Coprodução: o que é e como investir nesse formato

Atualizado há mais de 3 semanas

O mercado digital se tornou uma forma de empreendedorismo para milhares de pessoas. Com acesso a internet e um computador, é possível investir em várias formas de ganhar dinheiro online. Com a crescente demanda da população e o aumento do comércio digital, trata-se de um setor em amplo desenvolvimento.

De acordo com uma pesquisa feita pelo NZN Intelligence e publicada no E-commerce Brasil, 74% dos consumidores já escolhem fazer suas compras online, por causa da praticidade e fácil acesso a mais produtos. 

Hoje, é possível ainda vender produtos digitais, sem nem ao menos precisar manusear ou lidar com itens físicos. São os chamados infoprodutos, materiais distribuídos na internet que de alguma forma agregam valor ao usuário que o adquire, como e-books, cursos, webinars, etc.

Há ainda outro grande benefício para os empreendedores digitais: a possibilidade de fazer parcerias. Com uma pessoa para ajudar a vender e até mesmo desenvolver produtos, os negócios podem prosperar ainda mais. Essa prática é chamada de coprodução, e é sobre ela que vamos falar nesse post!

O que é coprodução?

A coprodução nada mais é do que uma parceria para vender ou criar um produto digital, em que um produtor se une a um coprodutor. 

Essa união pode ser feita de várias formas, como por exemplo, criando um material sobre um tema específico a quatro mãos, unindo conhecimentos de ambas as partes. Porém, muitas vezes, dois coprodutores atuam em diferentes expertises. 

Você, por exemplo, pode criar um produto, mas não saber como lançá-lo no mercado. Por isso, precisa de uma outra mente para ajudá-lo nessa parte, e então, esse outro indivíduo ganharia parte dos royalties do produto como coprodutor digital.

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Benefícios da coprodução

A coprodução tem várias vantagens para quem quer se inserir no mercado digital. Confira alguns benefícios:

  1. Contato com pessoas de diversas áreas

Ter contatos é essencial em qualquer área de atuação. Isso abre portas para parcerias e oportunidades de crescimento. Assim, na coprodução é possível manter contato com outras pessoas de diferentes áreas, sobretudo aquelas que ainda não são dominadas.

Isso dá a sensação de mutualismo e afasta aquela impressão que produtores digitais são sempre pessoas solitárias. Dessa maneira, é possível firmar laços que podem ser valiosos para o crescimento do negócio no futuro.

  1. Focar no aumento das vendas

Trabalhando com outra pessoa em um mesmo projeto, aumenta as chances de sucesso. Isso porque, cada um poderá focar em suas expertises, criando um produto mais rico e de melhor qualidade. 

Além disso, é possível dividir as tarefas e garantir que tudo seja executado no prazo. Isso garante também uma maior economia para cada coprodutor no lançamento e venda do produto. 

Os custos serão divididos e será possível investir mais no início, o que poderá gerar um retorno ainda maior. 

  1. Rapidez no fluxo

A rapidez é uma outra vantagem. Um projeto pode demorar dias (quando não meses ou mesmo anos!) para sair do papel e ser lançado. 

Ter mais que uma pessoa cuidando de áreas diferentes, economiza tempo e aumenta a segurança de que todo o processo terá menos riscos ao ser lançado.

Como começar a trabalhar com coprodução?

Muitas pessoas querem adotar o modelo de coprodução, mas não sabem onde começar. Por isso, separamos algumas dicas para começar a trabalhar com essa prática tão famosa no mercado digital.

  1. Defina qual papel/ nicho seguir

O primeiro passo é definir qual caminho seguir: criar um produto ou entrar como coprodutor em um produto que já existe. Se você já tiver um produto digital, pode procurar um parceiro para entrar no seu negócio e impulsionar as vendas, ajudando no lançamento.

Por outro lado, se você entende de anúncios, tráfego pago e lançamento e quer entrar em um produto digital como coprodutor,  é fundamental escolher muito bem qual nicho você vai seguir. Escolha um setor com o qual você tem afinidade e gostaria de trabalhar, para então, escolher um produto para ajudar a vender.

  1. Planeje tudo com seu parceiro

As redes sociais são ótimas para encontrar parceiros para coprodução. Você pode enviar mensagens no direct do Instagram ou LinkedIn, por exemplo, e mostrar um pouco do seu trabalho ou conhecimento.

Com o parceiro definido, fica uma dica super importante: converse com seu coprodutor sobre tudo que envolve a parceria. Vocês podem criar juntos um planejamento, elaborando estratégias de divulgação e definindo um cronograma de anúncios bem detalhado. Deixem delimitado também como será a divisão de lucros. 

Confira os segredos da Coprodução e obtenha os insights mais valiosos sobre essa prática!

  1. Acompanhe todo o processo

O lançamento e a divulgação de um infoproduto requer várias etapas. Além do investimento em marketing digital, há ainda a necessidade de atualizações no produto digital. Por isso, não basta colocar seu produto no ar e esperar um milagre!

Seja você o expert ou o coprodutor, lembre-se de continuar acompanhando as vendas, conferindo seus anúncios e antenado no tema.

Como é a atuação do coprodutor na Hotmart?

Outro ponto que você leu ainda há pouco foi sobre a plataforma. É por ela em que você pode encontrar outro coprodutor digital e realizar todas as negociações envolvendo o projeto. 

E uma das principais plataformas para coprodutores é a Hotmart

Lá, você encontra as melhores condições para desenvolver um produto, dividindo conhecimentos e com a segurança que todos terão garantidos a sua participação no projeto. 

Se você vende por coprodução, precisa escolher um modelo, dentro das opções disponibilizadas pela plataforma. Atualmente, existem dois modelos de coprodução Hotmart: a coprodução por comissionamento e a coprodução por parceria de negócio.

 É importante saber como cada uma delas funciona: 

  • Coprodução por comissionamento: nessa modalidade, o coprodutor tem uma relação de prestação de serviços com o produtor. O coprodutor é como um fornecedor, e não tem qualquer responsabilidade sobre o negócio do produtor. 

    O produtor é o único responsável direto pelas questões jurídicas, contábeis e tributárias de seu negócio. 
  • Coprodução por parceria de negócio: já no modelo de coprodução por parceria de negócio, o coprodutor e o produtor são, efetivamente, parceiros no negócio, como se fossem dois vendedores ao comprador. Trata-se de um novo modelo disponibilizado pela Hotmart, que pode ser escolhido e configurado pelos creators na plataforma!

    Dessa forma, tanto o produtor quanto o coprodutor são responsáveis pelas questões jurídicas, contábeis e tributárias do negócio. Porém, o cadastro do produto e suas configurações, conforme combinado com o coprodutor, como garantia e preço, ainda são responsabilidade do produtor. 

Vale a pena trabalhar com coprodução?

O mercado digital está cheio de oportunidades para quem quer empreender online. Porém, lançar um produto pode ser bem trabalhoso. Pense da perspectiva de um expert: é preciso fazer todo o processo de criar um produto, fazer a divulgação, criar anúncios, colocar ele no ar, e acompanhar todas as vendas. 

Com um coprodutor, fica mais fácil fazer todo esse processo, já que ele ficaria responsável pela parte prática do marketing digital. Assim, depois de criar seu produto, você teria a tranquilidade de ter um parceiro para divulgá-lo e possibilitar as vendas. 

Agora, pensando como um coprodutor. Se você ainda não tem interesse em desenvolver seu próprio produto, a coprodução permite que não seja necessário ser expert em conhecimentos e nichos específicos. Você pode escolher qualquer produto e atuar na sua promoção. 

Assim, a coprodução une duas pessoas com um mesmo objetivo, empreender no mercado digital! Portanto, a modalidade pode ser extremamente vantajosa para quem quer atuar neste setor. 

Porém, é importante lembrar que o empreendedor digital também tem deveres. Não se esqueça de ficar em dia com as obrigações, como a emissão de nota fiscal, que também deve ser feita na coprodução. 

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Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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