Uma campanha de marketing digital precisa aplicar diversas estratégias de divulgação, como utilizar o Google Ads.
A plataforma de anúncio do Google pode atuar para públicos diferentes, seja para aumentar a taxa de visitação nos sites ou o número de conversões.
Para assimilar a importância do emprego de mídias pagas em um planejamento de marketing, é preciso conhecer as ferramentas que estão à disposição das empresas.
Além dos links que são patrocinados, tendo a indicação no topo e no rodapé de cada página em que é feita a pesquisa, os internautas também encontram banners em sites relacionados à marca, ou então em portais de notícias.
Conheça melhor o Google Ads e como são essas maneiras que ele possui para aumentar os números de seu site.
Como o Google Ads funciona?
O Google Ads é uma plataforma de anúncios online que permite a empresas de todos os tamanhos alcançarem seu público-alvo na hora certa e no lugar certo.
Administrado pelo maior buscador e um dos maiores sites do mundo, ele funciona por meio de um sistema de leilão de palavras-chave.
Nele, os anunciantes oferecem lances para que seus anúncios sejam exibidos nos resultados de pesquisa do Google, em sites parceiros do buscador e em outros locais da internet.
Esses locais podem ser determinados com uma configuração de público e áreas de interesse de seu nicho. Dessa forma, os anúncios são mais bem direcionados, qualificando melhor o tráfego e os leads de uma campanha.
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Passos para colocar anúncios no ar
Além de saber exatamente quais são os seus objetivos ao criar uma campanha no Google ads, é fundamental saber como criar esses anúncios no ar.
Antes de tudo, porém, é necessário sim ter todos os seus objetivos muito bem definidos: você quer ganhar tráfego? Quer ter leads? Ampliar seu awareness?
São definições importantes para começar a configurar sua campanha no Google ads. Não deixe para definir isso em cima da hora.
Sabendo disso, confira exatamente o que você precisa fazer para criar um anúncio no Google Ads.
Crie uma conta
O primeiro passo é criar uma conta no Google Ads. Faça isso com um email do Google que possa ser usado exclusivamente para o Ads ou um endereço que seja profissional.
Não é recomendado fazer isso com um email pessoal para evitar confusões e ter mais rigor em sua campanha, ainda que não seja um impeditivo.
Você faz sua conta na página do Google Ads.
Estipule um orçamento
O orçamento é a quantidade de dinheiro que você está disposto a usar em sua campanha.
Mais do que um montante, esse orçamento pode ser estipulado conforme a estratégia de seu ads.
Por exemplo, você pode usar um orçamento diário, o que faz com que você gaste um dinheiro por dia de modo equilibrado.
O orçamento pode ocorrer por lances, que nada mais é do que a participação em um leilão, em que você estipula o valor que deseja gastar quando uma pessoa clica em seu anúncio.
Nesse caso, você precisa definir palavras-chave, já que cada uma terá um valor mínimo no leilão.
Tenha um equilíbrio em suas campanhas para que ela seja aperfeiçoada com o tempo, recorrentemente e que possa desempenhar por um tempo bom.
Determine seu público-alvo
O público-alvo nada mais é do que um conjunto de dados em que você determina onde e quando seus anúncios aparecerão.
A audiência será exatamente aquela que se encaixar nessas informações.
Esses dados são:
Gênero;
Idade;
Localização;
Segmentação de interesse (como principais assuntos acessados, lista de páginas que a pessoa segue ou curte;
Hábitos…
Tudo isso ajuda o algoritmo a entender quais são as pessoas exatas para mostrar o anúncio e qualificar seu clique.
Escolha qual o tipo de ads que quer
O tipo de ad é a forma na qual o anúncio aparecerá para o público. Os principais são:
1. Links patrocinados
São os anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa do Google, na SERP. Eles são identificados com a marca “Ad” e podem estar antes do resultado orgânico, bem no topo da página ou no final dela.
Os links patrocinados são o tipo de anúncio mais comum no Google Ads e ativados quando as palavras-chave escolhidas são buscadas no Google.
2. Anúncios de display
São as publicidades visuais exibidas em sites parceiros do Google.
Eles podem ser exibidos em formato de imagem, vídeo ou banner. Os anúncios de display são uma ótima maneira de alcançar um público amplo.
Você pode exibi-los em sites que seu público-alvo visita ou em sites que se relacionam com o seu negócio.
3. Anúncios de vídeo
Normalmente são as publicidades que aparecem antes, durante ou depois de vídeos no YouTube.
Os anúncios de vídeo são uma ótima maneira de chamar a atenção do seu público. Você pode criar anúncios de vídeo criativos e envolventes para promover seus produtos ou serviços no mesmo formato ou em presets disponibilizados pela plataforma.
4. Anúncios de aplicativos
Esses Ads aparecem em aplicativos móveis. Os anúncios de aplicativos são uma ótima maneira de alcançar usuários de celulares que gostam de games, por exemplo, ou que utilizam apps que se relacionam com o seu negócio.
Crie a campanha
Feito todas essas escolhas, é a hora de criar a campanha de fato. Para isso:
1. Acesse sua conta clicando em “Começar a Agora” no Google Ads;
2. Aparecerá uma tela na qual você precisará inserir o nome da sua empresa;
a. Nessa mesma tela, indique para onde o seu público será direcionado. Seja seu site, uma página de download ou mesmo o telefone de sua empresa;
3. Forneça informações como o telefone e conecte-se a um app móvel, como o YouTube;
4. Nessa tela, você indicará as principais metas de sua campanha. Você pode fazer isso manualmente — o que é mais indicado — ou usar uma das metas otimizadas pelo Google.
5. Aqui é a hora em que você colocará a mão na massa para criar como o anúncio aparecerá. A depender do tipo de ads que escolher, você pode colocar uma imagem, um vídeo, sua logo, um link…
6. Nessa etapa, você precisa segmentar a sua campanha com os dados do público-alvo. Quanto mais específico for, melhor.
7. Esse passo é a hora que você definirá o orçamento e o lance, a depender do seu objetivo.
8. Defina aqui o orçamento diário de sua campanha. Quanto maior o seu orçamento, mais vezes ele aparecerá;
9. Estipule o modo de cobrança do Google e… pronto!
Publique e… analise!
Depois de criado, é hora de publicar e esperar os resultados. Aqui você avalia os resultados considerando seu orçamento e seu público.
Você pode analisar seus ads por CPC, por palavra-chave… a plataforma é bem ampla para poder entender qual a melhor forma de avaliar sua campanha.
Dicas para criar seu ad
Ainda que seja bem simples de criar uma campanha de ads no Google, você precisa entender como a publicidade desempenha de acordo com seu público e orçamento.
Por isso, algumas dicas para otimizar esses resultados podem ser bem-vindas. Confira.
Atente-se a intencionalidade das palavras-chave
Quem trabalha com SEO sabe que cada termo buscado tem uma intenção, que pode ser classificada de quatro maneiras:
Informacional: quando a pessoa quer se informar de algo, como “O que é Google Ads”. Para campanhas em ads, essas palavras podem ser usadas para gerar tráfego em um site e campanhas de awareness;
Navegacional: é quando a pessoa quer acessar algo específico, como um site. “Google Ads”, “Facebook” e “Google”, por exemplo. Elas também são chamadas de palavras institucionais. São usadas basicamente para awareness;
Comerciais: é quando uma pessoa quer se informar melhor sobre um potencial compra. Termos com “quanto custa”, por exemplo. Ideais para materiais de meio e fundo de funil.
Transacional: quando uma pessoa quer comprar de fato. Nesse caso, a campanha precisa ser bem direta e agressiva.
Dado todo esse contexto da intencionalidade de uma palavra-chave, você deve construir uma campanha aderente a esse desejo do usuário.
Use de maneira inteligente as variáveis de um anúncio
Você pode, ao configurar sua campanha, usar variáveis de título, imagem ou CTA em um mesmo anúncio.
Essa é uma maneira inteligente para saber o que melhor desempenha de acordo com seu público: seja uma copy, uma imagem, uma cor diferente, o tipo de argumento que usa, gatilho mental…
Aposte em diferentes tipos até acertar o que melhor gera resultado
Como você viu, existem diferentes maneiras de se criar um ad no Google. Não é necessário usar todos, mas é importante saber qual é o melhor que se adequa a sua realidade.
Invista em orçamento em alguns deles até entender qual que faz mais sentido para sua empresa e principalmente sua realidade.
Alie sua estratégia de Ads com o de SEO
Basicamente, o SEO ajuda um negócio de maneira orgânica. Ou seja, sem a necessidade de anúncios.
Por isso, de forma equivocada, Ads e SEO são colocados em lados opostos, com muitos dizendo que os resultados dos anúncios são mais rápidos (e isso não está de todo errado).
Mas a verdade é que SEO e mídia paga andam lado a lado. E de mãos dadas.
Uma estratégia de SEO, por exemplo, ajuda a reduzir um investimento de Ads alto para um leilão, quando o CPC de uma palavra é alto.
Nesse caso específico, é possível ranquear uma página nas primeiras posições da SERP e evitar que um anúncio no mesmo local, por exemplo.
Aliás, é importante que a estratégia de SEO saiba quais são as palavras compradas em Ads justamente para evitar anúncios em páginas bem posicionadas.
Caso exista um ad e a página em questão esteja em primeiro na SERP, pode haver perda de CTR orgânico.
É claro que é preciso entender alguns detalhes, como a competição no próprio anúncio. O que não pode haver é desencontro nessas duas estratégias.
Tem alguma dúvida nesse assunto? Então leia esse artigo que preparamos para você sobre investir mais em tráfego pago ou orgânico.