Softwares veterinários: 4 principais sistemas de pet shops e clínicas

Ter um ERP é fundamental para ganhar tempo na rotina — principalmente em um pet shop. 

As clínicas veterinárias e os petshops ganham cada vez mais espaço no mercado. Uma pesquisa do Instituto Pet Brasil afirma que mais de R$ 25 bilhões circularam no setor em 2018, representando um aumento de 7% em comparação a 2016. Além disso, o nosso país tem o terceiro maior faturamento no mundo.

Todas essas questões mostram que as gestões pet têm grandes oportunidades para crescer e adquirir mais clientes. Desse modo, é essencial estar preparado para prestar um serviço de qualidade, cuidando da saúde dos bichinhos e deixando seus donos felizes.

Nessas horas, os softwares veterinários não podem faltar seu negócio, mas você sabe o porquê disso?

Este post tira explica como essa ferramenta funciona e quais são os 4 principais softwares.

O que é um software veterinário?

Ele é um sistema que automatiza as tarefas e registra tudo o que acontece em seu pet shop. Em outras palavras, ele é responsável por tornar a sua rotina mais eficiente e tranquila.

Imagine, por exemplo, ter que registrar e monitorar o estoque de materiais para banho e tosa e os pagamentos manualmente. Além disso, adicione a necessidade de enviar mensagens de cobrança e manter o fluxo de caixa em dia.

Apenas um super-herói conseguiria realizar todas essas e outras tarefas com maestria e ter tempo para atender bem os consumidores e seus animais.

Desse modo, esse tipo de ferramenta tecnológica reúne informações em um só lugar e garante a produtividade da equipe.

O que considerar antes de escolher?

Alguns empreendedores analisam apenas o preço na hora de contratar um software veterinário.

Essa atitude pode até trazer bons resultados em um primeiro momento, já que há uma economia de despesas, contudo, quando se olha a longo prazo, você pode se meter em maus lençóis.

Isso porque a ferramenta que você deve escolher é aquela que tem todas as funções que a sua gestão exige. Em alguns casos, ela não será a mais barata ou a primeira que você fará contato.

Apesar de não existir um padrão, algumas características você não pode deixar de analisar:

Período de teste grátis

Com uma simples pesquisa no Google, é possível identificar inúmeras opções de softwares veterinários. Ao analisar alguns sites, você percebe que todas parecem ótimas em um primeiro momento.

Porém, só se conhece a qualidade de uma ferramenta de gestão quando se coloca a mão na massa. É essencial testar o software para veterinária, a fim de saber se ela se adéqua ao perfil de sua empresa.

Nessas horas, os parceiros que permitem um período de teste grátis saem na frente dos concorrentes. E não pense que essa característica é benéfica apenas para os usuários.

Saiba que o tempo de gratuidade permite que empresa mostre os seus diferenciais aos clientes, aumentando as chances de uma futura contratação.

Suporte especializado

Você já precisou enviar algum equipamento eletrônico para a assistência técnica e perdeu a paciência com o serviço prestado?

Infelizmente, esse tipo de situação causa estresse no relacionamento entre clientes e empresas — e não poderia ser diferente na hora de encontrar um bom software veterinário.

Antes de tomar qualquer decisão, analise como é o suporte de seu possível parceiro. Veja quais são as suas políticas de atendimento e qual é a reputação da empresa nas redes sociais e em outros portais da internet.

Não se esqueça de prestar atenção em todos os emails e telefonemas que antecedem a contratação. Se você tiver dificuldades logo no início, saiba que terá grandes dores de cabeça no decorrer dos anos também.

Interface amigável

Um bom sistema de gestão é fácil de usar e tem painéis intuitivos. Você não pode perder muito tempo procurando onde agendar uma consulta ou verificando o balanço financeiro do mês anterior.

Dessa maneira, o melhor programa oferece um controle eficiente, simples e direto.

Emissão automática de notas fiscais

Emitir notas fiscais parece uma tarefa complicada. Como as alterações tributárias acontecem quando menos se espera e alguns termos fogem do senso comum, você pode se sentir perdido e confuso.

Entretanto, você não pode abrir brechas para erros, pois as notas fiscais estão relacionadas ao recolhimento de impostos. Quem não paga os tributos corretamente sofre multas e pode até ser preso.

Por isso, um software veterinário de qualidade permite a emissão automática de notas fiscais.

Quais são os 4 principais sistemas para petshops e clínicas veterinárias?

1. SimplesVet

softwares-veterinarios-simplesvet

SimplesVet é um software veterinário acessado pela internet, ou seja, você pode controlar a sua clínica a qualquer hora ou lugar.

Esse sistema já foi escolhido por mais de 1500 gestões no Brasil, pois integra todos os setores do negócio e permite acesso facilitado aos prontuários, receitas e documentos emitidos, como Notas Fiscais de Consumidor eletrônicas (NFC-e).

Outro diferencial é a possibilidade de fazer a importação de dados de outros softwares, caso você já tenha utilizado algum. Além de tudo isso, você consegue controlar o acesso de cada funcionário e delegar tarefas com precisão.

Entenda mais sobre a SimplesVet no vídeo abaixo:

Veja o depoimento que a SimplesVet sobre a parceria com o eNotas Gateway também:

softwares-veterinarios-depoimento simplesvet

2. Vetwork

softwares-veterinarios-vetwork

Sistema Vetwork é uma opção 100% segura e estável. Com uma interface intuitiva, a produtividade do usuário é garantida. As fichas de clientes e pacientes mostram todas as informações para um atendimento rápido e eficaz.

Cada nova venda atualiza o sistema automaticamente. E o software ainda te avisa quando o estoque está chegando ao limite. A emissão de notas fiscais é outro de seus diferenciais também.

Quer aprender o que é o Vetwork? Basta assistir ao conteúdo a seguir:

3. Pet Shop Control

softwares-veterinarios-pet-shop-control

Pet Shop Control tem funções que fazem diferença em seu negócio, como o controle financeiro das contas a pagar e receber, o sistema de fidelidade para clientes e as projeções de estoque.

Compreenda como funciona o Pet Shop Control:

4. Vetus

softwares-veterinarios-vetus

Já pensou em controlar a vacinação, agendar serviços e até mesmo saber as datas de aniversários dos animaizinhos em apenas alguns cliques?

Vetus otimiza a gestão do seu pet shop porque funciona totalmente em nuvem.

Ele tem um módulo fiscal completo, que permite a emissão de notas fiscais, inclusive pelo SAT em São Paulo.

Ao ler o nosso post, você descobriu um pouco mais sobre os softwares veterinários, como eles são importantes para a sua rotina de trabalho e as 4 opções mais relevantes do mercado.

Como a automação de tarefas é uma característica essencial para sobreviver à concorrência, você deve escolher um sistema para clínicas veterinárias e petshops adequado às suas necessidades.

Você conhece outra ferramenta? Qual delas você utiliza? Compartilhe a sua experiência com a gente no espaço abaixo!

About the Author

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

>