Como criar um ebook: 10 dicas para atrair leads e ter mais clientes

O ebook é um livro em formato digital, que possui a acessibilidade para ser lido em smartphones, tablets, computadores, e também pode ser impresso como um livro tradicional.

Os objetivos de criar um ebook são vários, e alguns de seus principais exemplos são: captar de leads, aumentar as vendas ou educar o mercado.

O conteúdo de um ebook é mais rico do que um post em blog, e tem a finalidade de entregar valor ao cliente e gerar mais autoridade. Embora pareça algo complicado, neste post, você aprenderá a criar um ebook de modo simples e com aparência profissional.

Importância de um ebook

O intuito principal de um ebook é educar o mercado a respeito de algum assunto. Ele serve como complemento para levar conhecimento ao público de maneira acessível.

Existem diversas maneiras de passar uma informação rápida para o leitor, como blog posts, por exemplo. Porém, esse tipo de informação normalmente não é muito aprofundada, gerando a necessidade de complementar o conteúdo para gerar leads.

Diante dessa necessidade de conteúdos mais ricos, o ebook é uma solução ideal, e possui os seguintes benefícios:

  • baixo custo de produção;
  • acessibilidade em diversos dispositivos;
  • possibilidade de impressão;
  • alcance maior do público-alvo;

Além das vantagens citadas acima, é possível utilizar o seu ebook para gerar renda e também para nutrir ou criar uma lista de emails no caso de um ebook gratuito. Essa é uma boa estratégia para conseguir informações valiosas sobre os seus futuros clientes.

Quando você produz um conteúdo didático que esclarece as dúvidas do leitor, ele tende a se fidelizar com a marca e com o autor.

Como os nichos de mercado tem objetivos diferentes, cada empresa solicita dados distintos antes de fornecer o livro digital. Contudo, algumas informações estão presentes em muitos formulários, como:

  • nome completo;
  • email;
  • principal desafio;
  • site da empresa.

A partir disso, é possível entender mais sobre cada lead e traçar estratégias adequadas para cada situação.

Ou seja, se você ainda não montou um ebook, o que está esperando?

10 dicas para atrair leads e ter mais clientes com um ebook

Você aprendeu o que é um ebook e qual a importância dele para a sua estratégia de marketing. Agora, descobrirá 10 dicas para criar um ebook e atrair mais leads.

1. Conheça a sua persona

O primeiro passo após decidir criar um conteúdo rico como o ebook é definir a persona.

Descreva bem o perfil do seu consumidor ideal. Trace os gostos e as preferências para que assim sejam criados conteúdos que de fato são relevantes e geram valor. Um ebook completo abre portas para que o leitor respeite a sua marca e fique propenso a adquirir um serviço ou produto.

2. Defina o tema

A determinação de um tema é outro aspecto fundamental. De nada adianta criar um conteúdo rico e extenso, se a sua persona não se identifica e não gera valor. Pense nos assuntos mais visitados em seu blog ou nas dúvidas que você respondeu em um webinar.

Considere as preferências e as dores de sua persona (por isso a etapa anterior deve ser o seu primeiro passo, ok?).

3. Crie o conteúdo

Para criar o conteúdo do seu ebook, serão necessárias muitas pesquisas. Pesquise a palavra-chave do ebook, variações dessas palavras, dê uma olhada nos conteúdos que já tem disponíveis sobre o mesmo tema e estude bastante.

Feitas as pesquisas, comece a criar o seu conteúdo. Existem diversas ferramentas para produção de conteúdo que podem ser o seu guia.

Ao redigir um conteúdo para ebook, é necessário criar parágrafos curtos e deixar um espaçamento entre um parágrafo e outro. Redigindo o seu conteúdo desse modo, você garante a responsividade em qualquer dispositivo, como nos smartphones.

Fique atento à segmentação do material. Crie intertítulos intuitivos, que facilitam o entendimento do leitor e atraem à sua atenção.

Um ebook sobre automação de Instagram, por exemplo, pode ser criado com os seguintes tópicos:

  • O que é a automação do Instagram?
  • Quais são os seus benefícios?
  • O que você deixa de ganhar ao não utilizá-la?
  • Quais são as principais ferramentas do mercado?

Por mais que esse tópico seja simples, em muitos casos, o leitor irá direto para o índice, buscando entender sobre o que se trata o material. Portanto, tenha crie bons títulos.

4. Ilustre o material

Após criar o conteúdo do seu ebook, é interessante ilustrá-lo para tornar a leitura mais dinâmica e rica.

Nesses momentos, existem algumas opções:

Caso opte por um banco de imagens gratuito, se atente aos direitos autorais, e dê os devidos créditos quando necessário.

5. Crie uma landing page

Landing page é uma página com o conteúdo voltado para a conversão de visitantes em clientes. Uma landing page não precisa ter muitas informações, e sim headlines voltadas para o CTA principal de download ebook, que é a chamada para ação.

Então considere os fatores de SEO antes de tomar qualquer decisão. Utilize a palavra-chave para qual você deseja ranquear. É possível fazer um resumo, com tópicos sobre os principais assuntos do material.

Descreva o que o leitor ganhará com a conversão e também aguce a sua curiosidade. Alguns empreendedores utilizam um contador regressivo, a fim de fomentar a escassez.

6. Estruture o ebook

A estruturação do ebook é essencial para garantir uma fluidez de leitura e facilidade de acesso às informações contidas no material.

A estrutura de um ebook consiste, em muitos casos, é formado por:

  • capa: contém o título do ebook, uma imagem e uma assinatura;
  • autor: breve descrição de quem está escrevendo o ebook, seja pessoa ou empresa;
  • sumário: lista com os intertítulos e as suas respectivas páginas
  • conteúdo em textos e imagem ou ilustração;

2 dicas valiosas

1. Aproveite para colocar links que direcionam o leitor até o seu blog ou site. Isso é uma forma de aumentar o tráfego orgânico do domínio e fidelizar mais pessoas.


2. Utilize também o cabeçalho e rodapé do seu ebook para ofertas e divulgação da empresa. Mas lembre-se de que o conteúdo não pode prejudicar a leitura do usuário.

7. Revise o seu conteúdo

Agora que o seu ebook está pronto, é necessário revisar todo o conteúdo, o design das páginas e realizar testes para garantir que o livro digital possui acessibilidade em diferentes dispositivos.

Uma boa prática na criação de um conteúdo é solicitar outras opiniões sobre o que foi produzido antes de divulgar. Compartilhe o material com os seus colegas de empresa ou até amigos. Escute a opinião de cada um e veja o que faz sentido ser alterado.

Na revisão do conteúdo, utilize plataformas que podem te ajudar com a ortografia do texto, como um buscador de sinônimos e corretor ortográfico.

Teste a landing page e veja se o formulário e automação estão funcionando corretamente também.

8. Divulgue nas redes sociais

Após tudo ficar pronto, é necessário divulgar o livro digital. Aposte nas redes sociais e veja como essa estratégia melhora a sua captação de leads.

O Facebook, o Instagram e o Twitter, por exemplo, têm públicos diferentes. Por isso, é importante tomar algumas precauções de publicar o ebook criado.

Essas estatísticas alteram de acordo com o nicho da empresa e o público-alvo, devido a isso, verifique o melhor dia e horário de postagem para o seu nicho.

De acordo com o Spout Social o engajamento do público no Instagram na segunda-feira é maior comparado aos outros dias da semana, do mesmo modo o melhor horário geral de interação é às 17 horas.

Já o Facebook tem horários diferentes. É melhor postar no Facebook nas quartas, das 12:00 h às 14:00 h, e nas quintas, das 13:00 h às 14:00 h.

Confira mais sobre o assunto no relatório da Sprout Social.

9. Crie um fluxo de nutrição

Ter um fluxo de nutrição significa manter contato com o lead que se inscreveu e realizou o download do seu ebook. Se o material for relevante, as chances de melhorar o relacionamento com o mercado são altas.

Quanto maiores forem os índices de abertura de email e de clique em links, melhores serão os resultados de suas campanhas. Isso significa que o público está interessado no assunto e que você pode utilizar essa oportunidade para vender o seu produto.

Apenas tenha cuidado nos intervalos de disparo de emails. Lotar a caixa de entrada é uma péssima ideal para quem quer escalar o negócio digital. Em outras palavras, evite o spam.

10. Acompanhe os resultados

O trabalho ainda não acabou. Após criar, diagramar e divulgar o ebook, chega o momento de acompanhar as métricas. Fique atento ao número de downloads e quantas pessoas interagiram com a sua automação de emails.

Se os resultados não forem satisfatórios, faça mudanças em seu conteúdo e em sua estratégia de publicação. Faça testes A/B na landing page e descubra aquela com a maior taxa de conversão.

Conclusão

Neste post, você aprendeu o que é um livro digital, qual é a sua importância para o planejamento de marketing e o passo a passo para criar um ebook. Portanto, pare de perder tempo: coloque em prática as dicas aprendidas e faça de tudo para colher bons resultados.

Gostou deste post? Aproveite para aprender mais sobre gestão de redes sociais!

About the Author

Larissa Ester - Estagiária de marketing, sempre em busca de aprendizado. Apaixonada por marketing digital e criação.

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