O que é empregador web e como utilizar?

Atualizado há mais de 3 semanas

Clique no player abaixo para ouvir a narração do nosso post sobre o que é o empregador web. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários! 

A tecnologia facilita muito a vida das pessoas. A facilidade que ela traz aos dias mais modernos é a redução de certas burocracias e a agilidade de processos que, antes, poderiam demorar. 

É o que se propõe o empregador web. 

Ele é um sistema que facilita a vida tanto do empregador, quanto do empregado, no que se refere aos serviços de gerenciamento de dados do funcionário. 

Quer saber mais? Fica ligado nesse texto aqui!

O que é o empregador web? 

Trata-se de um sistema totalmente online, criado pelo Ministério do Trabalho, em vigência desde 2015, que facilita todo o trâmite de solicitação e pagamento de benefícios do governo. 

Se antes era preciso preencher uma série de formulários, fazer visitas a entidades trabalhistas para fazer a solicitação, por exemplo, do seguro desemprego, agora, tudo é feito pelo empregador web. 

Além de facilitar a vida do funcionário nesse sentido, o sistema também está voltado para os empregadores centralizando os dados do colaborador, possibilitando, de uma maneira muito mais fácil, o controle da folha de pagamento, por exemplo. 

O empregador web também ajuda na segurança desses dados, já que utiliza protocolo de segurança SSL (Secure Socket Layer), o que garante a integridade das informações armazenadas. 

Como acessar o empregador web? 

Ainda que atenda tanto o funcionário, quanto o empregador, a plataforma é mais voltada para esse último, que é, de fato, quem acessa o sistema. 

Para acessar o aplicativo, o empresário deve entrar no portal Mais Emprego, do governo federal. 

No canto esquerdo, a página apresenta as opções para Trabalhador e Empresa. Nesse espaço, o empresário poderá encontrar o tipo de serviço que está disponível pelo Empregador Web.

Ao acessar um dos serviços pela primeira vez, o gestor precisará cadastrar sua empresa. Para isso, precisará entrar em “Acesso Direto” e, então, uma tela solicitará algumas informações do empreendimento, como:

  • Tipo de inscrição;

  • Número da Inscrição;

  • Nome da empresa;

  • Razão Social;

  • Endereço (Rua, município, bairro, CEP);

  • Telefone.

Como proprietário da empresa, ele precisará fornecer: 

  • Login;

  • Email;

  • Nome;

  • CPF;

  • Telefone. 

Tenha bastante cuidado ao preencher esses dados para que não haja problemas com sua empresa por conta de alguma informação errada.

Ao finalizar tudo, você terá uma senha emitida pelo sistema. Guarde-a com cuidado, porque ela deverá ser usada sempre que você precisar entrar no Empreendedor Web.

Benefício Emergencial do empregador web 

O benefício emergencial foi uma forma que o Governo Federal encontrou para contornar alguns problemas, como redução de carga horária na escala de trabalho, de salário ou suspensão de contrato causados pela pandemia de coronavírus. 

Ele é destinado aos trabalhadores, mas quem solicita são os empregadores. 

Todo o benefício que será repassado ao empregado dependerá do que a empresa informar, portanto, é fundamental que todos os dados estejam corretos, como faturamento do empreendimento, por exemplo. 

Vale lembrar que feito as mudanças de contrato com o empregado, a empresa precisa informar em até 10 dias os acordos no Empregador Web. O acordo só terá validade a partir do momento desse procedimento. Caso contrário, o funcionário deverá receber o salário normal.

Ao trabalhador, a exigência para receber o Benefício Emergencial é informar ao empregador os dados bancários para depósito. Se isso não for feito, o valor será depositado em uma conta digital da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, que será aberta em seu nome. 

Precisa de certificado digital? 

Como você percebeu, o empregador web é um sistema importante e que lida com muita informação valiosa.

E para garantir que tudo é feito com segurança, o gestor precisa ter um certificado digital

Se você não sabe, o certificado digital é um documento eletrônico, uma espécie de RG, de pessoas físicas e virtuais. 

Assim, você pode assinar outros documentos, emitir notas e fazer transações válidas juridicamente de maneira remota.

E o empregador web tem essa exigência. Com o certificado digital, os gestores têm acesso total ao sistema. 

Sem ele, o uso é muito limitado – para não dizer totalmente ilimitado. Empresas que não possuem podem contar com a ajuda de uma contabilidade que possua para realizar suas operações no sistema. 

Para conseguir um certificado digital, é preciso ter uma guia de uma AC (Autoridades Certificadoras) credenciadas no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Cada AC tem poder para escolher o valor do certificado, por isso, pode ser interessante pesquisar por mais de uma para fazer o melhor negócio para você.

Ao fazer uma solicitação nessa Autoridade Certificadora, você precisará agendar um comparecimento a uma Autoridade de Registro, para validar informações e colher dados biométricos, em digital e foto. 

Bom, agora que você viu como o Empregador Web é um serviço que agiliza muito o que antes era bem burocrático, chegou a hora de automagicar outros processos em sua empresa, não?

Para isso, você precisa conhecer o emissor Gateway da eNotas. Trata-se de um software ideal para quem quer automatizar a emissão de notas fiscais eletrônicas, ficando livre de muitos processos burocráticos e, assim, ter mais tempo para alocar em outras partes importantes do seu negócio e vender mais!

Com a nossa solução, você será capaz de emitir NFS-e, por exemplo, em todo o Brasil! Inclusive, em municípios sem webservice, como: Valinhos, Santana de Parnaíba e Barueri.

E tem mais! O eNotas Emissor gerencia automagicamente as instabilidades das prefeituras e conta com um código de serviço municipal nacionalizado.

Dessa forma, você não precisa se preocupar com os diferentes tipos e formatos de códigos exigidos pela prefeitura, como CNAE e item da lista. 

Se você vende na internet e está disposto a vivenciar a melhor experiência da galáxia em emissão de notas fiscais, então… você precisa conhecer o eNotas Emissor!

Érico Rocha, Nathalia Arcuri, Whindersson Nunes, JusBrasil, Empiricus, GetNinjas, são apenas alguns dos nossos usuários. E você? Vai mesmo ficar de fora dessa?

Conheça melhor as funcionalidades do eNotas Emissor!

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.