Saiba como fazer a consulta SAT

Atualizado há mais de 1 semana

Você sabe que, quando se trata de emissão de notas fiscais e todo o processo de checagem de sua validade, todo cuidado é pouco, não é? 

E das tantas atenções que se deve ter com o assunto, conhecer as minúcias é fundamental.

Mas, muito mais do que um mero detalhe, a consulta SAT, no estado de São Paulo, é um assunto importante porque é por ela que se autentica o Cupom Fiscal Eletrônico e a transmissão desse dado para a SEFAZ.

Bom, calma. Talvez seja muita informação ao mesmo tempo, não é?

Então, por partes, acompanhe sobre o tema nesse texto!

O que é SAT?

Quer acompanhar os melhore vídeos sobre o mundo financeiro e marketing digital? SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE!

Para iniciar, nada melhor que descobrir sobre essa sigla. Na verdade, SAT é um equipamento e significa Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos. 

Ele é responsável, bem como você leu antes e deve ter percebido pelo nome, que ele documenta eletronicamente as operações comerciais. Isso no estado de São Paulo. 

O SAT substitui o Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e transmite todas essas informações à Secretaria de Fazenda (SEFAZ) do estado.

Ele é integrado ao Aplicativo Comercial, que é responsável por receber os dados das operações transmitidas pelo contribuinte, validar as informações e gerar o Cupom Fiscal Eletrônico.

Onde e como fazer a consulta?

Para fazer a consulta SAT, o contribuinte deve acessar o site da Sefaz de São Paulo, responsável por essa função. 

Será aberta uma tela em que pedirá a chave de acesso. Preenchendo esse campo, você precisa clicar no captcha e, então, realizar a consulta. 

[fui tirar o print dessa tela e o site deu indisponível]

Vale lembrar que a chave de acesso é um código de 44 números presente no DANFE – Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Ela também está presente no arquivo XML da NFe. 

Sua composição é feita com o CNPJ do contribuinte, o código da UF do emitente, ano e mês de emissão do documento, número de série, modelo de nota fiscal, a forma de emissão, o número da NFe, dígito verificador da chave de acesso e o código numérico dessa chave.

Qual é a importância de consultar a situação no SAT?

O SAT simplifica o processo de transmissão de dados para a Sefaz, isso reduz custos com obrigações acessórias. 

Além disso, ele dá legitimidade quanto a obrigações das empresas junto ao Ministério da Fazenda, que aliás, é um processo também facilitado pelo aparelho. 

Por tudo isso, a consulta SAT é realizada para validar notas fiscais e saber se elas são de fatos legítimas, diminuindo os riscos de se ter um documento falso ou adulterado. 

É claro que esse processo é fundamental para que você e sua empresa não sejam enquadrados em crimes junto a Receita Federal, principalmente. 

Por isso, não é só importante realizar a consulta SAT como ter um controle de emissão de notas muito eficiente. 

E isso requer conhecer mais sobre determinados programas, como Aplicativo Fácil. E se você quiser conhecer mais sobre o PAF, o texto do link te ajudará! Não perca!

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.