Endomarketing: o que é como engajar colaboradores

Qualquer empreendedor que queira destacar sua empresa no mercado deve ter claro em sua cabeça que certos processos são necessários. E mais que isso, deve ter uma equipe alinhada. É nessa hora que entender sobre endomarketing é importante.

O termo não é só fundamental para você se comunicar melhor com sua equipe, mas também para evitar o alto índice de rotatividade (turnover) e ter profissionais mais qualificados ao seu lado..

Também chamada de marketing interno, a estratégia permite que sua empresa seja reconhecida como um bom lugar para se trabalhar. É claro que você deve sempre se manter na ponta fidelizando clientes, mas nunca se esqueça que sua a imagem também é importante para seus colaboradores.

Por isso, neste post, você vai saber de tudo um pouco sobre endomarketing e por que tê-lo bem definido.

​​​​O que é endomarketing?

Ainda há pouco, você leu o termo “marketing interno” neste texto. É porque o endomarketing nada mais é do que uma estratégia que se preocupa com a imagem da empresa dentro dela, entre os seus colaboradores.

E isso não significa ter apenas peças de comunicação interna, como jornais murais, informativos ou intranet funcionando perfeitamente. É mais: é ter funcionários alinhados com o seu planejamento empresarial, com as metas e objetivos da sua empresa.

Endomarketing e marketing interno ora ou outra são tratados de maneiras diferentes. Isso porque, para alguns, o primeiro termo está mais relacionado em engajar os colaboradores com os produtos da marca, a ponto de serem eles os maiores responsáveis por alavancar a imagem da empresa.

No caso do marketing interno, seria as ferramentas de uma boa comunicação e o fluxo de informação entre os funcionários. Bom... são conceitos que levam uma coisa à outra, por isso, você lerá ao longo deste texto que os dois termo se equivalem, ok?

Mas, o que precisa ser entendido é que endomarketing não é apenas a utilização de um marketing para envolver colaboradores, o público interno. É envolver ações de RH que indicarão quais são as necessidades das pessoas.

Ele apontará quais são os pontos de melhorias em seu empreendimento que te mostrarão em que atuar no marketing.

Resumidamente, portanto, pode-se dizer que o endomarketing é a soma de forças do Recursos Humanos com o marketing para alinhar as necessidades e os objetivos do funcionário para com os da empresa, fortalecendo a imagem da marca e do produto para o cliente externo.

Por que ter uma estratégia de endomarketing?

Você já leu que a importância de se ter um marketing interno sólido te traz frutos dentro da empresa e que certamente te dará resultados externos também. Você saberá agora mais sobre as suas vantagens:

Redução de tunover

O endomarketing possibilitará que você realize estratégias que melhorarão a motivação de seus colaboradores, permitindo que eles possam se sentir parte da empresa e de suas conquistas.

Isso ajuda a ter um ambiente de trabalho em que os funcionários se sintam e queiram trabalhar para você, reduzindo a rotatividade da empresa – o turnover.

Com pessoas há mais tempo em sua empresa, você tem a certeza de que todas elas estão bem alinhadas e conhecem a cultura de seu negócio, além de serem mais leais e comprometidas.

Melhoria de clima empresarial

Se você tem um ambiente de trabalho saudável, o bom clima empresarial é quase que uma consequência.

Os processos de sua empresa também passarão por melhorias, com todos sabendo bem quais atividades desempenhar, quais metas atingir e com todos os resultados compartilhados.

Proatividade

Ambiente favorável, processos bem aplicados e resultados compartilhados pelos times são  ingredientes necessários para uma proatividade de seus colaboradores.

Com todo esses elementos saudáveis em sua organização, aspectos negativos, como a procrastinação, serão raros, e cada vez mais o seu time estará disposto a trazer mais resultados!

Qualidade de vida

É claro que tendo todos esses elementos em sua empresa, o seu funcionário terá mais prazer em trabalhar para você. E isso poderá ir além, ajudando a pessoa a ter uma qualidade de vida além do trabalho.

O estresse existe, e é quase que inevitável, mas ele será algo raro e visto como um momento motivador que será superado.

Sua empresa terá uma avaliação positiva

Hoje em dia, existem muitos meios em que pessoas compartilham experiências dentro da empresa. Avaliam em redes sociais e em sites, como o Love Mondays. Com o endomarketing engajado em ações que trazem os resultados que você leu até aqui, o seu colaborador falará bem de sua empresa fora dela.

O que fazer para ter um bom endomarketing?

O primeiro ponto que se deve considerar é que o endomarketing trabalhará para um público: os funcionários.

Eles serão os seus, clientes e você deverá satisfazê-los. E, por isso, algumas ações são necessárias para medir o grau de satisfação dessas pessoas por trabalharem com você e, principalmente, para ouvi-las!

Também passa por construir um ambiente que seja acolhedor para cada trabalhador. Ele tem que se sentir à vontade e parte do lugar. Assim, ele também respeitará os demais funcionários.

Você pode pensar nas melhores estratégias que esse público apontar em palestras e convívios que, principalmente, o RH monitorar. Mas, algumas não precisam de muito estudo prévio.

Veja quais são:

Realize happy hours

Você pode escolher um dia da semana, ou do mês, e organizar um encontrinho logo após o serviço com a sua equipe.

Algumas empresas fazem aniversários mensalmente para colaboradores que nasceram naquele mês, comemorado dentro e fora da própria empresa. Não importa o que seja, o essencial é você medir o grau de satisfação que a equipe tem em partilhar momentos mais descontraídos.

Você pode registrar o que pode fazer de melhorias e atender algumas necessidades que você só observará em momentos menos, digamos, profissionais.

Na eNotas, por exemplo, fazemos uma reunião mensalmente de Clima e Cultura. Esse é o momento em que toda a equipe se reúne para discutir os resultados das pesquisas de satisfação que acontecem semanalmente. Após isso, o time tem um momento de descontração em um happy hour.

Trace planos de carreira

Quase nenhuma pessoa entra numa empresa querendo ficar apenas alguns dias. São raros. Grande parte quer estabilidade e criar carreira.

Por isso, no ato da contratação, mostre que você tem um plano de crescimento para todos os setores e que existirão muitas oportunidades. Se você ainda não tem isso, corra atrás e trace uma.

Seja simpático

“Parabéns” e “obrigado” são palavras mágicas para que seu funcionário tenha prazer em trabalhar para você. Não abra mão da simpatia, mesmo em momentos turbulentos. Aliás, é, nessas horas, que você deve mostrar confiança no seu time.

Compartilhe e celebre as conquistas

No marketing interno, os canais de comunicação servem não apenas para informar o colaborador dos novos passos da empresa ou algo relacionado a ela, mas também para mostrar uma vitória.

Você tem que mostrar que foi algo feito em equipe e que, graças a todos, o resultado positivo chegou. Se uma equipe em específico gerou o resultado, cite os nomes, quem são e mostre que os demais do time também podem fazer o mesmo.

Use seu jornal mural, a intranet e até mesmo as redes sociais — se achar necessário — para mostrar a vitória de todos!

Promova a capacitação

Se você monitorar que alguém ou mesmo uma equipe pode melhorar em algo, realize treinamentos, promova workshops e ofereça cursos — alguns online podem ser ótimos para a sua empresa.

Seja qual for o tipo de capacitação, invista em sua equipe e mostre essa ação. Envolva a todos a procurarem a melhorarem as suas rotinas e as atividades com esse tipo de engajamento. Dessa forma, os resultados não só virão mais rápidos como também com qualidade.

Ouça os seus funcionários e só ganhe com isso!

Com todas as dicas que você leu aqui, você tem fica mais perto de aumentar o engajamento e a produtividade dos seus parceiros de trabalho. Tenha em mente que nada acontece do dia para a noite.

Um time que performa bem precisa conhecer as metas e os objetivos da empresa. Por isso, lembre-se de investir no endomarketing.

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About the Author

Gabriel Nascimento - Analista de marketing apaixonado pela produção de conteúdo, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

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