Sistema para imobiliária: o que é e como escolher a melhor opção

Um sistema para imobiliária é uma ferramenta essencial para automatizar tarefas e ter mais tempo para atender melhor clientes. 

No mundo dos negócios, diversos setores se beneficiam com ERPs eficientes que automatizam processos, reduzem custos e melhoram o relacionamento com o cliente. 

Isso é desafiador em diversos aspectos, sobretudo para operações internas. Por isso, um sistema de gestão imobiliário é um parceiro direto para que empresas do ramo se atualizem e ampliem a força de suas marcas. 

Mas, o que é um sistema para imobiliária? Quais são seus benefícios práticos, o que eles devem oferecer e quais os nomes mais indicados do mercado? Se você se interessou pelas respostas dessas perguntas, continue a leitura!

O que é um sistema para imobiliária?

Em termos práticos, são softwares que automatizam tarefas — que muitas vezes são feitos manualmente —, oferecendo mais tempo para a equipe se dedicar a atividades estratégicas, de planejamento e de atendimento ao cliente. 

São atividades que, se não forem bem executadas, impactam diretamente nas receitas de empresa e mesmo no atendimento com os locatários. 

E isso ninguém quer que aconteça, certo? 

Com o avanço da tecnologia, já é possível encontrar as melhores soluções para gestão de empresa com um ERP, que permite integrar processos administrativos, facilitando a operação da empresa.

Qual é a importância da ferramenta?

Para imobiliárias, é possível ter experiências significativas com a implementação de um programa próprio para automatizar processos, pois os benefícios dessas escolhas são muitos.

Para começar, a automação evita que erros sejam cometidos com muita frequência. Isso porque ele padroniza processos. Outra importância fundamental é a centralização dessas tarefas e informações. Com isso, você consegue administrá-las com uma visão ampla e estratégica.

Um sistema para imobiliária também te dará melhores retornos: dados financeiros que podem indicar melhoria de receitas e fluxo de caixa também.

Aliás, um dos benefícios que mais atraem os empreendedores é a redução de custo. Graças a uma plataforma integrado e automatizado, muito tempo de trabalho é eliminado, sendo aplicado a atividades que dão mais retornos financeiros.

Você pode até pensar que o uso de planilhas é o suficiente em sua rotina. E, inicialmente, isso é verdade. Empreendedores em início de jornada consegue acompanhar a gestão dessa forma. Porém, com o passar do tempo, o fluxo de informações, de pagamentos e de clientes é tão grande, que é fundamental adotar uma ferramenta de gestão. 

O que um bom software para imobiliária precisa ter?

E para te atender bem, o sistema para imobiliária deve ter algumas características básicas, além de recursos que serão parceiros para melhorar a performance de sua empresa. 

Mas, antes de ler sobre essas funcionalidades, lembre-se que cada imobiliária tem suas próprias especificidades. Portanto, é preciso, antes de mais nada, entender as necessidades de sua empresa. Alguns detalhes, como porte e orçamento, podem fazer a diferença na hora da escolha. 

Suporte especializado 

O ERP que você escolher para atender o seu negócio precisa ter um atendimento eficiente. E saber se a marca atende bem seus clientes requer pesquisar no mercado quem é atendido por ela e perguntar sobre. Ferramentas, como o Reclame Aqui, podem ser boas fontes, assim como os perfis nas redes sociais do parceiro. 

Por parte do software, veja se eles oferecem treinamentos, capacitações, se há acompanhamento técnico com frequência, seja presencial ou virtual. Seu relacionamento com ele deve ser transparente e todo o suporte que eles oferecem é muito válido. 

Considere o tempo de resposta e as formas de comunicação com o suporte também. 

Custo-benefício

Durante a sua pesquisa, perceberá que existem muitas marcas com pacotes variados, tanto de preço quanto de recursos disponíveis. Para analisar, você deve observar o preço, mas também quais são essas funcionalidades que eles oferecem.

Muitas vezes, a escolha de um pacote mais barato pode não ser a melhor por justamente os recursos disponíveis não trazer retornos a médio ou longo prazo. Em contrapartida, a opção mais cara também pode não ser a melhor.

Faturamento automático

Certamente, você e sua empresa lidam com processos bem burocráticos em sua rotina, certo? E uma delas é gerar cobranças? Pois se as respostas forem todas “sim”, saiba que um sistema para imobiliária deve ser um facilitador nessa atividade. 

Não importa o período em que esses boletos devem ser gerados, o software deve ter um recurso de faturamento automático. Isso, claro, precisa ser integrado a outras plataformas financeiras, como internet banking. 

Com boletos gerados automaticamente, basta enviá-los aos locatários!

Banco de dados

Bom, para mandar boleto e mesmo para gerá-los, você precisa armazenar muitos dados, seja sobre cada cliente ou sobre os contratos que cada um tem com sua imobiliária, certo?

O seu software precisa ter um bom banco de dados. Isso ajudará desde o corretor, que está na ponta do relacionamento com o locatário, quanto a equipe de gestão financeira. Essas informações devem ser centralizadas, de fácil preenchimento, para otimizar todo o processo que requer fornecer os dados de um cliente, aumentando produtividade de todos. 

Integração com portais de imóveis

A sua imobiliária tem  recursos para anunciar imóveis para locar, como um site próprio, provavelmente. Outra possibilidade é a utilização de portais imobiliários. 

Esses portais, geralmente, têm baixo custo e são um bom investimento na hora de divulgar um imóvel. 

A sua vida é muito facilitada quando o portal e a sua plataforma de gestão conversar bem, de modo que você possa controlar todos os recursos que o site oferece diretamente do sistema para imobiliária, além de publicar anúncios diretamente por ele. 

Ou seja, isso é uma maneira interessante de integrar os processos administrativos e de marketing de sua empresa. 

Integração com redes sociais

Instagram, Facebook e Youtube: nenhum deles deve ficar de fora na hora de fazer a gestão de seus processos.

As redes sociais estão presentes na vida muitas pessoas e não deve ser diferente na sua empresa. Na hora de pensar em integração, lembre-se das comunidades virtuais. Elas não são apenas ótimas ferramentas de divulgação de alugueis, como também para manter relacionamento com seus clientes. 

Agendamento de visitas

Outro processo que pode ser muito trabalhoso para um corretor é o cronograma de visitas. 

O seu sistema para imobiliária deve te atender bem quanto a isso, oferecendo uma agenda acessível e que dialogue com seu portal de divulgação. 

Ela deve ser acessível por todos da equipe, de maneira integrada e de fácil preenchimento, como sempre.

Implementação facilitada

Todo software de gestão de empresa altera muito a rotina de uma empresa, seja ela qual for. Por isso, a escolha deve ser pensada considerando aquela que oferece os melhores recursos de implementação. 

Para isso, o processo pode acontecer por partes — evitando parar as atividades de sua empresa —, com capacitações e treinamentos, e um suporte inicial muito presente. 

Emissão de Nota Fiscal

A nota fiscal eletrônica é importante para toda empresa. E o sistema para imobiliária que você escolher deve te atender bem nesse sentido. 

E, como a sua emissão de documentos fiscais pode ser complicada, com o preenchimento de dados de cada clientes, é importante que o software faça tudo automaticamente. 

A emissão além de ser facilitada, evita erros e seu envio pode ser realizado instantaneamente. Menos um trabalho para você e sua equipe, não é?

Quais são os melhores sistemas de imobiliárias?

Já entendeu que é muito vantajoso um software desse em sua empresa, certo? Para te ajudar em sua pesquisa, aqui vai algumas indicações de marcas muito usadas no mercado.

RealizaTI

sistema para imobiliária - realizaTI

A RealizaTI, bem como sugere o nome, é especialista em tecnologia da informação. 

A empresa oferece produtos mais indicados para condomínios e loteamentos, mas há também soluções próprias para imobiliárias, como o C-Lect. A ferramenta tem facilidades para o cliente final, que pode reservar o imóvel diretamente do seu site. 

Há também o Imob, que foca em seu layout intuitivo e um sistema inteligente para conseguir otimizar vendas. 

Toda a plataforma é hospedada online, o que traz segurança de dados, integração com site, filtros inteligentes, contador de tempo como gatilho e vários outros benefícios.

Fantastiko

Com o Fantastiko, você consegue ter boas ferramentas para analisar dados, com relatórios inteligentes, e outras automações que farão você ganhar tempo para planejar novas estratégias de vendas. 

O Fantastiko tem um ótimo recurso de comunicação com seu cliente, o que faz você ter um relacionamento mais fortalecido. 

GregoriSoft

Já o GregoriSoft permite a você ter uma gestão completa de toda a sua carteira de imóveis. Como bem diz seu slogan, é mais que um sistema, uma solução. Não é para menos, já que seus recursos permitem vendas simples, rápida e que te dão as informações precisas para uma tomada de decisão acertada. 

Ter um sistema para imobiliária só fortalece o seu negócio. Todas as vantagens que um pode te dar, agregados a seus resultados, permitem afirmar que você precisa ter um agora mesmo!

Aliás, um software como esse só soma em um negócio que queria alavancar vendas, aumentar receitas e reduzir custos. 

Qual outro sistema você conhece? Conta aí nos comentários!

About the Author

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

>
Gabs

Como conseguir 200 mil visitas mensais no seu site sem gastar com anúncios