O que é e como escolher uma API de consulta de nota fiscal?

Atualizado há mais de 3 semanas

A internet facilita muito a vida de pessoas e empresas. São tantos recursos que, com o esforço de um clique, processos antes trabalhosos, agora, são realizados num passe de mágica. Na gestão de documentos fiscais, uma API de consulta de nota fiscal pode ser o responsável por isso. 

Para as equipes fiscais, automatizar seus processos é fundamental não só para a produtividade da empresa, como também para eliminar toda a burocracia que envolve lidar com NFs e outros documentos importantes para o negócio. 

Bom, mas como fazer isso por meio de uma API de consulta de nota fiscal? O que é isso, afinal?

Navegue pelo conteúdo e descubra tudo sobre o tema. 

O que é uma API de consulta de nota fiscal?

Antes de você saber o que é uma API de consulta de nota fiscal, vale entender primeiro o que é uma API.

Ela é a sigla para Application Programming Interface que pode ser traduzido livremente como interface de programação de aplicativos. 

Em outras palavras, ela é uma ponte entre duas plataformas. Pegando um exemplo simples, quando você faz login em um site de compra e, na hora de cadastrar seus dados, você clica em “use suas redes sociais para se conectar”?

Quem faz esse intercâmbio de dados é uma API. 

Esse é apenas um resumo sobre essa funcionalidade para você entender o que é uma API de Consulta de Nota fiscal, porque, como pode ter deduzido, aqui ela se especifica entre plataformas de geração de NFs.

Levando para a prática: você sabe o quanto é complexo lidar com sistemas diferentes para gerir uma nota fiscal, até porque cada prefeitura tem um padrão próprio para consultar esses documentos.

Porque, vale lembrar, cada município é independente para fazer esse processo. Se você tem um fornecedor em Linhares, no Espírito Santo, precisará lidar com o sistema da prefeitura de lá para consultar e validar a nota da empresa que você contratou lá. 

Imagina, agora, ter fornecedores de municípios diferentes e ter que saber como fazer esse processo em cada sistema?

Aí que entra a API de consulta de nota fiscal, que integra o seu sistema de consulta de nota com o de cada município!

Assista esse vídeo e veja como um sistema de consulta de nota fiscal auxilia a sua empresa. Tudo, usando API.

6 benefícios de uma API de consulta de NF 

Saber que uma API de consulta de nota fiscal pode ser a ponte entre o seu sistema e o de prefeituras do Brasil inteiro já ter um spoiler de alguns desses benefícios, certo.

Mas é um apenas. Tem mais. Confira outras 6!

  1. Adaptabilidade

Bom, talvez você tenha levado um spoiler dessa também, mas ficará menos irritado do que quando descobriu quem é o pai do Luke Skywalker.

Com um sistema integrado de consulta de nota fiscal, você terá em suas mãos uma forma única de monitoramento pelos sistemas do Brasil. 

E não, não precisará de readaptar a nenhuma delas em qualquer momento.

  1. Velocidade

A integração e adaptação de um sistema com API de Consulta de Nota é tamanha que você consegue fazer o processo todo de forma automágica. 

Você poderá consultar uma nota fiscal nos últimos 12 meses em apenas segundos. Seja qual for a prefeitura tomadora. 

  1. Comunicação com JSON

Aqui, uma vantagem para aqueles mais entendidos. Os APIs de geração e consulta de NFs utilizam comunicação JSON – JavaScript Notation.

Falando em língua das pessoas normais, isso significa dizer que todas as informações são simplificadas, o que permite um monitoramento tanto de notas tomadas quanto emitidas de uma maneira muito fácil, leve e dinâmica. 

  1. Dinamismo em notificações

Por falar em dinamismo… Aqui, significa dizer que você terá notificações instantâneas toda vez que uma NFe é tomada, rejeitada ou emitida. 

Ou seja, sua consulta fica mais simples, porque saberá exatamente quando um documento deu problema. 

  1. Atualizações constantes

Você já sabe que as gerações e consulta de notas acontece a nível municipal, certo?

Então, se uma prefeitura fizer uma atualização, um processo é modificado para você. 

Não se você usar um sistema de consultas de notas com uma poderosa API. Nesse caso, não precisará se preocupar com isso porque o próprio software entende isso e se adapta.

Lembre-se: essas atualizações têm âmbito de legislação de cada município. Ou seja, sua empresa, se não atender, pode se complicar com o Fisco.  

  1. Zero instabilidade

Isso aqui é um problema sério para quem lida diariamente com as imprevisibilidades das plataformas de prefeituras que entram em manutenção, por exemplo.

Contar com uma estabilidade dessas plataformas é complicado. Não, mais uma vez, com um API de consulta de nota fiscal, que entende esses problemas e toma ela mesma a sua providência. 

Você nem nota. 

Como funciona uma API de consulta de nota fiscal?

Basicamente, a API de consulta de Nota Fiscal transforma várias informações em apenas uma para o seu sistema de NFs.

Você viu que toda a comunicação da API é feita pelo JSON, que monitora todas as plataformas de prefeitura e integra ao seu sistema. 

Muito fácil, não é?

Assim, você pode focar no que interessa a sua empresa, que é crescer e deslanchar em vendas e desburocratiza os processos do setor financeiro. 

E como conseguir um sistema com API de consulta de nota fiscal? Deixando essa tarefa com quem sabe.

No caso, o Gateway Consultas da eNotas. Com ele, você integra o seu setor financeiro com toso os sistemas municipais do Brasil, eliminando os processos burocráticos e confusos.

Com ele, você sabe exatamente quando uma nota é cancelada para ter tomadas de decisões mais rápidas e eliminar dor de cabeça com o Fisco. 

Quer saber mais sobre essa poderosa solução com API de consulta de nota fiscal? Conheça agora mesmo o Gateway de consulta da eNotas!

Head de Marketing na eNotas

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.