Conteúdo gerado por inteligência artificial: como funciona, vale a pena?

Atualizado há mais de 3 semanas

O ChatGPT tem dominado os debates no marketing em 2023. O software desenvolvido pela OpenAI pode representar mudanças de paradigmas importantes no mercado e na maneira como as pessoas consomem a internet atual. Mas é claro que não sem antes discutir muito o conteúdo gerado por inteligência artificial.

Mesmo que seu lançamento seja recente, o ChatGPT já movimentou muito as marcas e o mercado de marketing pelo mundo.

O Google, um dos que podem ser mais atingidos pela mudança na maneira como as pessoas fazem pesquisa na internet, já se movimentou e lançou o Bard, o chatbot que pode bater de frente com o ChatGPT.

Mesmo com esses lançamentos, o conteúdo gerado por inteligência artificial já está entre nós há algum tempo, seja no marketing conversacional ou mesmo em gadgets de pesquisa de voz.

Então, por que Bard e ChatGPT causam tanto furor? Nessa leitura, você poderá tirar conclusões.

O que é o conteúdo gerado por inteligência artificial? 

Conteúdo gerado por inteligência artificial são aqueles em que a participação humana se dá apenas na construção da tecnologia.

O exemplo do ChatGPT é perfeito: trata-se de um “robô” capaz de trazer respostas como se fosse um humano.

Nas palavras da própria ferramenta:

“ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, que utiliza inteligência artificial para realizar conversas em linguagem natural com usuários.

Ele é treinado com grandes conjuntos de dados de texto e usa técnicas de aprendizado profundo para entender o contexto e gerar respostas relevantes às perguntas e interações dos usuários.

ChatGPT é capaz de realizar conversas em diversos idiomas e em diversos tópicos, e é usado em diversos aplicativos e serviços de atendimento ao cliente e assistentes virtuais.”

Ou seja, o conteúdo é gerado automaticamente, muito rapidamente e de forma muito parecida à humana.

A ferramenta de inteligência artificial tem ajudado, para além do atendimento ao cliente e assistentes virtuais, os criadores de conteúdo para aprimorar suas técnicas de pesquisa, de performance e de criatividade.

Isso indica oportunidades, mas também riscos.

Vale a pena usar? Quais são os limites? 

Se você quer saber se vale a pena usar conteúdo gerado por inteligência artificial em sua estratégia, saiba que sim. Mas não sem antes refletir sobre algumas questões.

No marketing em especial, algumas áreas estão bem atentas a essa movimentação oriunda do boom do ChatGPT, como o de SEO.

Pessoas especialistas em mecanismos de busca estão preocupadas com o fato de que, cada vez mais, os usuários terão à sua disposição conteúdos gerados por inteligência artificial nos resultados de pesquisa em sites como o Google.

Mas, segundo James Manyika, Vice-presidente Sênior de Tecnologia e Sociedade do Google, para o Blog da empresa: “Compreendemos que a IA, enquanto tecnologia emergente, apresenta complexidades e riscos. Nossa utilização de IA deve considerá-los. É por isso que, como empresa, avaliamos como essencial utilizá-la de maneira responsável.”

Outros representantes do Google comentam algo parecido, como Danny Sullivan, representante de pesquisa da empresa. No Twitter, ele respondeu a usuários sobre se o conteúdo gerado por inteligência artificial ser boa ou ruim.

Ele reafirma que não se trata disso, mas sim “o conteúdo criado principalmente para classificações de mecanismos de pesquisa, seja como for, é contra nossa orientação. Se o conteúdo for útil e criado primeiro para as pessoas, isso não é um problema.”

Em outras palavras, o Google prioriza conteúdos focados no usuário, não em ranqueamento. Ou seja, um texto precisa priorizar a experiência das pessoas, não nas regras de ranqueamentos.

Outro limite que é necessário se apontar no conteúdo gerado por inteligência artificial é a atualização de dados.

O ChatGPT limita suas fontes em sites criados até 2021, algo que põe em risco algumas informações atualizadas.

Algo também a se pensar é que o modelo de linguagem dessas ferramentas de criação de conteúdo pode gerar textos e outros formatos únicos, mas nunca como humanos.

De acordo com o próprio ChatGPT um de seus objetivos é gerar ideias de conteúdo, mas nunca substituir a capacidade de criatividade, organização de ideias e interpretação de dados.

Sem falar que, por mais eloquente e bem escrito que possa ser um conteúdo gerado por inteligência artificial, ele possui um tom de voz próprio e dificilmente conseguirá adaptar, pelo menos por agora, ao estilo de escrita de uma pessoa.

Como se manter competitivo nesse mercado

Posto tudo isso, é possível, sim, criar algumas maneiras de se manter competitivo. Para começar pelas estratégias de SEO, as ferramentas de inteligência artificial conseguem criar novas ideias de palavras-chave para uma estratégia de conteúdo.

Títulos e legendas criadas pelo ChatGPT podem ser usados por pessoas que trabalham em redes sociais.

Aliás, as ferramentas de inteligência artificial conseguem auxiliar na edição de textos e na sua revisão ortográfica, melhorando a qualidade do conteúdo.

Confira: As 19 melhores ferramentas de automação para Instagram que vão impulsionar o seu negócio 

Uma das grandes oportunidades criada pelos “robôs” de inteligência artificial é a possibilidade de criar um relacionamento mais próximo ao usuário.

Essa é uma das tônicas do marketing conversacional, que é a estratégia de usar ferramentas como chatbot para manter relacionamento e melhorar a experiência de um usuário com um site da empresa.

Ferramentas como o ChatGPT podem oferecer textos para outros recursos de chatbot, como os utilizados em sites e até mesmo em redes sociais.

A necessidade de se falar com uma empresa de maneira personalizada, e não com um robô, de forma mecânica e padronizada, é uma dor que muitas pessoas possuem ao procurarem um canal de comunicação oficial de um negócio.

Nesse sentido, essas ferramentas de conteúdo gerado por inteligência artificial oferecem oportunidade de oferecer experiências mais próximas e personalizadas, ainda que não substituam, de fato, uma pessoa atendente, por exemplo.

Ainda existe muito a se discutir sobre o boom de ferramentas de geração de conteúdo por inteligência artificial e muitas delas não passam só por textos, como o chatGPT, mas também criação de imagens e até edição de vídeo.

O ideal é mesmo se manter atualizado nessa tendência e encontrar as oportunidades que ela gera, algo que sempre acontecerá.

Se manter atualizado e encontrar oportunidades de automatizar os seus processos são maneiras inteligentes de alcançar o sucesso de sua empresa.

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Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

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