O brand awareness é uma importante prática de marketing. Ao olhar rapidamente essa expressão, ela parece complicada de ser entendida, certo? Contudo, o seu significado é mais simples do que muitos imaginam, não podendo ficar de fora do planejamento de um negócio digital que almeja bons resultados.
Assim como todas as outras métricas, o brand awareness indica o desempenho de sua gestão em relação ao reconhecimento que o mercado tem sobre ela. Algumas marcas, como o Google e a Coca-Cola, usam e abusam desse conceito — e não você não perder essa oportunidade para fazer o negócio crescer.
Leia este post e entenda mais sobre o assunto.
O que é Brand Awareness?
Em muitas situações, você já confundiu o nome de um produto com o nome da marca que o comercializa? Pois bem, esse exemplo mostra como o brand awareness está presente em sua vida e, provavelmente, você nunca reparou.
Em poucas palavras, o Brand Awareness é uma estratégia que mede a percepção dos clientes em relação à sua empresa. Traduzida para o português como consciência de marca, esse termo o ajuda a entender como a sua gestão está associada aos seus produtos.
Uma estratégia de brand awareness bem-sucedida é aquela que tem muita credibilidade no mercado. Ou seja, basta a sua marca ou o seu slogan aparecer em alguma campanha que a receptividade dos clientes se eleva.
Tenha em mente de que quanto maior for essa métrica, menor será a quantidade de investimentos realizadas em outros fatores para atrair leads e convertê-los em clientes.
Brand Recognition x Brand Awareness
O marketing digital tem inúmeros termos e expressões em inglês, e alguns empreendedores iniciantes podem até estranhar em um primeiro momento. Agora que você já sabe o que é o brand awareness, é essencial entender o significado de brand recognition, a fim de não confundir esses dois conceitos.
Apesar de estarem relacionados, o brand recognition, traduzido como reconhecimento de marca para o português, é a medida em que um cliente pode ou não identificar a sua empresa a partir, por exemplo, de estímulos visuais e sonoros, como a sua logomarca e um determinado tom de voz em seus vídeos no Youtube.
Dessa forma, o planejamento de brand recognition tem a função manter a sua empresa nos olhos e pensamentos dos clientes.
Exemplos bem-sucedidos já fazem parte do nosso dia a dia. Muitas pessoas não realizam mais pesquisas no Google, elas dão um “Google it” e encontram o que desejam. Além disso, quando você quer anotar um recado importante, você usa um “Post-it”.
Já o brand awareness é um conceito mais completo. Ele não fomenta apenas o reconhecimento da marca, pois cria uma sensação positiva em cada cliente. Ou seja, o brand awareness cria uma conexão única entre os seus produtos e serviços e clientes, mostrando que existem diferenciais em suas mercadorias que não podem ser esquecidas.
Mas não se esqueça: as estratégias de brand awareness e de brand recognition sempre devem caminhar juntas.
Quais são as suas vantagens?
Provavelmente, você já percebeu que o brand awareness é algo que não pode faltar em seu planejamento. Descubra os seus principais benefícios abaixo:
Facilitar o número de vendas
Muitos empreendedores ficam animados quando se fala em aumentar as vendas, não é mesmo? Porém, isso não acontece da noite para o dia. É preciso preparar o negócio, conhecer os tipos de custos para investir melhor e saber o que os clientes querem.
A partir dessas informações, você consegue traçar um planejamento estratégico, focando nas principais dores do mercado. Nessas horas, o brand awareness é um elemento muito importante.
Quando um consumidor busca um produto na internet ou em uma loja física, ele considera várias questões antes de se decidir, como o preço. Entretanto, é possível eliminar essas barreiras se a sua marca é bem lembrada pelo público.
As empresas que são referências iniciais saem na frente de concorrentes, pois oferecem alto valor agregado aos seus produtos com o brand awareness.
Não se esqueça também que os clientes estão mais propensos a procurar ofertas dessas gestões antes de optarem por outras opções.
Leia mais: O que é upsell, downsell e cross sell?
Otimizar as campanhas de marketing
Uma empresa que deseja aumentar o número de clientes precisa realizar campanhas de marketing eficientes. Porém, essa tarefa nem sempre é fácil. Como a competitividade no mercado é alta e os clientes estão cada vez mais exigentes, é necessário ser criativo e estar um passo à frente de todos.
Durante o período que antecede o Natal, os comerciais da Coca-Cola estão presentes em todos os meios de comunicação.
Provavelmente, você os reconhecem antes mesmo da logomarca da empresa aparecer, não é mesmo? Como esses anúncios acontecem todos os anos, as pessoas relacionam o Natal à Coca-Cola naturalmente, e isso é extremamente positivo para a marca.
Conclui-se, então, uma estratégia de brand awareness bem consolidada dá mais liberdade para a criação de novas nas campanhas de branding e publicidade. Se a marca não fosse conhecida, certamente os anúncios não teriam tanto sucesso quanto tiveram.
Favorecer o crescimento do negócio
Todos as vantagens citadas otimizam o investimento financeiro da empresa e elevam o alcance da sua marca. Como consequência disso, o negócio cresce de maneira saudável e escalável.
À medida que o brand awareness se torna mais consistente, os clientes são transformados em promotores e recomendam os seus produtos.
Como aumentar a consciência da sua marca?
Agora, chegou o momento para você aprender boas práticas que otimizam o brand awareness. Confira:
Fazer negócios com o público certo
Uma das regras mais importantes do brand awareness está relacionada ao diálogo com a audiência perfeita para a sua gestão. Você pode produzir conteúdos épicos, mas, se eles não oferecem o que as suas personas querem, eles serão pouco efetivos.
Dessa maneira, é imprescindível identificar o que os seus clientes querem, a fim de criar posts em blogs, vídeos e todos os conteúdos que podem ajudá-lo a captar leads e vender mais.
Além do mais, essa análise determina a linguagem e os meios de comunicação que devem ser utilizados em cada campanha. Com isso, é possível garantir que a mensagem de suas campanhas serão facilmente captadas.
Utilizar digital influencers
Também chamados de influenciadores digitais, esses profissionais produzem conteúdo e utilizam canais de comunicação, como a internet, para criar comportamentos e tendências.
Whindersson Nunes, o maior youtuber brasileiro, é um bom exemplo de digital influencer. Até a publicação deste post, ele conta com mais de 30 milhões de inscritos em seu canal. Desse modo, qualquer produto divulgado por ele entra em contato com um grande número de pessoas instantaneamente.
Atualmente, as empresas utilizando os influenciadores digitais na hora de expandir a consciência da marca e atrair novos consumidores.
Entretanto, tenha muito cuidado ao escolher o influenciador digital em sua estrutura de brand awareness. É preciso encontrar uma pessoa que dialogue com um público que poderia ter interesse em sua solução.
Ou seja, se você trabalha com a produção de cursos online sobre culinária, não seria interessante entrar em contato com um influenciador especializado em jogos para computador.
Construir uma boa presença nas redes sociais
Os brasileiros são apaixonados por redes sociais. E é possível provar isso com estatísticas. O relatório Digital in, do site We Are Social, afirma que mais de 19 milhões de pessoas passaram a utilizar as redes sociais no Brasil em 2016.
E isso equivale a quase 10% da população nacional. Além do mais, a média diária em redes sociais do brasileiro é de 3h43.
Mas qual é a relação disso com o brand awareness? Pois bem, atualmente, é fundamental marcar presença nas redes sociais. Esses canais de comunicação ajudam a divulgar conteúdos e trazer a sua marca para a rotina de sua persona.
Mais uma vez, saiba quais são as redes sociais mais utilizadas por seus clientes, como o Instagram, Facebook ou LinkedIn. Se você estiver com dúvida na hora de escolher, analise como os seus concorrentes agem e tome essa ideia como ponto de partida, sempre encontrando falhas e oportunidades para vender mais.
Veja como as gigantes do mercado agem também. Uma ótima ideia é criar hashtags e oportunidades para os clientes interagirem com o seu perfil. É possível, por exemplo, realizar campanhas em que as pessoas enviam vídeos e fotos interagindo com os seus produtos para serem postadas na página de sua empresa.
Ter uma identidade visual diferenciada
A identidade visual de sua empresa está relacionada às cores, símbolos e fontes utilizadas em sua logomarca. Algumas empresas, como o McDonald's e a Apple, souberam trabalhar muito bem essa ideia e, hoje, têm identidades visuais facilmente reconhecidas pelo público mundial.
Por mais que seja difícil alcançar esse mesmo patamar, faça de tudo para criar uma identidade visual única, que se diferencia das outras já existentes.
Conclusão
Ao ler o nosso post, você entendeu um pouco mais sobre o que é brand awareness e como esse conceito precisa ser colocado em prática. Como ele avalia o reconhecimento de sua marca no mercado, é muito importante acompanhá-lo, a fim de obter resultados positivos.
Além disso, saiba que os consumidores consideram vários critérios em uma compra. Na maioria dos casos, o preço não é o único fator avaliado, já que a qualidade e a confiança são questões que têm maior prioridade.
A fim de otimizar o brand awareness, desenvolva uma estratégia de marketing adequada às necessidades de suas personas e crie presença em suas rotinas.
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