Melhores tendências em criação de conteúdo para 2025

Atualizado há mais de 1 semana

Se você trabalha no mercado digital, sabe da importância de acompanhar as tendências em criação de conteúdo!

A cada ano, o comportamento da audiência muda e novidades surgem. Por isso, é crucial monitorar oportunidades de inovar e se destacar.  

Por isso, preparamos um post com as melhores tendências em criação de conteúdo para 2025. Continue a leitura para saber quais são e como implementá-las no seu planejamento!

Quais as melhores tendências em criação de conteúdo para 2025?

2024 consolidou alguns movimentos em marketing e criação de conteúdo, como o aprimoramento do uso da inteligência artificial e a utilização dessa ferramenta de forma estratégica para se aproximar do público. 

Agora, as tendências de criação de conteúdo para 2025 são bastante promissoras e indicam um futuro cada vez mais visual, interativo e personalizado. Confira as principais: 

1. Vídeos dinâmicos para conexão com o público

Os vídeos vieram para ficar e se consolidaram nos Reels do Instagram e no TikTok. Este formato de conteúdo é uma ótima maneira de se conectar com o público e promover seus produtos ou serviços.

Neste cenário, muitos creators têm apostado em vídeos mais pessoais, com storytelling ou em um formato semelhante a um "vlog". A ideia é se aproximar do público com conteúdo genuíno. 

Para apostar nessa tendência, invista em conteúdos que mostrem sua rotina, os bastidores do seu negócio, ou em abordagens mais próximas sobre seu produto ou serviços, mostrando os detalhes e diferenciais. 

2. Inovação nas redes sociais

De acordo com o relatório Marketing Trends 2025 da Kantar, será preciso apostar na inovação para captar e manter a atenção da audiência.

Os creators terão que pensar fora da caixa e implementar formas atrativas para se destacar.

Esse promete ser um grande desafio para 2025: uma pesquisa da Universidade da Califórnia revelou que o tempo médio que uma pessoa permanece em uma única tela caiu de 2,5 minutos para apenas 47 segundos nas últimas duas décadas.

Por isso, em 2025 é preciso aplicar estratégias constantes e estabelecer uma cadência de postagens para se conectar com o público. Uma boa forma de fazer isso é usando os gatilhos mentais

3. Adaptação de conteúdos para cada rede

Um dos pontos de atenção no próximo ano é a entrega dos conteúdos em cada rede social. Uma prática comum de quem cria conteúdo é replicá-lo em todas as suas redes. 

No entanto, nem sempre essa é a melhor solução para garantir o engajamento da sua audiência. Em muitos casos, a forma como o público consome um vídeo no TikTok pode ser diferente do que se espera nos reels ou YouTube Shorts, por exemplo. 

O TikTok já implementou vídeos de até 10 minutos - e, dependendo do seu nicho, pode ser mais interessante apostar em conteúdos mais completos por lá e mais curtos em outras redes sociais, por exemplo. 

Para entender o padrão de comportamento da sua audiência, é importante observar as métricas e certificar-se de que o formato do conteúdo performa bem em todas as redes. 

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4. Conteúdo original

O volume da produção de conteúdo no mundo digital aumentou consideravelmente nos últimos anos. 

Por isso, o mercado já começa a observar um fenômeno preocupante para os creators: a saturação do conteúdo.

O público segue cada vez mais exigente com a qualidade e originalidade do conteúdo consumido. Assim, creators e negócios que apostarem em conteúdo original e criativo tendem a se destacar. 

5. Microinfluenciadores

O marketing de influenciadores dominou o mundo digital e em 2025, ela pode passar por uma remodelação: o de microinfluenciadores.

O grande sucesso dos influenciadores é a sua capacidade de se aproximar com o público, seja por semelhanças de vidas ou de opiniões do cotidiano.

Mas acontece que esses grandes influenciadores são cada vez mais celebridades e com uma audiência enorme.

Os microinfluenciadores possuem uma audiência menor, mas se aproximam mais dela. Por isso, a criação de conteúdo para pessoas do “dia a dia”, com questões e dores da rotina da maioria das pessoas, pode dar uma guinada na estratégia de marketing de influenciadores.

Isso porque a qualificação desse público poderá ser maior.

Você pode saber melhor conferindo este artigo Marketing de influenciadores: como escolher os profissionais certos 

6. Humanização do conteúdo 

A tendência de produzir com mais eficiência os conteúdos por IA por consequência tem o desafio de torná-los mais humanizados.

A produção em larga escala por IA em busca de mais produtividade não pode ser a desculpa para tornar seus conteúdos mais pragmáticos, pelo contrário.

É cada vez mais buscado que as produções tenham uma certa familiaridade, seja no tom de voz ou mesmo nos temas abordados, com o público. São ingredientes que só geram resultados se o conteúdo for humanizado.

A humanização sempre foi um desafio para certos negócios que viram na criatividade e autenticidade maneiras de alcançá-los.

Como a IA, isso deve crescer ainda mais, com uma tendência de se usar as relações, a naturalidade e o repertório do público para romper a barreira da padronização que a Inteligência Artificial pode gerar.

7. Conteúdo para comunidades

Essa tendência também é uma soma de fatores de alguns outros tópicos que devem ser bem discutidos em 2025.

A HubSpot publicou uma pesquisa afirmando que as pessoas que trabalham com marketing acreditam que a comunidade é uma ótima maneira de criar sucesso em suas campanhas, já que 1 a cada 5 usuários de redes sociais possuem ao menos uma ativa.  

O conteúdo para comunidades é uma maneira de aproximar ainda mais de seu público. É um jeito de unir pessoas com um interesse comum e debater com elas.

As comunidades tendem a gerar insights para encontrar soluções mais próximas da realidade de seu público.

Essas conexões podem ser feitas via Facebook, WhatsApp, Twitter e o Telegram, por exemplo.

Não perca tempo e confira essas dicas para anunciar no Facebook Ads.

8. Uso da Inteligência Artificial de forma estratégica

A Inteligência Artificial não é mais uma tendência: ela está enraizada na cultura digital. A grande diferença em 2025 - e que já é observada no trabalho de muitos creators - é o seu uso de forma estratégica. 

As pessoas já estão se acostumando com a IA e até mesmo conseguem identificá-la em textos, imagens e vídeos. Mas isso não significa que essa tecnologia cairá em desuso. 

No próximo ano, a tendência é usar a IA de forma estratégica para otimizar processos de criação e agilizar o trabalho de creators.

Assim, os creators podem usar a IA para: identificação de padrões, insights sobre relatórios e métricas de redes sociais, elaboração de roteiros para conteúdos, criação de mensagens para gerenciamento de grupos e comunidades, etc. 

Por que ficar atento às tendências em criação de conteúdo para 2025?

Quem é creator, produz conteúdo para seu negócio ou até mesmo por demanda não pode ignorar as tendências de criação de conteúdo em 2025.

Isso porque elas podem indicar mudanças no mercado, desde cenários do nicho a comportamento do consumidor.

Essa é uma premissa importante para se manter competitivo no meio e não ficar para trás quando se comparado aos seus concorrentes, por exemplo.

Novidades surgem o tempo todo, podem gerar mais insights e modos de aperfeiçoar seu conteúdo.

Por isso é importante sempre ficar de olho em eventos, conteúdos de empresas especializadas em seu ramo e, claro, na concorrência.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir 5 dicas que todo criador de conteúdo precisa saber e ferramentas para facilitar seu trabalho em 2025!

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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