split-de-notas
NOTAS FISCAIS

Split de notas para infoprodutores: o que é, como funciona e benefícios

Atualizado há menos de 1 semana

A internet modificou o mercado e possibilitou compras com poucos cliques. Hoje, é possível abrir um negócio inteiramente online, sem sair de casa. Por isso, muitos infoprodutores conseguem hoje encontrar uma série de ferramentas no mundo virtual para auxiliar o processo de venda de seus produtos, com diversas ferramentas à disposição. 

Os marketplaces se popularizaram e se tornaram grandes aliados dos vendedores, permitindo a oferta fácil e prática de produtos e serviços. Essas plataformas se transformaram em grandes centros de compra, movimentando a economia. 

Porém, mesmo com tantas inovações, é essencial que os infoprodutores conheçam os processos por trás das compras online, principalmente no que tange às formas de pagamento. 

Como dividir o pagamento, quando um vendedor realiza uma venda de um produto e de um serviço ao mesmo tempo? É aí que entra o split de notas.

Se você é um infoprodutor ou pretende trabalhar vendendo seus produtos na internet, é hora de conhecer mais sobre o split de notas e como ele funciona!

O que é split de notas? 

O split de pagamento ou split de notas, nada mais é, do que a divisão de um mesmo pagamento em uma nota de serviços e uma nota de produto.

atenção

Mas, cuidado! Não é qualquer tipo de negócio que consegue fazer isso. Por isso, o auxílio de um contador pode ser interessante para orientar quando será necessário realizar a divisão do pagamento é essencial. 

O split de notas geralmente acontece quando um infoprodutor oferece, por exemplo, um serviço online e um item que se enquadra como produto, e realiza a venda conjunta destes itens, porém precisa emitir notas fiscais separadas, de acordo com a categoria do item. Vamos entender por meio de um exemplo. 

Vamos supor que um infoprodutor disponibilize um curso online sobre empreendedorismo, e, junto ao curso, também venda um livro sobre marketing. Ao realizar a venda, ele vai precisar emitir duas notas fiscais: uma de serviço, para o curso, e outra nota de produto, para o livro.

O split de notas faz isso de forma automática, e, assim, o infoprodutor não precisa realizar essa divisão de forma manual. Com a ferramenta, é possível ainda definir a porcentagem do valor da venda que vai para a nota fiscal de serviços e o valor que será destinado para nota fiscal de produto. 

Como funciona?

Agora que já entendemos o que é o split de pagamentos, você deve estar se perguntando como esse processo funciona na prática. Trata-se de uma operação simples. 

Caso você tenha uma ferramenta de split, como a da eNotas, toda a divisão é feita automaticamente.

Ao entrar na plataforma para emitir a nota fiscal, você já encontra as opções de Notas Fiscal de Serviço, Nota Fiscal de Serviços e Split de Notas. Ao selecionar o split de notas, já é possível definir qual será a porcentagem da venda destinada para a nota de produto, e qual será destinada para a nota de serviço. 

Além disso, também é possível configurar o item vendido, para que, todas as vezes em que ele for comercializado, a venda seja dividida de acordo com o split de notas.

split-de-notas


Como funciona a tributação?

Uma grande preocupação do infoprodutor é a tributação. Ao realizar vendas de produtos diferentes, há um grande receio de acabar pagando mais impostos do que o necessário. 

Nesse cenário, o split de notas tem papel importante. Vamos resgatar o exemplo anterior: suponha que você vai fazer a venda do seu curso + o livro sobre empreendedorismo. O split de notas é um grande benefício, já que, geralmente, a incisão de impostos é menor sob a nota de produto. 

Com a divisão de venda automática, o infoprodutor não precisa se preocupar com a cobrança indevida de impostos, e diminui o valor de tributos pagos,pois o processo é feito com rapidez e de forma automatizada. 

Para quem trabalha com coprodução, o split de notas também é interessante, evitando que os impostos sejam cobrados duplamente, ou seja, a bitributação. A bitributação é um termo que se refere à condição em que um contribuinte é tributado de forma duplicada. Isto é, quando dois Direitos Públicos (União, estados ou municípios) cobram a mesma pessoa física ou jurídica o mesmo imposto. 

Por isso, o split de notas é essencial para evitar a cobranças desnecessárias e assegurar que todos os coprodutores sejam beneficiados. Com a ferramenta, todo o processo é feito de maneira automática, e no preço final as taxas e tributações envolvidas já vem embutidas.

Benefícios do split de notas 

O split de notas tem uma série de benefícios. A divisão facilita a vida dos vendedores e proporciona uma experiência de compra otimizada. Confira alguns dos benefícios do split de notas:

  1. Evitar tributação

Uma das maiores vantagens de utilizar um split de pagamento, é evitar a tributação duplicada ou evitada. Com a ferramenta de split de notas, o infoprodutor tem mais tranquilidade na emissão de notas e não precisa se preocupar com a incidência indevida de tributos. 

Para contornar o pagamento da tributação duplicada, muitos gateways de pagamento já aderiram à função de split de notas.

  1. Acompanhar o processo

Outra grande vantagem do split de pagamentos é a possibilidade de acompanhamento do processo. Com uma solução que fornece a ferramenta de split de notas, é possível fazer o acompanhamento de todas as vendas feitas nessa modalidade. Além disso, uma grande vantagem é poder configurar todas as vendas de um determinado item para fazer o split de notas automaticamente. 

  1. Otimizar o negócio

Ao adotar a divisão de pagamento, toda a gestão financeira pode ser beneficiada, uma vez que o controle fica fácil e mais confiável, com o processo automatizado. Você não precisa se preocupar mais com a divisão das notas, ou ter receio em oferecer produtos e serviços na mesma venda.

Assim, o gerenciamento é simplificado, assim como as tomadas de decisões. Com a emissão automatizada de notas, é possível acompanhar os recebimentos de forma simples. Além disso, sem a bitributação, o planejamento de orçamento fica mais fácil.

Concluindo...

O split de notas é uma ferramenta essencial para os infoprodutores. Com uma solução inteligente que facilite o processo de venda que inclua serviços e produtos, a preocupação com a divisão posterior das notas fiscais acaba. 

Hoje, com tantas possibilidades de venda e parceria por meio da internet, além do crescimento e desenvolvimento dos negócios digitais, formas de receber e fazer pagamentos de forma mais inteligente e ágil se fazem mais necessárias do que nunca.

Continue com a gente por aqui para mais dicas! 

Vivencie a melhor experiência em emissão de notas fiscais da galáxia!

O que mais você entregaria aos seus clientes se não tivesse de gastar tanto tempo se preocupando com esse processo burocrático de emissão de notas fiscais?

Conhecer
Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.