Inovar. Qual empreendedor que não sonha em revolucionar o mercado e, por que não o mundo, com o seu negócio?
Inovar não é apenas um sonho, é uma necessidade. A inovação é uma característica que toda empresa deve ter para se destacar no mercado, sobressair diante seus concorrentes e conquistar mais clientes.
Mais do que querer, é preciso conhecer sobre o assunto e saber os tipos de inovação que existem.
E é por isso que você deve seguir neste texto! Acompanhe e descubra mais sobre o assunto!
O que é inovação?
Em rodas de empreendedores, a palavra inovação está presente em qualquer contexto. Mas, quando é que alguém a define, de fato?
A verdade é que, muitas vezes, o termo é usado sem muita profundidade e desconsiderando os diversos tipos de inovação que existem.
Para entender o termo, é preciso se falar de seus tipos, mas, de maneira geral, inovação é a mudança de algo em curso regular, introduzindo uma novidade.
Você pode inovar processos, operações, culturas, sociedades e até mesmo legislações.
É pouco, por exemplo, associar inovação ao avanço tecnológico apenas. Ela é muito mais que isso e não necessariamente precisa dele para existir.
Quais são os conceitos de inovação?
Falar inovação da maneira como foi feita ainda há pouco é ignorar as suas nuances. Por isso, é preciso entender que o termo pode ser compreendido de três diferentes conceitos.
Inovação Incremental
É a mais comum. Ela emprega a mudança de maneira contínua, aplicada em produtos ou processos.
Ainda que seja comum, ela é pouco percebida, justamente pelas mudanças serem parte da rotina do empreendimento de maneira constante e pequena.
Por isso, ela não é expressiva, mas, obviamente, importante tanto quanto as demais.
Inovação Radical
Diferente do anterior, aqui se tem um tipo de inovação um pouco mais complexo. Deu para perceber pelo nome, não é?
Esse conceito é o que mais chama atenção, pois o produto ou serviço implementado é único e radicaliza nas transformações no mercado.
A concorrência não existe e a inovação, aqui, pode mudar completamente o modelo de negócio da empresa.
Obviamente, esse conceito de inovação não passa despercebido no mercado.
Inovação disruptiva
Uma outra palavra da moda, a disrupção na inovação é quando o produto ou serviço produz um novo tipo de segmento no mercado.
É possível que uma inovação radical se transforme em disruptiva, desde que o seu produto seja único, mas que estabeleça uma nova situação no modelo.
Um exemplo clássico desse conceito de inovação é a Netflix. Ela construiu um novo segmento, mesmo levando um certo tempo para isso.
Quais os principais tipos de inovação?
Partindo desses três conceitos, pode-se, agora, falar em tipos de inovação.
A lista que você verá a seguir é com as principais, mas não únicas. É possível inovar em qualquer área, por isso, não se pode ficar preso em poucos tipos de inovação!
Inovação no modelo de negócio
Como o próprio nome diz, é quando a empresa muda completamente o seu modo de gerar receita.
Dessa forma, o empreendimento precisa ter um conhecimento de mercado grande e achar formas criativas de se chegar a soluções para entender as diversas mudanças que o cenário apresenta.
Por isso, todo empreendedor deve estar aberto a elas e não ficar resistente apenas a um conceito de gestão.
Inovação no processo
Essa é um tipo de inovação incremental, aquela forma mais constante, ainda que menos percebida pelas pessoas.
O foco é a mudança de processo que visa o aumento da produtividade, usando recursos de otimização e automação sem perder a chance de melhoria de qualidade em seu produto ou serviço para o cliente final.
Inovação na estrutura
A inovação, aqui, é interna. Nesse caso, se transforma a organização da empresa, no sentido de gestão de pessoas e de processos.
Esse tipo de inovação busca a atração de talentos, motivar o capital humano e o incentivo de uma gestão mais descentralizada.
Inovação em marketing
Já esse tipo de inovação, visa a mudança do produto ou do serviço de modo a ter um destaque junto ao público.
As mudanças de design, de segmentação de público, o reposicionamento no mercado, são vistos como inovação em marketing.
Inovação em serviços
Aqui, não há muito segredo. Esse tipo de inovação está atrelado a oferta de um novo serviço no mercado.
Ele também busca melhorias e transformações dentro do seu próprio segmento. A Uber é um exemplo de inovação em serviço, oferecendo um novo tipo de mobilidade, transformando o segmento de transporte urbano.
Inovação de produtos
Sem segredos por aqui também. Essa inovação visa o lançamento de novos produtos, únicos no mercado. O foco é a transformação da experiência do consumidor junto a sua marca, agregando mais valor ao que você oferece a ele.
Atende-se mais às expectativas dele dentro de um conceito no mercado já existente.
Como fazer a inovação acontecer na sua empresa?
Posto tudo isso no papel, chega a hora de saber como fazer na prática.
Mas é importante reforçar que o conceito de inovação não pode se agarrar a passos que estejam solidificados, afinal, a própria definição de “inovação” busca quebrar regras e incentivar novos modelos.
Por isso, essas sugestões podem ser a base ou o ponto de partida para que você e sua empresa busquem por novas práticas de incentivo à inovação!
Promova as ideias
Para fazer a sua empresa produzir inovação, é preciso ter um ambiente aberto às ideias. Afinal, sem elas, não há inovação.
Por isso, o seu empreendimento precisa não apenas estar aberto, mas incentivar o surgimento delas.
E o caminho para isso passa pela liberdade e autonomia do funcionário. O começo pode ser incentivando-os quanto à flexibilidade de horário, de dress code, metas e tarefas.
Isso pode dar confiança e eles, incentivando-os a serem mais criativos.
Alinhe expectativas
Promovendo as ideias, é preciso alinhar tanto as expectativas do funcionário, quanto as da própria empresa e do consumidor.
O colaborador precisa para trazer ideias inovadoras, tanto quanto saber o que o cliente espera que seja entregue.
A melhor forma para isso, é a gestão e lideranças conversarem e estarem abertos às opiniões do funcionário, que participa das decisões e do gerenciamento de projetos.
Estruture os processos
Fazer com que uma ideia criativa e inovadora surge não é dizer que se deve esperar que um lapso criativo surja em alguém.
O fomento da criatividade e da inovação começa com uma estrutura que instigue isso constantemente.
Além disso é necessário fazer um fluxo de processos que capte uma ideia, dê suporte para o seu desenvolvimento e ajustes até chegar na finalização do produto.
Criado todo um ambiente criativo, como você leu ainda há pouco, esse fluxo de processos ficará mais claro e intuitivo.
Faça da inovação um elemento estratégico
Inovação é por si só estratégica. Essas características são inerentes uma das outras. Contudo, a gestão não pode enxergar nisso uma passividade e achar que só aplicando novos conceitos tecnológicos de gerenciamento de equipes que sua empresa será verdadeiramente inovadora.
É preciso entender que a inovação pode ser o grande ponto de virada do negócio e fazer com que seu mercado reconheça isso.
Bom, agora você sabe dos tipos de inovação. E viu também que é preciso ter uma boa gestão para inovar, certo?
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Esse é certamente um jeito de implementar um tipo de inovação em sua empresa.