Ferramentas de CRM podem otimizar e impulsionar um negócio, aumentando consideravelmente as vendas. Descubra como continuando a leitura.
(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post!).
As ferramentas CRM surgiram para auxiliar empreendedores que precisam conciliar o relacionamento com clientes com milhares de outras tarefas essenciais.
Afinal, o que move qualquer tipo de negócio? Se você pensou em cliente, acertou em cheio! Não adianta ter um produto ou serviço incrível se ninguém se interessa em comprá-lo, não é mesmo?
Mas, se você ainda trabalha e se atrapalha com planilhas extensas e confusas, saiba que está perdendo um tempo precioso! Hoje, existem sistemas avançados de CRM que tornam o seu processo de vendas muito mais eficiente.
Confira as melhores ferramentas de CRM do mercado:
- Leadlovers;
- Agendor;
- Pipedrive;
- Hubspot CRM;
- RD Station;
- Salesforce;
- High Sales;
- Piperun;
- Freshsales;
- Nectar CRM;
- Ploomes;
- Moskit;
- netSAC;
- SinglePoint.CRM;
- Fleeg;
- Senior;
- Sendpulse
Conheça mais sobre as funcionalidade de cada uma neste post!
O que é CRM?
CRM significa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português. O objetivo do software CRM é aplicar estratégias totalmente focadas no cliente de maneira automatizada.
Mas, como assim? O CRM faz com que a sua empresa tenha informações detalhadas sobre cada cliente. Ele também apresenta as interações já realizadas para que você estabeleça um relacionamento cada vez mais personalizado com o usuário.
Na maioria dos soluções, os dados são fornecidos em tempo real, o que facilita a gestão do seu negócio. Você consegue acompanhar a jornada do seu lead e sabe o melhor momento para vender algo a ele.
Ou ainda, se ele já for cliente, de acordo com o seu comportamento e preferências, você pode oferecer um desconto para um novo produto, por exemplo.
Para ser mais específico, o CRM armazena dados como nome, endereço, telefone dos usuários.
O software também monitora o relacionamento da pessoa com a sua empresa, como visitas ao seu site, ligações telefônicas realizadas, emails trocados e ainda auxilia no follow-up (acompanhamento para as próximas ações).
Se você utilizar um sistema de automação de marketing integrado ao CRM, também terá acesso aos conteúdos que o usuário acessou. Assim, você terá ainda mais certeza se ele está pronto ou não para uma oferta.
Com essas informações, você oferece algo que o lead realmente tenha interesse, já que o software gerencia e analisa as interações, antecipa as necessidades e melhora a captação de novos clientes.
As ferramentas de CRM que iremos apresentar nesse texto funcionam tanto para grandes empresas quanto para as pequenas e médias, que sentem dificuldades de acompanhar os usuários manualmente. Acompanhe!
Ferramentas de CRM: os melhores sistemas
1. Leadlovers
A Leadlovers é uma plataforma que tem uma proposta semelhante a da RD Station: centralizar todo o processo de Marketing e Vendas em apenas uma plataforma. No entanto, a Leadlovers também cobre diversas outras funcionalidades como chatbot, SMS marketing, consentimento de LGPD, dentre muitas outras. É uma das ferramentas de CRM mais conhecidas.
Características:
- Emails e fluxos de automação ilimitados;
- Criação de landing pages com mais de 250 modelos disponíveis e todas completamente responsivas;
- Chatbots para otimizar a coleta de leads que caem diretamente no seu funil;
- Área de membros para disponibilizar cursos exclusivos e emitir certificados automaticamente;
- Acompanhamento e gestão de todas as oportunidades de venda do seu negócio de forma fácil e em tempo real.
Preço: planos a partir de 154 reais mensais, tendo a possibilidade de personalização completa do plano, fazendo um orçamento com um especialista.
2. Agendor
O Agendor é um CRM de Vendas brasileiro com mais de 10 anos de mercado e mais de 10 mil empresas em sua base de clientes.
A plataforma do Agendor é reconhecida no mercado B2B pela sua facilidade de uso, pelo suporte rápido e pelo ótimo custo-benefício.
Com foco em equipes de vendas consultivas, o CRM do Agendor atende tanto gestores comerciais quanto vendedores externos e internos, trazendo praticidade e agilidade para todas as etapas do processo comercial.
Entre as suas principais funcionalidades estão:
- Múltiplos funis de vendas;
- Campos obrigatórios por etapa do funil e campos personalizados;
- Cadastro de empresas e pessoas;
- Automações de tarefas relatórios e métricas de vendas;
- Geração de leads;
- Telefone virtual com inteligência artificial, personalizações e integração com WhatsApp.
O Agendor disponibiliza um plano gratuito, com acesso às funcionalidades básicas da ferramenta, e um plano pago completo a partir de R$ 53 mensais por usuário.
3. Pipedrive
O Pipedrive é uma ferramenta de gerenciamento de vendas que auxilia pequenas equipes de vendas a tornarem seus processos mais eficientes. O software visa atender as necessidades dos vendedores em primeiro lugar. Atualmente, o Pipedrive atende mais de 50 mil empresas em todo o mundo.
Características:
- Planejamento de ações para que nenhum negócio caia no esquecimento;
- Visualização dos estágios em um funil de vendas, permitindo que você entenda onde estão todas as suas oportunidades e as mova de acordo com o momento do usuário.
- Acompanhamento total das interações com os clientes, desde as conversas realizadas até as pessoas envolvidas nelas.
- Lembrete para realizar as próximas ações, como follow-up por email ou ligação telefônica.
- Layout simples, intuitivo e personalizável.
- Ferramenta estrangeira.
Preço: planos que variam de 10 a 63 dólares anualmente ou de 12 a 75 dólares por mês.
O Pipedrive é o software que utilizamos aqui no eNotas e nos atende muito bem, principalmente pelo custo-benefício e uma variedade interessante de funcionalidades.
4. Hubspot CRM
A Hubspot é uma das empresas mais famosas do mundo e é referência quando o assunto é Inbound Marketing. Ela, inclusive, oferece um software de CRM bem completo e tem uma versão gratuita!
É a melhor alternativa para quem busca integrar os times de Marketing e Vendas e ter uma visão ampla de tudo, com bastante facilidade.
Características:
- Permite instalar um plugin no Gmail ou Hotmail para acompanhar as informações dos emails em tempo real.
- Por meio de um painel, você arrasta os leads de acordo com o estágio no funil de vendas.
- Classificação dos negócios em ganhos e perdidos, acesso a compromissos marcados e contratos enviados anteriormente.
- Apresentação do desempenho de cada ação em relação às metas estabelecidas.
- Controle total do relacionamento com os clientes via email, mídias sociais ou qualquer tipo de chamada.
- Organização das interações com os usuários em uma linha do tempo e se estiver sincronizado com o Hubspot Marketing, você descobre quais informações o lead consumiu para chegar até você.
- Empresa estrangeira.
Preço: gratuito
5. RD Station
O RD Station é uma solução desenvolvida pela antiga Resultados Digitais e fornece funcionalidades para otimizar e escalar seu processo de Marketing e Vendas.
O RD Station Marketing é uma ferramenta de CRM pensada para a criação de fluxos de email marketing, landing pages e todo o processo de captação de leads. Integrando isso com o RD Station CRM, você pode criar um processo de vendas estruturado e centralizado.
Características:
- Acompanhamento de funil de vendas em tempo real, com visão clara das negociações;
- Possibilidade de cadastrar diferentes processos comerciais, tendo funis diferentes para cada um deles;
- Acompanhamento total de tarefas, tendo a possibilidade de definir lembretes para elas;
- Todo o processo de comunicação com o lead documentado de forma automática na plataforma;
- Acompanhamento de desempenho do time por meio de gráficos intuitivos;
- Integração com o RD Station Marketing.
Preço: os planos do RD Station Marketing variam de 19 a 2309 reais mensais. Já o RD Station Marketing possui versão gratuita e uma versão com análise de dados mais avançada por 49 reais mensais.
6. Salesforce
O Salesforce é uma das ferramentas de CRM mais conhecidas do mundo. O software automatiza tarefas, emite alertas e facilita a gestão da equipe de vendas, marketing e atendimento.
Características:
- Gráficos de desempenho em tempo real e customizáveis.
- Notificações instantâneas sobre os melhores leads.
- Área de trabalho intuitiva com recomendações e orientações.
- Plataforma personalizável de acordo com o seu processo de venda.
- Veiculação de campanhas direcionadas para expandir o negócio.
- Painel simples no qual você pode mover o lead de acordo com o seu funil de vendas.
- Previsão de vendas com relatórios, gráficos e informações bem completas.
- Acompanhamento dos casos mais importantes de suporte.
- Ferramenta estrangeira.
Preço: planos de 25 a 300 dólares por mês.
7. High Sales
O sistema da agência de marketing digital High Sales, apresenta não só todo opaco básico de recursos necessários para o bom funcionamento de um CRM, mas também ajuda você a vender com mais organização e performance. O sistema elimina as planilhas e papéis, oferecendo resultado e informações precisas.
Vender ficou rápido e fácil com o sistema CRM High Sales. E para que você comprove o software oferece teste grátis e 30 dias de garantia. Está esperando o que?
Características:
- Funil de vendas personalizados para organizar melhor seu fluxo de vendas e o nível de interesse de compra de seus contatos;
- Integração com Google agenda: agende suas reuniões, telefonemas, visitas e prospecções de forma integrada ao sistema CRM;
- Os contatos que se cadastram em seu website aparecem, automaticamente, no software CRM. Esqueça o cadastro manual!;
- Disparo automático de e-mails para os contatos no seu CRM software. As funcionalidade de fluxo de nutrição de e-mails e inbound marketing podem revolucionar a sua empresa;
- Dados reais e precisos sobre as vendas com o CRM software. Com poucos clicks, descubra qual funcionário vendeu mais, qual produto/serviço vende mais, quais os melhores canais de propaganda e muito mais.
Preço: a partir de R$49,90 mensal por usuário.
8. Piperun
CRM 100% brasileiro, o PipeRun conta com todos os recursos e integrações para você prospectar, se relacionar, qualificar, vender e reter clientes.
Com o software, você consegue enxergar, controlar e acelerar oportunidades e pessoas. Além disso, as empresas ganham em produtividade, otimizam o processo ao mesmo tempo que reduzem custos com a operação. É uma das ferramentas de CRM que têm crescido nacionalmente.
Características:
- Integração com dezenas de plataformas de marketing, chats, telefonia, ERP, WhatsApp, Facebook, LinkedIn entre outros;
- Criação de múltiplos funis para gerenciar diversos processos na sua empresa;
- Ações automáticas e templates de emails e propostas para acelerar todas as atividades;
- Assinatura eletrônica e envio de propostas e contratos por dentro do CRM;
- App para gerenciar as atividades do vendedor field sales, entre outros.
9. Freshsales
O Freshsales tem como objetivo unir telefone, email, monitoramento do cliente, lead scoring e outras interações em único ambiente.
Características:
- Envio de emails e ligar para clientes diretamente do aplicativo do Freshsales, informando você sobre quem abriu, clicou, quando e quantas vezes.
- Fases classificatórias de leads separadas no pipeline de vendas.
- Relatórios limpos e reais como dados de conversão de leads.
- Sincronização automática de leads ou clientes entre o Freshsales e o MailChimp.
- Possibilidade de criar emails personalizados e deixá-los salvos na plataforma.
- Acesso a métricas e desempenho de emails.
- Listagem automática de emails de clientes em potencial e contatos que precisam de resposta.
- Plataforma estrangeira com suporte em português.
Preço: plano gratuito para até 10 usuários. Outras opções com mais funcionalidades variam de 15 a 59 dólares por mês e 12 a 49 dólares por ano.
10. Nectar CRM
O NectarCRM é um CRM brasileiro para gestão do relacionamento com o cliente em vendas B2B. O programa se destaca nas ferramentas de CRM, focando em aceleração da previsibilidade de receita e entrega de indicadores, tanto predefinidos quanto por Business Intelligence.
Características:
- Criação de processo de vendas personalizado ou adesão aos modelos tradicionalmente usados no mercado.
- Organização da carteira de leads de clientes.
- Gestão dos usuários no pipeline de vendas.
- Programação e registro de follow-ups, sendo envio e recebimento de emails, ligações telefônicas, tarefas, compromissos e feedbacks.
- Integrado ao Pipz, RD Station, Ramper, Meetime, Exactsales, Google Calendar, Gmail e soluções de listas de emails.
- Migração dos principais CRMs do mercado e API própria.
- Plataforma brasileira.
Preço: os planos variam de R$70 a R$150 por usuário. Saiba que há um plano free, que é para sempre também.
E-commerce: Manual de perguntas e respostas
Elaboramos este Manual de Perguntas e Respostas com as principais questões envolvendo o assunto.
Acesse agora mesmo o seu Manual de e-commerce 100% gratuito!
11. Ploomes
O Ploomes é a maior plataforma de CRM da América Latina, é 100% personalizável e busca trazer o melhor engajamento dos vendedores e a melhor visibilidade para os gestores.
Para isso, o CRM integra nativamente com softwares corporativos, como ERP, permitindo que todo o foco da operação comercial seja na plataforma.
Características:
- integração nativa com ERP;
- automações avançadas para follow-up e gestão de relacionamento;
- automação de propostas, contratos e orçamentos com cálculo de impostos;
- notificação sobre quem e quando acessou os documentos gerados pela plataforma;
- múltiplos fluxos de trabalho para atividades relacionadas ao processo comercial (venda, suporte e projetos);
- plataforma intuitiva e fácil de utilizar;
- suporte próximo e rápido;
- ferramenta brasileira.
Preço: plano básico a partir de R$195 mensais para 3 usuários e é possível adicionar módulos adicionais para utilizar funcionalidades específicas.
12. Moskit
O Moskit é voltado para equipes de vendas que precisam aumentar a produtividade e fechar mais negócios. A ferramenta de CRM foi pensado para ser um CRM completo e fácil de usar. O foco é atender realmente as necessidades dos clientes e diminuir perdas.
Características:
- Funil de vendas adaptado ao seu processo de vendas com dados precisos e atualizados para verificar como os negócios estão evoluindo.
- Informações completas das redes socais do seu lead, o que faz com que você saiba exatamente com quem está falando.
- Agendamento de atividades para que o seu cliente nunca fique sem atendimento ou retorno.
- Integrado ao Google Agenda.
- Relatórios completos sobre a área comercial.
- Software brasileiro.
Preço: R$40 por mês a cada usuário.
13. netSAC
A netSAC é a empresa que representa o Vtiger CRM no Brasil, sendo uma ferramenta de CRM mundial. A plataforma é baseada em tecnologia web que tem como objetivo gerir o relacionamento com o cliente de forma totalmente funcional, moderna e intuitiva.
Características:
- Ferramenta intuitiva e adaptável.
- Processos com funil de vendas e informação sobre leads.
- Funcionalidades para atendimento ao cliente e equipes de service desk, gerenciamento de projetos e integrações com sistemas de telefone.
- Integrações com ferramentas de email marketing e inserção de pedidos de vendas.
- Geração de propostas online e app para smartphones.
- Plataforma estrangeira com empresa representante no Brasil.
Preço: planos que variam de R$39,90 a R$119,90.
14. SinglePoint.CRM
SinglePoint.CRM é uma solução na nuvem desenvolvida para ajudar negócios a gerenciarem suas áreas de marketing, vendas e atendimento ao cliente. É uma ferramenta muito flexível e que pode ser adequada a cada tipo de negócio.
Características:
- Por meio de inúmeros recursos de rastreabilidade, é possível controlar emails, propostas comerciais, visitas por geolocalização e interações por telefone.
- Todas as interações ficam armazenadas no histórico do cliente.
- Principais funcionalidades de vendas: propostas padronizadas, relatórios gerenciais com todas as atividades da equipe, gestão da fila de leads e ciclo de vida da venda.
- Principais funcionalidades de marketing: importa e segmenta mailings com a ferramenta Database Marketing, cria pesquisas de satisfação online, envia email marketing e monitora as taxas de abertura e cliques, faz automação de marketing.
- Principais funcionalidades de atendimento: portal web para abertura de chamados, criação de catálogo de serviço por tipo de chamados, organização do atendimento por cliente, monitoramento em painel com a central de atendimento, padronização e procedimentos por workflow.
- Sistema brasileiro.
Preço: necessário entrar em contato com consultores pelo site.
15. Fleeg
O Fleeg é uma ferramenta de CRM 100% brasileiro desenvolvido pelo Grupo Euax. Ele conta com todos os recursos que os principais CRMs do mercado possuem, mas com um diferencial: automação total das vendas.
O Fleeg otimiza o tempo que a equipe comercial gasta executando tarefas manuais, assim sobra tempo para os vendedores focarem no que realmente interessa: vender.
As suas principais características são:
- Geração de propostas comerciais automáticas personalizando templates prontos.
- Painel de indicadores de motivo de perda de vendas.
- Gestão do funil de vendas realtime.
- Conexão com LinkedIn para facilitar a qualificação e abordagem de cada lead.
- Histórico completo de todas as interações do lead com a empresa.
Preço: possui versão de teste gratuito de até 10 dias, depois disso possui planos a partir de R$35,00 que variam de acordo com a quantidade de usuários.
16. Senior
O CRM da Senior foi desenvolvido para integrar todos os departamentos da sua empresa ao ciclo de vida do cliente – da prospecção ao pós-venda – em uma verdadeira gestão de vendas completa, que acompanha de perto toda a jornada do cliente.
Com essa gestão 360°, as taxas de conversão de vendas podem melhorar em mais de 300%.
Características:
- Portal colaborativo e compartilhado
- Direcionamento para decisões baseadas em dados
- Informações centralizadas em uma única plataforma
- Fortalecimento de relacionamentos e melhor experiência dos clientes
17. SendPulse
A SendPulse é uma plataforma de automação de marketing multicanal, muito conhecida pela sua funcionalidade e-mail marketing e integração com vendas CRM de maneira gratuita de maneira gratuita.
Mas para além desta funcionalidade, essa é uma plataforma bastante completa, ótima para pequenos e médios negócios, principalmente por integrar suas informações em um só lugar e manter a comunicação sempre ativa com os seus clientes.
Além do e-mail marketing, a plataforma também conta com um criador de landing pages, criador de cursos online, campanha de SMS, Web Push, pop- ups inteligentes, e atualmente a plataforma lançou seu mais novo sucesso, os chatbots para WhatsApp, Instagram, Telegram, Viber e Facebook.
É possível testar tanto o CRM, quanto os serviços de email em massa de maneira gratuita, são até 15 mil e-mails mensais gratuitos, onde você consegue aumentar sua lista de contatos, criar um modelo de marca exclusivo, lançar e analisar suas campanhas.
Outras 7 ferramentas extras de CRM que vale a pena conhecer
- Highrise: ferramenta estrangeira com funcionalidades básicas de CRM.
- Oracle: gerenciamento da jornada do cliente e acompanhamento das ações da sua equipe.
- Insightly: voltado para pequenas e médias empresas, oferece acompanhamento de emails, interações de leads e relatórios avançados.
- Infusionsoft: CRM para pequenas empresas, no qual concentra informações sobre clientes, personaliza mensagens e mais.
- Microsoft Dynamics CRM: Integrado ao Outlook, a ferramenta permite acompanhar os clientes desde o primeiro contato até o pós-venda.
- Zoho: software que busca facilitar o dia a dia da equipe de vendas fornecendo informações importantes sobre os leads e clientes.
- Odoo: ERP e CRM de código aberto, que permite até mesmo criar landing pages para e-commerce.
Essas ferramentas de CRM são as principais e mais completas do mercado. Pare de perder tempo com processos de vendas manuais, que acabam complicando a sua vida e fazendo você perder importantes oportunidades.
Escolha qual desses softwares faz mais sentido para a sua empresa, principalmente em relação ao custo-benefício. Aproveite para acompanhar a jornada completa do seu lead e conquiste novos clientes.
Você já conhecia essas ferramentas de CRM? Utiliza alguma? Deixe seu comentário. Confira também o nosso artigo sobre as 14 melhores ferramentas para Instagram que vão impulsionar o seu negócio.
Olá! O conteúdo é muito bom, mas faltou aqui uma plataforma gratuita de gestão de empresas Bitrix24, tem rastreamento de tempo livre, gráficos Gantt, Kanban, dependências de tarefas e cobrança. E também tem um módulo de gerenciamento de clientes completo (CRM) com automação e CRM Marketing.
Olá Victoria, sim a Bitrix24 é outra opção interessante 🙂
Também uso o Bitrix
Nós utilizamos o Atendare que é uma ótima solução para realizar o acompanhamento de toda a jornada do consumidor, pois ele integra um sistema de CRM e Automação de Marketing. Nós indicamos esse sistema de CRM.
Olá! Parabéns pelo conteúdo. Eu incluiria a brasileira Dito. É uma ótima plataforma de crm e automação omnichannel. Super intuitiva e eficiente para retenção e fidelização. Vale a pena conhecer
Ola Gabriel. Muito bom o post. Porem temos o meets.com.br que e um dos melhores crms do mercado e nao esta nessa lista. Uso para integrar meus produtos digitais do hotmart e eduzz e fazer recuperacao de vendas.
Olá! Gostaria de apresentar o XBusiness. Sistema bem simples, prático e fácil de usar
Que bom ver o NectarCRM por aqui <3
Usamos Zoho integrado com nota fiscal de vcs atravéz do zplug.in. 🙂
o Jeenga é para pequenas empresas ou serve para grandes também?
Não vi aí o Linkseller, muito bom!
Linkseller CRM, melhor que Pipedrive.
Parabéns pela matéria, mas senti falta do Linkseller CRM, um dos mais inteligentes e mais simples de usar que já vi. É um CRM brasileiro de muita qualidade,tem uma versão gratuita e integra com + de 1500 sistemas de MKT( RD, Leadlovers) e outros via Zapier e Pluga.
Olá, parabéns pela lista, muito boa.
Utilizo o NectarCRM, sou fã desse crm pelo que entregam.
Mas senti falta do RD Station CRM, pelas possibilidades de integrações das ferramentas de Outbound e Inbound, além das automações de Marketing da própria RD, etc.
Fica a sugestão. 🙂
O Plug CRM que ele falou na verdade e o “RD Station CRM”. Ele foi comprado e incorporado pela RD.
Olá, ótimas informações, senti falta do Linkseller.
Olá Gabriel, parabéns pelo conteúdo, ótimas dicas!
Não pode faltar nessa lista o sistema de gestão para pequenas empresas: GestorSoftware, com ele é possível controlar todo seu negócio de forma simples e eficiente..também possuí integração com MercadoLivre Pode testar grátis
PS: Ah, coloca na lista também.. 🙂
Olá
Somos um empresa de auto pecas que vendemos para todo o Brasil.
Até hoje não temos nenhuma ferramenta que nos auxilie nessa tarefa.
Estou a procura de um CRM ou algo parecido que nos ajude no relacionamento com os nossos mais de 3.000 clientes em todo o país que estão cadastrados em nossa base de dados e também na prospecção de novos clientes.
Nesta lista, alguém pode me indicar a melhor para começarmos?
Gostei muito do texto, bem agregador!
Essas ferrametas, com certeza, poderão fazer a diferença,
Gostei muito deste artigo e traz muitas opções bem interessantes. Uma das que gosto muito também é a Snov.io.
Parabéns à equipe pelo excelente conteúdo!
Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo 🙂
Gostei muito deste artigo e traz muitas opções bem interessantes. Uma das que gosto muito também é a Snov.io.
Parabéns à equipe pelo excelente conteúdo!
ficamos felizes que tenha gostado do post, Edson!
Muito bom o artigo, me ajudou bastante!
Parabéns à equipe pelo excelente conteúdo!
Olá, Rafael! Que bom que o artigo o ajudou 🙂 continue acompanhando nosso blog para mais posts como esse!