12 técnicas de Copywriting para melhorar o desempenho de seus conteúdos

Atualizado há mais de 3 semanas

Copywriting é um termo que se refere à produção de conteúdos voltados para promoção e venda de produtos/serviços: quase um pilar do marketing na internet.

Por meio dele, as marcas geram valor e interesse naquilo que produzem e conduzem o cliente pela jornada de compra, com informações relevantes sobre os problemas que ele enfrenta e as soluções oferecidas para resolvê-los.

Copywriting, porém, é bem mais do que falar sobre as características de um produto. Para que seja bom, deve intrigar o leitor, envolvê-lo e fazer com que tome uma atitude.

Por isso, a estrutura mais utilizada nos textos dessa natureza sempre termina com o Call to Action (CTA), ou chamada para a ação.

É ela que conduz quem visita uma página para continuar navegando por ela, conhecer as ofertas que a empresa oferece ou baixar um conteúdo gratuito, que a ajudará a endereçar um problema por conta própria.

Dominar técnicas de copywriting, portanto, é fundamental para criar textos que engajam, geram visitas para a sua página e captam leads.

Com isso em mente, separamos neste texto 12 recursos para você fazer um copywriting que traz resultados. Confira!

1.      Conheça seu público-alvo

Conhecer o público ajuda o copywriter (a pessoa profissional por fazer as copies) a entender melhor o tom de voz e a maneira como falar com sua audiência.

Por isso, a primeira dica para o bom copywriting é aprender mais sobre a audiência que deseja atingir.

Conhecendo melhor o seu leitor, será possível resolver dois problemas que todo produtor de conteúdo enfrenta na hora de atrair visitantes para uma página: a necessidade de oferecer materiais relevantes para as dores que enfrentam e a de estabelecer uma linguagem próxima à deles.

2.      Conheça os problemas enfrentados pelo seu público

Entender o problema de uma audiência causa um impacto muito grande na aceitação de sua oferta.

Mas entender esse problema não significa, só, reconhecer que ele existe: é oferecer soluções para a sua solução.

Uma boa copy já identifica esse problema e “anuncia” como o negócio pode solucionar. Por isso, é ideal conhecer os diferencias do produto ou serviço para o público poder entender a sua mensagem e considerar uma compra, por exemplo.

Seja empático na abordagem e não prolongue a apresentação das soluções que o negócio possui para a empresa.

3.      Busque referências no setor

É provável que os seus concorrentes produzam alguma forma de conteúdo. Mesmo que consista apenas em postagens nas redes sociais, como fotos compartilhadas no Instagram, elas existem e podem funcionar tanto para atrair quanto para repelir consumidores.

Observar os resultados que outras empresas têm com produção de conteúdo é fundamental para criar uma boa estratégia para a sua marca.

Siga a concorrência nas redes sociais e analise minuciosamente o quanto ela publica todos os dias, que tipo de conteúdo prioriza e quantos engajamentos consegue.

Likes, retweets e comentários são informações públicas que vão ajudar você a estimar o alcance desses perfis.

4.      Crie títulos irresistíveis

Qual é a primeira interação que temos com uma postagem na internet? O título de vídeos, materiais gratuitos (como e-books, whitepapers e infográficos) e dos textos que publica nos blogs é a sua chance de capturar a atenção do leitor.

Quando feito corretamente, um título entrega parte do que será encontrado dentro do texto (promessa) e faz uma diferenciação entre aquele conteúdo e outros disponíveis na internet.

Ele deve ser convidativo e irresistível, contemplando o assunto que o seu leitor em potencial busca.

Uma boa forma de criar títulos irresistíveis são os gatilhos mentais: pequenos estímulos que o texto dá para que o leitor engaje em seu anúncio:

Recomendamos uma leitura mais aprofundada desse conteúdo: 10 gatilhos mentais para vender mais

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5.      Crie uma conexão com o leitor

Não basta falar a língua de quem lê o seu blog. Criar uma conexão, ou seja, um relacionamento, é tão importante quanto. Para isso, temos técnicas específicas na hora de escrever para a Web, como o storytelling.

Ao contar uma história, você consegue manter o interlocutor interessado o suficiente até o final daquela narrativa para que ele chegue ao CTA..

Inclusive, tem a chance de fazê-lo se identificar com a sua marca logo no primeiro contato que tem com ela.

Confira: 8 principais erros de CTA que matam os seus conteúdos 

6.      Argumente com base em dados

Usar dados nas copies é uma maneira de mostrar ao seu leitor que o seu argumento é embasado.

Mais do que mostrar números, a ideia é trazer argumentos comprovados de que a sua solução precisa ser considerada pelo leitor.

Por exemplo, uma copie: “Emita notas de maneira automatizada e economize 25% do tempo, seu setor” é melhor do que “emita notas de maneira automatizada e economize tempo do seu setor”.

“Economizar quanto?” é uma pergunta que, se respondida imediatamente, atrai mais do que só falar que economiza tempo.

Não deixei, é claro, de abordar as maneiras que é possível fazer isso ao longo do conteúdo.

7.      Escreva de maneira concisa

Ninguém gosta de enrolação e, para fazer copywriting corretamente, você deve entender isso. Frases curtas, que vão direto ao ponto e entregam uma mensagem clara, são as mais indicadas para se postar na internet.

Elas não são vantajosas só do ponto de vista da leiturabilidade do seu conteúdo, como também podem ajudá-lo a ser encontrado na Web. Um dos diferenciais de um bom post é a escaneabilidade dele.

Isso significa o quão rápido um visitante consegue discernir se o texto é relevante para o problema que enfrenta.

Aquele hábito de “passar o olho” em um texto e verificar se responde à sua pergunta é universal, e é a escaneabilidade que garante que seja possível.

Como benefício adicional, ela vai ajudá-lo a se posicionar melhor no Google, pois é um dos critérios utilizados no SEO.

8.      Divida o conteúdo em subtítulos

Falando em escaneabilidade, a melhor maneira de assegurá-la é dividir o conteúdo em subtítulos. Listas são uma ótima maneira de fazer isso, mas tópicos que dividem a informação contida em uma publicação também entregam os mesmos resultados.

Eles podem ser montados no estilo pergunta e resposta (“Quando preciso de X?”; “Quanto custa Y?”; “Por que devo investir em Z?”, etc.), ou podem resumir o tema de cada grupo de parágrafos. O importante é que sigam sempre um padrão.

Quando utilizar um verbo no imperativo ao começar um tópico, faça isso em todos eles. O mesmo é válido se for estruturar o texto como um Q&A ou em qualquer outro formato.

9.      Seja criativo na hora de engajar

Lembra da Call to Action? Não basta só colocá-la no final do conteúdo. É preciso pensar em cada uma, para conduzir o leitor à próxima etapa da jornada de compra.

Tipos distintos de materiais pedem chamadas para ação diferenciadas. Por exemplo: assinar uma newsletter, fazer um teste do produto ou deixar um comentário. Todas essas são possibilidades de Calls to Action relevantes. Elas devem ser tão atraentes quanto o conteúdo em si.

Por isso, use a criatividade ao escolher um título e, se utilizar o storytelling, encaixe-as na narrativa que criou.

10. Aposte em palavras-chave

Buscadores definem se um conteúdo é relevante ou não segundo uma porção de critérios. Entre eles, um dos mais importantes é a palavra-chave.

Ela deve ser utilizada no título, ao longo do texto, e em subtítulos, sempre que possível.

Uma palavra-chave é o termo principal de um texto, que resume o assunto que ele aborda e vem à cabeça do leitor assim que ele pensa no tema.

Use ferramentas como o Keywordtool.io, SEMRush, Ubersuggest ou mesmo o Google Planner Keyword para definir as palavras-chave certas para a sua estratégia de conteúdo.

11. Faça testes A/B

Testes A/B são formas de identificar, entre dois cenários, qual é o mais atraente a um público. Tudo nasce de uma hipótese e para comprová-la, você vai à campo, por assim dizer.

O teste A/B considera duas variáveis de uma copy para entender qual o que mais engaja o público.

Isso funciona muito em assuntos de email e em ads, por exemplo. É importante que no teste A/B apenas haja uma variação, para determinar que ela é que fez a diferença na copie.

Criar mais de uma variação no teste o colocará impraticável, porque não dá para identificar qual delas fez a diferença no experimento.

Você pode variar, por exemplo, copies com argumentos em dados e sem, letras em caps ou não, uso de emoji ou não em um assunto…

Realize esse teste por um período e escale o vencedor na sua estratégia.

12. Compare a performance dos conteúdos

Publicar um conteúdo não significa que o seu trabalho acabou: da mesma maneira como analisou a performance dos concorrentes, será preciso repetir o trabalho com os posts do seu blog.

É isso que vai fazer com que suas habilidades em copywriting melhorem a cada dia.

O lado bom é que, com recursos como o Google Analytics, você tem em mãos muito mais informações do que ao acessar as páginas dos concorrentes.

Ao acompanhar detalhadamente quanto tempo os seus visitantes passam na página, quais posts mais chamam atenção e quantos cliques receberam neles, será fácil determinar que tipos de materiais deve produzir com mais frequência e afinar a sua estratégia de marketing online.

Quando o assunto é marketing digital, aprender copywriting é o primeiro passo que você deve dar para obter bons resultados.

Com essas 12 dicas, você verá que é muito menos complicado do que imaginar produzir um conteúdo incrível para os seus leitores.

Agora que você já sabe como escrever, confira onde, com as melhores ferramentas e produza conteúdos épicos para o seu site!


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