5 dicas para aumentar a geração de leads

Atualizado há mais de 3 semanas

Um dos principais desafios de qualquer negócio é encontrar potenciais clientes. Se você já tem uma estratégia de Inbound Marketing, sabe como é difícil alcançar e conquistar leads qualificados. 

A iniciativa, no entanto, é essencial para o sucesso do negócio. Não é atoa que 53% dos profissionais de marketing direciona pelo menos metade do orçamento às estratégias de geração de leads, de acordo com uma pesquisa da BrightTALK.

Mas como fazer isso de forma eficiente? Com algumas técnicas, é possível aumentar a geração de leads e impulsionar suas vendas. Para isso, é primordial conhecer muito bem seu público, suas características, preferências, dificuldades e desejos.

Nesse post, te explicamos 5 formas de aumentar a geração de leads! Acompanhe: 

  1. Faça landing pages 

As landing pages são uma das principais formas de captura de leads. O objetivo dessa página é apresentar uma oferta ao lead, e mostrar porque essa proposta é interessante e irrecusável. 

Assim, a ideia é apresentar a oferta ao potencial cliente e convencê-lo de que ela é a solução para um determinado problema ou questão que ela esteja enfrentando.  

As landing pages podem ter diferentes objetivos, de acordo com o propósito da campanha. Ela pode conter uma oferta direta para um produto, com o objetivo de conversão, ou apresentar mecanismos para colher dados dos leads, a fim de montar uma base de contatos.

De toda forma, uma landing page deve conter:

  • Uma oferta clara;
  • Descrição sobre o que está sendo ofertado
  • CTA objetivo e atrativo.

Uma dica importante para conseguir dados e contatos de leads é a inserção de formulários na página. Em troca de um determinado item, a pessoa fornece informações. 

Esse item pode ser um material exclusivo, como um e-book, infográfico, planilha ou material rico. A ideia é oferecer um conteúdo relevante, que entregue valor ao potencial cliente. 

  1. Aposte nos anúncios 

Ser encontrado pelas pessoas certas é importante, e isso pode ser feito organicamente. No entanto, é possível usar algumas estratégias para alcançar mais pessoas de forma eficiente. 

Os anúncios nas redes sociais podem ajudar a alcançar leads, atraindo-os para suas landing pages ou plataformas. A grande vantagem dos anúncios é poder segmentar de acordo com o público almejado.

Assim, você pode direcionar seus ads para seu público ideal, que provavelmente terão mais afinidade com seu produto 

  1. Não esqueça da nutrição dos leads

Gerar leads é muito importante, mas você já pensou na gestão desses contatos? De nada adianta criar uma base e não alimentá-la para impulsionar uma conversão e o estabelecimento de uma relação. 

Assim, é possível "guiar" o lead pelo funil de vendas, até que ele complete esse processo. A ideia é enviar conteúdos relevantes e manter uma comunicação com esse público, engajando-os com seu negócio. 

Você pode fazer campanhas de e-mail marketing, divulgando seu produto ou materiais interessantes, como blog, posts, ebooks ou outros conteúdos. 

Dessa forma, é imprescindível respeitar a fase do funil em que a pessoa se encontra. Usuários que estão no topo do funil, por exemplo, podem receber conteúdos mais introdutórios. 

Por outro lado, leads mais avançados, que já conhecem seu negócio, podem receber materiais mais complexos, que encaminham a pessoa para a conclusão da compra. 

  1. Invista nos pop-ups

Conquistar a atenção do público é um grande desafio. Afinal, ao navegar pela internet, a pessoa tem uma série de possibilidades e distrações possíveis. Por isso, sua página, seu site e suas redes sociais devem aplicar estratégias capazes de não somente captar a atenção da audiência, mas também mantê-la. 

Uma forma de fazer isso em seu site é por meio dos pop-ups! Eles são os avisos que aparecem em uma página, quando você a acessa ou está prestes a sair dela. 

É possível colocar anúncios de materiais ricos, CTA 's para assinar newsletter, divulgação de condições especiais do seu produto, ou outro aviso importante. Dessa forma, você consegue fazer com que as pessoas permaneçam mais tempo na página, aumentando as chances de que ela faça alguma ação. 

Você também pode colocar um formulário para captar dados sobre o público interessado, e assim aumentar a geração de leads. 

  1. Faça testes A/B

Os testes A/B, como o próprio nome já indica, são testes para comparar variáveis, a fim de determinar qual opção gera mais conversões. Assim, você faz duas versões de uma landing page, por exemplo, e analisa os resultados de tempo de permanência na página, engajamento e taxa de rejeição.

Dessa forma é possível determinar qual página teve um desempenho melhor e implementá-la para aumentar a geração de leads. 

Os testes A/B podem ser feitos para testar pequenos ajustes, como a cor de um botão, a imagem usada, a distribuição dos elementos em uma página. 

Uma opção interessante de teste é a variação dos CTA 's. Dessa maneira, é possível descobrir qual copy desperta maior vontade do lead em concluir aquela determinada ação. 

Fazer esse tipo de teste é essencial para entender melhor o comportamento da sua audiência e suas preferências. Além disso, você consegue aproximar seu negócio e sua comunicação daquilo que o seu público espera.

Conquiste mais leads

Mantendo suas estratégias atualizadas e acompanhando as métricas de cada ação, é possível aumentar a geração de leads e conquistar novos clientes para seu negócio! Vale ressaltar que esse trabalho é constante, ou seja, seus leads precisam ser incentivados e lembrados a todo momento sobre seu negócio, seus produtos e as possibilidades que ele representa. 

Nesse processo, contar com ferramentas que tornem seu trabalho mais fácil é primordial. Ferramentas de CRM, por exemplo, são ótimos recursos para otimizar e simplificar a gestão dos seus leads. CRM significa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português. O objetivo do software CRM é aplicar estratégias totalmente focadas no cliente de maneira automatizada. 

Aproveite e confira nosso conteúdo sobre as 18 melhores ferramentas de CRM e impulsione a geração e gestão de leads do seu negócio! 

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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