Estresse no trabalho: como identificar e evitar com dicas práticas

Empreendedores de pequeno, médio e grande porte desejam alcançar resultados melhores. Para isso, é necessário ter foco, fazer uma boa gestão, criar produtos e serviços de qualidade e não sonegar impostos. Porém, alguns profissionais passam dos limites, acumulam função em excesso e viram noites planejando e realizando atividades.

Como consequência disso, o estresse no trabalho se torna um problema para o crescimento da gestão e a sua própria qualidade de vida. A performance de um profissional está diretamente ligada à sua capacidade de se manter calmo e administrar emoções — e é aí que o estresse pode prejudicar você.

Alguns sintomas são facilmente notados, como o desânimo e a falta de concentração. Contudo, existem outras questões que você também precisa identificar para evitar consequências mais drásticas.

Este post explica para você como descobrir os seus sintomas e o que fazer para evitá-lo.

Como identificar o estresse no trabalho?

Cansaço, fadiga e desânimo são apenas alguns dos seus sintomas, mas eles não são os únicos.

Pensar que tudo vai dar errado, ou o famoso pessimismo, é um indício de que você está estressado no emprego. A falta de vontade de se divertir e a tristeza constante são outros aspectos que você deve ficar atento também.

Além do mais, quem não dorme bem ou tem dificuldades para se comunicar amigos, parentes e familiares podem estar sofrendo disso.

Já se você precisa de criatividade para trabalhar e não consegue encontrá-la de jeito nenhum, saiba que uma das causas pode ser o estresse também.

Percebe-se então que vários fatores podem indicar o estresse no trabalho. A partir de agora, você tem o dever de ficar atento e enxergá-los em seu dia a dia.

Quais são as melhores dicas para evitar estresse no trabalho?

Abaixo, você encontra uma lista com orientações para melhorar a sua performance profissional. Confira e coloque as em prática ainda hoje:

Durma bem

Dormir entre 6 a 8 horas por dia é essencial para recarregar as energias e ter disposição para trabalhar. Se você não está acostumado com isso, não se preocupe: sempre é possível melhorar as suas noites de sono.

Sabe aqueles 20 minutos que você fica com o celular na mão olhando os seus feeds de notícias no Facebook e no Instagram deitado na cama? Pare de fazer isso imediatamente e se prepare para dormir mais cedo, já que você ficou online o dia todo mesmo.  

Outra dica é ter um local confortável e adequado. Um bom travesseiro e um colchão aconchegante não podem faltar em seu quarto também.

Nos primeiros dias, pode parecer difícil, mas você sentirá a diferença em sua rotina ao ter mais disposição e ânimo para trabalhar em casa ou no escritório.

Faça atividades físicas

Você já deve estar cansado de ouvir que as atividades físicas são grandes aliadas de um empreendedor. E nós vamos reforçar ainda mais essa questão.

A prática de esportes e de exercícios libera a endorfina em nosso organismo. Ela é uma substância que está relacionada ao bem-estar, ao humor e à ação analgésica.

É válido praticar qualquer atividade física, desde que você respeite os limites do seu corpo, ok? Hoje em dia, existem opções para todos os gostos e bolsos, como academias, artes marciais, natação e até mesmo as pistas de corrida nas ruas de nossas cidades.

Sempre aprenda novos assuntos

Exercitar o cérebro também é outro ponto imprescindível para acabar com o estresse no trabalho. Quem está sempre aprendendo coisas novas cria conexões entre os neurônios e fortalece as já existentes.

Ter uma mente jovem e aberta faz com que você melhore a sua performance e descubra novas habilidades em sua vida. Confira algumas atividades que você pode começar a aprender hoje mesmo:

  • dominar uma nova língua estrangeira;
  • entender as regras do xadrez e desafiar os seus amigos;
  • descobrir quais as são as diferenças entre os diversos vinhos e cervejas;
  • tornar-se um bom dançarino de forró;
  • melhorar as suas habilidades na cozinha e fazer jantares para parentes e familiares. 

E não há desculpa para não aprender novos assuntos. Atualmente, a internet permitiu a difusão dos cursos a distância, facilitando ainda mais o seu aprendizado. Com uma simples pesquisa no Google, você encontra aulas, livros e vários conteúdos sobre o assunto que você quer estudar.

Esqueça o “e se…”

Provavelmente, você já se pegou com o seguinte pensamento “O que eu faria se ganhasse na Mega Sena”, certo?

Sonhar não custa nada, mas deixar de lado as coisas boas da sua vida é algo abre portas para o estresse no trabalho. Se você sempre pensa que algo pode dar errado, mude de postura já.

Evite utilizar essas duas palavras e comece a enxergar o seu emprego, a sua família e tudo aquilo a sua volta com olhares positivos. Pense em tudo o que você conquistou para chegar até aqui e como foi bom ter desafios para superar.

Este não é um post de autoajuda, mas ficar pensando no pior só atrapalha, ok?

Alimente-se bem

É isso mesmo que você leu. Quem não se alimenta corretamente corre sérios riscos de ter estresse no trabalho. Comer fast food e produtos industrializados em excesso não é uma boa ideia — e você deve evitá-la a todo custo.

Frutas, verduras e legumes devem fazer parte do seu cardápio de todos os dias. Fazer refeições regularmente, em horários definidos, é outro ponto muito importante também.

Do mesmo modo, evite comer depressa. Almoçar em apenas 10 minutos, por exemplo, não é nada sadio. As pausas do almoço e do café são essenciais para relaxar a mente e colocar os pensamentos em ordem.

Inicialmente, você pode ter dificuldades para reorganizar a sua rotina, contudo, pense nos benefícios que uma alimentação bem equilibrada proporciona em sua vida.

Saiba se comunicar

Os seres humanos são comunicativos por natureza. Utilizamos diferentes meios para nos comunicar com nossos parentes, amigos e colegas de trabalho desde o princípio de nossa história, sejam as pinturas rupestres, sejam as mensagens por Whatsapp.

Quem quer evitar o estresse no trabalho precisa conversar com outras pessoas. E não estamos falando apenas de diálogos sobre filosofia e política. Um simples bate-papo sobre o último jogo do campeonato brasileiro pode te ajudar a relaxar ou a encontrar uma solução para um problema que te aflige.

É importante também saber ouvir as outras pessoas. Escutar a opinião do outro é um bom exercício para fugir do estresse e analisar uma situação por um ponto de vista diferente. Além de evitar o estresse na empresa, essa atitude mostra que você está aberto a outras opiniões e compreende que bons resultados só são alcançados em conjunto.

Tome cuidado apenas com as pessoas que só sabem reclamar. O pessimismo em excesso não é bom para ninguém.  Por mais que você não acredite que “o pensamento positivo atrai coisas boas”, saiba que ser positivo faz com que o seu cérebro fique focado em assuntos que não trazem estresse à mente.

Delegue tarefas

Se você acompanha o nosso blog, sabe como é necessário ter uma boa equipe para fazer o negócio crescer, não é mesmo?

Gestões que têm times diversos, que sabem agir em conjunto, solucionam problemas com maior facilidade e ultrapassam metas com facilidade.  E não poderia ser diferente para evitar o estresse no trabalho.

Empreendedores que acumulam poderes e decisões em suas mãos acreditam que estão no caminho certo, mas isso nem sempre é verdade. A falta de confiança no próximo e a overdose de responsabilidades podem te levar ao limite, causando sérios danos em seu desempenho.  

Saiba que, à medida que a empresa cresce, você precisará delegar tarefas. Ao tomar essa atitude, você tem mais tempo para focar naquilo que realmente importa, como aumentar o número de vendas e ter mais qualidade de vida.

E os benefícios não param por aí. Quando um funcionário ganha uma nova responsabilidade, ele se sente desafiado a melhorar. Com isso, ele compreende que é importante para o crescimento do empreendimento. Além do mais, todos os membros da equipe se desenvolvem profissionalmente.

Portanto, seja um bom líder e comece a delegar tarefas quanto antes.

Conclusão

Este post mostrou para você os perigos do estresse no trabalho. Em um primeiro momento, você pode pensar que dá conta do recado e consegue, por exemplo, virar noites no escritório.

Contudo, com o passar do tempo, a sua mente e o seu corpo dão sinais de que é preciso parar e ter mais qualidade de vida. A insônia, o cansaço e a dificuldade de memorização são alguns sintomas que profissionais estressados têm.

Com medidas simples, mas eficazes, é possível fugir do estresse no trabalho. A prática de atividades físicas e a alimentação saudável são dicas que você pode começar a aplicar agora mesmo.

Outras medidas, como saber se comunicar e delegar tarefas, devem ser aprimoradas com o tempo.

E então, o que você achou do conteúdo? Você já teve problema com o estresse no trabalho? Quais outras dicas você dá? Queremos saber a sua opinião, comente no espaço abaixo!

About the Author

Analista de marketing apaixonado pela produção de conteúdo, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

>