TikTok marketing: como viralizar sua conta e impulsionar seu negócio

Atualizado há mais de 1 semana

Fazer marketing no TikTok é um dos caminhos com melhor resultado para quem quer investir em redes sociais.

A plataforma já é uma das mais populares do mundo, com um poder de viralização de conteúdo muito grande e sendo, portanto, uma das mais poderosas maneiras de se comunicar com o público.

A rede de vídeos é uma febre em especial para uma audiência mais jovem, a Geração Z. Empresas que se concentram nesse público não podem ignorar a força dessa mídia social e apostar em estratégias que envolvam ela.

Mas, quais estratégias dão verdadeiramente certo no Tiktok que envolve marketing? Confira o texto para extrair insights de conteúdos para essa rede.

Principais estratégias para TikTok

É claro que em uma rede social tão poderosa como o TikTok, a chance de você conseguir resultados de sucessos é bem alta. Mas não sem boas estratégias de criação de conteúdos.

A plataforma possui alguns recursos e especificidades que facilitam o seu uso e permitem que você possa se aproximar do seu público.

É por isso que quando bem feito, o marketing no TikTok pode dar ótimos resultados. E as dicas abaixo podem ser um caminho para isso.

1. Use o TikTok Ads

O TikTok Ads é a plataforma de anúncios dessa rede social. Você consegue usá-lo com um perfil corporativo – que pode ser criado sem grandes dificuldades.

Essencialmente, você terá 5 opções de anúncios pelo Tiktok Ads:

  • In-Feed Ads;

  • TopView;

  • Branded Effects;

  • Brand Takeovers;

  • Branded Hashtags.

In-feed Ads

São os anúncios que aparecem na aba “Para Você”, no feed do usuário. Esses vídeos são mostrados de acordo com as preferências de cada pessoa, baseado em suas atividades no app.

TopView

São vídeos de 60 segundos mostrados para um usuário que acessa o app pela primeira vez no dia.

Branded Effect

Esse é um recurso em que a empresa pode disponibilizar um efeito para que outros usuários usem.

Esses efeitos são adesivos e filtros. São ótimas maneiras de usar o marketing no TikTok para aumentar o alcance de sua marca.

Brand Takeover

É uma espécie de pacote de Ads, que inclui o TopView, in-feed e o branded effect. Nessa estratégia pode-se usar ainda imagens estáticas e gifs, além dos vídeos.

Branded Hashtags

Nessa estratégia, você pode personalizar uma hashtag e disponibilizar para que outros criadores usem em forma de desafio. Tem alto poder de viralização.

2. Aposte em tendências

O TikTok é uma rede social que possui muito poder de viralização com conteúdos sobre algo que está em alta no momento.

Por isso, você não pode ignorar o que está na hype na rede social, seja música, hashtags, trends ou mesmo efeitos.  

3. Tenha um nicho específico

Como em toda estratégia de marketing, é fundamental você focar suas campanhas em um público específico.

Esse nicho precisa ser bem conhecido, para que você possa entender se seus conteúdos fazem sentido para ele ou não.

Por isso, é necessária muita análise de dados, testes e, principalmente, saber segmentar seu público com as informações que você possui dele – sobretudo em ads.

4. Seja original e tenha autenticidade

Uma especificidade do público do Tiktok é que ele gosta de conteúdos originais e com autenticidade.

A dica aqui é não perder o foco no que você ou sua empresa possuem de único, sendo leal a seus valores e a humanização que faz com que o público se sinta mais atraído por seus conteúdos.

Por isso, é fundamental, sim, saber o que outras pessoas estão fazendo na rede para atrair o público, mas isso não pode – nunca! – ser sinal de falta de originalidade.

5. Mantenha a consistência

Essa é uma dica de ouro para qualquer rede social que não poderia ser diferente para o marketing no TikTok.

A consistência é um sinal para o algoritmo entender que seu perfil se preocupa em entregar conteúdo para seu público – seja em dias e horários específicos ou não, mas que esteja sempre lá.

Por isso, é importante criar agendas de publicação, com horários que mais dão certo com seu público e, se for interessante, com uma editoria por dia.

Tome cuidado com muito conteúdo em apenas um período e depois não ter mais nada para publicar. Dissolva essas postagens em sua agenda para poder entregar sempre.

Quer uma ajuda na constância? Confira: 14 ferramentas de automação de marketing que você precisa conhecer 

6. Crie parcerias ou contrate influencers

Os influencers são pessoas com alto potencial de viralização nas redes sociais. Eles têm um público engajado e podem se tornar verdadeiros porta-vozes de sua marca.

Essas pessoas precisam ser escolhidas não apenas por números de seguidores, mas sim pelo perfil delas – tanto do influencer quanto da audiência.

Sempre consulte o tipo de tom de voz que ela possui, vale até investir um tempo no passado dessa pessoa para saber se sua marca não se associará a alguém com um histórico de polêmicas.

Confira também: Como negociar com influencers? 

Como divulgar o negócio no TikTok

Realizar marketing no TikTok é apostar em estratégias que possuem muitas chances de dar certo, quanto bem feitas.

A plataforma permite que os usuários interajam com um perfil de maneira muito fácil, criando várias formas para isso, como as trends e os desafios.

Mas, vale reforçar que para se destacar, você precisa fazer conteúdos bem feitos. Confira algumas dicas para isso.

Antes, você pode querer algumas dicas de Manual para ganhar dinheiro na internet em 2024 

Produza conteúdos relevantes

Os conteúdos relevantes são aqueles que fazem sentido para o seu público, tanto quanto para a sua empresa.

Não adianta nada tentar fazer um viral com alguma trend se o seu público não a acompanha – ou que não faz o perfil dele.

Mais uma vez, aqui entra a autenticidade, junto à criatividade. O público do TikTok possui muita exigência no que diz respeito a vídeos que chamam a atenção. Aqueles chatos costumam ser ignorados e sua empresa se associa a conteúdos maçantes.

Aproveite cada recurso do Tiktok

O TikTok é uma rede social muito prática. Desde a criação do perfil a integração com outras redes sociais, tudo o que o usuário tem é agilidade e praticidade.

Isso é de certo modo visto nos recursos que a rede social possui. O “Feitos para você” traz vídeos que o algoritmo reconhece como interessante ao usuário, de acordo com suas interações na rede.

Já as hashtags são uma forma de se criar ligações entre conteúdos similares – e é mais uma forma do público interagir com sua marca.

O TikTok ainda permite criar dublagens, desafios e lives, que nada mais são do que maneiras de interagir com outras pessoas de maneira dinâmica e divertida.

Use cada um desses recursos com inteligência e de maneira que o seu público possa se engajar – ou seja, com assuntos e trends que possam chamar a atenção dele.

Sempre use Hashtags

É necessário se falar da hashtag com atenção. Ela é uma espécie de categorização do seu conteúdo.

Ela precisa se relacionar ao seu conteúdo de maneira temática ou mesmo institucional. Por isso, evite colocar uma hashtag que não se relacione com o vídeo só porque ela está em alta, por exemplo.

Usando a hashtag, você não só ajuda o usuário a entender do que se trata o vídeo, mas também se conecta a outros conteúdos similares.

Essa é uma maneira do algoritmo de relacionar o seu conteúdo ao usuário, especialmente no For You.

Dicas de conteúdo

E afinal, quais são os conteúdos que mais dão certo para o marketing no TikTok? Confira essa lista com os principais e com mais poder de viralização.

  • Lives: Tratam-se de transmissões ao vivo em que você pode interagir com seu público. O TikTok prioriza esse conteúdo, fixando-o no topo. Sem esquecer que seus seguidores são notificados quando entra ao vivo;

  • Vídeos engraçados: os conteúdos mais cômicos podem ser uma ótima chance de você viralizar. Tenha senso de humor e use da criatividade para produzir algo que divirta;

  • Dublagens: trata-se de um recurso do TikTok em que você grava um vídeo com uma música de fundo. Dessa forma, é possível fazer essa dublagem como se estivesse cantando a canção. É possível usar áudios de filmes e séries também;

  • Desafios: esse formato muito usado na Branded Hashtags, o Ads que cria uma hashtag própria. O propósito do desafio é criar algo original, como uma dança, e fazer com que as pessoas reproduzam.

Insights do TikTok business

Por fim, é impossível falar de marketing para TikTok sem mencionar o Business. Trata-se de um recurso para empresas que querem ampliar sua audiência na rede social.

É por meio dele, por exemplo, que você cria campanhas de Ads. Também é com o Tiktok Ads que você encontra relatórios sobre seus anúncios e de engajamento na rede, podendo entender o que funciona melhor para seu público.

É também lá que você encontra dados de seu público, como idade, região e gênero, podendo extrair o que há de melhor tanto nas informações de conteúdo quanto de sua audiência.

Que mais insights para o marketing no TikTok? Então confira como ganhar dinheiro no TikTok? 5 táticas para faturar no app de vídeos

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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