A vida de um empreendedor nem sempre é fácil na internet. São horas se dedicando a estudar as melhores ferramentas e estratégias para se conquistar o público e aumentar as conversões.
Ao longo dessa jornada, muitas dúvidas surgem, como a escolha de palavras-chave, comportamento da concorrência e se as técnicas de SEO são usadas corretamente.
Bom, quem conhece uma ferramenta possa ajudar nessas horas? Que tal o SEMrush?
Se você quer saber tudo sobre o desempenho de uma estratégia de marketing de seu domínio ou reconhecer as melhores formas de se posicionar bem no Google, você precisa usar esse sistema.
Não conhece a plataforma? Sem problemas! Continue no texto porque a hora de conhecer é agora!
O que é o SEMrush?
O SEMrush é um sistema de análise de SEO. Com ele, é possível fazer pesquisas estratégicas de uma campanha de marketing e ter dados que possibilitam potencializar conteúdos e até mesmo automatizar processos, como postagens agendadas em redes sociais.
Ao utilizá-lo, você consegue encontrar as melhores palavras-chave para o seu blog, analisar o desempenho de sites concorrentes e saber o caminho mais fácil para a tão sonhada 1ª posição na SERP do Google.
Toda a jornada de se conseguir bons resultados no marketing de conteúdo não é fácil, e é por isso que ferramentas, como o SEMRush, são aliados dos produtores e dos empreendedores que lidam com estratégias digitais.
Portanto, resumidamente, o SEMrush é um web analytics que pode ser usado para acompanhar o seu desempenho do seu conteúdo ou do seu concorrente. Dessa maneira, você terá dados estratégicos agir precisamente e ter resultados melhores.
Por que é importante utilizá-lo?
Como você acabou de ler, o SEMrush é fundamental na hora de medir sua campanha de marketing.
Com ele, você consegue não só mensurar a sua estratégia como também pode descobrir detalhes da concorrência que podem te ajudar, em muito, a entender o mercado. E não é à toa que o SEMrush é considerado uma das melhores ferramentas de SEO, já que tem funcionalidades que agregam muito ao seu dia a dia.
Em outras palavras, você investe o seu tempo apenas em palavras-chave e oportunidades reais para melhorar a presença de sua marca na internet.
Quais são as principais funcionalidades do SEMrush?
Já percebeu que a plataforma é vital para o bom andamento de sua campanha de marketing, não é?
Ainda não?
Ok, então prepare-se para conhecer melhor algumas das principais funcionalidades do SEMrush.
Análise de domínio
Com essa funcionalidade, é possível conseguir os números mais importantes de sua estratégia. E não só, já que você pode pesquisar sobre o domínio de um concorrente.
Já deu pra perceber o quanto de informações importantes dá pra tirar só por esse campo de pesquisa, não é?
Na imagem anterior, você identifica o tráfego orgânico, os acessos pagos e a quantidade de backlinks para o seu domínio. Existem outras métricas também, como o custo médio que o seu tráfego orgânico teria se fosse pago e as principais palavras-chave que levam as pessoas ao seu site.
E é claro que as vantagens não param por aí.
Análise de palavras-chave
Quem trabalha com marketing de conteúdo sabe da importância das palavras-chave. São elas que rastreiam o seu site por meio das buscas do Google — ou outro buscador da internet, claro.
E quais são as keywords que têm o melhor desempenho para o seu domínio? Nem sempre essa pergunta tem uma resposta fácil e, para obtê-la, é fundamental uma plataforma com o SEMrush.
Ele analisa quais são as palavras-chave que geram tráfego orgânico para o seu site, o que ajuda a entender como os seus usuários chegam até o seu conteúdo. Ou seja, a partir do SEMrush, você descobre quais buscam feitas, por exemplo, no Google são as mais qualificadas e importantes para o seu negócio.
Além disso, a plataforma te dá um relatório completo sobre palavras-chave relacionadas, aquelas que variantes da principal e que também te ajudam a ser ranqueado no Google.
O SEMrush não só ajuda a saber quais são as palavras-chave ideais para você, como também ajuda a entender outras que pode ser utilizadas em sua campanha. Na plataforma, você terá acesso a uma visão geral com informações fundamentais sobre o termo pesquisado.
Análise de backlink
O backlink é um recurso que dá autoridade a um domínio. É quando um site coloca um link para um conteúdo seu e vice e versa. Essa troca de links é observada pelos algoritmos do Google como referências de autoridade e, por isso, são essenciais para melhorar o posicionamento na SERP.
O SEMrush possui uma visão completa de backlinks de um determinado domínio, em que é possível analisar quem os utilizam e a qualidade de cada um (porque o Google analisa também a procedência desses links, considerando se são sites que realmente oferecem conteúdos relevantes).
É claro que, como sempre, é possível verificar as informações de qualquer domínio. Inclusive o da concorrência.
Comparativos de domínio
Como o nome da funcionalidade diz, o SEMrush compara a performance de dois um mais domínios. Essa análise pode se tornar uma ferramenta poderosa para uma campanha, já que você pode acompanhar a evolução de algumas métricas.
Mas, você pode também, observar quais são as particularidades de cada site, desde aquelas keywords exclusivas, o volume médio de pesquisa de cada e seu custo por clique.
Análise de ads
Todo mundo queria, em um mundo perfeito, ter alcance orgânico suficiente para se consolidar na internet, mas isso não é tão simples — principalmente no começo do negócio.
Por isso, recorrer aos anúncios é uma saída viável graças ao seu custo-benefício. Desde, claro, que eles sejam realizados com as melhores práticas e feitos estrategicamente.
E o SEMrush oferece um panorama sobre o desempenho de cada anúncio realizado por uma campanha.
Com o painel, você consegue ver o número de ads realizado por um domínio, as principais palavras-chave usadas, a forma como essas propagandas foram feitas. Veja um exemplo do site do Hotjar:
Mapa de posicionamento competitivo
O mapa de posicionamento competitivo merece destaque, já que é bem visual e intuitivo.
Ele compara como cada domínio se posiciona, o que se torna uma ferramenta de análise de desempenho interessante e fácil de ser e entendida. Lembre-se de que o SEMrush considera apenas os concorrentes na SERP do domínio analisado.
Quanto custa o SEMrush?
O SEMrush tem quatro planos com funcionalidades e preços variados, claro. Contudo, você pode realizar um período de testes. Sim! Você tem 7 dias gratuitos para se familiarizar com as funcionalidades e os benefícios da plataforma!
Pro
É o pacote mais básico e recomendado para freelancers, startups e profissionais de marketing internos. Perfeito para quem tem um orçamento mais limitado, mesmo que seus recursos também o sejam. O valor mensal é $99,95. Para o anual, o preço cai para $83,28 por mês.
Guru
O plano mais adquirido pelos usuários e indicado para pequenas empresas e agências em crescimentos. Aqui, os relatórios e os acessos são mais estendidos, fornecendo também informações com dados históricos.
O orçamento fica por $199 por mês na cobrança mensal e $166 para o pacote anual.
Business
Esse é o pacote ideal para empresas já consolidadas no mercado e com forte presença na internet. Ela possui todas as funcionalidades dos planos anteriores, com relatórios sem marcas, acesso à API, limites e opções estendidos e integrado com o Google Data Studio.
Seu valor é $399 por mês na cobrança mensal. O pacote anual, $333 por mês.
Enterprise
Para aqueles que acham os pacotes anteriores ainda não o atendem, então, é no Enterprise que você encontrará o plano ideal. É personalizado e com recursos exclusivos. Para tê-lo, é preciso entrar em contato com o SEMrush.
Você pode comparar os planos didaticamente no próprio site, em uma tabela bem intuitiva e que te facilitará a escolha do seu plano ideal.
Certamente, você tem muito a conhecer e a experimentar como SEMrush. O importante é saber que ele é a ferramenta perfeita para ter melhores resultados em suas análises e impulsionar seus negócios!
Então, pare de perder tempo e comece a utilizar o SEMrush agora mesmo. Basta digitar o domínio que você deseja estudar no campo abaixo (lembre-se de mudar o campo "database" para "Brasil" na tela do SEMrush):
Não conhecia a ferramenta SEMrush, desde que comecei a usar ela meus resultados aumentaram em 80%.