O CTA refere-se ao Call To Action, ou seja, a chamada para ação em uma estratégia de captação de lead.
Trata-se do conjunto que compreende um texto e o botão, com cores fortes e chamativas, que podem fazer com que o usuário clique e comece a sua jornada na base de uma empresa.
Por mais que pareça simples, o CTA exige estudo e muita validação de dados para funcionar. Então, é preciso conhecê-lo melhor. Algo que você poderá fazer por aqui.
Confira.
O que é o CTA?
CTA, ou Call To Action, é uma espécie de pedido que sua empresa faz para o usuário da página realizar uma ação.
Esse pedido nada mais é do que uma promessa para algo que sua empresa oferece em troca da conversão do usuário.
Para entender melhor, pense em um anúncio de uma empresa na qual você possui algum interesse, supondo que seja de tênis para trilhas.
O copy te apresenta o produto: “Tênis para trilhas: ganhe performance sem perder o conforto”. E logo depois um botão, em destaque: “compre agora”.
Esse botão com o destaque no texto instigando a comprar é o CTA.
O CTA no funil de vendas
Para entender melhor a complexidade da estratégia de um CTA, é preciso dizer que ele se relaciona com o funil de vendas por que precisa prometer algo de acordo com a etapa na qual o usuário está.
Pode-se dizer que o CTA funciona como a ponte que conecta cada etapa do funil de vendas, guiando o usuário em sua jornada de compra.
Isso porque os CTAs bem elaborados direcionam o público para a próxima etapa, aumentando as chances de conversão e impulsionando as vendas.
Basicamente:
CTAs de topo de funil prometem algo para informar, gerando clique para ler conteúdos, assistir vídeos, acompanhar nas redes sociais, inscrever em newsletter...
Os de meio de funil prometem algo que possam contribuir de maneira ferramental. Baixar uma planilha, por exemplo, fazer testes gratuitos...
Já os de fundo de funil são os que efetivamente geram a compra: compre agora, aproveite a oferta, ganhe um desconto…
Nessas horas, é importante aplicar um conceito como AIDA, de Atenção, Interesse, Desejo, Ação.
Cada uma dessas etapas resume a jornada de uma pessoa em uma compra, que começa com uma marca captando a atenção, ganhando o seu interesse, despertando o desejo e fazendo tomar uma decisão para a ação.
Nos tópicos, pode-se perceber que o CTA é fundamental para a atenção, interesse e a ação, servindo como uma passagem para essas etapas.
Como criar um CTA?
O CTA é o resultado de uma série de estratégias que uma equipe dedicada pode ter: desde as escolhas das cores, das palavras para o texto, o posicionamento na página ou do momento em que ele aparece para o usuário.
Tudo isso é feito por testes e escolhas validados por dados. Confira um pouco melhor nesse passo a passo da criação de um CTA:
1. Realize testes
O primeiro passo para se criar um CTA é ter dados para fundamentar escolhas de todos os tipos, desde o texto a ser usado, aos elementos que o contornam.
Os testes devem validar absolutamente tudo o que o CTA possui:
Quais palavras chamam mais a atenção do usuário;
Quais são as cores que mais destacam e convertem no botão;
O local onde o botão é colocado;
A formatação do texto – se é tudo em caixa alta, ou só o verbo, se está em negrito ou não…;
A escolha do verbo;
As ofertas.
O mais comum é fazer um teste AB para cada elemento que você queira validar e a partir daí escalar cada escolha de maior sucesso.
Entenda que os testes, em um primeiro momento, podem não impressionar. O importante, quando você cria uma estratégia do zero, é entender o comportamento do usuário e aproveitar cada informação.
Nesses casos, é importante analisar aquelas que mais geram clique, inicialmente. Mas você pode escalar isso para a qualificação dos leads em uma estratégia mais profunda, por exemplo.
Confira: Indicadores de vendas: principais e como acompanhar
2. Considere os gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são recursos de convencimento do usuário que ajudam na tomada de decisão.
Basicamente, eles despertam um sentimento que instiga algo, uma percepção que, usada no momento e da maneira certa, fazem o seu usuário converter.
Ou seja, elas geram uma motivação. Mas, precisam ser entendidos para serem testados, validados e usados da maneira correta.
São alguns gatilhos mentais:
Gatilho da Reciprocidade
É o famoso "dar para receber". Você oferece algo de valor antes de pedir que o seu usuário faça uma ação em troca, como um conteúdo gratuito.
Por exemplo: “Clique e baixe grátis esse ebook” ou “Curta nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo”. São muito indicadas para CTAs de topo de funil.
Escassez
Esse gatilho recorre à sensação de que algo está acabando ou por tempo limitado, gerando certa gera urgência e desejo de compra.
Promoções com "vendas por tempo limitado" ou "últimas unidades disponíveis" são ótimos gatilhos para fundo e meio de funil.
Urgência
Ela é muito próxima ao de escassez já que cria a necessidade imediata de agir, utilizando frases como "compre agora" ou "oferta por tempo limitado".
Contudo, pode não usar que algo esteja acabando, mas sim vale por um determinado período. Como: descontos exclusivos para quem comprar nas próximas 24 horas.
Prova Social
As provas sociais são nada mais do que depoimentos de outras pessoas que já aprovaram e utilizam o produto/serviço, gera confiança e aumenta a atratividade.
Normalmente, um CTA de prova social precisa ser amparado a textos e elementos a mais, como o próprio depoimento e a foto das pessoas – ou marcas que são clientes de sua empresa.
Exibir o número de pessoas que sua empresa impacta ou o de downloads realizados também são bons exemplos de prova social. O CTA, nesse caso, pode ser um “baixe você também” ou “seja mais um cliente…”
Autoridade
O gatilho de autoridade demonstra o conhecimento e expertise na área para sua empresa se posicionar como referência e influenciar decisões.
Usar depoimentos de especialistas, exibir prêmios e reconhecimentos recebidos ou mencionar parcerias com empresas renomadas são formas de usar o gatilho de autoridade.
Exclusividade
Desperta o interesse em oferecer algo único e especial para um grupo seleto de pessoas, aumentando o sentimento de pertencimento e distinção, em muitos casos.
Bons exemplos: conteúdos exclusivos para assinantes, programas de fidelidade com benefícios diferenciados ou produtos em edição limitada.
Novidade
Instiga a curiosidade e o interesse por algo novo, inovador e diferente do que já existe no mercado. Muitas vezes, recorre ao sentimento de algo que ainda ninguém tem ou viu.
Por exemplo, lançamentos de produtos com recursos inéditos, campanhas de marketing que enfatizam a inovação ou promoções para os primeiros compradores.
Gatilho emocional
Esses gatilhos são maneiras de se conectar com as emoções do público para gerar identificação, empatia e ação. Aqui, é possível usar o humor, o medo, a alegria ou a nostalgia para despertar essas reações.
Por exemplo, histórias que evoquem emoções, imagens que transmitam sentimentos ou músicas que criem uma atmosfera específica.
3. Escolha o momento e onde estará esse CTA
Os CTAs possuem possibilidades grandes de serem bem posicionados em sua página. E até mesmo quando eles aparecem para o público.
É muito comum que as landing pages tenham CTAs próximos a formulários, logo abaixo do preenchimento.
Mas não é uma regra e nem a única forma de usar o CTA. Por exemplo, em pop ups de saída, o CTA explora aquele último momento do usuário em sua página, como um “não vá embora”.
Banners contextuais possuem ótimos CTAs em um blog em que há oferta relacionada com o que o usuário lê no artigo.
Em e-mails, esses CTAs podem ser textos simples com link, ou mesmo serem usados no assunto
Você pode não só escolher essas formas de mostrar um CTA, como usá-los de maneira estratégica em várias campanhas, sempre considerando o momento do usuário em sua jornada de compra.
Mas, sempre é importante lembrar que esses momentos e onde o CTA está precisam ser validados com dados. Por isso, teste sempre.
4. Use cores e elementos que chamem atenção
Elementos visuais são recursos que, bem empregados, podem aumentar o poder de conversão do seu CTA.
Normalmente – e você precisa validar isso – cores contrastantes trazem mais resultado. Um CTA de botão em uma LP precisa ser de uma cor forte, que chame a atenção visualmente.
O texto nesse botão precisa desse mesmo pensamento.
Além das cores, você pode optar por fazer um CTA com outros elementos visuais, como um botão piscando ou alguma outra animação para chamar a atenção.
Cuidado somente para que esses recursos não atrapalhem a usabilidade de sua página nem mesmo a navegação do usuário.
Exemplos de CTA
Posto isso, você pode conhecer alguns bons CTAs usados no mercado.
eNotas
Um jabá de casa, mas aqui na eNotas, tem-se um CTA aproveitando a nossa parceria com a Hotmart.
É um exemplo de como uma empresa pode aproveitar a expertise de outra para gerar autoridade e confiança de um nicho do mercado, como os afiliados e produtores.
O CTA promete uma simplificação de emitir notas diretamente na Hotmart, uma facilidade especial para quem vende produtos e serviços pela plataforma.
HubSpot
A HubSpot tem uma estratégia de CTA muito interessante: ela oferece, em quase todos os artigos de seu blog, algum material relacionado ao assunto abordado no texto.
Esse tipo de CTA pode ser muito efetivo, principalmente pensando na qualificação do seu lead.
Esse exemplo é justamente de um texto falando de CTAs de sucesso.
Hotmart
A Hotmart possui ótimos exemplos de CTAs em sua estratégia, mas esse aqui mostra como a empresa utiliza a prova social e a sua autoridade.
Nesse caso, ela utiliza fotos de empreendedores de sua plataforma, de diferentes segmentos, para alcançar um público maior e mostrar que sua plataforma pode ser para todas as pessoas.
As fotos reais ajudam nisso.
Rock Content
A Rock possui uma autoridade no assunto marketing digital, o que a permite experimentar diversos tipos de CTAs com muito poder de conversão.
Em alguns de seus artigos de blog, ela oferece a possibilidade de baixar o conteúdo. A pessoa pode ler em qualquer lugar, em qualquer momento, só oferecendo seu e-mail. E a empresa ganha mais um contato em sua base de leads.
Vale destacar a simplicidade do copy sem abrir mão da cor contrastante do botão.
Booking
Plataformas de hotéis para viagens sempre permitem encontrar bons CTAs. No caso da Booking, você tem alguns exemplos de como os gatilhos mentais são importantes.
Nesse exemplo de hotéis em BH, os CTAs são reforçados por avaliações de usuários, os preços, destaques com diferenciais…
Você pôde conferir alguns exemplos de CTA e entender por que eles são importantes. Lembre-se de que uma boa estratégia de Call to action precisa estar associada com toda a construção de uma landing page.
Por isso, confira Guia COMPLETO para criar landing page: formatos que + convertem