apresentação de slides
MARKETING DIGITAL

Apresentação de slides: como fazer uma + dicas de ferramentas

Atualizado há mais de 1 semana

Passa ano, entra ano e as pessoas ainda precisam recorrer ao bom e velho slide para apresentar um projeto, um trabalho ou até mesmo detalhar o resultado de uma estratégia. 

Muita gente reclama – e, às vezes com razão – da prolixa, extensa e enfadonha apresentação de slides. 

Mas, não adianta: ela ainda está presente e é necessária para certas ocasiões. 

Por isso, mais importante do que abominar esse formato, é preciso reconhecer sua importância e inovar na apresentação. 

Seria possível? 

Só a existência desse texto já revela: sim!!

6 boas práticas ao montar sua apresentação de slides 

Para começar a fazer uma boa apresentação de slide, não basta criar um arquivo de ppt animado, dinâmico, etc. Ajuda, claro, mas é preciso mais! 

Confira essas 6 dicas!

Tenha um objetivo bem definido

Toda apresentação de slides tem um objetivo e você precisa deixar isso claro na hora de fazer o seu. 

Tenha uma mensagem bem definida e elabore a ideia de como você a abordará. Se quiser persuadir e entreter o seu público, faça isso de modo encantador, mas sem esquecer que é preciso chegar em um ponto que é o seu objetivo com a apresentação.

Tenha um objetivo e também SEJA objetivo

Ao persuadir e entreter um público você encontrará algumas maneiras para fazer isso. Mas nenhuma será justificativa para ser enfadonho. 

E para evitar isso, seja direto e aquela máxima de que menos é mais vale muito aqui! 

Mostre o que é essencial, sem precisar ler. Chame a atenção para si e não para o seu slide, se você começar a ler ou exigir isso do seu público, certamente sua apresentação poderá ficar tediosa. 

Conheça bem seu público

E para falar com um público, é preciso saber quem é ele. 

Ter conhecimento sobre a sua plateia, te ajudará a entender o que ela já possui de informação, a ter um tom de fala adequado e a leva e bom humor serão bem-vindos por eles (afinal, fazer graça não é proibido, mas, às vezes, pode não ser adequado). 

Tenha uma identidade visual atraente

O design de sua apresentação é imprescindível. Ela precisa ser coerente com seu tema e com o público, trazer leveza e destacar o que importa de fato em cada slide apresentado. 

Você pode usar alguns temas predefinidos em cada ferramenta que conhecerá daqui a pouco, mas a criatividade pode ser livre aqui, desde que contribua para o bom entendimento de sua apresentação de slide!

Crie hierarquias visuais

Ainda dentro do tema design, vale lembrar que algumas “regras” precisam ser respeitadas. 

Nesse sentido, as hierarquias visuais funcionarão para que as informações sejam valorizadas, como no uso de cores, peso tipográfico… Por isso, torne negrito aquilo que é importante, dê itálico no que é destaque, use cor de forma a chamar a atenção de algo fundamental. 

A informação visual é tão valiosa quanto a textual e você precisa saber bem o que falar e, claro, como mostrar esse conteúdo ao seu público. 

Pratique e revise

Com uma apresentação pronta e bem feita, pegue-a e pratique a sua forma de apresentar. Repasse por alguns pontos e perceba o que você pode aprimorar, tanto nos slides quanto na sua fala. 

Com uma pausa, revise depois. Veja se tudo o que você precisa falar está claro no slide e, principalmente, se o objetivo é bem mostrado. Se quiser usar uma outra pessoa para assisti-lo, melhor!

7 ferramentas incríveis para montar uma apresentação de slides inesquecível

O Powerpoint dispensa apresentações, certo? Ele é a principal ferramenta para apresentação de slides. 

Mas não o único. 

Então a lista a seguir pulará ele e você encontrará outras alternativas ao clássico programa da Microsoft.

Google slides

O primeiro da lista é a solução do Google para apresentações de slides. A gigante da internet possui uma plataforma que se aproxima muito do PowerPoint, o que ajuda na mudança de quem está saindo de um para entrar no outro. 

Nem é preciso dizer que as soluções do Google são práticas e bem funcionais, mas não custa lembrar que essas ferramentas são completamente online, com salvamento automático e que podem ser salvas em formato .ppt, por exemplo. 

Por ser online, os arquivos podem ser construídos remotamente por várias pessoas, sem perigo de se perder algo nesse processo. 

Prezi

O Prezi é um nome que já esteve mais em voga, mas que não deixou de ser uma das principais alternativas para o powerpoint. 

É notório a sua dinamicidade nas apresentações, fugindo completamente do padrão de slides que o powerpoint imortalizou. 

As apresentações via Prezi, portanto, costumam ser bem intuitivas e construídas em conjunto com toda a ideia do tema, sem precisar ser linear como nos slides tradicionais. 

A plataforma possui pacotes gratuitos, mas os recursos mais avançados são oferecidos em pacotes a partir de U$ 3 por mês. 

Canva

Outro recurso conhecidíssimo, principalmente para aqueles que gostam de criar imagens de maneira simples e prática. 

O Canva possui recursos para apresentação de slides e não decepciona quem já está acostumado às outras funcionalidades da plataforma. 

De maneira bem intuitiva, você pode criar gráficos, infográficos e toda identidade visual da sua apresentação. 

Zoho Show

Por falar em simplicidade, o Zoho Show é um dos nomes que mais se destacam nesse quesito. 

A plataforma é muito funcional para quem já está habituado a fazer apresentação de slides e, mesmo aqueles que não possuem muitas habilidades para isso, a plataforma é tão intuitiva e com layout simples, que a dificuldade praticamente não existirá.

Aliás, vale lembrar que o Zoho possui a opção de transmissão ao vivo, ótima em tempos de reuniões online!

Slides

Uma plataforma de apresentação de slides que se chama… Slides

Você pode achar sem criatividade, mas na verdade trata-se de intuição mesmo. E essa é a principal característica dessa ferramenta. 

Bem como o Google Slides, você pode criar seus arquivos online com a colaboração de outras pessoas de maneira remota. 

Adobe Spark

O sexto nome dessa lista faz parte do pacote Adobe e aqui já há o destaque para a integração com diversas outras ferramentas da empresa, como o Indesign e Photoshop. 

As apresentações do Spark nada mais são do que cenas de vídeos, por isso, nada de formatos tradicionais em slides. E vídeo, como você deve saber, é o tipo de conteúdo mais consumido na internet, justamente pela sua fácil assimilação e facilidade em consumi-lo.

Sway

Por fim, um primo (ou seria irmão?) do PowerPoint, o Sway

O parentesco vem por conta da Microsoft, desenvolvedora de ambos. A diferença está nos recursos mais avançados do Sway, que funcionam como um incremento ao nome mais famoso. 

Use apresentação de slides para além de relatórios!

Por mais que a fama da apresentação de slides não seja lá muito boa, o formato ainda resiste e sobreviverá por muito tempo, graças aos nomes que você conheceu neste texto e a criatividade dos usuários. 

Mas também pela sua versatilidade. Porque, sim, não é apenas para mostrar relatórios ou ajudar a vender mais que o formato serve. 

Você pode usar uma apresentação de slides também para incrementar em uma aula online. 

E se você está começando a enveredar pela estrada do EAD agora e pretende abrir seu negócio e quer conhecer mais desse ramo, fique com esse texto sobre tipos de cursos online. Leia e descubra como pode ser diversa essa área! Aproveite!

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.