Uma palavra temida. Uma atividade odiada, mas, ainda assim, muito presente na vida de profissionais de qualquer área . O retrabalho é prejudicial à produtividade e à criatividade — sem falar nas perdas financeiras que ele proporciona.
Muita gente tem aquela desculpa para fazer tudo de novo em um trabalho, mas quase sempre injustificáveis: correria na rotina, falta de estrutura ou de conhecimento... enfim. Nada disso é realmente uma boa justificativa.
Neste texto, você encontrará o que é retrabalho, quais são as consequências e algumas dicas para evitá-lo.
O que é retrabalho?
Toda atividade que precisa ser refeita porque não foi executada corretamente pode ser chamada de retrabalho. Talvez não precise explicar muito, porque essa palavra é muito conhecida e quem nunca a praticou, não é mesmo?
E você pode chamar de outros nomes, como refação ou recriação. Todos determinam apenas uma coisa: fazer tudo de novo em um trabalho. E lá se vai investimento financeiro, mental e criativo. Tudo isso que demanda tempo e muito esforço que, claro, compromete toda a performance de sua equipe.
Por que isso acontece?
O principal motivo você já leu por aqui: porque houve uma execução errada do trabalho.
Mas, o que leva a má execução? Confira alguns exemplos abaixo:
- falta de comunicação no trabalho;
- escopo mal definido;
- mudanças de processos enquanto se executa a atividade;
- falta de capacidade de quem executa;
- ausência de treinamentos;
- cliente exigente.
Existem outros motivos para se ter que retrabalhar em um processo, e todos eles podem comprometer seriamente a sua empresa. Ou sua vida profissional.
Quais são as consequências do retrabalho?
O retrabalho é algo que incomoda todos que estão envolvidos no processo. E não é para menos, já que ele demanda tempo, esforço e... dinheiro!
E veja só o que ele pode acarretar.
Perda de dinheiro
Seja você um empreendedor ou um profissional autônomo, o retrabalho te dá um baita prejuízo. Porque você fez investimentos para executar esse trabalho “rejeitado”. E você precisará fazer novamente para ter o mesmo lucro.
É quase que fazer dois trabalhos para um só retorno, um só pagamento. Ou seja, você perdeu dinheiro.
Perda de tempo
Aqui é algo autoexplicativo. E se complementa ao item anterior (até porque tempo é dinheiro, não é?). O tempo para fazer tudo de novo é o mesmo que da primeira vez, quando não mais, até. Será mais esforço, mais desgastes e mais estresse no trabalho.
Perda de credibilidade
Você perde dinheiro, perde tempo e... perde credibilidade com o seu cliente, já que ele sempre espera o melhor de você ou de sua equipe. Uma entrega errada pode arranhar toda a imagem que você tem com ele.
Perda de produtividade
E claro, se você tem que realizar um trabalho não previsto em sua jornada, todo o planejamento de atividades fica comprometido. Lá se vai produtividade, consumindo tempo extra que poderia ser usado em outras questões
No retrabalho, você só sai perdendo. E não acaba por aí.
Desgastes na equipe
Ter que refazer uma atividade gera um clima organizacional tremendo. Primeiro, por causa da frustração causada pela entrega inadequada. Segundo, que nunca é o ideal pedir para se fazer de novo algo que já foi entregue.
O estresse pode ser algo que contamina até mesmo aqueles que não estão envolvidos na atividade. E desgasta todo o seu time, que, certamente, precisará de horas extras.
Mas... como evitar o retrabalho?
Com todas essas consequências, você já está se pensando em como evitá-lo, certo? Algumas vezes, parece até inevitável que certos retrabalhos sejam evitados, mas todo o esforço vale para não ter que se fazer tudo de novo.
Até porque pode ser complicado acertar o que o cliente quer sempre. Mas dentro de sua equipe, os motivos para essa refação devem ser 0! Pegue algumas dicas!
Tenha certeza sobre a expectativa do cliente
O primeiro passo para uma entrega sem retrabalhos é ter alinhamento com o cliente. É necessário saber quais são as suas expectativas.
Por isso, levante toda informação com ele, mantenha o diálogo aberto, negocie prazos e seja transparente quanto a atender ou não determinado pedido — não vale prometer algo que você sabe que não consegue entregar.
Com isso, passe o briefing para sua equipe, traduzindo perfeitamente o que seu cliente pediu.
Olhe para trás
Já realizou um retrabalho antes? Quais foram os motivos? Lide com o aprendizado de um refação passada para não repetir os mesmos vícios. E, claro, aplique as melhores práticas de uma ação bem-sucedida!
Tenha uma comunicação alinhada
A comunicação interna e o endomarketing são importantes para qualquer tipo de empreendimento. E ela é uma das principais armas contra o retrabalho.
Ela precisa ser clara, aberta e direta com reuniões regulares, com canais eficientes e de fácil acesso a todos — como e-mails ou plataformas de trabalhos em equipe, como o Trello ou o Asana.
Planeje-se!
Quais são as etapas do trabalho, o que deve entregar, os prazos: esses são pontos fundamentais. Aqui, é preciso estabelecer metas, considerando os índices de produtividade de sua equipe.
Um job repassado de maneira bem planejada e clara, gera menos dúvidas, evita erros e ajuda a manter o foco. Faça tudo isso usando um check-list, de fácil acesso e que todos possam acessá-lo para acompanhar o progresso da atividade.
Determine responsáveis
Uma equipe preparada tem responsáveis para cada processo de um trabalho. E esse responsável é aquele que pode entregar o melhor resultado para a atividade em questão.
A escolha pode ser pelo colaborador mais capacitado ou que conhece melhor o cliente em questão: ele saberá quais são as formas de atender a expectativa da melhor maneira possível.
Os responsáveis também facilitarão na hora de encontrar as melhorias, já que você saberá pontualmente quem procurar na hora de corrigir algo.
Capacite a sua equipe
Essa é uma dica “ad aeternun”, ou seja, para sempre!
A capacitação frequente possibilita que a sua equipe esteja sempre atualizada e preparada para realizar as atividades que a sua empresa se compromete a entregar. Os treinamentos ainda fazem que os seus funcionários se motivem e se encorajem a realizar um trabalho mais “desafiador”.
E claro: as capacitações garantem que a sua empresa não fique defasada no mercado.
Dê feedbacks
A cada entrega nova, dê retorno a sua equipe. Fale sobre o que o cliente achou, quais são os pontos a serem melhorados e o que se tirou de aprendizado ao longo da realização do job.
Inclusive, elogie sempre que os resultados esperados forem alcançados. Essa é uma boa tática para manter todos engajados.
Na hora de dar o feedback, peça um retorno de sua equipe. Escute-a, veja quais são as necessidades de cada um e mantenha esse diálogo aberto sempre!
O retrabalho é ruim, mas pode ser um aprendizado!
Fez tudo de novo em um trabalho, mesmo aplicando todas as dicas deste texto?
Tudo bem: leve como um aprendizado. Lembre-se de uma das primeiras dicas que você leu neste conteúdo: anote quais foram as atividades retrabalhadas, o porquê isso aconteceu e entenda como pode melhorar para uma próxima.
Enfim, faça do retrabalho uma ferramenta de melhoria para os próximos jobs. Não deixe, contudo, que ele contamine a sua equipe e torne a sua empresa cada vez melhor!
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Boa tarde e muito obrigada pelas dicas 🙂 Eu sei muito bem, que retrabalho esta atividade muito aborrecida, mas acontece- pelo menos no meu lugar do trabalho. Az vezes por erro humano, mas az vezes por outras causas. Eu pessoalmente tento utilizar as ferramentas digitais – por exemplo Kanban ajuda me organizar todas tarefas e consigo trbalhar de forma mais organizada 🙂 Recomendo para todas pessoas, especialmente neste tempo muito dificil 🙂 Obrigada mais uma vez e desejo saude