9 profissões do futuro que são tendências e você deve ficar de olho

Atualizado há mais de 3 semanas

As mudanças do tempo são percebidas no dia a dia e algumas delas atingem a realidade do profissional de maneira drástica.

Essas transformações podem ser entendidas nas profissões do futuro, uma expectativa do mercado com base em análises do presente sobre o que esperar de um profissional nos anos a seguir.

Os profissionais e as carreiras estão mudando, evoluindo com as transformações digitais e essas não são mais as únicas possibilidades para quem deseja ser bem-sucedido profissionalmente.

Algumas iniciativas tentam indicar quais são essas profissões do futuro, como o Relatório The Future Of Jobs, do Fórum Mundial da Economia.

A publicação de maio de 2023 dá algumas projeções, como o otimismo para a área de tecnologia, com uma expectativa de crescimento de 30% até 2027 para vagas como analistas, cientistas de dados e profissionais de segurança cibernética, por exemplo.

Essas novas formas de atuar no mercado de trabalho são conhecidas como profissões do futuro.

Ainda que o nome dê uma ideia de algo ainda distante, elas já são uma realidade para muitas pessoas e também podem ser a chance que você estava esperando para mudar a sua vida profissional.

Confira 9 profissões do futuro! Algumas delas já são realidade para muita gente e outras ainda podem se popularizar ainda mais.

Quais são as profissões do futuro?

Com base em uma análise de mercado e até o que se diz em fóruns importantes, como o Mundial da Economia, pode-se ter uma expectativa sobre algumas profissões do futuro.

Confira 9 delas que você pode começar a ouvir mais.

1. Desenvolvedor de dispositivos wearables

Uma profissão que tem tudo para se popularizar ainda mais, o desenvolvedor de dispositivos wearables — ou vestíveis — é responsável por projetar, criar e implementar tecnologias em dispositivos como smartwatches, pulseiras e óculos inteligentes e até mesmo roupas inteligentes.

Esses dispositivos estão se tornando cada vez mais populares e abrindo um campo promissor para profissionais qualificados.

O desenvolvimento desses precisa ser feito em conjunto entre softwares e hardwares eficientemente.

O desenvolvedor deve ter conhecimento de eletrônica, interfaces de hardware e protocolos de comunicação para garantir a integração perfeita dos componentes.

2. Gestor de inovação

Os gestores de inovação são aqueles profissionais capazes de pensar estrategicamente, em uma empresa, quais caminhos tomar para que ela possa ser mais inovadora sem precisar mudar seu core business.

Esses profissionais estão não só ligados à criatividade e ao digital, como também precisam estar atentos ao mercado e estudar métodos disruptivos para alcançar seus objetivos.

3. Programador de machine learning

Machine learning é um termo consolidado no mercado de tecnologia e digital que significa aprendizado de máquina. Com a ascensão da inteligência artificial, ela deve ser ainda mais presente no dia a dia do empreendedor. 

O profissional precisa ter skills técnicas e analíticas, além de programação, matemática e estatística.

Uma das principais exigências dessa profissão do futuro é explorar e analisar dados antes de usá-los para treinar um modelo de machine learning.

Confira também: Conteúdo gerado por inteligência artificial: como funciona, vale a pena? 

4. Especialista em e-commerce

As e-commerces estão cada vez mais associadas ao core business de novas empresas.

Destacar-se entre tantas e-commerces, faz com que empresas procurem pessoas capazes de estabelecer diferenciais e atrair mais clientes: é o que se espera de um especialista.

Alguns conhecimentos desejados são especialização em UX, Marketing digital, análises de dados e SEO.

5. Gestor de comunidade

Algumas empresas estão criando comunidades entre seus clientes e usuários, para colher opiniões que possam embasar decisões e testes em seu produto.

Os gestores garantem que nessas comunidades tenha interações, que as opiniões sejam colhidas e mais: fortalecem a cultura da empresa entre um público externo, capaz de criar porta-vozes e fãs.

6. Assessor de creators e influencers

Os creators são pessoas que possuem alguma aptidão para criar conteúdos e se popularizar com eles. Até é comum confundi-los com os influencers, que possuem fama mais pela sua notoriedade pessoal.

Essas duas figuras estão cada vez mais populares e determinantes nas estratégias de empresas, fazendo com que seus trabalhos sejam requisitados.

Por isso, o assessor é um profissional especializado em auxiliar e gerenciar a carreira de criadores de conteúdo nas redes sociais como YouTube, Instagram, TikTok e outras plataformas.

Além de auxiliar na prospecção de clientes e até mesmo na gerência de contratos.

Aproveite para ler: 

7. Analista de big data

Essa é uma das profissões do futuro ideais para quem tem formação ou mais afinidade com a área de exatas.

Ainda que seja uma profissão do futuro, o analista de big data já é um cargo bem familiar em empresas que se preocupam com o tratamento de dados de sua empresa.

O termo big data se refere ao grande volume de dados armazenados e disponíveis para as organizações.

O analista de big data é, então, o profissional que sabe analisar dados. Ele é o responsável por armazená-los corretamente, interpretá-los e usá-los a favor da organização em que trabalha.

Sem essa pessoa na equipe, a empresa perde a chance de compreender melhor os seus resultados, inclusive as falhas, e aplicar tudo o que tem armazenado para gerar mais lucro.

Diante disso, pessoas formadas em cursos como matemática, sistema de informação, ciência da computação e estatística têm investido cada vez mais nessa carreira, que tem sido uma das profissões do futuro mais valorizadas no mercado.

Confira: Como interpretar e usar análise de dados para impulsionar seus resultados 

8. Detetive de dados 

Além do analista de Big Data, o Detetive é um profissional que pode ser ainda mais comum nas empresas que gostam de tratar bem os dados que geram.

O detetive é aquele que fornece os dados já tratados para a empresa, investigando padrões de comportamento de seus usuários.

No TI, o detetive de dados ainda auxilia em encontrar comportamentos estranhos que podem causar fraudes e insegurança em softwares ou em plataformas online.

9. Profissional de cibersegurança

E por falar em segurança, essa profissão do futuro é também cada vez mais presente nas empresas.

Esse profissional precisa se manter atualizado sobre as últimas ameaças cibernéticas, vulnerabilidades e métodos de ataque, buscando brechas em sistemas e redes.

Algumas práticas, como testes, podem fazer com que uma grande empresa possa identificar onde estão as vulnerabilidades, seja interna quanto externa.

Com o aumento da dependência da tecnologia em todos os aspectos da vida, a tendência é que a demanda por profissionais qualificados em cibersegurança cresça exponencialmente.

Muitas dessas profissões do futuro estão relacionadas tanto ao comportamento dos usuários que mudam constantemente, quanto da própria demanda do mercado, seja de empresas ou profissionais.

Grande parte das tendências que observamos abrem espaço para o home office, que se popularizou e foi adotado por muitas empresas. Pensando nisso, separamos algumas dicas para otimizar seu trabalho em casa:

Trabalho home office: 10 dicas simples para ser mais produtivo em casa

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.