Os 13 melhores bancos de imagens gratuitos

“Uma imagem vale mais que mil palavras”. Com certeza você já ouviu esse ditado, que ainda é bem atual. Fotos de má qualidade podem levar todo o seu trabalho ao fracasso, mesmo que seja um texto maravilhoso. Por isso, existem bancos de imagens gratuitos que podem te ajudar (e muito) nessa missão.

Com certeza você já deve ter perdido muito tempo “dando um Google” para encontrar as melhores imagens e caindo em sites com fotos ruins e nada profissionais. Nós também.

Diante de tantas experiências negativas, resolvemos criar esse post para te mostrar os 13 melhores bancos de imagens grátis. Muitos deles são utilizados pela nossa equipe de marketing diariamente. Vamos lá?

Confira a nossa lista completa e deixe o seu comentário ao final do texto!

1. Pixabay

O Pixabay possui um grande número de imagens de diversos temas. Apesar do site ser em português, a sua versão original é em inglês. Por isso, você terá melhores resultados se fizer as buscas em inglês.

As imagens são totalmente gratuitas e você ainda pode escolher qual tamanho deseja baixar:

  • 640x425
  • 1280x850
  • 1920x1276
  • 3000x1994

Para imagens de alta resolução (3000x1994), você precisa apenas se cadastrar no site.

Essa é a plataforma mais utilizada aqui no eNotas e ainda oferece imagens vetoriais, ilustrações e até vídeos.

2. Unsplash

O Unsplash também possui imagens excelentes, mas é totalmente em inglês.

Um fato interessante é que o site também mostra imagens relacionadas ao termo pesquisado. Por exemplo, se você buscar “marketing” vai ter acesso a diversas imagens diretamente e, além delas, vai ver pastas de “digital marketing”, “shopping” e “market”.

Para baixar, basta clicar diretamente na foto. Você também pode dar um “like” e adicionar à sua coleção de imagens dentro do Unsplash.

3. StockSnapp.io

O StockSnapp é bem interessante, pois, de acordo com a sua busca, você tem acesso às imagens mais relevantes, datas, trending, visualizações e downloads de cada uma delas.

Além disso, pode adicioná-las aos seus favoritos. Cada imagem possui um tamanho exato que não pode ser alterado, porém a própria plataforma se conecta ao Snappa por meio do botão “Graphic Editor”. Assim, você pode fazer as modificações que precisar sem custo.

4. Flickr

O Flickr é uma rede social que se transformou em um dos maiores bancos de imagens gratuito que existem. Ele possui 13 bilhões de fotos e 2 milhões de grupos.

Para encontrar as imagens, basta fazer a busca e baixar o que mais se encaixa à sua necessidade. Você consegue ver quem publicou a imagem, quantas visualizações tiveram e ainda pode deixar um comentário.

Mas é importante ficar atento à licença de cada imagem. Por isso, faça uma busca avançada clicando nesse link e acione “Busque apenas no conteúdo licenciado pelo Creative Commons”.

Você também pode fazer as buscas sem esse filtro e verificar a licença de cada imagem abaixo dela. Para entender melhor, acesse as regras do Flickr para utilização de imagens com fins comerciais.

5. Pexels

O Pexels também é um banco de imagens de alta qualidade e possui uma funcionalidade bem interessante. Além das resoluções padronizadas, você pode customizar o tamanho que deseja fazer o download.

O portal é bem claro em relação a licença das fotos, que podem ser utilizadas para fins pessoais ou comerciais.

6. Freepik

O Freepik é um dos mais famosos bancos de imagens gratuitas e possui uma infinidade de fotos. 

Mas, atenção: é preciso colocar o crédito.

Você não tem essa obrigação apenas se for um assinante Premium, que tem o custo de 7,50 dólares/mês durante 12 meses. Mas, você também pode pagar 9,99 dólares se quiser baixar fotos somente em um mês.

O Freepik também possui imagens em vetor e ícones, que são divididos por categorias das mais diversas, como: animais, logos, desenho animado, design elements e muito mais.

7. Freerange Stock

Além das imagens tradicionais, o Freerange Stock é ideal para quem busca ilustrações que são muito bem feitas e de qualidade. Nós, do eNotas, já utilizamos algumas delas.


Você precisa se cadastrar no site para baixar as imagens e escolher o tamanho.


8. Photopin

O Photopin é bem semelhante aos outros bancos de imagens gratuitos já listados aqui. A diferença é que, como o Freepik, você precisa inserir a licença no seu site.


Assim que você escolher a imagem, um código é gerado e você copia e cola no seu blog post.


9. Public Domain Pictures

Focado em imagens de alta resolução, o Public Domain Pictures oferece possibilidades gratuitas e pagas. Sem custo, você consegue baixar na resolução de 1920x1280.

Se você precisar de fotos maiores, é preciso aderir ao plano Premium, no qual o preço por imagem varia de acordo com o tamanho dela.

É importante ressaltar que o site divulga a seguinte nota: “Se pretende usar uma imagem para uso comercial que você encontra aqui, saiba que nenhum modelo ou direito de propriedade foram obtidos e que as fotos que mostram produtos devem ser usadas cuidadosamente.”

10. Gratisography

Você precisa de imagens diferentes, engraçadas e curiosas? Então, o Gratisography é ideal para você. Esse site permite que você baixe as fotos sem fazer login e é totalmente livre de direitos autorais.

Você consegue fazer o download de imagens de animais, natureza, objetos, pessoas, ambiente urbano e “whimsical”. Novas fotos são postadas toda semana.

11. Picjumbo

O Picjumbo é muito fácil de utilizar. Basta fazer a busca e escolher a imagem que mais lhe agrada. Não precisa fazer login e o download já é feito diretamente no seu computador.

12. Startup Stock Photos


Só pelo nome você já imagina que deve ser algo interessante, não é mesmo? O Startup Stock Photos possui diversas imagens que podem ser utilizadas no trabalho da sua startup.


Porém, não é possível fazer buscas. Então, você deve ir passando para encontrar a imagem que lhe mais agrada.

13. Iso Republic

O último banco de imagens grátis deste post é o Iso Republic, que é muito fácil de utilizar e não possui licença. Você não precisa colocar o crédito da imagem, porém o portal coloca esse critério como aconselhável.

Se o seu objetivo é se tornar referência no seu mercado por meio de um blog com conteúdo de qualidade, esteja atento às imagens. Elas devem corresponder ao assunto do texto e devem ser publicadas em uma resolução adequada.

Lembre-se que imagens muito pesadas não carregam e atrapalham a usabilidade do site, o que também afeta no rankeamento, já que esse é um dos critérios dos resultados apresentados no Google.

E, se você ainda não sabe onde editar as suas imagens, aqui vai uma dica extra! Utilize o Fotor, uma plataforma extremamente fácil de utilizar e gratuita. É com esse que trabalhamos aqui no eNotas.

E aí, gostou do nosso post? Conhece outros bancos de imagens gratuitos? Então, deixe o seu comentário e conte pra gente!


 

Deixe seu comentário 0 comments

Deixe seu comentário: