O comércio eletrônico avança de maneira rápida e constante no Brasil, com uma previsão de crescimento de 15% em 2018. Com isso, os marketplaces estão cada vez mais populares graças à qualidade, disponibilidade, facilidade e organização dos serviços ou produtos que oferecem.
A contrapartida a essa tendência é clara: desenvolver e gerir um marketplace é algo muito mais complexo quando comparado a um ecommerce.
A gestão desse tipo de negócio precisa ter bastante claro a necessidade de suprir as demandas de dois públicos distintos: os clientes e os sellers (ou fornecedores).
Portanto, as estratégias de marketing precisam ser direcionadas para atrair consumidores e sellers, pois quanto maior o número de fornecedores de um marketplace, maior será o seu alcance de público e maior será a sua receita.
Se, por exemplo, o Uber contasse com apenas 100 motoristas ativos, ele não seria nem um pouco escalável. O que o torna sustentável é sua enorme base de motoristas ou, nesse caso, fornecedores de serviço.
E quando pensamos nos meios de pagamento para marketplaces, é comum surgirem muitas dúvidas, ainda mais por esse negócio ser tão cheio de particularidades.
Portanto, para que os marketplaces tenham futuro é preciso contar com algumas funcionalidades exclusivas. Por isso, hoje vamos falar sobre o split de pagamento.
O que é split de pagamento?
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O split de pagamento é uma ferramenta para quem tem um marketplace e precisa dividir os pagamentos entre seus fornecedores - de produtos ou serviços.
Para exemplificar, imagine o seguinte: um comprador visita um marketplace de calçados e coloca vários produtos no carrinho, cada um de um fornecedor (ou seller) diferente.
Na finalização da compra, o split de pagamento faz a divisão dos valores no checkout entre o próprio marketplace e seus sellers.
Depois de dividi-los conforme o preço de cada produto, os sellers recebem o valor referente aos seus itens, e o cliente efetua apenas um pagamento no total.
Nesse sentido, a experiência de compra é semelhante ao de um ecommerce convencional, passando credibilidade para quem está comprando e a quem vendendo. Isso porque o cliente paga uma única vez sabendo de quais fornecedores comprou.
Já o seller, o vendedor do marketplace, saberá precisamente quais produtos vendeu e quanto recebeu por cada um deles, como se a venda fosse feita através de um site próprio.
Diante da autorização do pagamento pela administradora do cartão de crédito ou banco, o split de pagamento divide os valores de acordo com as taxas de repasse determinadas pelo marketplace, recolhendo seu percentual e repassando o valor excedente ao seller.
Além disso, cabe ao próprio marketplace definir quais serão as regras de cobrança do frete - se do percentual dele ou dos seus fornecedores.
Essa divisão dos valores é feita automaticamente sem intervenções manuais, aumentando a escalabilidade do negócio (além de facilitar sua gestão financeira).
Quais são os benefícios do split de pagamento na gestão financeira do marketplace?
Soluções que oferecem o split de pagamento contam com um dashboard que informa - tanto para os sellers quanto para o gestor do marketplace - o status de cada venda feita no site. Isso facilita (e muito) o processo de conciliação financeira do marketplace.
Se os lançamentos de cada venda fossem realizados de maneira manual, sem dúvidas o processo seria muito lento e suscetível a falhas, além de muito complicado.
O uso do split de pagamento no marketplace permite que tudo seja feito automaticamente, tornando a gestão do negócio mais ágil.
Além disso, ele dá suporte para a identificação de pagamentos recebidos e de pedidos processados, em andamento ou cancelados.
Assim, o gestor do negócio garante uma visualização completa dos pedidos, facilitando o controle do fluxo de caixa do site.
Conclusão
Como você viu, as funcionalidades do split de pagamento agilizam o trabalho de todos os envolvidos no dia a dia do negócio.
Como o modelo marketplace exige processos cada vez mais fluídos e “redondos” para se manter escalável, o uso dessa ferramenta online só tem a acrescentar.
O split de pagamento também auxilia a seguir em conformidade com a Regulamentação do Banco Central para marketplaces, já que o uso da ferramenta retira o fluxo financeiro da gestão do negócio.
Viu como o split de pagamento pode ser eficiente para o seu negócio?
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No caso de usar o split, o enotas gera a minha nota fiscal só com o valor que fica para a minha empresa, já descontando o valor do meu parceiro que ficará com um percentual? Como devo proceder também para nao gerar bi-tributação? obg
Ei Tiago,
Atualmente, o split de pagamento só acontece pelo eNotas quando há coprodução com a Hotmart.
Boa noite,
Gostaria de saber como funciona a o split quando há coprodução com na Hotmart? Como devo proceder para nao gerar bi-tributação? Ex. os dois são Simples Nacional, nesse caso o valor da nota gerada para o cliente tem seu imposto dividido entre os dois produtores?
Ei Daniel, tudo bem?
Temos um artigo que explica mais sobre o assunto.
É só clicar aqui para conferir.
Abraços 🙂
Duvida.Tenho um cartao de desconto em consultas e exames em cidades diferentes.Como fica a emissao das notas fiscais com o split de pagsamento?
pq eu pago 2 por cento ms o medico paga 10 por cento.Como ficaria para emitir a nota fiscal?ou eu emito so a minha e o paciente que solicite a do medico ao medico?teria algum problema para mim se eu nao emitir a nota fiscal do medico?