Canhoto Digital: o que é e como funciona

Atualizado há mais de 3 semanas

O papel é um item muito útil, mas também deixa, muitas vezes, um trabalho mais moroso e suscetível a erros.

Por isso, a tecnologia tem dado cabo na redução do uso do papel, principalmente com respeito a documentação. 

O canhoto digital é uma dessas formas e tem trazido muito mais segurança e reduzido a burocracia, principalmente, de empresas de transporte.

Sabe o que é esse canhoto, mas não sabia que tinha uma versão digital dele? Então fique atento no texto para descobrir mais a respeito!

O que é canhoto digital? 

Na verdade, esse é o “apelido” do Comprovante de Entrega Eletrônico. Ele tem como objetivo substituir o documento físico.

O canhoto da nota fiscal comprova que determinada mercadoria foi entregue, contendo a data e a assinatura do recebedor, preenchido no ato do recebimento, junto a própria Nota Fiscal ou ao Danfe.

Isso significa dizer que é mais um papel para uma empresa ter que armazenar em espaço físico. Além de ter todo o desafio que é portar esse documento, como a perda, modificações, etc.

E é mais um processo manual para ser realizado, o que pode ocasionar erros e onerar muito a operação do negócio. 

Por isso, o canhoto digital aparece como uma forma de melhoria nessa comprovação, realizando um preenchimento mais automatizado e facilitando o seu armazenamento. 

Como ele funciona?

Essa tecnologia é usada por empresas de transporte e logística como forma de comprovar que determinada entrega foi recebida. 

Por isso, o responsável pela entrega solicita as informações de quem recebe o material, a sua localização – geralmente usa-se a geolocalização. Quem recebe assina o canhoto e quem entrega tira uma foto, sem destacá-lo. A foto é enviada via Web Service para o Fisco. 

Como e quando usar?

Como você viu, o canhoto digital é usado para comprovar o recebimento – e sua entrega, claro – de determinada mercadoria.

Ao ter a foto da assinatura de quem recebeu o produto, quem entrega envia para o Fisco via Web Service e o canhoto digital fica disponível para o responsável no Portal da Nota Fiscal.

Para acessá-lo, basta ter a Chave de Acesso da NF-e, encontrada no DANFE da mercadoria.

O Danfe, como você deve saber, é um documento auxiliar da NF-e e deve estar sempre junto com a mercadoria transportada. 

O canhoto digital é uma praxe para empresas de logísticas e transporte, que se valem do documento em algumas situações:

  • Evento de comprovação de entrega de NF-e: os emissores de Nota Fiscal expedem o canhoto toda vez que a entrega de mercadoria for feita por frota própria.
  • Evento de comprovação de entrega para CT-e: o canhoto digital é usado quando a entrega é feita por empresa terceira. É difundido na Nota Fiscal e abrangido pelo documento gerado pela transportadora. 

Por que usar o canhoto digital e não o antigo?

Você viu que o canhoto é um papel que se destaca da nota fiscal e que comprova que a mercadoria chegou ao seu destino, certo?

Então deve imaginar que é mais um documento que deve ser armazenado e guardado por um tempo pelas empresas de transporte. 

Além de eliminar o processo manual de preenchimento, o canhoto digital também tem outros objetivos:

  • Padronizar o comprovante de entrega, já que esse documento podia variar de empresa para empresa;
  • Deixar o processo de transferência de valores mais transparente, ajudando também que processos administrativos, judiciais e financeiros sejam mais limpos;
  • Agilidade no acompanhamento da entrega de mercadoria, já que o preenchimento do canhoto e a sua disponibilidade ficam mais rápidos;
  • Redução de custos com armazenamento e com insumos;
  • Promover a interação entre empresa e cliente, aumentando a confiabilidade no processo de entrega. 

Você viu, então, que o canhoto digital é um documento eletrônico que torna ainda mais fácil o processo de recebimento de um produto. 

Algo parecido é feito hoje pelos Correios que, ao entregar determinado produto, pedem a assinatura de quem recebe, preenchem com data e hora, e tiram foto da mercadoria, disponibilizando para destinatário e remetente, o comprovante de entrega. 

E como você leu, o canhoto digital pode ser conferido com a chave de acesso no Portal de Nota Fiscal. Esse código está na DANFE, um documento que é um velho conhecido das empresas, mas muita gente não sabe para que ele serve.

Por isso, leia esse texto sobre a DANFE e descubra que não se trata apenas de mais um papel para você guardar.

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.