Como anunciar no Instagram? O passo a passo completo

16 de março de 2017
Anunciar no Instagram

Anunciar no Instagram pode ser uma maneira extremamente eficaz de conseguir audiência e relevância para a sua marca. A rede social é uma das mais queridinhas do Brasil com 29 milhões de usuários ativos por mês.

Por isso, muitas empresas têm visto essa mídia como uma grande oportunidade de negócio. E não é atoa. Atualmente, o país é o segundo maior mercado do aplicativo no mundo, atrás somente dos Estados Unidos.

Então, hoje o nosso objetivo é fazer você construir um anúncio de sucesso no Instagram. Confira o passo a passo e saiba como conseguir mais visibilidade nesta rede!

Por que anunciar no Instagram?

Segundo dados do próprio Instagram, a mídia social só cresce. Em 2016, chegou a 500 milhões de usuários no mundo, sendo que mais de 300 milhões utilizam o aplicativo todos os dias.

Portanto, é difícil encontrar pessoas que não tenham contas nesse app.

E tem mais: hoje tem se tornado cada vez mais raro localizar empresas e startups que também não estejam presentes nessa mídia.

Além disso, o Instagram busca revolucionar o mercado e apresentar novas funcionalidades constantemente. Isso faz com que os usuários se engajem ainda mais e queiram compartilhar seus momentos com maior frequência.

E o que isso quer dizer? Que ninguém que ficar de fora do Insta, não é mesmo? Não fique!

O que é um anúncio do Instagram?

Os anúncios do Instagram são feitos por qualquer tipo de negócio. Mas, se você ainda não sabe o que é e como eles aparecem na rede, veja estes exemplos:

O passo a passo completo para anunciar no Instagram


Não é tão simples anunciar no Instagram, principalmente em virtude das constantes atualizações na plataforma. Por isso, é importante ficar atento às novidades para que a sua campanha tenha o melhor alcance possível e, consequentemente, gere mais vendas.

Aqui, vamos apresentar o passo a passo mais atualizado que temos hoje, ok? 

1. Crie uma conta no Facebook Business Manager

A primeira etapa é criar uma conta no Facebook Business Manager, ou, em português, Gerenciador de Negócios. Você já deve ter visto que também é possível criar anúncios sem esse recurso, porém, com ele, você pode gerenciar diversas contas, páginas, aplicativos e usuários.

Clique em “criar conta” e forneça as informações necessárias.

2. Associe a sua página ao Gerenciador de Negócios

O próximo passo é adicionar a sua página ao Gerenciador de Negócios. Para isso, clique no menu superior à esquerda “Gerenciador de Negócios” e vá em “Configurações do Gerenciador de Negócios”. Depois clique em “Páginas” e adicione a Fanpage da sua empresa.

3. Configure a sua conta do Instagram

Agora é hora de configurar a sua conta do Instagram para que você possa criar os anúncios. Por isso, vá novamente em “Configurações do Gerenciador de Negócios” e clique em “Contas do Instagram”.

Depois disso, adicione a sua conta com seu usuário e senha.

4. Acesse o Gerenciador de Anúncios

Para começar a criar um anúncio, você deve acessar o “Gerenciador de Anúncios”. Aí você tem duas opções:

  • Clicar no menu “Gerenciador de Negócios” e ir em “Gerenciador de Anúncios”.
  • Ir no seu perfil do Facebook, clicar na setinha e ir em “Criar anúncios”, conforme imagem abaixo.
5. Comece a criar o seu anúncio

Imagino que você esteja ansioso por esse momento, não é mesmo? Então, mãos à obra! Agora é a hora de começar a configurar a sua campanha.

Assim que você entrar no Gerenciador de Anúncios, será necessário escolher o objetivo de marketing que deve ser baseado no seu conteúdo, na persona e nos resultados que almeja alcançar. 

Existem diversas possibilidades:

  • Reconhecimento de marca
  • Divulgação nas imediações
  • Alcance
  • Tráfego
  • Envolvimento
  • Instalações do aplicativo
  • Visualizações do vídeo
  • Geração de cadastros
  • Conversões
  • Vendas do catálogo de produtos
  • Visitas ao estabelecimento​

Após o foco ser definido, você deverá criar um nome para a campanha e clicar em “Criar conta de anúncios”.

6. Insira a moeda e fuso horário

A próxima ação é inserir a moeda e fuso horário, de acordo com a necessidade do seu negócio. Vá em “Continuar”.

7. Crie o seu público

Essa é uma das etapas mais importantes na criação de um anúncio. É necessário saber exatamente para quem o post será direcionado, pois a plataforma oferece inúmeras possibilidades. Lembre-se da sua persona, do seu objetivo de marketing e dos resultados que deseja alcançar.


Inicialmente, é preciso selecionar a localização do público. Ao clicar em “Todos nesta localização”, você tem como manter essa opção ou ainda escolher:

  • Pessoas que moram neste local;
  • Pessoas neste local recentemente;
  • Pessoas visitando este local. 

Você pode escolher países, cidades e até ruas. É interessante ressaltar que é possível também excluir algumas localizações. Essa funcionalidade é estratégica caso você não queira que o seu anúncio chegue de maneira alguma a outras regiões.

Por exemplo, é possível “incluir” Minas Gerais e “excluir” São Paulo e Rio de Janeiro.

A próxima etapa é determinar a idade, gênero e idioma. Em seguida, aparece o “Direcionamento Detalhado” que é extremamente importante.

Ali, você vai estabelecer os dados demográficos, interesses ou comportamento do seu público. Assim, o anúncio será otimizado e irá atingir quem realmente você precisa.

Perceba que no canto direito aparecem diversas informações sobre o seu público e o alcance potencial. Quanto mais específico, melhor.

Em “Conexões”, é possível definir direcionamentos ainda mais detalhados, baseando-se nas páginas do Facebook que possui as seguintes opções:

  • Pessoas que curtem a sua página;
  • Amigos das pessoas que curtem a sua página;
  • Excluir pessoas que curtem a sua página, 

Ou nos apps:

  • Pessoas que usam o seu app;
  • Excluir as pessoas que usam o seu app;

Ou relacionado aos seus eventos:

  • Pessoas que responderam ao seu evento;
  • Excluir pessoas que já responderam ao seu evento. 

Ainda é possível fazer uma combinação avançada, no qual você determina para quem especificamente a sua divulgação aparecerá.

E lembre-se: salve esse público para utilizá-lo em outras campanhas.

8. Selecione a rede social do anúncio

​Para que o seu anúncio seja veiculado somente no Instagram, é necessário definir isso em “Posicionamentos”. Caso você tenha interesse em manter o Facebook também, você pode selecionar “Posicionamentos automáticos”.

Mas, como o nosso foco aqui é o Instagram, vamos escolher apenas ele em “Editar posicionamentos”. Aí, você resolve se aparecerá em todos os dispositivos ou somente em mobile ou desktop.

​9. Novidade: destaque seu conteúdo nas Stories/Histórias do Instagram

Agora é a hora da grande novidade! Recentemente, o Instagram divulgou uma nova funcionalidade de anúncio. Quando o objetivo de marketing é “Alcance” você consegue promover no feed de notícias ou até mesmo nas Stories/Histórias, acredita? E pode ser vídeo ou imagem. 

Mas, lembre-se, isso é permitido apenas quando o foco é “Alcance”. Bem interessante, não é mesmo? Confira na imagem acima em que momento realizar a ação. 

Se você ainda não sabe como essa aplicação se apresenta, veja os exemplos abaixo. Eles foram produzidos em formato de vídeo, mas colocamos aqui para que você entenda melhor como se aplicam.

10. Determine o seu orçamento

Compreenda o seu orçamento de marketing e veja quanto é possível gastar. Você deve optar por diário ou vitalício (valor total gasto na veiculação do anúncio). Depois você define a programação da campanha.

Quando você clicar em “mostrar opções avançadas” terá que levar em consideração alguns critérios de grande relevância. Nesse caso, como criamos o anúncio com o objetivo “Alcance”, algumas funcionalidades se referem somente a esse foco.

Mas para qualquer objetivo, você deve determinar se o valor do lance será automático ou manual. Também é possível escolher se a cobrança será feita por Impressão ou CPC (custo por clique). Essa opção não aparece no “Alcance”, mas em outros objetivos ela consta, como em“Tráfego”. 

Aí você faz a programação: veicular anúncios o tempo todo ou veicular de acordo com um programação.

Por fim, defina o tipo de veiculação. No nosso exemplo, temos apenas a “Padrão”, mas em outros objetivos é possível encontrar a “Acelerada”.

11. Escolha o formato do seu anúncio

Aqui é importante destacar que você pode iniciar um anúncio totalmente do zero ou impulsionar algum conteúdo existente.

Como já explicamos, no “Alcance”, é possível escolher patrocinar no Feed ou Stories. Se você selecionou Feed do Instagram, os formatos disponíveis são:

Já se você preferiu veicular o seu anúncio no Stories, então é possível escolher entre uma imagem única ou um vídeo único, que deve ter no máximo 15 segundos.

Em seguida, você precisa adicionar a sua página do Facebook e a conta do Instagram para que o anúncio seja divulgado. Além disso, você determina o texto e adiciona a URL, caso necessário.

Ao clicar em opções avançadas, você ainda pode criar um pixel para rastreamento, otimização e remarketing.

12. Coloque o anúncio para rodar

Agora que você já configurou todos os pontos necessários, é hora de fazer o pedido do anúncio, ou seja, colocá-lo para rodar mesmo.

Se você ainda não tiver configurado a forma de pagamento, esse será o momento. Coloque o seu CPF e o endereço.

Então, selecione a forma de pagamento: cartão de crédito, Paypal ou boleto bancário. Clique em “Continuar”.

Mas, se você quiser configurar a forma de pagamento antes de criar o anúncio, basta acessar o Gerenciador de Negócios, ir em “Configurações” e clicar em “Faturamento e formas de pagamento”.

13. Acompanhe o desenvolvimento do seu anúncio

Pronto! O seu anúncio foi criado! Para acompanhar o desenvolvimento dele vá em “Gerenciador de Anúncios”. Lá você consegue analisar o alcance, o custo por clique, quanto já foi gasto e vários outros detalhes.

Vale a pena analisar com cuidado. Afinal, você não quer perder dinheiro, não é mesmo? Se for necessário, pare o anúncio, crie outro e altere o que for preciso.

Dicas para criar um anúncio infalível

Após acompanhar o nosso passo a passo de como anunciar no Instagram, é hora de conferir algumas dicas para que você tenha muito sucesso. Continue lendo!

1. Utilize imagens de qualidade

O Instagram é uma rede social focada totalmente no visual. Portanto, nada de postar imagens ou vídeos sem qualidade. Foque em conteúdo que chame a atenção e gere impacto no usuário. Veja alguns exemplos:

2. Cuidado com a linguagem

Segundo dados de 2015, o maior público do Instagram (34%) é de 18 a 24 anos e, com 33%, aparecem os de 25 a 34 anos. Portanto, fique atento a linguagem utilizado com o público nessa rede, pois grande parte dele é jovem. Planeje uma comunicação mais leve, atrativa e inovadora. E evite criar textos muito longos que muitas vezes não são lidos.

3. Aposte nas hashtags

Criado pelo Twitter, as #hashtags chegaram no Instagram com força total. Por isso, aposte nelas ao produzir o seu conteúdo, já que assim uma lista é criada com todos os usuários que postaram determinados termos.

Essa é uma alternativa estratégica para adotar assuntos que estão nos trending topics, o que fará com que outras pessoas descubram a sua foto e, consequentemente, o seu perfil. Portanto, o alcance da sua marca será maior.

Com conteúdo de qualidade e com fotos marcantes, é possível gerar engajamento e aumentar a taxa de conversão do seu negócio criando anúncios no Instagram.

Mas, lembre-se: a rede ainda é bastante pessoal, por isso não exagere nas postagens. Tente estar presente na vida do usuário de forma natural e agradável.

E aí, gostou do nosso post? Então, conte pra gente as suas experiências ao anunciar no Instagram! Deixe o seu comentário!

2 comentários
Chrystianne Leite - 21 de março de 2017

Adorei as dicas! Muito didáticas e úteis! Obrigada!

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