Como evitar os atrasos nos pagamentos dos seus clientes

A inadimplência dos clientes pode ser uma grande pedra no sapato dos empreendedores. Os atrasos nos pagamentos — ou o não pagamento — de produtos ou serviços pode afetar diretamente a previsibilidade de caixa das empresas.

Além disso, pode comprometer suas finanças e o pagamento de despesas fixas e recorrentes, como tecnologia e mão de obra.

Esquecimento por parte dos clientes, falta de flexibilidade no pagamento, ausência de um sistema automatizado de cobranças. Tudo isso pode colaborar para o aumento da inadimplência.

Neste post, vamos entender como evitar as principais causas dos atrasos nos pagamentos para você aumentar o faturamento e a competitividade da sua empresa. Confira!

Envie lembretes

Esse é o antídoto mais simples e eficiente para combater o esquecimento. O cliente fechou uma compra no seu site, mas não realizou o pagamento? O vencimento da fatura está próximo e ainda não foi paga? A fatura venceu e as multas por atraso estão sendo aplicadas?

Então, envie e-mails, notificações push dentro do seu aplicativo e até SMS, se necessário e adequado ao seu negócio. Esses lembretes devem fazer os clientes retornarem ao seu site para realizar o pagamento faltante.

Ofereça diversos meios de pagamento

Ao disponibilizar apenas o boleto bancário como forma de pagamento você limita as suas conversões. Dessa forma, você depende dos seus clientes se lembrarem ou terem a oportunidade de acessar a plataforma online do banco. Ou ainda, irem à agência bancária mais próxima para quitar a cobrança emitida.

Esses obstáculos não existem em compras com outros meios de pagamento, como o cartão de crédito. Seus clientes fornecem as informações do cartão durante o processo de checkout. Depois disso, o sistema de adquirentes, bandeiras e emissores processa e autoriza a cobrança.

Vale oferecer aos clientes também a possibilidade de armazenar os dados do cartão de crédito deles para que realizem as próximas compras com mais facilidade. Isso vai reduzir ainda mais os atrasos nos pagamentos. 

(É importante que o checkout do seu site seja objetivo para impedir que seus clientes abandonem as compras. Se quiser saber mais sobre como criar um checkout altamente conversivo, leia o e-book Como elevar a experiência de pagamento do seu cliente.)

Aposte na recorrência

Em vez de gerar cobranças avulsas para seus clientes toda semana, todo mês ou todo trimestre, por que não automatizar o processo com um sistema de pagamentos recorrentes? Ele gera cobranças de mesmo valor a cada período de tempo determinado por você. 

Como na Netflix ou no Spotify, uma assinatura lhe permite ainda cobrar automaticamente seus clientes. Isso quer dizer que é possível debitar o valor do novo ciclo do serviço prestado diretamente do cartão de crédito cadastrado por eles.

Claro, a recorrência vai depender muito do seu tipo de negócio. Mas isso não quer dizer que você não possa aproveitar as outras dicas para o seu e-commerce de produtos, por exemplo.

Automatize tudo

O ideal é que todo o seu processo de cobrança seja automatizado: nada de tarefas manuais e repetitivas. Algo assim pode ser meio complicado de desenvolver sozinho, tomando muito tempo e muitos recursos que deveriam ser destinados ao core business do seu negócio.

No entanto, existem empresas especializadas em oferecer esses serviços financeiros a outras empresas, como faz a iugu.

Com ela, você é capaz de criar fluxos de cobrança e pagamento inteiramente automatizados e personalizados que ajudam a reduzir a inadimplência dos seus clientes.

E mais: a iugu também se integra aos emissores de nota fiscal eletrônica. Assim, você pode gerar os documentos automaticamente, além além de acompanhar e gerenciar essas NF-es sem sair da plataforma da iugu. Não dava para ser mais prático do que isso.

E aí, pronto para automatizar a sua operação financeira e reduzir os atrasos em pagamentos? Aproveite e conheça a iugu agora mesmo!

Artigo produzido pela equipe da iugu.

About the Author

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

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