Tripwire que é sucesso no mercado americano e como você pode modelá-lo para o seu produto digital ou até mesmo para você afiliado encontrar produtores que atuam nesse modelo.
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O funil tripwire é um tipo popular de funil de vendas e por um bom motivo: funciona.
É uma ferramenta inestimável em sua estratégia geral de marketing para atrair visitantes do site e convertê-los em compradores.
Mas mesmo que os cabos de viagem existam há décadas, muitas pessoas ainda estão confusas sobre como usá-los.
A ideia por trás da Tripwire é simples: fazer ofertas irresistíveis de baixo custo para conquistar novos clientes.
Uma vez que as pessoas compram algo barato de você, é mais provável que comprem outra coisa.
1. Funil tripwire
O Tripwire é um produto digital de baixo custo e atraente projetado para converter prospects em clientes. Eles geralmente custam entre R$ 19,00 à R$ 67,00, mas a maioria está abaixo de R$ 57,00.
A faixa de preço que você escolhe depende de como seu produto tripwire se encaixa em seu produto de alto preço.
Por que usar um funil tripwire?
Seu funil tripwire oferece 4 benefícios principais:
Retorno e controle dos investimentos em tráfego pago, devido à menor objeção de preço x alto valor (benefício do produto) que ele entrega.
Quando você anuncia a oferta do seu produto digital, você investe pesado para validar a oferta e encontrar o público comprador.
Os custos de criação de um infoproduto, design, copy e tráfego podem somar uma quantia significativa de dinheiro. Um produto tripwire bem definido ajudará a compensar esses custos.
Você constrói a sua lista de compradores
Quando alguém compra de você pela primeira vez, eles começam a construir um relacionamento com você por e-mail, mídias sociais e páginas de captura dentro do seu site.
Isso significa que eles estão mais interessados no que você está oferecendo em seguida, seja pago ou gratuito. Em outras palavras, eles são mais propensos a comprar de você novamente. Usar a Lista de Compradores é uma ferramenta poderosa para criar look a like para anunciar no Facebook Ads.
Ele permite que você teste diferentes preços
O funil Tripwire permite que você teste o que seu mercado está procurando.
Ao oferecer uma variedade de produtos acessíveis, você entenderá os tópicos nos quais seus compradores estão mais interessados e personalizar suas comunicações de acompanhamento com eles.
Isso significa que você segmenta apenas clientes em potencial que procuram uma solução específica para o problema deles.
Isso cria a fidelidade do público.
Quando você conseguir o acordo certo de tripwire, as pessoas ficarão emocionadas por você levar isso tão a sério. Ao entregar material de alta qualidade a preços acessíveis, você construirá uma base de compradores satisfeitos e altamente inclinados a comprar uma próxima oferta sua ou lançamento de um produto digital novo.
2. Order Bump
O Order Bump é um recurso em algumas plataformas de vendas que permite aumentar seu ticket médio.
Com ele, você pode fornecer aos seus clientes produtos complementares quando eles concluírem suas compras. Portanto, ele terá a oportunidade de adquirir outro item, e sua empresa se beneficiará com a venda de mais itens.
Um exemplo muito prático dessa funcionalidade pode ser visto na venda de produtos de informação. Por exemplo, quando seu cliente acaba comprando um curso, você pode oferecer a ele um e-book para complementar o conteúdo didático do curso.
Esta instrução aparecerá na página de checkout e permitirá que seus clientes comprem produtos adicionais sem adicionar novas informações. Basta adicioná-lo às compras que você já fez.
3. Upsell
Upselling é uma tática de vendas que, ao contrário do método de venda cruzada, envolve incentivar os clientes a comprar uma versão mais complexa ou avançada do produto que originalmente pretendiam comprar.
Como adquirir novos clientes pode ser muito mais caro do que reter os existentes, as empresas costumam empregar técnicas como upselling para aumentar a receita de vendas.
Para que o upsell funcione e entregue os resultados desejados, sua empresa precisa:
- construir relacionamentos com clientes e ganhar sua confiança;
- determinar suas necessidades;
- recomendar produtos ou serviços adequados.
Por exemplo, digamos que um consumidor esteja procurando por um smartphone. Para aplicar upsells, podemos apontar para o modelo de smartphone mais recente que o cliente deseja e compará-lo com o modelo anterior, mostrando as vantagens e benefícios.
4. Venda cruzada (Cross-Sell)
Quando falamos de venda cruzada ou venda cruzada, queremos dizer vender produtos ou serviços relacionados e complementares com base no interesse do cliente ou na compra de um produto.
Para entender melhor, pense em uma empresa que oferece cases para clientes que compram smartphones, ou até mesmo kits de mouse e teclado para clientes que compram computadores.
Várias etapas são críticas para o seu programa de vendas cruzadas. Antes de aplicar a estratégia, é importante:
- Avaliar quais produtos e serviços relacionados são adequados para vendas cruzadas;
- Identificar clientes adequados para vendas cruzadas;
- Entenda a jornada do cliente para obter as ofertas corretas de venda cruzada.
Por onde começar?
Se você está começando no mercado digital agora ou tem algum vendendo, mas está insatisfeito com os resultados que tem obtido e deseja aplicar essa estratégia.
Você pode começar criando uma nova versão do seu produto digital ou adaptá-lo para ser um Tripwire e desenvolver a sua esteira de vendas distribuindo o seu conteúdo inicialmente entre produto principal (Tripwire) e um Order Bump para testar este novo funil de vendas.
Lembrando que o grande apelo dessa estratégia é a grande percepção de valor que o seu produto tripwire gera na audiência, pagar “pouco” por um produto altamente rico em conteúdo e valor.
Dessa forma você ativa o gatilho da reciprocidade e fideliza o cliente, fazendo-o percorrer por toda sua esteira de vendas, aumentando o seu faturamento e LTV de clientes (Life Time Value).
Gostou desse contéudo? Aproveite para conferir nosso material sobre gatilhos mentais e saiba como converter seu público.
Adorei o artigo. Realmente tinha uns termos que não sabia o significado. É sempre muito bom aprender algo novo. Neste mundo de negócio digital sempre temos coisas novas surgindo,
Já tinha ouvido falar no termo Order Bump mas não teinha certeza do que era. E buscando saber sobre produto digital descobri. Obrigado!
Ei, Cris! Que bom que gostou do artigo 🙂
No digital, precisamos sempre estar atualizados, né? Obrigada por ter lido nosso artigo e acompanhar o blog!