cobrar_clientes-inadimplência
NEGÓCIOS

7 dicas para cobrar clientes e fugir da inadimplência

Atualizado há mais de 3 semanas

A inadimplência atrapalha o crescimento de qualquer empresa, independente de setor de atuação. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 40,5% da população entre 18 e 95 anos estava com o nome sujo em março de 2018. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve uma alta de 2,71%.

Como consequência disso, os compradores não conseguem manter as contas em dia e os empreendimentos não recebem as quantias financeiras que planejam.

Tal situação é muito séria, pois pode comprometer a saúde financeira e colocar em risco o crescimento de uma gestão. 

Desse modo, é essencial saber cobrar clientes inadimplentes. Por mais que não exista um protocolo a ser seguido, algumas dicas apresentam bons resultados em muitas situações.

Confira abaixo 7 estratégias para colocar em prática quanto antes!

1. Conheça as suas personas

Você deve conhecer muito bem todas as características, os objetivos e as dores de seus consumidores. Essas informações permitem que você determine a abordagem correta e como eles se posicionam no mercado.

Além disso, os dados gerenciais, como email e telefone, serão essenciais no momento de cobrar as inadimplências. Por isso, mantenha um registro atualizado de todos os consumidores do seu negócio.

Lembre-se de categorizá-los de acordo com o perfil de consumo, os produtos adquiridos e outras peculiaridades que existirem também.

A cobrança de pessoas físicas, por exemplo, demanda abordagens mais amigáveis, pois a empatia é um diferencial para protestar uma dívida. Em caso de pessoas jurídicas, é possível realizar cobranças mais formais e automáticas.

Essa questão não te ajuda apenas a identificar os devedores, já que você tem facilidade para monitorar os melhores clientes e propor vantagens também.  

2. Realize treinamentos com a equipe

Um time preparado é um fator decisivo para cobrar clientes inadimplentes.

Todos devem conhecer, por exemplo, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a fim de evitar atitudes abusivas e problemas com a justiça.

O Artigo 71 do CDC diz:

Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer.

Saiba que o CDC ainda determina pena de três meses e multa para quem não o respeita.

Por isso, realize treinamentos constantemente em seu negócio. Faça com que todos estejam alinhados e utilizem técnicas de cobrança amigáveis.

3. Descubra as causas dos atrasos

Ao conhecer os motivos do atraso, você consegue ajudar o consumidor com facilidade. Então, analise cada situação antes mesmo de enviar emails ou fazer ligações telefônicas. Os dados disponíveis no software CRM são de grande ajuda e devem ser utilizadas quanto antes.

Se você não tomar esse cuidado, provavelmente, terá dificuldades para encontrar uma solução e garantir a satisfação do comprador.

4. Negocie a dívida

O momento da negociação é um dos mais importantes, já que qualquer deslize pode colocar os seus objetivos em risco. É necessário ser claro e ter muita confiança, sem mostrar medo ou constrangimento.

Apesar de ainda não ter pago, o consumidor sabe que a cobrança é prevista em lei e que não há para onde fugir. Mas não é por isso que você deve ser rude ou sem educação. A cordialidade é essencial nessas horas.

É válido lembrar que quem oferece vantagens no pagamento de uma dívida tem mais chances obter sucesso. Esse benefício varia de acordo com o seu produto ou serviço e a situação do cliente, mas os principais exemplos são:

  • parcelamento do débito;
  • redução das multas;
  • diminuição do valor total da dívida.

Fique atento também para nunca desistir na primeira tentativa. Infelizmente, algumas pessoas e gestões passam por dificuldades, sendo necessário muita persistência.

5. Faça um bom roteiro de cobrança

O setor de cobrança é tão importante quanto a área de marketing ou de vendas. Ele deve ser extremamente profissional e padronizado. Isso só acontece quando existem rotinas e estratégias desenvolvidas ao longo do tempo.

O uso de métricas o ajuda a monitorar o desempenho das técnicas utilizadas e a criar um passo a passo para toda a equipe. Em um primeiro momento, você deve manter um histórico de todos os dados de seus consumidores, com um banco de dados confiável e facilmente acessível. 

Não se esqueça da grande quantidade de meios que comunicações que existem hoje em dia também. SMS, emails e ligações telefônicas ajudam a encurtar a distância entre o seu negócio e o mercado.

Em algumas situações, uma simples mensagem de aviso sobre a data de vencimento da cobrança ajuda a reduzir a taxa de inadimplência.

Se o email não for suficiente, entre em contato por telefone e comece o processo de negociação. Tenha todas as informações necessárias em mãos e prepare respostas para as desculpas mais comuns.

6. Utilize tecnologias

Os empreendedores já utilizam diversas ferramentas para automatizar tarefas, como a emissão de notas fiscais e o controle de fluxo de caixa. Contudo, muitos se esquecem que é possível aplicá-las para cobrar clientes inadimplentes.

Um sistema de gestão de relacionamento com o cliente é a ferramenta ideal. Também chamado de Customer Relationship Management (CRM), ele facilita o relacionamento de sua empresa com clientes, monitorando tudo o que acontece, documentando nomes, emails e outros dados cadastrais.

7. Tenha vantagens para quem paga em dia

Outra técnica se relaciona à criação de benefícios para clientes que respeitam os prazos de pagamento. Esses incentivos podem ser descontos ou promoções em compras futuras. Outra possibilidade é criar um sistema acumulativo de pontos com brindes e sorteios.

Conclusão

Cobrar clientes inadimplentes pode parecer complicado para quem não está preparado. Desse modo, você não deve esperar que imprevistos aconteçam e precisa montar uma gestão de cobranças adequada às suas necessidades.

Faça de tudo para manter um bom relacionamento com todos os consumidores, e não apenas os devedores. Não se esqueça de ter um banco de dados atualizado e utilize todos os meios de comunicação que forem necessários.

Em hipótese nenhuma, perca a razão. Seja educado e mostre que você está ali para ajudar o cliente a não ter mais o nome sujo.

E então, o que você achou das 7 dicas para cobrar clientes inadimplentes? Quer aprender mais sobre uma gestão financeira saudável? Basta continuar conosco e conhecer as melhores ferramentas de atendimento ao cliente!

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.