Saiba como fazer a consulta SAT

Atualizado há mais de 3 semanas

Confira a narração completa do nosso post: 

Você sabe que, quando se trata de emissão de notas fiscais e todo o processo de checagem de sua validade, todo cuidado é pouco, não é? 

E das tantas atenções que se deve ter com o assunto, conhecer as minúcias é fundamental.

Mas, muito mais do que um mero detalhe, a consulta SAT, no estado de São Paulo, é um assunto importante porque é por ela que se autentica o Cupom Fiscal Eletrônico e a transmissão desse dado para a SEFAZ.

Bom, calma. Talvez seja muita informação ao mesmo tempo, não é?

Então, por partes, acompanhe sobre o tema nesse texto!

O que é SAT?

Quer acompanhar os melhore vídeos sobre o mundo financeiro e marketing digital? SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE!

Para iniciar, nada melhor que descobrir sobre essa sigla. Na verdade, SAT é um equipamento e significa Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos. 

Ele é responsável, bem como você leu antes e deve ter percebido pelo nome, que ele documenta eletronicamente as operações comerciais. Isso no estado de São Paulo. 

O SAT substitui o Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e transmite todas essas informações à Secretaria de Fazenda (SEFAZ) do estado.

Ele é integrado ao Aplicativo Comercial, que é responsável por receber os dados das operações transmitidas pelo contribuinte, validar as informações e gerar o Cupom Fiscal Eletrônico.

Onde e como fazer a consulta?

Para fazer a consulta SAT, o contribuinte deve acessar o site da Sefaz de São Paulo, responsável por essa função. 

Será aberta uma tela em que pedirá a chave de acesso. Preenchendo esse campo, você precisa clicar no captcha e, então, realizar a consulta. 

[fui tirar o print dessa tela e o site deu indisponível]

Vale lembrar que a chave de acesso é um código de 44 números presente no DANFE – Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Ela também está presente no arquivo XML da NFe. 

Sua composição é feita com o CNPJ do contribuinte, o código da UF do emitente, ano e mês de emissão do documento, número de série, modelo de nota fiscal, a forma de emissão, o número da NFe, dígito verificador da chave de acesso e o código numérico dessa chave.

Qual é a importância de consultar a situação no SAT?

O SAT simplifica o processo de transmissão de dados para a Sefaz, isso reduz custos com obrigações acessórias. 

Além disso, ele dá legitimidade quanto a obrigações das empresas junto ao Ministério da Fazenda, que aliás, é um processo também facilitado pelo aparelho. 

Por tudo isso, a consulta SAT é realizada para validar notas fiscais e saber se elas são de fatos legítimas, diminuindo os riscos de se ter um documento falso ou adulterado. 

É claro que esse processo é fundamental para que você e sua empresa não sejam enquadrados em crimes junto a Receita Federal, principalmente. 

Por isso, não é só importante realizar a consulta SAT como ter um controle de emissão de notas muito eficiente. 

E isso requer conhecer mais sobre determinados programas, como Aplicativo Fácil. E se você quiser conhecer mais sobre o PAF, o texto do link te ajudará! Não perca!

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.